sábado, 28 de abril de 2007

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite...

O relógio marca um pouco mais de 22h.

E eu aqui ainda blogando!!!

O sábado tá quase terminando...

Por hoje é só!!!

Propaganda de bebidas alcoólicas terá horário restrito na TV

O Globo:

"A diretoria da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar na segunda semana de maio resolução que restringe a propaganda de bebidas de baixo teor alcoólico - como cerveja, vinho, ices, coolers, entre outras. O texto vai proibir a veiculação de propaganda dessas bebidas - com teor entre 0,5 e 13 graus - no rádio e na televisão, entre 8h e 20h.

Além disso, nos horários permitidos, a publicidade será acompanhada de frases de advertência do Ministério da Saúde mais contundentes sobre os perigos do álcool.

A legislação atual só restringe a veiculação de propaganda de bebidas com teor alcoólico acima de 13 graus, como uísque e cachaça."

Ainda a polêmica questão da maioridade penal

O Globo:

Novo arcebispo de São Paulo diz ser contra a redução na maioridade penal

"Dom Odilo Pedro Scherer, o novo arcebispo metropolitano de São Paulo, que toma posse amanhã, se declarou contra a antecipação da maioridade penal de 18 para 16 anos no caso de adolescentes que praticam crimes hediondos, aprovada pela CCJ do Senado.

Para ele, o Brasil precisa investir mais em educação para os jovens e menos em cadeias: - A redução cria ilusão, e fazer leis não resolve o problema.

Só vai criar mais presos para as prisões que já estão superlotadas. Só vão mandar mais candidatos para as escolas do crime.

O que é necessário ser feito, para o religioso, é incrementar as políticas de educação e investimentos na ocupação lícita e útil dos jovens: - A superação da pobreza requer a presença do Estado em momentos de violência. Se não há essa esperança permanente, as organizações criminosas crescem no estado paralelo.

A penalização acentua o preconceito"

No mundo, idade penal varia entre 7 e 18 anos

"A maneira como o mundo trata a questão da maioridade penal é tão distinta quanto polêmica. Segundo um estudo da ONG Right to Education, analisado pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi), a idade mínima para responsabilizar criminalmente menores de idade pode variar de 7 a 18 anos - ou sequer existir. Chama a atenção o fato de que o tratamento dado pelos países à questão não tem qualquer relação com seu grau de desenvolvimento.

Os dados forma reunidos entre 1998 e 2003.

Uma ressalva é obrigatória: apesar de as idades mínimas estarem estabelecidas em leis, a sua aplicação é diferente em cada país. Há exemplos em que a responsabilização criminal do menor só se aplica em casos de crimes hediondos, como defendem alguns especialistas brasileiros. Outros países, caso de nações muçulmanas, não tratam da questão em suas leis - as punições são definidas caso a caso.

Os estados são um caso em particular. Lá, cada estado tem o direito de decidir a idade mínima. Mas, em geral, os menores só são responsabilizados por crimes considerados graves, como homicídios e seqüestros, por exemplo. Segundo o estudo divulgado pela Câmara, as idades mínimas variam de 7 a 14 anos."

A piada do dia


Lula, quem diria, também é rebelde. Mas não um rebelde ideológico, daqueles que se insurgem contra o "sistema opressor" - se foi um dia, hoje não se lembra mais.

A foto acima mostra Lula empunhando uma guitarra ao lado do grupo mexicano RDB, em visita ao presidente neste sábado no Palácio da Alvorada.

A guitarra foi presente dos rebeldes mexicanos para ser leiloada para o Fome Zero.

Olhando a foto, tentando fazer uma leitura semiótica da cena, eu me pergunto: "Presidente, precisava pagar esse mico?"


Auto-Retrato de um pseudofamoso

Essa é da revista 'Piauí', que traz uma matéria muito boa com a figura aí que aparece nas capas das revistas tirando onda de celebridade.

O nome dele é Peter Paulo Vitor de Brito - mas podem chamá-lo apenas de Peter de Brito.

Trata-se de um artista plástico de 39 anos, professor de educação física.

As capas das revistas aí fazem parte da exposição Auto-Retrato, em cartaz até junho em São Paulo.

"As capas são mostradas como se estivessem numa banca de jornais. Nelas, Peter de Brito posa de galã, ator de filme pornô, drag-queen, noiva, socialite, vedete, esportista, boazuda e até defunto. Os títulos foram delicadamente alterados, mas as chamadas e manchetes seguem o padrão da revista parodiada. Em Cráudia, o texto indica: “Darcy Dias: linda, serena e de bem com a vida”. Playbof traz Darcy de costas e a chama de “Diva dominada” (Peter garante que o derrière é o seu mesmo, sem efeitos especiais)."

Peter explica como nasceu a idéia de Auto-Retrato: “Vivemos numa sociedade rasa, onde fama é superficial. Quando saí de Gastão Vidigal, todos perguntavam o que eu iria buscar em São Paulo. Respondia que era para conseguir fama e fortuna. Resolvi brincar com essa temática numa linguagem pop, unindo fotografia e palavra”.

Leiam o texto na íntegra no site http://www.revistapiaui.com.br/

Bayrou está mais inclinado para Ségolène Royal

Por Pedro Doria - No Mínimo:

"O debate entre Ségolène Royal e François Bayrou, que não aconteceria por pedido de Nicolas Sarkozy, aconteceu.

Discutiram, discordaram a respeito da diminuição do número de horas semanais de trabalho, a respeito de gastos sociais propostos por Royal, mas mantiveram um tom ameno que os aproxima mais do que separa.

A percepção dos analistas é de que Ségo conseguirá atrair a simpatia dos eleitores do candidato de centro derrotado.

Ainda há uma semana até a eleição."

[Nicolas Sarkozy não queria o debate porque sabe que os eleitores de Bayrou decidirão quem governará a França]

"Bayrou, notoriamente, considera Sarkozy um autoritário. Havia prometido que não apoiaria ninguém neste turno, caso perdesse. Não está apoiando ninguém. O medo do candidato de centro-direita é que seus eleitores se mudem em massa para a candidatura socialista. Não por simpatia que Ségo desperte mas por antipatia sua própria."

Colunista de 'No Mínimo' fala sobre tipos de messianismos

Por Guilherme Fiuza - No Mínimo:

"Por que o presidente se expôs dessa forma, bancando essa piada de mau gosto que é a criação de uma Secretaria de Ações de Longo Prazo, com status de ministério, entregue ao folclórico Roberto Mangabeira Unger?

Ao longo do primeiro mandato, dizia-se muito que um dos ministros a dar mais solidez política ao governo, na opinião de Lula, era Ciro Gomes. (Para se ver como esse governo é realmente um milagre). O ministério do Longo Prazo seria então uma forma de manter Ciro por perto, quem sabe como um nome para sucedê-lo em 2010.

Pode ser. Mas Mangabeira Unger, o luminar da cátedra internacional, é hoje um aliado do baixo clero evangélico no PRB, partido de José Alencar e Marcelo Crivella, o senador sobrinho do Bispo Macedo. É interessante notar que o messianismo – acadêmico, político ou religioso – sempre converge. É o milagre da igreja universal de Harvard.

Talvez essa “nova” força política brasileira também não justificasse a manobra desse ministério de anedota. Mas é preciso não esquecer que o núcleo mais ou menos duro do Projeto Lula acredita em guerrilha de comunicação, à la dicotomia chavista, no estilo “nós contra eles” (Delúbio já alertava para a conspiração da direita contra o governo popular). Nesse caso, os irmãos do PRB podem significar uma aliança divina com seus tentáculos de fé, rádio e TV.

O mistério permanece. De concreto, sabe-se que o novo ministro do Longo Prazo vai mandar no Ipea – centro de excelência que Dirceu e companhia há muito estão querendo enquadrar ideologicamente.

É tudo realmente muito estranho. Mas sempre há a esperança de que o governo crie o ministério do Curto Prazo e comece a trabalhar."

Essa é a música

Doses homeopáticas d'O Teatro Mágico para vocês...

O anjo mais velho
(Fernando Anitelli)

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente"

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
enchendo a minha alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar

tua palavra, tua história
tua verdade fazendo escola
e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

metade de mim
agora é assim
de um lado a poesia o verbo a saudade
do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
e o fim é belo incerto... depende de como você vê
o novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você

O Teatro Mágico



O site da revista 'Caros Amigos' traz uma entrevista com o idealizador d'O Teatro Mágico, Fernando Anitelli.

