sábado, 14 de abril de 2007

A paz dos verdes

Ontem, no evento promovido pelas alunas do Projeto Ação Mulher, na Zona Norte, para homenagear a deputada estadual Micarla de Sousa (PV) pelo seu aniversário, os "verdes" selaram a paz entre eles.

O verador Júlio Protásio estava lá, mas não discursou.

O deputado estadual Gilson Moura rasgou elogios à Micarla de Sousa e disse que "o sonho de ver a borboleta voar mais alto não acabou" - uma referência à candidatura de Micarla à Prefeitura de Natal ano que vem.

Edivam Martins chegou só no final da festa para abraçar a aniversariante.

Depois das entrevistas de praxe, Júlio Protásio sugeriram até as manchetes dos jornais: "Coloque lá no jornal 'PV unido no aniversário de Micarla' ou 'União do PV é o presente de Micarla' ", brincou o vereador.

Só faltou combinar com Rivaldo Fernandes, presidente de honra do PV, que não compareceu à festa porque estava "estressado".

A meia-entrada na berlinda

Os cinemas iniciam uma campanha para pressionar os espectadores a provar que são realmente estudantes

Da Carta Capital desta semana:

"Está em cartaz nos cinemas do Brasil, durante 40 segundos antes da exibição dos filmes, um tortuoso texto da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) que alerta sobre novas regras na utilização de carteiras de meia-entrada para estudantes. Na tentativa de inibir a falsificação generalizada, os bilheteiros passarão a solicitar, de modo aleatório, que o estudante mostre documentos de identidade, comprovantes de matrícula ou boletos de mensalidade.

A medida entra em vigor no momento em que a meia-entrada chega a atingir 72% (em Brasília) e até 90% (em Salvador) dos ingressos vendidos, segundo a Feneec. O “aviso aos estudantes” adota linguagem mais repressiva que educativa, e observa que “a falsificação ou utilização de documento particular falso configura prática de crimes”. Lembra atitudes que a indústria fonográfica tomou nos anos 90 contra a disseminação da pirataria, e que geraram hostilidade por parte de consumidores, sem neutralizar o problema.

“É uma medida inconveniente e desagradável, mas precisamos mostrar que os jovens brasileiros estão sendo estimulados a falsificar documentos”, admite o vice-presidente da Feneec, Luiz Gonzaga de Luca. Ele acrescenta que o tom ameaçador tem como alvo mais as entidades privadas que emitem carteiras sem controle que o público. “O que mais desejamos é que a sociedade comece a discutir o assunto.” O objetivo parece inquestionável. Resta saber como as platéias vão interpretar o tom do diálogo proposto.

Coincidência ou não, na mesma semana em que as carteirinhas entraram na mira dos exibidores, as indústrias cinematográfica e fonográfica anunciaram uma iniciativa inédita de coligação, com a criação da Associação de Antipirataria Cinema e Música. Será dirigida por um ex-delegado da Polícia Federal, Antônio Borges."

Repórter troca a Globo pela internet

Da coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo, hoje:

"Profissional de televisão há 26 anos, o jornalista Luiz Carlos Azenha, 48, está trocando a poderosa TV Globo por um humilde site na internet, o "Vi o Mundo", que produz sozinho. Ex-correspondente em Nova York (durante 16 anos, três deles pela Globo) e até recentemente repórter do "Jornal Nacional", Azenha se diz cansado do jornalismo que se faz na televisão e quer experimentar novos formatos na internet.

"Para mim, o formato de matéria curtinha está esgotado. Quero buscar outra forma de fazer TV pela internet", afirma.

Azenha tinha contrato com a Globo até o ano que vem. A emissora, que tem a política de não rescindir contratos, abriu uma exceção. O acordo foi desfeito, sem multa, mas Azenha teve que se comprometer, por escrito, a se dedicar a estudos (oficialmente, essa foi a razão de seu desligamento), a não se empregar na concorrência até 28 de fevereiro de 2008 e a dar prioridade à Globo para contratá-lo a partir dessa data.

O jornalista vai de fato estudar. Voltará à faculdade de história e cursará edição na internet. Mas, profissionalmente, se dedicará a seu site, de "notícias que os outros não dão". "Em breve, o site vai estrear em nova versão. Quem acessá-lo poderá postar vídeo, áudio e foto. Quem tem uma câmera e um computador como eu pode fazer uma TV na internet. Vou comandar investigações jornalísticas com internautas", diz."

Aborto: Lula diz que o governo não irá assumir posição sobre o tema

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, a líderes do Congresso, que o governo não vai ter posição no debate sobre a descriminalização do aborto.

No caso de um projeto sobre o assunto ser colocado em votação na Câmara ou no Senado, os parlamentares da base aliada serão liberados para votar.

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) levantou um debate público sobre o assunto ao defender a convocação de um plebiscito para a população opinar sobre o tema.

No último domingo, pesquisa Datafolha mostrou que 65% dos brasileiros são contra a ampliação da lei atual, que só permite a interrupção da gravidez em casos de estupro ou de risco de morte para a mãe.

Na conversa com os líderes ontem, Lula teria afirmado que a posição de Temporão é a de um médico sanitarista, e não de governo ou de ministério.

Para o presidente, essa é uma questão de foro íntimo e o Palácio do Planalto não vai orientar eventuais votações no Congresso sobre o tema."

Operação Hurricane ("Furacão") da PF também investiga ministro do STJ

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"A operação da Polícia Federal que prendeu suspeitos de envolvimento em esquema de exploração de jogo do bicho e máquinas caça-níqueis investiga o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Medina, além do vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio), desembargador José Eduardo Carreira Alvim.

O advogado Virgílio Medina, irmão do ministro, é uma das 25 pessoas presas no Rio de Janeiro na Operação Hurricane (furacão, em inglês). Conforme a apuração policial, conversas telefônicas gravadas pela PF o mostram confiante no auxílio do irmão para obter decisões favoráveis a seus interlocutores ou a representantes deles."

Vereador que trocou de partido é cassado no Paraná

Do portal G1:

"O presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná e a 252 km de Curitiba, Admir Strechar (PMDB), aceitou nesta sexta-feira (13) o pedido do diretório municipal de seu partido e assinou ato administrativo cassando o mandato do vereador Osdival Gomes da Costa (PP). Ele deve empossar o primeiro suplente, Severino Genuíno Dourado (PMDB), na segunda-feira (16).

A decisão é inédita no país e, por enquanto, Osdival entra para a história do Brasil como o primeiro parlamentar a perder o mandato por trocar de partido político. Osdival afirmou que vai entrar com mandato de segurança na Justiça.

O diretório peemedebista entrou com o pedido na manhã de sexta-feira e, poucas horas depois, foi atendido.

A decisão está fundamentada na resposta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu à consulta do Democratas (antigo PFL), que afirma que os mandatos obtidos nas eleições, pelo sistema proporcional - deputados estaduais, federais e vereadores - pertencem aos partidos ou às coligações e não aos candidatos eleitos.

Depois de ser reeleito em 2002 pelo PMDB, Osdival filiou-se ao Partido Progressista (PP).

Em entrevista ao portal Bem Paraná, Admir acusa Osdival de “trocar de partido como troca de roupa”.

Segundo Admir, o suplente será empossado na segunda-feira (16)."

Por que Lula é tão popular?

Da Época desta semana:

"Até os políticos mais experientes ficaram perplexos com os resultados das primeiras pesquisas de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a reeleição. Na opinião de muita gente, parecia que Lula começava mal o segundo mandato. Com cem dias de governo completados na semana passada, o presidente anunciara o Programa de Aceleração Econômica, mas o pacote encalhara no Congresso. Lula levara cinco meses para formar o novo ministério e, mesmo assim, apresentou um time de segunda categoria. Anunciou o fim da crise aérea várias vezes - e em todas foi desmentido pelos fatos. Quando interferiu pessoalmente, provocou o princípio de uma crise militar. Nada disso, porém, abalou a popularidade de Lula até agora.

Ao contrário. Na pesquisa CNT/Sensus, divulgada na semana passada, o desempenho do presidente melhorou. Ele é aprovado por 63,7% dos entrevistados - a melhor marca desde o escândalo do mensalão, dois anos atrás. Outra pesquisa divulgada na semana passada, a CNI/Ibope, mostra um resultado parecido. Embora tenha caído 6 pontos porcentuais em relação a dezembro, o índice de confiança em Lula está em 62%. De acordo com os números, dois em cada três brasileiros estão satisfeitos com o presidente. Paradoxalmente, a pesquisa do instituto Sensus detectou forte descontentamento com a qualidade dos serviços públicos. Uma grande parcela dos entrevistados apontou piora nos serviços de saúde e de segurança pública e em itens como renda e emprego, nos últimos seis meses (leia o quadro). Mas, quando os pesquisadores quiseram saber as expectativas para os próximos quatro anos de governo Lula, 54,8% responderam que a vida vai melhorar.

Como explicar a convivência entre a insatisfação com certas ações do governo e os altos índices de satisfação com Lula? Mais: se a maioria afirma que, em vários aspectos, a vida piorou nos últimos meses, por que iria melhorar a partir de agora? "É a economia", afirma o cientista político Marcus Figueiredo, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). "É o carisma", diz o cientista político Leôncio Martins Rodrigues. "É a ausência de oposição", afirma o marqueteiro político Luiz Gonzalez, responsável pela campanha de Alckmin na disputa contra Lula. A satisfação com Lula pode ser entendida como um resultado da soma desses três fatores.

A principal fonte de popularidade do presidente é, sem dúvida, o sucesso na manutenção da estabilidade econômica e na aplicação de políticas sociais voltadas para a população de baixa renda. "Enquanto a economia continuar bem, a popularidade de Lula permanecerá alta", diz Figueiredo, do Iuperj. "O povão não está nem aí para crise aérea. Está preocupado com o que acontece aqui embaixo."

Aqui embaixo, a inflação está sob controle, com uma taxa estimada em 3,8% para este ano. Favorecidas pela estabilidade, pelo aumento do salário mínimo, pela expansão do crédito e pela distribuição de benefícios sociais, as camadas mais pobres da população passaram a fazer parte do mercado de consumo. Apenas no ano passado, a massa salarial cresceu 7%, o volume de crédito pessoal aumentou 30% e o Bolsa-Família, principal programa social do governo, distribuiu R$ 8,3 bilhões a 11,1 milhões de famílias. Parte da classe média também melhorou seu poder de compra. Resultado: o consumo das famílias cresceu 4% em 2006, terceiro ano consecutivo de crescimento.

O segundo fator que explica a popularidade de Lula é sua personalidade carismática. A história de vida do retirante nordestino que, sem estudar, chegou à Presidência estabelece um elo direto com as camadas mais pobres e mesmo com setores da classe média. Eles vêem Lula como um semelhante, um sujeito simples e de boa índole, que se tornou presidente com a missão de impor os interesses dos menos favorecidos aos políticos mal-intencionados de Brasília. Por isso, sempre perdoam seus deslizes. "De Lula não se cobra coerência, não se espera que seja honesto", afirma Martins Rodrigues. "Espera-se dele que esteja do lado dos pobres. Ele encarna a expectativa da população de receber os benefícios do Estado, a política assistencialista." Esse contingente fiel de partidários faz de Lula um político diferente dos outros.

Finalmente, há o fator político. De acordo com Luiz Gonzalez, o marqueteiro do PSDB nas últimas eleições, não existe um contraponto ao presidente na oposição. "Ele é um presidente sem oposição", diz Gonzalez. "Eram ele e o PT que faziam esse papel no governo FHC. Hoje, a oposição ficou sem projeto."

Os partidos da oposição parecem mesmo desconcertados. Numa tentativa de renovação, o PFL resolveu mudar o nome para DEM e passou o comando do partido a políticos mais jovens. O PSDB encomendou pesquisas e montou grupos de trabalho com o objetivo de descobrir uma nova identidade. "Estamos aniquilados", disse o deputado José Aníbal (PSDB-SP). "As pesquisas refletem uma realidade que não podemos alterar neste momento", afirmou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP). "O PSDB terá de dialogar com setores da sociedade, manter sua coerência e aguardar que essa situação se modifique com o tempo." De acordo com o cientista político Martins Rodrigues, o PSDB e o PFL não sabem como chegar ao eleitorado. "Lula está destruindo os partidos políticos. Passa por cima deles ao falar direto com o povo", afirma."

BRAZUKAS FAZEM TRIBUTO AO ROCK ANOS 80 NO BUDDA


Hoje tem festa no Budda Pub em Ponta Negra com a banda "Brazukas".

O repertório dos rapazes é 100% nacional. A fonte é o rock dos anos 80. No repertório do show de hoje tem músicas de bandas e cantores que marcaram época: Barão Vermelho, Capital Inicial, Ira!, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Titãs, Blitz, Biquini Cavadão , Ultraje a Rigor, Lulu Santos e Rita Lee.

Serão três horas de rock'n roll made in Brazil. Não percam! O Budda vai bombar!

sexta-feira, 13 de abril de 2007

O fantástico mundo da blogosfera

Blogs transformam internautas em jornalistas


"Ocupando cada vez mais espaço -- e também tempo de leitura na web -- os blogs, ferramentas de escrita democráticas que abrem espaço para todos aqueles que têm alguma familiaridade com a internet, não poderiam deixar de influenciar a forma como se descobre e divulga uma notícia. A possibilidade de qualquer usuário produzir informações e obter uma resposta rápida de seus leitores tem modificado profundamente o modo como os meios de comunicação exercem o jornalismo.

“A tendência é que essa influência faça os meios se abrirem cada vez mais, utilizando-se dos blogs e dos comentários para a participação do leitor, que espera isso”, diz Daniela Osvald Ramos, que faz doutorado na Universidade de São Paulo e é professora de jornalismo on-line nas universidades Cásper Líbero e Mackenzie.


Para o jornalista e escritor Roberto Romano Taddei, além dos comentários, que aproximam o leitor de quem escreve, possibilitando sugestão de assuntos e até mesmo causando reviravoltas em uma investigação, a estrutura dos blogs abre espaço para um texto mais livre e menos preso a processos editoriais, com conteúdo que muitas vezes fica de fora das notícias do jornal impresso.