O grupo de Osasco (SP) existe há dez anos. Nas apresentações, misturam música, circo, teatro e poesia - observadas as devidas proporções, lembram um pouco as performances do Cordel do Fogo Encantado.

O primeiro CD "Entrada para raros" vendeu até agora 35 mil cópias (cada exemplar custa R$ 5,00).

Para quem não conhece essa intrépida trupe, o seu criador define o que é O Teatro Mágico: "uma desculpa esfarrapada para uma porção de gente rara se encontrar (...) e poder debater, dialogar e criticar com sensibilidade."

Na entrevista, Fernando Anitelli fala da opção por um trabalho independente: "A questão da independência existe justamente porque a mídia não dá espaço para o artista, a televisão vive de anunciantes, a rádio vive de anunciantes. Se você quiser colocar uma música sua no rádio tem que pagar 4 minutos de anunciantes para poder tocar. A TV é a mesma coisa, ela vai pedir um jabá, uma grana para te divulgar dentro da programação deles.A independência a gente conseguiu através da internet, uma ferramenta nova, que infelizmente só 20% do país tem acesso, e 10% usam de fato."

Ele defende abertamente a piratira como forma de romper o monopólio da mídia e da indústria cultural: "A gente diz: “não tem dinheiro para comprar meu CD? Pirateia”! Vivemos num país onde 60% da população não tem dinheiro para comprar CD. Eles vêm com discurso: “se você compra CD pirata está ajudando o narcotráfico, você é um cara mau”. Não é nada disso. Brasileiro não é mau, brasileiro é pobre, não consegue terminar o ensino fundamental, apanha porque é preto, porque é pobre, porque não tem dente bom, vai pro final da fila, não vai ganhar emprego, este é o nosso Brasil."

E prossegue: "Porque crime para mim é uma multinacional entrar aqui, pegar um artista local, colocar ao lado de uma garrafa de cerveja e vender o CD a R$ 60 e nem um real vai para o artista. Isso é crime."

Fernando também fala da relação do grupo com a mídia comercial:"Eu sempre falo que não sou contra nenhuma mídia, sou contra o uso que se faz do espaço que a gente tem para jogar cultura na casa das pessoas. (...) Isto não quer dizer que estou compactuando com isso, que eu estou me vendendo, que eu estou deixando mudar as coisas que eu escrevo. Quer dizer é a maneira que eu tenho que ir dizer: “viva a arte livre”! E a única forma de eu dizer isso é entrando na mídia comercial. (...) Jamais vou deixar de ter letras politizadas, de ter uma postura politizada, de debater, de ouvir crítica."

Leia a entrevista completa no site: www.carosamigos.terra.com.br

Não é bem assim

Manchete do caderno 'Brasil' da Folha diz que "MOVIMENTOS FARÃO ATO ANTIGOVERNO NO PRIMEIRO DE MAIO"

No pequeno texto que se segue, lê-se:

"MST, UNE, grupos de sem-teto, sindicatos e partidos de esquerda, como PSOL e PSTU, farão ato no dia primeiro de maio, na praça da Sé, em São Paulo, em torno de uma pauta única de cobranças ao governo com ataques à política econômica e críticas às reformas trabalhista e previdenciária."

Ok, PSOL e PSTU podem até entoar o "Fora Lula".

Mas duvido que MST e UNE façam o mesmo.

A manifestação não será "contra o governo", mas, como a própria Folha relata, contra a política econômica e algumas das reformas pretendidas pelo executivo federal.

Emoções assassinas

Por Ruy Castro na Folha de S. Paulo, hoje:

"Vejo pouco televisão e menos ainda comerciais. Mas, sempre que um desses me pega desprevenido, as imagens contêm uma das três alternativas: carro em alta velocidade, garotas de biquíni numa praia de estúdio ou jovens com jeito e fala de sorvete na testa. O produto a ser vendido pode variar: cerveja, refrigerante, banco, celular ou gasolina. O importante é que não tenha a ver com o que está sendo mostrado. É raro, mas, às vezes, um comercial estrelado por um carro em alta velocidade se propõe a vender um carro, não uma geladeira das Casas da Banha.

Não por acaso, há um desses comerciais na praça. Depois de mostrar o herói num barco ou num furacão, para dizer que ele gosta de emoções violentas, transfere-o para um carro novo que dispara por um túnel, num pega noturno com outros dois, a 300 km por hora. Eu sei, é um truque, e talvez seja impossível correr tanto dentro de um túnel. Exceto se isso for um privilégio do carro em questão. O comercial não explica se o pega deve ser combinado com os outros motoristas que só querem chegar inteiros em casa.

Atendendo a denúncias de um deputado e de uma vereadora cariocas, o Conar, órgão que regula a publicidade no país, acaba de tirar essa campanha do ar. Mas não é uma decisão final e nada impede que ela volte. Daí, e até que alguma coisa se resolva, a campanha já terá cumprido seu papel e saído das telas. Às famílias, restará contar os cadáveres das ruas e das estradas provocados por este comercial e por outros que incitam a iguais emoções.

Aliás, essa conta acaba de ser feita. Morrem 35 mil pessoas por ano no trânsito brasileiro. As causas podem ser álcool, drogas, falta de cinto de segurança ou buraco na pista. Mas, em nenhuma dessas mortes, o carro assassino estava correndo de menos."

Até o FMI

Fundo defende mais investimentos sociais na AL

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Os governos latino-americanos devem aumentar gastos sociais, enquanto mantêm fortes políticas fiscais para reduzir a pobreza e a insatisfação política na região, afirmou ontem o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Rodrigo de Rato.

Durante conferência em Cambridge, o diretor do FMI estimulou os governos da região a acompanhar o sucesso de programas de "pró-pobres" feitos no Brasil, no México e no Chile, que reaplicaram gastos tradicionalmente voltados a grupos de média e alta rendas."

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Governo quer derrubar mudança na maioridade penal no Plenário da Câmara

De Maria Clara Cabral no portal Terra:

"Após uma derrota significativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o governo agora aposta na votação em plenário para conseguir manter a maioridade penal em 18 anos.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) também deve apresentar em breve uma emenda ao texto do relator da matéria, Demóstenes Torres (DEM-GO) - que alterou a idade penal para 16 anos. Com isso, por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a matéria é obrigada a retornar a Comissão. Há também a necessidade de votação em dois turnos da matéria no Plenário. A aprovação depende de maioria qualificada, ou seja, da aprovação de 49 dos 81 senadores.

Como a votação na CCJ já foi apertada, com o placar de 12 a 10, o governo está confiante de que reverterá o cenário. Caso a matéria caia na primeira votação, ela está encerrada."

Arnaldo Jabor na mira

O nefasto jornalismo de insulto

Por Luiz Weis no Observatório da Imprensa:

“No momento em que o Conselho de Ética anistiava deputados mensaleiros que foram reeleitos, dirigentes da Câmara e líderes partidários decidiram adotar duas medidas para se defenderem de críticas e cobranças: a votação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) criando uma espécie de Advocacia Geral do Legislativo; e a abertura de um processo contra o comentarista Arnaldo Jabor, por críticas que fez à impunidade parlamentar.”

A informação é da repórter Maria Lima, do Globo. Nada s respeito, estranhamente, nem na Folha, nem no Estado.

Começando pelo fim. Em comentário na rádio CBN, Jabor disse:

“Todos sabemos que os nosso queridos deputados têm direito de receber de volta o dinheiro gasto com gasolina, seja indo para seus redutos eleitorais ou indo para o hotel com suas amantes ou seus amantes. A Câmara, ou melhor, você e eu, pagamos o custo, desde que eles levem notas fiscais para comprovar os gastos da gasosa. Será que o senhor Arlindo Chinaglia não vê isso ou só continua pensando no bem do PT? Quando é que vão prender esses canalhas? Ah, esqueci, eles têm imunidade, têm foro privilegiado, é isso aí amigos otários, otários como eu.”

O Brasil é um país livre. Jabor é livre para dizer o que pensa. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, é livre para processá-lo por ofensa à honra. E eu sou livre para dizer que o processo vem em boa hora, assim como o que o agora ministro da Comunicação do governo, Franklin Martins, moveu contra o colunista Diego Mainardi, da Veja.

O que está em jogo, no caso do processo contra Jabor, não é o mérito de suas críticas ao mais do que reprovável comportamento dos deputados, a lambança que eles fazem com o meu, o seu, o nosso dinheiro. É a brutalidade mainardiana, ou reinaldo-azevediana, do protesto.

Situações de impunidade parlamentar estão na imprensa dia sim, o outro também. Nem por isso deveria ficar fora do alcance da Justiça a transgressão dos padrões elementares de civilidade, contida, no caso, na expressão “esses canalhas”.

Indignação e palavrão rimam, mas não são sinônimos. E deve existir, sim, nas sociedades que se pretendam decentes, uma coisa chamada decoro jornalístico.

Democracia e liberdade de expressão servem para a denúncia substantiva dos malfeitos dos poderosos, onde quer que estejam, sejam eles quais forem. A razão de ser da denúncia é informar a sociedade e os órgãos de proteção dos interesses difusos, quando couber.

Já a baixaria do insulto de porta de botequim e o exercício do ódio podem fazer bem ao ego dos seus autores, mas degradam a liberdade de que todos devemos usufruir. Não melhoram a democracia - e, de quebra, não ajudam em nada a mudar o muito que precisa mudar no comportamento dos donos do poder protegidos por seus privilégios.

Máfia do Judiciário

OAB pede afastamento de juízes envolvidos em escândalo dos bingos

Da Folha Online:

"O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, defendeu hoje o afastamento de todos os magistrados acusados de envolvimento com quadrilhas especializadas em comprar sentenças judiciais para favorecer a máfia dos jogos ou facilitar a obtenção fraudulenta de créditos tributários. A Polícia Federal deflagrou nas últimas semanas duas operações --Hurricane (furacão) e Têmis (nome da deusa grega da Justiça)-- que atingiram juízes, desembargadores e ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Das 25 pessoas presas durante a operação, quatro tinham foro privilegiado: José Eduardo Carreira Alvim, José Ricardo de Siqueira Regueira, Ernesto da Luz Pinto Dória e João Sérgio Leal Pereira. A PGR (Procuradoria Geral da República) também ofereceu denúncia contra o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Paulo Medina.

Medina, segundo a PF e a Procuradoria, pode ter negociado por R$ 1 milhão, por meio de seu irmão Virgílio (que permanece preso), uma liminar concedida por ele em 2006 (e depois cassada pelo STF)."

Presidente da Febem é contra redução da maioridade penal

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"A presidente da Fundação Casa (antiga Febem), Berenice Gianella, afirmou ontem à Folha ser "totalmente contra" a proposta de redução da maioridade penal. Ela prevê que, se a mudança aprovada na CCJ do Senado saísse do papel, não teria, pela situação atual, sequer condições de ser cumprida."Provavelmente eles [jovens acima de 16 anos] seriam misturados aos demais presos, até porque não dá para construir novas unidades de uma hora para a outra", disse Gianella, em relação à previsão de que os adolescentes ficassem separados dos demais presos adultos.

A presidente da antiga Febem também declarou que a redução da maioridade penal "não vai resolver os problemas da criminalidade". "Os jovens de 16 e 17 anos já têm como receber suas penas fora do sistema prisional. Não precisam ficar soltos nem impunes. Mas querer jogá-los mais cedo [nas prisões de adultos] não adianta, não resolve nada", disse."

Chico Mendes homenageado

Assassinado em 1988, o líder seringalista Chico Mendes será homenageado pelo governo federal.

O presidente Lula assinou uma medida provisória ontem dando o nome de Chico Mendes ao novo Instituto de Conservação da Biodiversidade.

Criado a partir de uma divisão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Instituto Chico Mendes ficará responsável pelas unidades de conservação da natureza e por programas de pesquisa da biodiversidade.

Com informações da Folha de S. Paulo

Fórum discute casos de câncer em Alexandria

A Secretaria de Saúde de Alexandria, município localizado na região do Alto Oeste do RN, promove hoje um fórum sobre câncer na Câmara Municipal. O fórum conta com a participação de representantes do Centro de Oncologia da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer de Natal, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Ministério Público.

A cidade vem registrando elevados números de pessoas com câncer. O secretário de Saúde do município, Dr. Ney Robson, informou que de cada 25 pacientes encaminhados para tratamento de saúde na capital do Estado, 20 são por problemas com o câncer.

No fórum, vai ser divulgado o resultado de uma análise feita na água consumida pela população. Existe a suspeita que a água do município está contaminada com elevado teor de produtos químicos e metais pesados.

A população de Alexandria consome água de dois poços da Caern e do açude Pulgas, localizado no limite da área urbana com a zona rural da cidade.

Há dois anos, a Universidade Católica de Brasília analisou a água do município e comprovou a contaminação.

A Caern, por sua vez, encomendou um estudo ao laboratório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, que contradisse o primeiro laudo da Universidade Católica de Brasília.

O fato é que a população está preocupada e não sabe a dimensão real do perigo a que pode estar exposta.

Espera-se que o fórum possa dirimir as dúvidas sobre a contaminação ou não da água. Caso comprovada a suspeita, a Caern precisa ser responsabilizada pelos danos causados à vida da população.

A conferir.

Corrupção no Judiciário

Do Blog do Mino Carta:

"Sejamos sinceros: é tão surpreendente a notícia de que há corrupção no Judiciário? Por que não haveria em um dos países mais corruptos do mundo? Certo é, porém, que faltara na área, até hoje, uma investida tão profunda e peremptória. Chegou ao primeiro plano uma enxurrada de provas e a opinião pública ganha a consciência da gravidade da situação, e, na tendência natural à generalização, a convicção da inconfiabilidade da Justiça. É algo estarrecedor, implica ausência de um Estado de Direito, a falácia de qualquer promessa democrática e republicana, a desgraça de uma nação."

Cooperativa inaugura usina de álcool consorciada com a produção de alimentos

"Um modelo diferente de produção de energia, que supera a monocultura e a dependência de grandes empresas, está ganhando força no Rio Grande do Sul. Na próxima quarta (2), a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio) dá início à produção dos primeiros cinco mil litros de álcool combustível da usina da Cooperbio no município de Redentora, na região noroeste do Estado. O ato de inauguração contará com a presença do diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer.

Trata-se da primeira microusina de um conjunto de nove, que serão construídas na região, através de parceria da Cooperbio com a Petrobras, que disponibilizou R$ 2,3 milhões para o projeto. As microusinas terão capacidade de produção diária de 500 litros de álcool. No município de Frederico Westphalen, será instalada uma usina com capacidade para cinco mil litros de álcool por dia. Todas as usinas entram em operação até o final do mês de junho. Pelo menos 30 mil pequenos e médios agricultores da região Noroeste do Estado serão beneficiados com o projeto da Cooperbio.

Já na primeira safra de cana, os agricultores tiveram uma produtividade de 60 toneladas por hectare. Cerca de 20% da área plantada foi consorciada com a produção de feijão, rendendo em média 20 sacas por hectare para os agricultores. Outra característica do projeto, que se diferencia das grandes indústrias, é utilizar os subprodutos da cana para a alimentação animal, como gado de corte e de leite."

Fonte: Brasil de Fato

Árvores transgênicas: ameaça à biodiversidade

Pesquisadora dos Estados Unidos alerta que o Brasil está na mira de empresas que desenvolvem árvores geneticamente modificadas

A introdução de árvores geneticamente modificadas (GM) nas plantações de monocultura poderá destruir a biodiversidade, contaminar a água e o solo, piorar o aquecimento global, causar impactos sociais e culturais e ameaçar a saúde das comunidades rurais. Esse é o alerta de Anne Petermann, co-diretora do Global Justice Ecology Project (Projeto de Justiça Global Ecológica). Em visita ao Brasil, a estadunidense denuncia as conseqüências dessa opção: “essas árvores têm o potencial de mudar radicalmente e permanentemente as florestas do mundo”.

Segundo ela, o Brasil está nos planos da estadunidense ArborGem – líder mundial em pesquisas de desenvolvimento de árvores geneticamente modificadas – que pretende plantar as espécies GM no país em dois anos.

A pesquisadora está coordenando uma campanha internacional contra as árvores GM. Segundo ela, há uma crescente resistência em todo o mundo às plantações de eucalipto. A americana afirmou que estas árvores estão sendo cultivadas experimentalmente nos EUA, no Brasil e no Chile, e que podem comprometer a saúde das florestas nativas e ameaçar as comunidades das florestas.

Leia mais sobre esse assunto no link www.brasildefato.com.br

Municípios do semi-árido reduzem a mortalidade infantil

A Folha de S. Paulo de hoje traz um artigo de MARIE-PIERRE POIRIER, representante do Unicef no Brasil, mostrando números positivos do programa "Selo Unicef Munícipio Aprovado".