“O recente sucesso dos blogs apresentou uma outra opção de narrativa, e os jornalistas perceberam uma maior liberdade para escrever nesse espaço do que nas matérias”, diz Taddei. “Além disso, vejo que os meios de comunicação não conseguem cobrir tudo o que é de interesse dos internautas. Os blogs que trabalham com notícias preenchem esse espaço, e já são utilizados como ferramenta por empresas jornalísticas”, explica.


Questionamento

Além do espaço livre aberto para a escrita, que possibilita aos internautas uma experiência antes restrita, os comentários são grandes influências trazidas pelo blog na interação com o leitor. “Eles questionam a posição do jornalista, seu próprio suporte. No blog, ele tem que sempre provar o que escreve, debater, defender suas opiniões, pois os leitores contestam. É preciso uma posição mais ativa”, diz Daniela.


Para ela, com a proliferação dos blogs começou-se a questionar o próprio jornalismo, e outra grande influência que pode ser observada hoje é a existência de matérias mais pessoais, na qual o repórter realiza a experiência e coloca sua influência pessoal. Isso vem de uma necessidade que o leitor tem de saber mais sobre quem escreve, algo que acontece muito nos blogs. “O leitor quer ver a subjetividade, saber como o jornalista se envolveu com aquele assunto”, diz. “Apesar disso, quem se propõe a fazer notícia na blogosfera está muito mais vulnerável, pois não está protegido por uma instituição jornalística, e irá responder diretamente pelo que escrever.”


Taddei acrescenta que a opção do internauta poder fazer sua própria cobertura jornalística é muito boa, fazendo com que o usuário seja também parte da notícia –- mesmo com as críticas relacionadas à credibilidade e ao conteúdo que, para ele, podem ser aplicadas a qualquer meio de comunicação. “Para mim, a única maneira de a imprensa reverter essa ‘concorrência’ com os blogs é entrar nesse meio, se utilizando da participação do leitor.” "

Do portal G1

Hoje é sexta-feira 13

Vocês já ouviram falar naquele ditado "eu não creio nas bruxas, mas que elas existem, existem"?

Pois é... As bruxas estão soltas hoje.

Senado proíbe citar nome até de menor vítima

Do Blog do Noblat, hoje:

"Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou ontem, em caráter terminativo, um projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que proíbe a divulgação do nome de qualquer criança ou adolescente citado em atos judiciais, policiais e administrativos relacionados a crimes, contravenções ou infrações, mesmo que ela seja a vítima. O projeto ainda será submetido à apreciação da Câmara. Caso já estivesse em vigor, impediria, por exemplo, qualquer veículo de comunicação de identificar o menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, que no início deste ano foi arrastado por sete quilômetros por bandidos que roubaram o carro de sua mãe. O caso chocou o país.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente só impede a divulgação de fotos e nomes de menores infratores."

Festa para a deputada Micarla de Sousa

As alunas do Projeto Ãção Mulher fazem hoje (13) uma homenagem à deputada estadual Micarla de Sousa (PV), que estará aniversariando no próximo domingo (15). No mesmo evento, que ocorre às 16h, numa granja no bairro do Vale Dourado, também será feita a entrega de certificados dos cursos oferecidos às comunidades das quatro regiões de Natal para cerca de 600 mulheres.

Assessoria de Imprensa

Fernando Mineiro nega insatisfações com a governadora Wilma de Faria

D'O Mossoroense, hoje:

"O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) negou em entrevista ao programa Observador Político (FM 93/TV Mossoró) qualquer tipo de insatisfação por parte do PT com a governadora Wilma de Faria (PSB). "A governadora cumpriu conosco o acordado durante a campanha nos dando os espaços que a gente pediu, no caso a Saúde e a Cultura. O PT agora está buscando completar a nossa participação no governo nas regiões", explicou.

O petista afastou a possibilidade de o partido estar procurando um entendimento com o PMDB. "O PT não está insatisfeito nem está ensaiando uma aproximação com o PMDB. É natural que todos os partidos conversem entre si. O PT tem uma relação nacional com o PMDB assim como tem com o PSB que também está alinhado com o PMDB", acrescentou.

O parlamentar fez questão de ressaltar o fato de o PT trabalha em torno de reforçar aliança com o PSB: "Somos alinhados apenas com o PSB no Rio Grande do Norte e estamos trabalhando para manter essa aliança"."

RN terá plano para minimizar efeitos do aquecimento global

Da Gazeta do Oeste, hoje:

"O Rio Grande do Norte será o primeiro Estado brasileiro a criar um plano estratégico para minimizar os impactos e vulnerabilidade das mudanças climáticas. A primeira reunião sobre o assunto aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (12), na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e reuniu representantes do Idema, Igarn, Secretaria Especial de Energia, Petrobras e Fiern. O plano será lançado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente."

Operação Hurricane

PF prende procurador regional da República no Rio

Do portal G1:

"O procurador regional da República do Rio de Janeiro, João Sérgio Leal Pereira, foi preso durante a Operação Hurricane (Furacão) da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (13). As informações são do agente Osvaldo Ferreira Filho, assistente da diretoria do Departamento de Inteligência Policial da PF.

“Essa operação deve ser a maior operação da PF no combate a corrupção”, avalia Osvaldo Ferreira Filho.

A assessoria de imprensa da PF também confirmou as prisões do vice-presidente do Tribunal Regional Federal desembargador José Eduardo Carreira, do delegado da PF de Niterói, Carlos Pereira, além do ex-presidente da escola de samba Beija-Flor, Aniz Abraão David, conhecido como Anísio. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba Aílton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão, também estão presos. Ao todo foram cumpridos 25 mandados de prisão.

A Operação Hurricane da PF acontece nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e no Distrito Federal. De acordo com a PF, os suspeitos seriam chefes de grupos ligados a jogos ilegais, empresários, advogados, policiais civis e federais, magistrados e um integrante do Ministério Público Federal.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava na exploração do jogo ilegal e cometia crimes contra a administração pública. Foram cumpridos também 70 mandados de busca e apreensão.

Os presos serão transferidos para Brasília onde serão interrogados e permanecerão à disposição da Justiça. O material apreendido será analisado na Diretoria de Inteligência Policial.
Investigação

A Operação Hurricane teve início com a identificação de uma organização criminosa especializada na prática de múltiplos crimes, incluindo exploração de jogos ilegais, corrupção de agentes públicos, tráfico de influências e receptação.

Foi apurado durante a investigação o envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro, o que implicou no encaminhamento de Relatório de Inteligência Policial ao Supremo Tribunal Federal, que resultou no Inquérito nº 2424/2006 – STF, presidido pelo Ministro Relator Cézar Peluso.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da PF, o inquérito embasou a manifestação do Procurador-Geral da República, Antônio Fernando de Souza, que culminou na expedição das buscas e prisões cumpridas nesta sexta-feira."