Foram 1.179 municípios inscritos no programa. Esses municípios receberam acompanhamento e apoio durantes dois anos (2005-2006). No final desse prazo, foram avaliados, sendo que 192 deles receberam o Selo Unicef Município Aprovado.

Isso significa que esses municípios conseguiram avançar mais rápido, promovendo melhoras significativas nas condições de vida da população, principalmente para as crianças.

"A mortalidade infantil, por exemplo, caiu de 25,6 mortes para cada mil nascidos vivos, em 2003, para 21,9 por mil, em 2005. Ou seja, cerca de 2.000 crianças foram salvas -uma redução de 14,4%, mais que o dobro da queda da média nacional (6,2%) no período.

O atendimento pré-natal nesses municípios passou de 31,4% para 33,6%, resultando em mais 10 mil mulheres que receberam acompanhamento pré-natal.

Já a taxa de matrícula na pré-escola de crianças de quatro a seis anos aumentou de 56% para 63,5%, entre 2004 e 2006, e a distorção idade-série foi reduzida em 3,4%, tendo impacto no desempenho educacional de mais de 50 mil crianças e adolescentes.

Além disso, 170 novos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente foram criados nesses municípios.
"

São iniciativas como essa que ajudarão a construir uma sociedade menos desigual. Não precisamos de "políticas de gabinete" que negligenciam "sabedoria, riquezas, cultura, tecnologia", como pontifica Marie-Pierre Poirier em seu artigo na Folha - a exemplo do que fez a Comissão de Constituição e Justiça do Senado ontem ao aprovar a redução da maioridade penal para 16 anos.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Abertas as inscrições para segunda edição do selo Unicef Município Aprovado

Começam hoje (26) as inscrições para a segunda edição do selo Unicef Município Aprovado. Os municípios do Semi-Árido interessados em receber consultoria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e melhorar seus índices de saúde e Educação Infantil poderão se candidatar – inclusive os inscritos na versão passada, certificados ou não pelo selo. Para se inscrever e firmar o pacto com o Unicef, o prefeito deve ler o regulamento do selo e fazer sua inscrição pelo site (www.unicef.org.br)da instituição ou diretamente no escritório da entidade. Participando do projeto, a prefeitura terá orientação do Fundo para implantar programas que melhorem o desempenho do município na escolaridade, assistência à saúde e mobilização social. Um ano depois, serão avaliados indicadores e o município será certificado ou não pelas Nações Unidas. O selo ajuda a dar visibilidade à cidade, para a conquista de novas parcerias e melhoria da qualidade de vida.

Jornal do Comércio - PE

Liberação da programação da tevê recebe duras críticas

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de desobrigar as redes de televisão a exibir a programação em horário determinados pelo governo foi duramente criticada por entidades ligadas aos direitos da criança e do adolescente. Um mandado de segurança do STJ autorizou que as emissoras exibam em quaisquer horários os seus programas, mesmo aqueles não recomendados a menores de 12, 14, 16 ou 18 anos. A solicitação foi feita ao STJ pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV). A intenção das TVs foi anular o efeito da portaria de classificação de programas publicada pelo Ministério da Justiça (MJ) em fevereiro. De acordo com as regras, que entrariam em vigor no próximo dia 13, há faixas horários específicas para cada tipo de programa, desde os livres (liberados em qualquer horário) até os não recomendados a menores de 18 anos (só a partir das 23h).

Reação – A campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, da Câmara dos Deputados, soltou nota ontem afirmando achar "lamentável a manobra jurídica das TVs para continuarem a desrespeitar os direitos das crianças e adolescentes". "Querer que não exista nenhum tipo de regulação sobre as atividades de uma concessão pública é uma imoralidade", defende a campanha. Segundo a nota, a decisão do STJ foi equivocada e com ela a TV brasileira "recebe uma carta em branco para o princípio do vale-tudo". "Isso quer dizer que se uma emissora quiser exibir cena de sexo explícito na hora do almoço, ela pode."

Fonte: Andi

Cidades do Nordeste têm pior desempenho no Ideb, indicador que mede a qualidade da educação

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O Ideb, o novo indicador de qualidade da educação a ser lançado hoje pelo governo federal, aponta que só 33 das 4.350 (0,8%) cidades do país que são responsáveis pelo ensino até a 4ª série têm um nível considerado satisfatório pelo próprio Ministério da Educação.O índice foi criado para nortear as políticas de melhoria na qualidade do ensino público do país. Ele une em um único número indicadores de desempenho dos alunos nos exames Prova Brasil e Saeb e as taxas de repetência."

"O país tem um Ideb de 3,8 e deve chegar, até 2022, a 6 -nota equivalente à média dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Para as redes municipais de ensino -principal foco das políticas anunciadas pelo governo-, o objetivo é sair dos atuais 3,4 e chegar a 5,7 na quarta série do ensino fundamental.

Hoje, só 33 dos 4.350 municípios avaliados já estão nesse patamar. São Paulo é o Estado que possui mais municípios nesse grupo (11), todos no interior.

Já entre as mil piores cidades (que obtiveram notas que variam de 0,3 a 2,7), 81% são do Nordeste e 15% do Norte. No outro extremo, entre as 239 melhores (que obtiveram nota acima de 5), 80% estão no Sudeste e 18% no Sul, sendo que municípios paulistas respondem, sozinhos, por 57% desse total. Há um único município nordestino na lista: Alto Alegre do Pindaré (MA). Não há nenhum da região Norte.

Há Estados em que a maioria dos municípios avaliados encontra-se no grupo das piores. É o caso de Alagoas (77% dos municípios avaliados entre os piores), Sergipe (74%), Rio Grande do Norte (70%), Pará (63%), Amazonas (63%), Acre (62%), Paraíba (61%), Piauí (61%) e Bahia (53%)."

Redução da maioridade penal passa pela CCJ do Senado

Da Folha Online:

"A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quinta-feira, por 12 votos a 10, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O texto, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), propõe a redução, mas estabelece o regime prisional somente para jovens menores de 18 anos e maiores de 16 que cometerem crimes hediondos.

O texto prevê que o menor de idade deve ter pleno conhecimento do ato ilícito cometido para ser submetido ao regime prisional, com a necessidade de laudo técnico elaborado pela Justiça para comprovar esse conhecimento.

A PEC também estabelece que o adolescente deve cumprir pena em local distinto dos presos maiores de 18 anos, além de propor a substituição da pena por medidas socioeducativas --desde que o menor não tenha cometido crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas ou atos de terrorismo."

"A base aliada do governo vai trabalhar para derrubar, no plenário do Senado, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada nesta quinta-feira pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os governistas vão apresentar emendas ao texto e buscar apoio dentro da própria oposição para que a matéria não seja aprovada."

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Adeus, Los Hermanos


É de lágrima


É de lágrima
Que faço o mar pra navegar
Vamo lá!
Eu não vi, não, final
Sei que o daqui
Teimou de vir, tenaz assim
Feito passarim

É de mágica
Que eu dobro a vida em flor
Assim!
E ao senhor de iludir
Manda avisar, que esse daqui
Tem muito mais amor pra dar

Presidente do PT defende controle dos meios de comunicação

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), defendeu ontem que a reforma política, que tramita no Congresso, também discuta mecanismos para discutir "o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral".

Durante seminário que tinha como objetivo debater o "funcionamento dos sistemas políticos eleitorais do Uruguai, da Espanha e da Alemanha", ele disse que a reforma não pode se limitar ao financiamento público, à fidelidade partidária e ao voto em lista. "Há questões mais importantes, como discutir o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral."

Berzoini também sugeriu que a Justiça Eleitoral poderia controlar os meios de comunicação, mas não disse de que forma isso seria feito. Para defender sua tese de que é preciso controlar a mídia durante as campanhas, Berzoini citou a disputa de 2006.

"Vários meios de comunicação abriram mão do bom jornalismo nas últimas eleições e fizeram campanha declarada para a oposição", afirmou. "Com um Judiciário mais atento com relação a isso", respondeu ele ao ser questionado como seria exercido o controle.
"

Entendo a necessidade de controle social dos meios de comunicação, desde que isso não signifique alinhamento editorial ao governo.

Esse controle, ao meu ver, deve ser exercido principalmente pela sociedade civil organizada.

Mas o governo e o PT, ao invés de apenas reclamar de perseguição, poderiam dar o exemplo, trazendo à luz o mistério das concessões dos canais de televisão - a "caixa-preta" da comunicação no Brasil.

Se não mexermos no monopólio das comunicações nem mudarmos as regras para as concessões públicas, falar em "controle" da mídia é discurso da boca pra fora.

Lula ganha de 6x0 no TSE

TSE inocenta Lula no caso do "dossiê anti-tucano"

"Por unanimidade, os seis ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consideraram improcedente a ação de PSDB e DEM (ex-PFL) contra a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, não excerceu seu direito de voto, que é opcional. Os dois partidos formavam a coligação Por um Brasil Decente, do candidato derrotado Geraldo Alckmin. Tucanos e democratas acusavam Lula de ter se favorecido da divulgação de um dossiê com supostas denúncias contra José Serra, então candidato do PSDB ao governo paulista, que acabou vencendo a eleição no primeiro turno.

O dossiê teria acusações da participação de Serra, quando ministro da Saúde, em um esquema de compra superfaturada de ambulâncias, que foi investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Sanguessugas.

O relator do processo no TSE, César Asfor Rocha, considerou que a Polícia Federal não obteve provas de que o dinheiro usado para compra do dossiê tenha vindo do caixa do PT. O empresário Valdebram Padilha e o advogado Gedimar Passos foram detidos com US$ 248 mil e R$ 1,1 milhão tentando comprar o dossiê. Gedimar Passos é agente da Polícia Federal aposentado e trabalhava na campanha à reeleição de Lula, já Valdebran Padilha é ex-filiado ao PT.

Rocha afirmou, ainda, que as notícias vinculadas na imprensa que serviram de base para a representação não podem ser consideradas como provas."

Agência Brasil

Desemprego em alta

Pesquisa do Dieese revela que taxa de desempregados sobe nas seis regiões metropolitanas

Da Folha Online Dinheiro:

"A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo-- aumentou para 16,6% em março, contra 15,9% registrada em fevereiro. Os dados constam na PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) divulgada nesta quarta-feira (25) pela Fundação Seade/Dieese.

No mês passado, o contingente de desempregados nestas seis regiões metropolitanas foi estimado em 3,1 milhões de pessoas, 119 mil a mais que em fevereiro. O aumento do desemprego em março se deve ao fechamento de 181 mil postos de trabalho e ao acréscimo de 119 mil pessoas ao total de desempregados.

O número de ocupados foi estimado em 15,9 milhões de pessoas e a PEA (População Economicamente Ativa) ficou em cerca de 19 milhões.

Em todas as regiões foi verificada alta do desemprego. Em Belo Horizonte, que registrou o maior aumento, a taxa subiu 7%, para 16,2% da PEA, seguida pelo Distrito Federal, com alta de 5,6% (para 20,6%).

Em Porto Alegre, a taxa de desemprego subiu 4,9% (para 14,9%); em São Paulo a alta foi de 3,9% (para 16,9%), em Recife de 3,4% (para 21,4%) e em Salvador de 2,7% (para 24,7%).

De janeiro para fevereiro, o rendimento real médio dos trabalhadores ocupados e assalariados nas seis regiões ficou praticamente estável, passando de R$ 1.036 para R$ 1.105."

STF decide hoje sobre criação da CPI do "apagão aéreo"

Da Folha Online:

"O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) julga hoje o mandado de segurança --impetrado pelos partidos de oposição-- que pede a instalação da CPI do Apagão. No final de março, o ministro do STF Celso de Mello determinou o desarquivamento do pedido de criação da CPI. No entanto, ele não determinou a instalação da comissão e disse que essa decisão caberia ao plenário do STF.

Para julgar o mandado de segurança, o STF precisava do parecer de procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza --que deu parecer favorável à criação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados."

Mangabeira Unger, filósofo que pediu o impeachment de Lula e agora vai virar ministro, irá se retratar de ataques ao presidente

Na segunda-feira (23), li o seguinte comentário no Blog do Rovai:

"Opinião é algo que se pode mudar a depender dos argumentos contrapostos àquilo que acreditamos. Em alguns casos, porém, ela é tão bem definida que fica difícil dar ré.

Ao mesmo tempo, quando alguém alguns de meses de ser chamado de corrupto, vagabundo e ignorante convida o agressor para ser um dos seus, sem que esse faça ao menos uma retratação pública, é porque ou perdeu completamente a vergonha na cara ou porque aceita a crítica.
"

Nesta terça-feira (25), leio a seguinte notícia na Folha de S. Paulo:

"O filósofo Mangabeira Unger fez um acordo com o Palácio do Planalto para, no dia em que assumir a nova Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, fazer um pronunciamento para se retratar dos ataques que fez em 2005 ao presidente Lula.

Em artigo publicado na Folha no dia 15 de novembro de 2005, o filósofo chamou o governo petista, do qual ele fará parte, de o mais "corrupto de nossa história" e defendeu o impeachment: "Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente".
"

Eis a retratação reclamada por Rovai.

Mas será que Mangabeira se convenceu realmente que estava errado ao chamar o governo Lula de o mais "corrupto de nossa história"?

Será que ele realmente mudou de idéia?

Se sim, o que teria acontecido para ele se convencer do contrário tão repentinamente?

E mais, como ele pode ter cometido erro tão grosseiro na sua análise anterior?

Mangabeira disse à Lula que suas críticas foram influenciadas pela mídia, que se guiava pela imprensa.

O que, exatamente, isso quer dizer?

Mangabeira é um fantoche, manipulável, sem capacidade de discernimento?

Estamos falando de um filósofo, professor de Harvard.

Jogar a "culpa" na imprensa agora é fácil.

Será que Mangabeira se deixou seduzir pelo canto da sereia?

Vai saber...

Escolas abertas nos finais de semana

Do Diário de Natal, hoje:

" Oficinas de educação, lazer, cultura, esporte e formação inicial. É oferecendo oportunidades como essas a estudantes e familiares que 12 escolas municipais de Natal estão abrindo suas portas aos sábados. É o Programa Escola Aberta, cuja proposta é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.


Uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação em parceria com a Unesco, o projeto está sendo implantado na capital através da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária do órgão, Justina Iva, a medida proporciona aos alunos da educação básica das escolas públicas e às comunidades onde estão inseridas espaços alternativos, "adequados ao funcionamento, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações complementares às de educação formal", ressalta.

Em Natal, segundo a Coordenadora Interlocutora do Programa junto a SME, Jaiane Dantas, são realizadas oficinas de capoeira, esporte, informática, artesanato, culinária, corte e costura, cabeleireiro, manicure, bijuteria, biscuit, dança, entre outras. Cada escola recebe recursos no valor de R$ 17.610.00, para atuar num período de 10 meses, podendo ser estendido para os anos seguintes e aumentado o valor do repasse de acordo com a atuação da escola e da comunidade."

Vestibular 2008

Comperve reúne diretores de escolas particulares e aprova mudanças no processo seletivo de 2008

Na última segunda-feira (16), a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da UFRN reuniu-se com os diretores das escolas particulares de Natal, no colégio Auxiliadora, para apresentar as propostas de mudanças para o Vestibular 2008.

Nenhum diretor de escola pública foi convidado para a reunião.

Os diretores das particulares concordaram com todas as propostas da Comperve.

Ontem (terça-feira, 24), o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (consepe) oficializou as mudanças para o processo seletivo deste ano.

As mudanças são as seguintes:

· Vestibular aplicado em três dias de provas.

· Incluir uma Redação como uma prova e não como uma questão de prova, suprimindo as questões discursivas de Português / Literatura Brasileira.

· Aumentar 5 questões objetivas nas disciplinas de Português / Literatura Brasileira, totalizando 20 questões.

· Reduzir o número de questões objetivas de todas as disciplinas (de 15 para 12 questões).

· Reduzir o número de questões discursivas (de 5 para 4).

No primeiro dia serão realizadas apenas provas com questões objetivas das seguintes disciplinas: Física, Química, Biologia, Matemática e Língua Estrangeira.

No segundo dia serão realizadas provas com questões objetivas e uma redação: 20 questões objetivas de Português / Literatura Brasileira, 12 questões de História e 12 de Geografia.

No terceiro dia serão realizadas apenas provas com questões discursivas: quatro questões para cada uma das três disciplinas específicas das áreas, totalizando 12 questões.

Com informações do site da Comperve

Retrocesso

Justiça libera programação na TV aberta

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"As redes de TV obtiveram mandado de segurança que anula a obrigatoriedade de exibir programas nos horários determinados pelo governo. Com a decisão, mesmo a programação classificada como imprópria a crianças e adolescentes fica autorizada a ir ao ar em horário livre (antes das 20h).