SOS Big Brother

Por Guilherme Fiuza no blog No Mínimo:

"A patrulha não está de brincadeira. Outro dia, no patético Big Brother Brasil, Pedro Bial chamou os participantes do programa de heróis. Foi o suficiente para estourar uma campanha na internet (ou um spam, o que dá mais ou menos no mesmo), crucificando o vibrante apresentador-jornalista.

Essa cultura politicamente correta está cada vez mais religiosa. Alvo de críticas recorrentes da sociedade esclarecida, Bial agora foi tratado como um blasfemo. Heróis de verdade são aqueles que cuidam das criancinhas desamparadas, dos pobres, dos frascos e comprimidos, bradam os autores do protesto, muito bem embalado numa coleção de slides coloridos.

Chegamos ao ponto em que chamar de heróis aqueles bobocas que ficam desfilando seus corpinhos em cativeiro é falta moral grave. Não pode mais. Só podem ser chamados de alienados, descerebrados, inúteis. Quem são os verdadeiros heróis para esses militantes do bem? São os funcionários das ONGs humanitárias.

Está lá no panfleto eletrônico uma lista de ongueiros e ativistas virtuosos, candidatos a destronar popozudas e popozudos na vaga de heróis nacionais. Mas a mensagem é um pouco mais profunda. Você, que telefonou ou deixou seu filho telefonar para votar no Alemão, também é um desmiolado, um imprestável.

Da próxima vez, calcule o dinheiro que gastará com as ligações para o Big Brother e fique longe do telefone. Envie essa quantia para uma das ONGs listadas pela organização Médicos sem Fronteiras.

Não é de hoje que a esquerda está aí para “conscientizar” os distraídos. Até pouco tempo atrás o PT punha no ar aquelas propagandas encenadas em que um Zé Povinho engajado tirava outro Zé Povinho da frente de um jogo de futebol, e provocava o seu “despertar” para a política.

Também não é de hoje que esses bons samaritanos estão alertando o povo para a fortuna que dá à Globo com essas ligações telefônicas para o Big Brother.

Mas, ainda assim, essas campanhas estão tímidas. Nesse ritmo, a salvação do mundo vai demorar um pouco mais. O certo seria convocar o povo a separar todos os tostões que gasta com besteira (futebol, circo, motel, cinema, aposta em reality show etc) e entregar tudo para um grande Fundo de Ações Politicamente Corretas, ou talvez para uma holding Forças do Bem S.A. Seria uma ampla sistematização do caça-níqueis social, embalada por algum slogan impactante, do tipo “Bial nunca mais”.
É mais ou menos esse, o recado: se você se diverte com essa bobagem que é o Big Brother Brasil, você prejudica essa coisa nobre que são os Médicos sem Fronteira. Sem fronteira, mas com ideologia: eles estão dizendo que os heróis do Bial fazem mal à saúde. O que faz bem à saúde, do corpo e do espírito, quem sabe são eles. E é por isso que é para eles que você deve dar o seu dinheiro.

É chato lembrar, mas era mais ou menos essa a ideologia de Delúbio Soares quando começou a montar sua famosa caixinha: quem quisesse ver o bem triunfar tinha que pingar algum na conta corrente da revolução. É dispensável lembrar onde o bem foi parar no final dessa história.O que os patrulheiros da virtude talvez jamais compreendam é que entre os mais humanitários dos valores está o livre-arbítrio. E se essa liberdade levar a um telefonema para o Big Brother, esse telefonema será sagrado.

A outra face dessa moeda é a sociedade talibã, onde a cultura é filtrada pela política. Resta esperar que as ONGs do bem digam aos brasileiros em que canal eles devem sintonizar seus espíritos."

Zileide Silva comandará "Jornal Hoje"

Nota da coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo, hoje:
"BANCADA BLACK. A repórter Zileide Silva será a terceira jornalista negra (depois de Glória Maria e Heraldo Pereira) a ocupar a bancada de um programa jornalístico de rede da Globo. A partir de amanhã, ela passa a apresentar o "Jornal Hoje" aos sábados, em regime de escala de plantão."

Controladores de vôo param aeroportos

Mas dessa vez foi na França

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Os controladores do aeroporto de Orly, no sul de Paris, cruzaram os braços ontem para protestar contra a fase intermediária de um projeto que centralizará o controle aéreo da região parisiense, hoje dividido em três centros. Entre 35% e 50% dos vôos chegando e saindo do segundo maior aeroporto francês foram cancelados. Orly movimenta cerca de 700 vôos diários.

Entre os passageiros, o clima era de conformismo. "As greves nos transportes públicos são comuns aqui. Só podemos esperar", explicou o pesquisador Philippe Chomaz, cujo vôo para Madri atrasou quatro horas."

Governo Lula é esquizofrênico, diz Paul Singer

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e um dos fundadores do PT, Paul Singer, criticou ontem a falta de organização do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Singer participou de palestra no 8º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre.

Ao responder a perguntas do público, uma delas sobre uma possível contradição do governo atual ao incentivar o software livre e, ao mesmo tempo, a criação de patentes nas universidades, o professor de economia da USP disse: "Esse é um governo ambíguo e esquizofrênico. É de direita e de esquerda".

Em seguida, completou a frase em tom mais ameno: "O governo do Brasil é praticamente tão grande quanto o país. São dezenas de milhares de governantes realizando projetos. Não há como todo mundo saber de tudo"."

Novo artigo no Observatório da Imprensa

"Justiça Justiceira". Esse é o título do meu novo artigo publicado no Observatório da Imprensa.

Você podem ler o artigo no lik: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=428CID005

quinta-feira, 12 de abril de 2007

TV Cultura

Markun reduz medo de intervenção na Cultura

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"A indicação do jornalista Paulo Markun para a presidência da Fundação Padre Anchieta levou alívio à maioria dos conselheiros da instituição, mantenedora da TV Cultura. Havia na emissora o temor de que o governador José Serra (PSDB) indicasse um nome de fora do meio, o que poderia se caracterizar como uma intervenção inédita na TV pública.

Como Markun é apresentador do "Roda Viva", esse temor foi aliviado. Conselheiros da Cultura consideram legítimo o governo indicar o presidente da fundação, que depende de verbas do Estado para se manter. Mas a instituição tem um conselho (45 membros) e uma imagem de independência.

Assim, a movimentação do governo Serra para tirar o atual presidente, Marcos Mendonça, não foi vista como uma atitude arbitrária. Temia-se, entretanto, que o indicado tivesse perfil de interventor/saneador.

Markun tem a aprovação de Jorge da Cunha Lima, presidente do conselho curador da fundação e influente nos bastidores da TV. Lima escreveu em seu blog que "o nome de Markun ganhou rápido reconhecimento [no conselho]".

Embora esteja virtualmente eleito, Markun, oficialmente, ainda nem é candidato. Ele precisa ser indicado por oito conselheiros eletivos, o que já está sendo articulado. A eleição será no próximo dia 7. Tradicionalmente, apenas um concorre ao cargo. Ou seja, não há disputa."

Economia

FMI prevê alta de 4,4% no PIB do país

"O FMI (Fundo Monetário Internacional) projeta crescimento de 4,4% para a economia brasileira em 2007 e de 4,2% para o ano que vem.