O mandado, solicitado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), foi assinado pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 18/4.

A vitória da Abert se dá às vésperas do prazo máximo para que as TVs passem a cumprir as novas regras de classificação de programas, elaboradas pelo Ministério da Justiça. A pasta informou ontem que irá recorrer da decisão do STJ.

Publicada em fevereiro, a portaria 264 entra em vigor no dia 13 e determina horários para programas inadequados a crianças e adolescentes (após as 20h para maiores de 12 anos, 21h para 14, 22h para 16 e 23h para 18).

A portaria também exige que as TVs respeitem os diferentes fusos horários do país. Diferentemente do que ocorre hoje, a novela classificada para 21h, por exemplo, não pode ir ao ar às 19h no Acre (18h no horário de verão).

Com o mandado de segurança, essas exigências ficam suspensas, e o governo só poderá cobrar que as redes informem, com símbolos padronizados, para que idade o programa em exibição não é recomendado.

O mandado de segurança tem efeito provisório, até o julgamento do mérito. Enquanto o STJ não decidir se as TVs devem ou não cumprir os horários, os efeitos da portaria ficam suspensos. Não há prazo para o julgamento do mérito.

Além desse processo, há outro contra a portaria de classificação sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caminho via STJ foi uma manobra das TVs, que avaliaram que o STF não abordaria a questão até o dia 13, quando as regras entram em vigor.
"

A decisão do STJ vai de encontro aos anseios de vários setores da sociedade civil organizada, que manifestaram apoio à proposta do governo federal de regular a classificação indicativa dos programas de televisão.

As redes de TV não estão nem aí para a qualidade dos programas que exibem nem se essa programação é inadequada para este ou aquele público, para este ou aquele horário, se pode ou não causar transtornos sociais. As emissoras estão preocupadas apenas com audiência fácil. São empresas comerciais e fazem qualquer coisa para vencer a batalha por mais público, não exitando em apelar para o sensacionalismo.

É um retrocesso.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Frase da noite

"As pessoas não morrem, tornam a ficar encantadas"

(Guimarães Rosa)

Nélter Queiroz saúda Micarla de Sousa como "futura prefeita de Natal"

Na sessão ordinária de hoje da Assembléia Legislativa, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) saudou a deputada Micarla de Sousa como "futura prefeita de Natal".

Micarla de Sousa encaminhava-se para a tribuna da AL para fazer o seu pronunciamento e Nélter Queiroz saiu-se com essa: "Micarla de Sousa, futura prefeita de Natal com o apoio do senador José Agripino".

A deputada retribuiu com um largo sorriso. Não confirmou, mas também não negou o apoio de Agripino. Para bom entendedor, me pala bas...

Los Hermanos anunciam "recesso" sem previsão de retorno

Os fãs da banda 'Los Hermanos' estão preocupados. É que os integrantes do grupo anunciaram "recesso por tempo indeterminado".

Na nota divulgada no site do grupo, os componentes da banda disseram que pretendem se dedicar a "outras atividades", mas que não houve "desentendimento ou discordância" entre eles.

Será o fim de um dos melhores grupos musicais do Brasil? Espero que não.

Leia a íntegra da nota:

"A banda Los Hermanos comunica a decisão de entrar em recesso por tempo indeterminado. Por conta disso não há previsão de lançamento de um novo disco.

A pausa atende a necessidade dos integrantes de se dedicarem a outras atividades que vieram se acumulando ao longo desses dez anos de trabalho ininterrupto em conjunto. Não houve desentendimento ou discordância que tenha afetado nossa amizade tanto que continuamos jogando truco toda quinta-feira.

Por conta dessa decisão, mesmo após o término da turnê do "4", resolvemos fazer duas únicas apresentações no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso nos dias 8 e 9 de junho. Até lá.
"

MEC antecipa os principais pontos do PDE

Do portal G1:

"O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (23) os principais pontos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que será lançado oficialmente nesta terça-feira (24), às 11h, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o ministro, Fernando Haddad.

Uma das novidades é o lançamento de um edital no valor de R$ 75 milhões para incentivar a produção de conteúdos didáticos digitais. O piso salarial de R$ 850 para professores da educação básica de todo o país, que o governo já havia anunciado, terá uma implantação gradual até 2010. Segundo o MEC, o período é necessário para não afetar o orçamento de estados e prefeituras. De acordo com o que ministério havia anunciado anteriormente, o piso é para 40 horas de trabalho semanais."

Em tempo

A deputada potiguar Fátima Bezerra (PT) apresentou sete emendas ao PL do Piso Salarial Nacional, propondo sua alteração dos atuais R$ 850,00, como quer o governo federal, para R$ 1.050,00 (professor de nível médio) e R$ 1.575,00 (professor de nível superior).

Fátima Bezerra também propôs uma carga horária semanal de 30 horas - o governo federal quer 4o horas semanais.

PCdoB sinaliza rompimento com o PT em 2010

Do Blog do Rovai:

"Único partido além do PT a apoiar as cinco candidaturas presidenciais de Lula, o PCdoB se prepara para enfrentar os petistas, pela primeira vez, no plano nacional, na eleição de 2010. As opções hoje do partido vão desde o lançamento de uma candidatura própria, com o deputado Aldo Rebelo (SP), por exemplo, até a formação de uma aliança com outro parceiro histórico, o PSB, em torno do deputado Ciro Gomes (CE) ou do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O cenário é descrito pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), primeiro integrante de um partido comunista a se eleger para o Senado desde Luís Carlos Prestes, o lendário Cavaleiro da Esperança, em 1945."

Amazônia quer sediar Fórum Social Mundial em 2009

"Organizações e movimentos sociais da região amazônica lançam candidatura para sediar o próximo evento global do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009.

A decisão sobre o lugar que sediará a próxima edição centralizada Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009, deve ser tomada no limiar de junho de 2007, em reunião do Conselho Internacional do FSM, na cidade de Berlim.Por iniciativa de organizações e movimentos sociais da Amâzônia, a possibilidade de realizar um encontro mundial na região estará na mesa do Comitê Internacional para avaliação.

Em janeiro de 2008, o FSM fará uma experiência de eventos múltiplos, em diferentes regiões, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, em Davos. Essa edição não centralizada será chamada de Jornadas de Mobilização Global e poderá ter um grande evento no Brasil (possivelmente conjunta com uma terceira edição do Fórum Social Brasileiro, na Bahia) e vários encontros ou manifestações regionais."

Fonte: Ciranda

Esquerda francesa declara voto em Ségolène

"A candidata socialista Ségolène vai contar no segundo turno com o apoio da maioria dos partidos de esquerda franceses na disputa pelo presidência do país. Já o candidato da direita, Sarkozy, espera o apoio dos outros partidos de seu espectro político."

Fonte: Vermelho

Marcado o julgamento do mandante do assassinato da Irmã Dorothy

"O julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, um dos acusados de mandar matar Irmã Dorothy Stang, foi marcado para o dia 14 de maio, em Belém. A missionária americana que era tida como uma das lideranças na defesa das causas ambientais, agrárias e de direitos humanos no estado do Pará, foi assassinada com seis tiros em fevereiro de 2005.

A data do julgamento já está provocando uma grande mobilização popular entre as organizações populares de Belém e do interior do estado, que há mais de dois anos esperam por justiça. O Comitê Dorothy, junto com diversos setores do movimento social, está articulando uma campanha contra a impunidade e em defesa da Amazônia. A campanha culminará com um grande acampamento de 1000 pessoas em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará que acontecerá durante o julgamento.

No município de Anapu, onde Dorothy foi assassinada, os movimentos populares já estão organizando suas caravanas para virem até Belém e participar do julgamento. Aproveitam a grande repercussão provocada pelo anúncio do julgamento para aprofundar a luta, exigindo justiça e o cumprimento das promessas feitas pelo governo federal, além de denunciarem a destruição da floresta.

Em Anapu a situação de conflito permanece inalterada, mesmo após dois anos do assassinato de Dorothy. A derrubada ilegal da floresta nas áreas dos PDS (Projetos de Desenvolvimento Sustentável) continua, assim como as ameaças feitas por fazendeiros e madeireiros às lideranças locais e às famílias que moram na área. A destruição da floresta segue sua marcha implacável, apesar das constantes denúncias feitas pela Comissão Pastoral da Terra de Anapu ao INCRA."

Fonte: Revista Fórum

Lula gasta 1 bilhão em publicidade

Segundo matéria veiculada hoje pela Folha de S. Paulo, o governo federal gastou a bagatela de R$ 1 bilhão em propaganda estatal somente no ano de 2006 - recorde histórico.