A estimativa, que já usa o novo cálculo do PIB do país, é superior à do próprio mercado brasileiro, que prevê, em média, alta de 3,9% neste ano."

Economia global deve crescer 4,9%, estima Fundo

"A economia mundial deve crescer 4,9% neste ano num ambiente de riscos menores que os identificados há seis meses, prevê o FMI. Para 2008, o Fundo prevê mais 4,9%."

Informações da Folha de S. Paulo

Ministra Marina Silva diz que Amazônia poderá virar savana

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Em palestra na Fundação Oswaldo Cruz, ontem, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Brasil tem pouco a fazer para enfrentar o aquecimento global se o restante do planeta não fizer junto. Ela também afirmou que "é fácil defender o meio ambiente dos outros, não o nosso".

"Se reduzirmos 100% das nossas emissões [de gás carbônico] e os países ricos não reduzirem 80% das deles, seremos afetados igualmente e a Amazônia virará savana igualmente", disse ela, ressaltando que o problema é mundial."

Igreja Católica é contra plebiscito sobre o aborto

CNBB condena plebiscito sobre o aborto

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Ao anunciar a programação completa da visita do Papa Bento 16 ao Brasil, entre 9 e 13 de maio, o arcebispo de São Paulo e secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Odilo Scherer, disse ontem que é contra um plebiscito para discutir a legalização do aborto.

"Colocar em plebiscito o direito de matar é um absurdo", afirmou. "Não gostaria que o meu direito de viver fosse posto à prova." D. Odilo disse que o Brasil não precisa "imitar tudo o que os outros países fazem", referindo-se à legalização do aborto em Portugal após a realização de um plebiscito. "Pessoas não nascidas são seres humanos inocentes e indefesos."

No último domingo, pesquisa Datafolha mostrou que 65% dos brasileiros são contra a ampliação da lei atual, que só permite a interrupção da gravidez em casos de estupro ou de risco de morte para a mãe.

Falando sobre a pesquisa, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou, em entrevista à Folha na última segunda, que a rejeição é resultado de um debate "ainda muito precário" sobre o assunto no país. No mês passado, após ser empossado, ele defendeu a realização de um plebiscito sobre o tema."

Prefeituras ganharão pouco com aumento do FPM

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Depois de quatro anos de pressões, os municípios conseguiram o compromisso do governo [federal] de elevar o fundo de participação [FPM] de 22,5% para 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

O resultado de todo esse empenho será uma receita adicional de cerca de R$ 1,4 bilhão a ser dividida pelos 5.536 municípios do país. Na média, cada um levará R$ 260 mil anuais."

O caso do dossiê

STF arquiva inquérito sobre Mercadante

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou ontem o arquivamento do inquérito contra o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que apuraria crime eleitoral no chamado dossiegate, o episódio da campanha de 2006 que envolveu petistas na tentativa de compra de dossiê contra tucanos.

O arquivamento foi pedido pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para quem não há indícios da participação de Mercadante. A decisão do STF foi unânime."

Tucanos trocam bicadas

CPI acentua divisão entre Serra e Alckmin

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"A decisão do Tribunal de Justiça pela instalação da CPI da Nossa Caixa provocou nova fissura na já desgastada relação entre o governador José Serra e seu antecessor, o também tucano Geraldo Alckmin.

Acompanhando dos Estados Unidos -onde faz um curso de administração pública- toda a movimentação na Assembléia Legislativa, Alckmin manifestou apreensão, especialmente depois de ler entrevista do secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, segundo o qual a CPI não é inconveniente para o atual governo.

Em conversas com parlamentares, Alckmin avaliou que as declarações do secretário são uma prova de que o governo não vai alimentar a CPI, mas não fará grandes esforços para detê-la. Como a investigação afetaria sua administração, acionou sua tropa de choque na Assembléia e na Câmara."

Jesus sob censura

A Prefeitura de São Paulo proibiu os evangélicos de fazerem a "Marcha para Jesus" na Av. Paulista.

A marcha anual costuma reunir centenas de milhares de pessoas na avenida que é o centro finaceiro da cidade.

Os pastores evangélicos prometem uma rebelião contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP). "Mantém os gays na avenida e tira Jesus?", protestou o vereador evangélico Carlos Apolinário, filiado ao mesmo partido do prefeito.

A "Marcha para Jesus" rivaliza com a marcha do Dia do Orgulho Gay, que também atrai milhares de pessoas para a Paulista todos os anos.

Em tempo: Bento 16, que daqui a pouco menos de um mês chegará ao Brasil, celebrará uma missa na mesma avenida onde os evangélicos foram proibidos de marchar.

Oposição consegue assinaturas e CPI do apagão aéreo poderá ser instalada no Senado

Da Folha Online:

"A oposição já conseguiu reunir as 27 assinaturas necessárias para a instalação da CPI do Apagão Aéreo no Senado Federal. Apesar de ter atingido o mínimo previsto pelo regimento para pedir a abertura da comissão, os oposicionistas vão esperar até a semana que vem para entregar o pedido ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A oposição quer reunir um número maior de assinaturas diante da possibilidade de alguns senadores retirarem seus nomes do requerimento. Como integrantes da base aliada do governo assinaram o pedido, a oposição teme que eles voltem atrás diante da pressão governista contra a CPI."

O salário de Lula

Presidente não terá mais aumento de 83%

Da Folha Online:

"O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta quinta-feira que vai atender ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seu salário seja reajustado em 26,49%, percentual correspondente à inflação acumulada nos últimos quatro anos.

Ontem, Chinaglia anunciou que iria propor ao presidente e ao vice, José Alencar, equiparar seus salários com os dos parlamentares. A iniciativa garantiria um reajuste para Lula de 82,8% e elevaria seus vencimentos de R$ 8.885,48 para R$ 16.250,42. Como Lula rejeitou o reajuste maior, o salário do presidente passará a ser de R$ 11.239,24."

Tucanos estão "aniquilados" pela popularidade de Lula

Uol Últimas Notícias:

"Na semana em que duas pesquisas de opinião mostraram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com cerca de 50% de aprovação, o PSDB, principal partido da oposição, deu sinais de desânimo no Congresso.

"Estamos aniquilados", desabafou o deputado José Aníbal (PSDB-SP)."

Felipe Maia faz barulho para aparecer

Nota do Painel da Folha de S. Paulo, hoje:

"Tiroteio. 'Enquanto o cidadão brasileiro não consegue mais sair do chão, as autoridades responsáveis já chegaram à estratosfera'. Do deputado federal FELIPE MAIA (DEM-RN) sobre Milton Zuanazzi, presidente da Anac, segundo quem não há crise no setor aéreo, e Waldir Pires, ministro da Defesa, que considera os eventos dos últimos seis meses 'rotina em países em desenvolvimento'."

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Fidel tinha razão

Fidel Castro alertou que a produção de álcool encarecerá os alimentos, prejudicando boa parte da população do planeta, especialmente os mais pobres.

Os americanos disseram que ele era louco. A mídia brasileira tratou as declarações de Fidel como uma "excentricidade".