As empresas estatais consumiram 76, 3% (R$ 775,2 milhões) desse valor.

Ainda de acordo com a Folha, não é possível saber de maneira completa quanto o governo gasta com propaganda, porque oi balanço divulgado não inclui o dinheiro usado em publicidade legal (editais e balanços). Também não são conhecidos os custos de produção dos comerciais (pagos à parte para as agências).

Ninguém sabe também quanto o governo federal desembolsa com patrocínios através das estatais.

Ou seja, o número total supera em muito a cifra de R$ 1 bilhão.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, disse achar natural esses gastos, porque, nas palavras dele, "as estatais precisam competir no mercado".

É isso aí, minha gente. Não pode faltar dinheiros para os "Marcos Valérios" da vida, né.

Agricultores do RN recebem auxílio do Plano Safra

Famílias de agricultores dos municípios de João Câmara e Grossos, atingidos pela estiagem na safra 2004/05, começam a receber hoje o benefício do Plano Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em João Câmara, serão 315 famílias atendidas, enquanto em Grossos, 126 famílias receberão o auxílio.

O pagamento desses beneficios se dará em uma só parcela de R$ 550,00.

Além desses, outros municípios, atingidos por estiagem na safra de 2005/06, também estão sendo atendidos pelo programa.

Confira a lista de municípios (com o respectivo número de famílias indicado entre parênteses): Bento Fernandes (12); Itajá (30); Lagoa de Velhos (247); Porto do Mangue (197); Riachuelo (259); São Paulo do Potengi (993); São Pedro (119); São Tome (387) e Tangará (26 familias).

Para essas famílias, o pagamento será feito em cinco parcelas de R$ 110,00.

Ao todo, são 2270 familias do RN atendidas pelo programa do MDA, totalizando um investimento do governo federal de R$ 1.248.500,00.

Os pagamentos se iniciam hoje, nas agências da Caixa Econômica Federal, de acordo com a numeração do cartão de beneficio das famílias.

Com informações da Delegacia do MDA no RN.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Carteiras de estudante

UNE admite descontrole na emissão

Do portal G1:

"A União Nacional dos Estudantes (UNE) admitiu nesta segunda-feira (23) que a concessão de carteirinhas de estudante fugiu ao controle. Graças a uma medida provisória, associações e agremiações estudantis passaram a fornecer o documento, que antes era distribuído apenas pela UNE (ou pela UBES, no caso dos estudantes secundaristas).

Segundo informações da Agência Brasil, convênios fechados pela UNE com parceiros -como a rádio Jovem Pan- não serão renovados neste ano."

Sobre o tempo

Nada é mais passageiro que o tempo. Tudo o que envolve nossa breve passagem por aqui está impregnado pelo efêmero: crescemos rápido demais, sem muito tempo para aproveitar cada etapa da vida; morremos cedo demais, sem realizar todos os sonhos que ainda ontem alimentavam nossa alma.

A própria fé, para escândalo de muitos heróis do impossível, padece momentos de incerteza.

Ao longo da caminhada, somos marcados por dores profundas que abalam nossas mais sólidas convicções. Nunca nos livramos dessas dores. Elas demoram a cicatrizar. E não há nada que possamos fazer, a não ser esperar que o tempo nos ensine a conviver com o sofrimento.

As alegrias parecem passar mais rápido: a lembrança do primeiro beijo, o primeiro amor, a primavera... Ah, a primavera! As flores alegrando espaços antes em preto e branco.

O exercício da saudade é sempre muito doloroso. De repente, a paisagem passa a ser melancolia! A tristeza parece poesia...

Na Bíblia, em meio ao existencialismo do livro de Eclesiastes, o autor assim discorre sobre o tempo: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder" (Ec. 3.1-2;4-6a).

Os físicos dizem que o tempo é linear, seguindo sempre em direção ao futuro. Não passamos de simples espectadores diante do espetáculo do “Sr. Cronos”. O tempo continuará existindo - nós não.

Até quando a vida estará atrelada à determinação inexorável do tempo? Não sei a resposta. Eu só posso imaginar que um dia, em algum lugar, o tempo há de parar e poderemos viver a beleza daquilo que nossos olhos ainda não conseguem enxergar.

Dostoievski disse que “o Infinito e o Eterno são tão essenciais ao homem como o pequeno planeta no qual habita”. C. S. Lewis disse que as coisas que agora vemos “são somente o aroma de uma flor que não achamos, o eco de uma melodia que não ouvimos”. Por enquanto, temos que nos contentar com os “ecos” e “rumores” desse novo tempo, quando, enfim, “haveremos de conhecer, como agora somos conhecidos” (1 Co. 13.12).

Espero ardentemente por esse dia e lugar. Espero não perder a esperança antes de chegar lá. Mas confesso que a espera é cansativa. Tenho medo de meu coração atrofiar.

E enquanto espero, me inspirarei nas palavras do Pr. Ricardo Gondim: "Buscarei o convívio dos pequenos grupos, priorizarei fazer minhas refeições com os amigos mais queridos. Meu refúgio será ao lado de pessoas simples, pois quero aprender a valorizar os momentos despretenciosos da vida. Lerei mais poesia para entender a alma humana, mais romances para continuar sonhando e muita boa música para tornar a vida mais bonita. Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para, em silêncio, agradecer a Deus por sua fidelidade. Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai".

Esperarei ainda o outono chegar para ouvir o vento cantar velhas canções e ver o arrebol tingir o céu de vermelho intenso.

STJ autoriza que mudança de sexo conste no registro civil de transexual

Do portal G1:

"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que deverá ficar declarado no registro civil de P. C. de O. C. que a modificação do seu nome e do seu sexo decorreu de decisão judicial. O entendimento foi adotado no julgamento de um recurso do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul contra a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho, que decidiu que não deveria haver publicidade da condição transexual do interessado.

P. entrou com pedido de alteração de registro afirmando que, desde cedo, "manifesta comportamento predominantemente afeito ao genótipo feminino". Ele solicitou que seu nome fosse alterado e afirmou que foi submetido "à cirurgia de redesignação sexual em agosto de 2002".

Em primeira instância, o pedido foi julgado no sentido de que fosse feita a mudança do nome e do sexo (que seria alterado de masculino para feminino).

O Ministério Público, no entanto, pediu que o motivo das mudanças fossem anotados nos documentos, para evitar prejuízos a "terceiros de boa-fé que venham a se envolver com o requerente"."

Ex-presidente russo Boris Yeltsin morre aos 76 anos

"O primeiro presidente da Rússia após o fim do comunismo, Boris Yeltsin, morreu nesta segunda-feira, de acordo com o serviço de imprensa do Kremlin. Segundo fontes médicas citadas pela agência Interfax, a morte foi provocada por uma brusca parada cardíaca.

Yeltsin, que completara 76 anos em 1º de fevereiro, governou o país de 1991 a 1999."

Uol Últimas Notícias

Maioria das escolas públicas não tem computadores

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Segundo o Censo Escolar do MEC de 2005, apenas 32% das escolas públicas de ensino fundamental possuem computadores e só 15% têm acesso a internet. No ensino médio, esses percentuais sobem, respectivamente, para 89% e 58%.O investimento em computadores e o apoio a softwares educativos eficientes são algumas das propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação, apresentado pelo MEC no mês passado."

Agripino, quem diria...

Lembram de quando o senador José Agripino (DEM-RN) vociferava contra a Venezuela de Chávez e a Bolívia de Evo Morales?

Tempos passados. O neo-democrata potiguar amansou. Tudo pelo pragmatismo, ou, pela conveniência - como preferirem.

Olha só a nota da coluna "Painel" da Folha de S. Paulo de hoje:

"A aprovação, na semana passada, da medida provisória que destina R$ 20 milhões para auxiliar a reforma agrária na Bolívia contou com a providencial ajuda do líder da bancada do DEM no Senado. O aguerrido José Agripino (RN) resolveu dar uma forcinha ao governo porque seu irmão, Oto Agripino Maia, é embaixador do Brasil no país vizinho."

Jornalistas são perseguidos na Globo

O jornalista Marcelo Salles, correspondente da revista 'Caros Amigos' e editor do site 'Fazendo Média', denuncia a perseguição que companheiros de profissão estariam sofrendo na emissora na família Marinho. A reportagem de Salles está no site da 'Caros Amigos'.