Masss...

A revista The Economist deu razão a Fidel Castro. De acordo com a revista, o álcool é uma grande idéia, não como os americanos estão fazendo, mas sim, do jeito brasileiro. "O Brasil tem terras suficientes", diz a revista, "para produzir álcool a partir da cana de açúcar sem ameaçar o suprimento de alimentos do planeta ou destruir as florestas. Além de ter terras, o Brasil é um dos pioneiros na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico do álcool combustível derivado da cana de açúcar".

Álvaro Dias e Nélter Queiroz se estranham na AL

O clima esquentou hoje na audiência com o Cel. Marcondes Pinheiro, comandante do Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, na Assembléia Legislativa.

Os deputados Álvaro Dias (PDT) e Nélter Queiroz (PMDB) se estranharam durante a sessão marcada para ouvir as explicações do Cel. Marcondes sobre denúncias envolvendo convênios firmados entre o comando da PM com os correios e o Banco do Brasil.

Álvaro Dias foi o autor do requerimento que deu origem à convocação do Cel. Marcondes. Quando o deputado se preparava para inquerir o comandante da PM, foi interrompido pelo colega de legislatura Nélter Queiroz.

Álvaro não gostou de ser interrompido e atacou Nélter, dizendo que este estava ali para tumultuar a sessão a mando do governo estadual.

O presidente da AL, Dep. Robinson Faria (PMN), precisou intervir para acalmar os ânimos e dar sequência à audiência com o Cel. Marcondes.

O circo não deu em nada.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Mais solteiros, menos sexo

De Carla Rodrigues no blog No Mínimo:

"A falta de tempo, a busca por um lugar na carreira profissional, o aumento das separações e dos divórcios são alguns dos fatores que impulsionam o crescimento do fenômeno dos novos solteiros, categoria mais comum nos grandes centros urbanos. Até aqui, pouca novidade. O interessante da reportagem do jornal El País está na identificação de que o grupo de solteiros, embora tenha maior variedade na sua vida sexual, tem pouco sexo.

As estatísticas da Sociedade Espanhola de Sexologia apontam que apenas 40% dos solteiros declaram aproveitar suas relações sexuais, percentual que sobe para 80% entre os casais estáveis. A velha dicotomia entre qualidade e quantidade se repete, inclusive com depoimentos masculinos afirmando que renunciariam a tudo se encontrassem a “mulher perfeita”.

Há, no entanto, unanimidade importante: entre os homens e mulheres solteiros que defendem o prazer de se sentir independentes, 40% afirmam sentir pressão social contra a escolha que fizeram."

Fundeb: texto relatado por Fátima Bezerra é aprovado sem alterações

Os deputados federais aprovaram nesta terça-feira (10) o texto base da Medida Provisória (MP) que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O texto, relatado pela deputada potiguar Fátima Bezerra (PT) foi aprovado sem nenhuma alteração.

Mas ainda haverá a votação dos cahamdos destaques pela Câmara Federal. A oposição quer alterar para 20% o percentual que os Estados poderão abater nas dívidas com a União. A contrapartida seria a garantia de que esse valor irá para o Fundeb.

A total implantação do Fundeb será feita em três anos, de forma gradual. A União, por exemplo, começará investindo R$ 2 bilhões e chegará ao terceiro ano com R$ 4,5 bilhões.

Atualmente, o governo federal repassa para o Fundef R$ 450 milhões por ano. O restante vem de Estados e municípios.

Depois de aprovada a proposta, o governo fará a regulamentação, criando um valor mínimo a ser investido por aluno ao ano para cada ensino --infantil, fundamental e médio.

Com infromações da Folha Online

CNT/Sensus: popularidade de Lula e do governo aumentam

A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje deve ter deixado a oposição sem entender nada. Apesar do "apagão aéreo", a avaliação positiva do governo federal registrou a marca de 49,5% - terceiro melhor índice do governo Lula desde o início do primeiro mandato em 2003.

A popularidade do presidente Lula também está lá na estratosfera: 63,7%.

Quer saber o número daqueles que acreditam que o segundo mandato do presidente Lula será melhor que o primeiro? 54,8%.

A colunista Tutty Vasques do blog No Mínimo ironizou o resultado da pesquisa:

"Fenômeno. Nova pesquisa CNT/Sensus deixa oposição inteiramente perdida. Imagina que a popularidade de Lula subiu depois que PFL mudou de nome."

Mas que a oposição está mais perdida que cego em tiroteio ninguém duvida.

Procuram até agora a razão do "fenômeno" Lula.

Devem estar pensando como aquele personagem do desenho animado: "Nosso plano para dominar o mundo fracassou de novo".

A paráfrase seria mais ou menos assim: "Nossos palnos para sabotar o governo do 'sapo barbudo' fracassaram de novo".

É, durmam com mais essa.

Rocky e Hudson


Henrique e Wilma juntos em São Paulo

Nota da coluna Painel da Folha de S. Paulo, hoje:

"Você aqui? A Páscoa uniu em São Paulo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e a governadora Wilma de Faria (PSB), adversários no Rio Grande do Norte. Lado a lado na platéia do musical "My Fair Lady", trocaram acenos cordiais."

P.S: Aos mais desavisados, apesar da nota acima, esse não é o blog da Thaisa Galvão.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Contratos de publicidade da Nossa Caixa durante o governo Geraldo Alckmin serão investigados

TJ paulista autoriza abertura da CPI da Nossa Caixa

De Rosanne D'Agostino no Última Instância:

"O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu, por unanimidade, mandado de segurança que autoriza a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades em contratos de publicidade do banco Nossa Caixa durante o governo Geraldo Alckmin (PSDB, de 2001 a 2006).

O pedido foi feito por cinco deputados estaduais de oposição, entre eles Ênio Tatto (PT), Renato Simões (PT) e Romeu Tuma Jr. (PMDB).

Há suspeitas de ter havido favorecimento político a deputados estaduais e federais com verbas de anúncios publicitários. Entre 2003 e 2005, a Nossa Caixa pagou mais de R$ 44 milhões sem contrato para as agências de publicidade Full Jazz e Colucci.

Em depoimento em abril do ano passado, o ex-gerente de marketing da Nossa Caixa Jaime de Castro Júnior afirmou ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) que seria comum à Assessoria Especial de Comunicação dar "orientações" sobre a aplicação das verbas de publicidade do banco. O então governador Geraldo Alckmin, assim como o banco, negaram o uso político da Nossa Caixa.

Pouco antes, Alckmin, que deixava o cargo para disputar a Presidência, aceitou pedido de exoneração de seu então assessor-chefe de Comunicação, Roger Ferreira. Ele pediu demissão após a Folha de S.Paulo ter publicado a informação de que de seu e-mail partiram pedidos ao banco relativos à destinação de verbas publicitárias para veículos ligados a parlamentares da base governista na Assembléia Legislativa.

Em agosto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal facilitou a criação de CPIs na Assembléia Legislativa de São Paulo. O STF derrubou dois requisitos exigidos para a abertura das comissões, como a necessidade de deliberação do plenário.

Com a decisão do TJ-SP, inicia-se uma nova batalha entre os que acreditam que, com uma nova legislatura, todos os pedidos existentes de CPI devem ser arquivados e os que consideram que a ordem judicial determina a abertura imediata da CPI da Nossa Caixa, pois esta manda que a Assembléia, quaisquer que sejam seus membros, deve investigar.

Mais de 60 pedidos de CPI, como a que quer investigar o acidente no canteiro de obras da futura estação Pinheiros do metrô de São Paulo, causando a morte de sete pessoas, esperam aprovação na assembléia. Dentre os pedidos vetados durante o governo Geraldo Alckmin estão os de comissões que investigariam a CDHU, a Febem e o Rodoanel."

"Acusar preconceito em piadas sobre o caso Henry Sobel é coisa de gente que não sabe o que é o humor", diz Tutty Vasques

Da piada à piedade

No blog No Mínimo:

"Não sei pra que bandas vocês têm andado, mas onde passo as conversas sobre caos aéreo, milésimo gol, Preta Gil e Gianecchini lá pelas tantas mudam abruptamente de direção, convergindo sempre para o mesmo assunto: “E o rabino, hein, rapaz, que coisa!” Daí para frente segue-se um ritual que vai do sentimento de piedade que Henry Sobel inspira em todos nós, homens de bem, até gargalhadas impiedosas com as piadas que o ocorrido em Palm Beach desencadeou em série avassaladora. Todo mundo tem uma pra contar. Sabe aquela que associa roubo de gravatas aos crimes do colarinho branco? E aquela outra sobre entregar o rabinato depois de pego em flagrante?

Não tem jeito: sempre que uma desgraça ou infortúnio se abate sobre alguém importante, respeitável e exemplar, o brasileiro vive essa esquizofrenia de rir e de chorar compulsivamente com a tragédia humana inesperada. Pode ser só uma reação nervosa ou, talvez, não haja nada muito estranho em sofrer sem perder o bom humor. Tancredo Neves e Ayrton Senna, só para citar dois casos muito mais comoventes que o de Henry Sobel, mergulharam o Brasil num mar de lágrimas e anedotas sem precedentes. Ou não?

Daí a pensar que as piadas sobre Senna e Tancredo eram fruto de mentes desinformadas sobre grandes personagens da História, francamente, isso é coisa de gente que não sabe o que é humor. Piada não é coisa reservada a sujeitos de maus antecedentes ou a cretinos de toda ordem. Piada não é castigo, punição ou forra. As pessoas viram piada porque se prestam a isso. Graça não é invenção de humorista, cujo maior talento deve ser enxergar o engraçado para mostrar que nada é tão sério que mereça nossa tristeza mórbida.

Num país onde qualquer safado de gravata vira herói depois de morto, não é de se estranhar que os falsos moralistas estejam à solta para exigir mais respeito com Henry Sobel. Como se piada fosse desrespeito. Já disse que isso é coisa de gente que não sabe o que é humor, mas não é só isso. Ao promover a defesa do que não é atacado – a honra, o passado, a religiosidade e o humanismo do rabino –, a turma que anda por aí se fingindo indignada com o que dizem à boca pequena sobre o efeito colateral dos remédios contra insônia advoga a criação de um tipo de casta imune a brincadeiras.

Se eu não posso fazer piada com quem lutou contra a ditadura nos anos 70, não devo brincar, por exemplo, com o presidente Lula, só para citar um caso muito mais célebre de militância política do que o companheiro Sobel. Se eu não posso fazer piada com alguém que provavelmente esteja agindo sob efeito de remédios tarja preta, cacilda!, vou perder também o Suplicy. Se eu não posso fazer piada com judeus, nem o Gerald Thomas vou poder mais ridicularizar, caramba! Vai chegar o dia em que só vão me restar as louras. Sabe a última da Hebe Camargo?

Tenho lido coisas estarrecedoras a respeito da forma como devemos nos comportar sobre essa história das gravatas em Palm Beach. O ator José de Abreu jura que não encabeçou, como deu nos jornais, mas subscreveu o manifesto que classifica o ocorrido com Henry Sobel como a prova definitiva de que “todos somos humanos”. Falta ainda explicar que diabos quis dizer nessa entrevista ao site ‘Ego’: “Sem discutir o mérito da questão, se ele roubou ou foram remédios que levaram ao ato, não interessa! O importante é o que ele já fez pelo Brasil, inclusive em função do comunismo no país." Como dizia Shakespeare, ter sido ou não ter sido, eis a questão!

Outra que deu seu testemunho, Vera Fischer foi comovente: “Deslizes podem acontecer com qualquer pessoa”. Palavra de especialista. No caso dela, talvez por ser loura e nada ter feito contra a ditadura, quando acontece algo assim todo mundo pode brincar à vontade. Henry Sobel também é louro e, apesar do corte chanel, nem com seu penteado aceitam-se brincadeiras. Por muito menos, aliás, arruma-se briga com Deus e o mundo. Dia desses achei que poderia ter alguma graça dizer que “Maluf teria tomado uma overdose do remédio de Henry Sobel…” Pra quê? O leitor Almir Ammari percebeu o seguinte nas minhas intenções:

Tudo bem que o SR.MALUF tem problemas, mas justamente por ser de origem árabe você o escolheu nesta hora contra um judeu? Lamentável. Reflita melhor antes de qualquer comentário.OBS: Não sou parente do SR. MALUF e nem o conheço.”

Leitor, vocês estão carecas de saber disso, é assim mesmo: cada um entende de um jeito e vamos em frente. Os que entendem a piada do jeito que se pretende contar produzem outras, igualmente desprovidas de preconceitos. Que mal pode haver nessa aqui, que me foi enviada por Edilson Moura Pinto?

Henry Sobel é o candidato ideal para presidente do Brasil em 2010. Já provou, inclusive, que não sabe roubar.”

Outro leitor, Esteban Vianna, me ajudou a tirar da cabeça as minhocas do preconceito que movem uns e outros a pensar. O texto abaixo é dele e explica perfeitamente por que tenho feito e vou continuar fazendo humor com o caso Henry Sobel:

Para além da religião monoteísta, do humanismo, do monte de filósofos, artistas e cientistas, acho que a principal contribuição dos judeus para a humanidade foi o humor – implacável, auto-depreciativo, irônico e inteligente. O humor é parte indissolúvel da identidade judaica.”

Talvez não tenha nada a ver, mas me vem à cabeça a célebre resposta de Seinfeld a um padre no confessionário. O humorista foi à igreja para se queixar que um membro daquela congregação – péssimo contador de piadas – tinha se convertido ao judaísmo só para poder contar, sem culpas, piadas de judeus. O padre, intrigado, perguntou-lhe: “E isso o ofende como judeu, meu filho?”.

“Não, isso me ofende como humorista
.” "

Se ALA souber disso...

O paraíso gay

Por Pedro Doria no blog No Mínimo:


"A Arábia Saudita é o paraíso gay do Oriente Médio – apesar de, talvez, ser o país onde o islamismo é mais radical. Um dos motivos é exatamente este. A lei do Estado é a sharia, a lei sagrada. A vertente predominante da religião é o wahabismo, nascida há dois séculos, uma visão fundamentalista que deu origens a coisas como Osama bin Laden e o Talibã.