Marcelo Salles conta a história da demissão de Marco Aurélio Mello, então editor de economia do Jornal Nacional em SP. Ele havia sido um dos jornalistas a se recusar a assinar o abaixo-assinado preparado por Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da TV Globo, com o objetivo de negar que a Globo havia tentado influenciar o resultado das eleições do ano passado.

"No dia 23 de março, Marco Aurélio tomou um susto. O chefe de jornalismo em São Paulo, Luiz Cláudio Latgé, avisou que ele estava demitido. Latgé teria dito que após uma avaliação interna de seu trabalho, concluiu-se que seu perfil não era mais compatível com a empresa. Funcionário da casa há 12 anos, Marco Aurélio Mello foi editor do Jornal Nacional durante quatro anos e do Jornal da Globo por outros três. Era ele quem ajudava a pautar Franklin Martins, que ficava em Brasília."

Marcelo relata que escreveu um e-mail para o chefe de jornalismo da Globo em São Paulo com as seguintes perguntas: "é verdade que o jornalista Marco Aurélio Mello foi demitido por "não se adequar ao perfil da empresa"? Se for verdade, qual seria o perfil da empresa? E se não for verdade, por qual motivo ele foi demitido? É verdade que o Aurélio era um dos jornalistas que não havia concordado em assinar o abaixo-assinado em defesa da cobertura das eleições? É verdade que há um clima de medo entre alguns jornalistas da TV Globo em São Paulo?"

A resposta de Luiz Cláudio Latgé: "O clima é ótimo na Redação. O Aurélio não foi o único a não assinar o documento. Outros não assinaram e continuam trabalhando normalmente e contamos com eles. Na redação, o clima é positivo, diante dos novos desafios propostos a vários profissionais a quem, por seus méritos, foram confiadas novas missões na Redação"."

Marcelo diz que a versão de Latgé é contestada por vários profissionais da TV Globo. Segundo esse pessoal, o clima na Redação seria de "caça às bruxas".

A reportagem trata ainda de outros casos de demissões súbitas de jornalistas que não se comportaram como "bonecos ventrílocos": Rodrigo Vianna, Franklin Martins (atual ministro da Comunicação Social), Carlos Dornelles etc.

Marcelo aproveita o assunto das demissões de jornalistas para tratar da responsabilidade das empresas que operam concessões públicas de televisão: "A Globo não é apenas uma empresa privada. É uma empresa privada que opera uma concessão pública e, como tal, deve estar subordinada ao controle público. Além disso, a informação é um bem público e não pode sofrer clivagens de mercado ou ideológicas."

"Há também um outro aspecto a ser levado em consideração, que diz respeito ao caráter do setor. As empresas de comunicação não são como as indústrias de automóvel, ferro, carvão ou petróleo. Além de produzirem bens tangíveis, que podem ser comercializados (novelas, filmes, esportes, carnaval, etc.), esses artigos possuem um capital subjetivo poderosíssimo. Tão poderoso que conferem a seus detentores a responsabilidade por transmitir formas de sentir, pensar e viver a cada indivíduo e, conseqüentemente, lhes garantem o poder de interferir em toda a sociedade. Assim, tanto é possível legitimar editorialmente genocídios quanto erradicar o analfabetismo. Só depende do uso que se faz dos meios de comunicação e, em especial, da televisão."

Esse é o "Padrão Globo de Qualidade" em jornalismo.

domingo, 22 de abril de 2007

Por uma CPI na mídia

(Táia Rocha)

A moça da minissaia fala à Folha

Na Folha de S. Paulo do último sábado (21), Mônica bergamo entrevistou Cynthia Benini, que divide a bancada do "SBT Brasil" com Carlos Nascimento.

Cynthia participou da primeira edição da Casa dos Artistas do SBT - aquele programa que reunia "estrelas classe b" da televisão e da música.

Ela também já apresentou um telejornal no mesmo SBT, onde, à cada notícia, saia-se com uma bela cruzada de pernas. A minissaia não deu certo e o telejornal saiu do ar.

Sobre as críticas que recebeu quando foi escolhida para apresentar o telejornal, Cynthia responde dizendo que pode "fazer um trabalho muito bom".

Ela aproveitou para alfinetar Ana Paula Padrão, antiga apresentadora do "SBT Brasil", que ao passar o posto disse que a bancada "é fim de carreira". Benini retrucou: "Bom, para mim é o começo de uma história."

Bom, pelo menos por uma coisa ela merece crédito: diminuiu um pouco a overdose de Carlos Nascimento.

Ah, por favor, tirem aquela besteira do telespectador dar a "opinião" ao vivo por telefone.

Reportagem da Band revela que empresa fantasma comprou parte da Editora Abril

Do Blog do Rovai:

"Anunciada há cerca de um ano, a compra de 30% do capital da editora Abril pelo grupo sul-africano de comunicação Naspers está sendo investigada pela Receita Federal por "obscuridade nos termos de contrato". O negócio foi avaliado em US$ 422 milhões. Segundo reportagem realizada nesta semana pela TV Bandeirantes, a empresa brasileira MIH Brazil Participações - registrada como responsável pela compra - é "fantasma", não existindo legalmente."

Revista Fórum entrevista Leonardo Boff



Leitura obrigatória a revista 'Fórum' deste mês. Principalmente pela entrevista com o escritor e teólogo Leonardo Boff.

Em novembro de 2003, tive o privilégio de assistir uma conferência dele, durante o 1º Fórum Social Brasileiro, em Belo Horizonte (MG).

Naquele dia, Leonardo Boff falou sobre "Justiça Social e Direitos Humanos". Ele afirmou que "o sonho de mudar o Brasil só é possível de baixo para cima, incluindo os milhões de excluídos e destituídos, e de fora para dentro, a partir das nossas possibilidades, do que podemos construir na globalização enquanto nação soberana".

Leonardo Boff disse ainda que nosso país "revela toda a tragédia personificadora da humanidade, mas, ao mesmo tempo, revela também a esperança de mudar". Ele finalizou sua conferência conclamando o público que lotava o Ginásio Mineirinho a "manter o horizonte de esperança e a dimensão da utopia".

França terá segundo turno entre Royal e Sarkozy

Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal foram os candidatos mais votados no primeiro turno da eleição presidencial francesa neste domingo e lutarão, no dia 6 de maio, pelo segundo turno de uma disputa considerada histórica e crucial para o futuro do país.

Após a apuração de 36,8 milhões dos votos - 44,5 milhões de franceses estavam registrados para comparecer às urnas -, Sarkozy, de 52 anos, tinha 30,78% dos votos, seguido de Royal, de 53, com 25,32%. O índice de participação chegou a 84%, um dos maiores da história.

Sarkozy é candidato pela União por um Movimento Popular (UMP). Royal é candidata pelo Partido Socialista (PS).

França: 73 % já votaram

Faltando pouco menos de três horas para o fechamento das urnas, o índice de participação do primeiro turno das eleições presidenciais francesas alcançou 73,87% às 17h00 locais (12h00 em Brasília) no território metropolitano, contra os 58,5% registrados na mesma hora nas presidenciais de 2002, anunciou o Ministério do Interior.

Agência AFP

Franceses vão às urnas

Número de eleitores no primeiro turno é recorde

De acordo com informações da Agência EFE, os franceses comparecem em peso ao primeiro turno das eleições presidenciais de hoje. Até o meio-dia (7h em Brasília), 31,21% dos eleitores já haviam votado - número 10% superior ao registrado em 2002.

A maior parte dos 85 mil colégios eleitorais do país ficará aberta até as 18h (13h em Brasília), mas em algumas regiões a eleição só se encerra duas horas mais tarde.

Doze candidatos disputam o comando do Palácio do Eliseu, mas, segundo as pesquisas mais recentes, apenas três lideram as intenções de voto e têm chance de ir ao segundo turno: O conservador Nicolas Sarkozy, a socialista Ségolène Royal e o centrista François Bayrou.

Reciclando óleo de cozinha

De Mônica Bergamo na Folha de São Paulo:

"Economia alternativa. Depois dos catadores das latinhas de alumínio, começa a era do comércio de óleo de cozinha usado. Uma empresa conveniada à Sociedade Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César passará a comprar o material dos zeladores de prédios da região. Pagará R$ 0,20 por litro. Os galões cheios serão enviados à indústria de sabão.

DE PORTA EM PORTA. A associação pretende incentivar os zeladores a baterem na porta dos condôminos em busca do óleo usado. Os moradores serão estimulados a colaborar com o argumento de que o produto, quando jogado na pia, é poluente."