E é dado que homem, sem parentesco de primeiro grau ou casamento, não pode andar acompanhado de mulher. Está no shopping com uma moça, o sujeito lá duns vinte e poucos, a Polícia de Vícios pára. Dá prisão e tudo.

Acompanhado de homem, ninguém estranha.

Existe uma extensa comunidade gay nos subterrâneos sauditas – e razoavelmente bem organizada. Existe uma certa permissividade. Homens paqueram outros abertamente – quão mais clara a pele, quão mais finos os traços, mais interessantes ficam.

Um dos motivos de o movimento gay ser razoavelmente intenso é que, como o contato com homens é facilitado e com mulheres, dificultado, homens jovens só têm acesso a sexo com outros homens.

Há também um quê de tradição. Homossexualismo não é visto, no Islã tradicional, como identidade. É um ato, no máximo uma fase, mas não algo com o qual você tenha que viver. Há poemas clássicos árabes de teólogos importantes elogiando a beleza de jovens adolescentes. Ainda hoje, na Arábia Saudita, não é raro um bando de marmanjos parar o café porque um garotão bem apanhado de buço passou. É como quando em Ipanema admiram a mocinha que ganhou suas curvas que desfila de biquíni quando vem o verão.

O Coorão não cita qualquer pena para o ato homossexual – embora o adultério seja pecado grave. Oficialmente, na Arábia Saudita equivale-se o ato homossexual a adultério, para que possa ser punido. E é punido. Às vezes."

Após ler relatório na Câmara Federal, Fátima Bezerra (PT-RN) recomenda aprovação do Fundeb

Projeto pode ser votado nesta terça-feira (10)

"A regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pode ser votada nesta terça-feira (10), em sessão no plenário da Câmara dos Deputados.

Na tarde da segunda-feira (9), a relatora da matéria, Fátima Bezerra (PT-RN), fez a leitura do relatório do parecer. A medida provisória do Fundeb recebeu 251 emendas e 87 sugestões de parlamentares, representantes de governo e da sociedade civil.

Na proposta, a relatora recomenda a aprovação do projeto de lei de conversão, que inclui creches comunitárias entre as que podem receber recursos do Fundeb, desde que a educação infantil seja oferecida para crianças de até três anos. Para ter acesso aos recursos, as creches deverão cumprir alguns requisitos como ter certificado do Conselho Nacional de Assistência Social e atender a padrões mínimos de qualidade.

O projeto prevê, ainda, o piso nacional para os professores da educação básica. A proposta do piso foi encaminhada pelo governo ao Congresso, no valor de R$ 850,00 para carga horária semanal de 40 horas."

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Tudo Azul

Notícias da economia brasileira:
  • O risco Brasil (famigerado índice que mede o interesse do investidor estrangeiro em aplicar recursos em títulos do país) registrou hoje o menor nível histórico: 154 pontos;
  • A Bovespa fechou em alta de 0,45%, registrando seu terceiro recorde de fechamento em pontos consecutivo: 46.855 pontos;
  • O dólar comercial fechou em baixa de 0,34%, chegando perto dos R$ 2.

Não faz muito tempo, os profetas do caos alardeavam aos quatro ventos que o Brasil viraria uma Argentina [uma referência à crise enfrentada por aquele país, que levou milhares de pessoas às ruas para protestar e terminou com a renúncia do então presidente Fernando de la Rua] caso Lula fosse eleito presidente.

Para os críticos do Bolsa Família

PROGRAMA REDUZ A DESIGUALDADE DE RENDA EM 10%

De Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada:

"O pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Gabriel Ulyssea disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 09, que o Bolsa Família é responsável pela redução de 10% na desigualdade de renda no Brasil.

Ulyssea disse que o Bolsa Família é uma demonstração de como melhorou a focalização dos programas sociais no Brasil. E isso, segundo ele, contribui para diminuir a desigualdade de renda entre os trabalhadores brasileiros.

O coeficiente de Gini do Brasil, que na década passada estava acima de 0.6, está hoje no menor valor dos últimos 30 anos (0.566). O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade social.

Gabriel Ulyssea disse que o Bolsa Família tem a vantagem de focar na criança e só liberar os recursos para a família que mantiver os filhos na escola. Isso, segundo ele, mostra que o programa não estimula a preguiça.

Segundo Ulyssea, o Bolsa Família também não pode ser visto como um programa que “vicia” o pobre e é meramente assistencialista. Ele disse que é assistencial porque distribui dinheiro aos mais pobres, mas cobra uma contrapartida, que é manter os filhos na escola. Por isso, o bolsa Família não é assistencialista ou “viciante”.

Ulyssea fez mestrado com bolsa do Governo e vai fazer doutorado com bolsa do Governo. Ele disse que não se considera “assistencializado” ou “viciado”.

Os estudos sobre a diminuição da desigualdade de renda no Brasil estão num livro que o IPEA vai lançar na próxima sexta-feira, dia 13. O livro “Desigualdade de Renda – Uma Análise da Queda Recente” é organizado pelos economistas Ricardo Paes de Barros, Gabriel Ulyssea e Miguel Foguel."

Nova Lei de Crime Hediondo permite liberdade provisória

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"A recente mudança na Lei de Crimes Hediondos, votada às pressas no Congresso Nacional para dar uma resposta ao clamor popular pelo endurecimento da legislação penal, aprovou uma antiga reivindicação de setores mais progressistas sem que boa parte dos parlamentares percebesse isso.

A nova lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 28, endureceu os critérios para a progressão de pena nos crimes hediondos (como transferência do regime fechado para um mais brando, como o semi-aberto). E retirou a proibição da concessão de liberdade provisória para acusados por esses crimes.

O texto, aprovado na Câmara e no Senado, restituiu legalmente ao acusado de crime hediondo o direito de esperar o julgamento em liberdade, caso preencha os requisitos -não represente risco à sociedade ou à realização do processo e não apresente perigo de fuga.

Com a mudança, juízes não têm mais nenhum impedimento legal se quiserem conceder a liberdade provisória. Mas a concessão não será automática. Vão avaliar caso a caso, como fazem nos crimes comuns.

A mudança na lei ocorreu sem debate público e surpreendeu integrantes do Judiciário. Setores que defendiam o endurecimento começam a reagir contra a medida que, para eles, traiu o espírito da alteração da lei. Defendem adendo na nova lei para anular a mudança."

Mais Economia

Brasil vai crescer mais, dizem economistas


"Analistas e economistas brasileiros elevaram mais uma vez suas projeções para a taxa de crescimento do país em 2007 e 2008.

De acordo com pesquisa semanal feita pelo Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, os analistas consultados esperam que a economia do país cresça 3,9% este ano e no próximo.

Na pesquisa anterior, as estimativas indicavam uma expansão de 3,51% em 2007 e de 3,6% em 2008."

Uol Economia

Semana Santa violenta nas estradas

Números de acidentes aumentou 23,86% no período

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 23,86% no número de acidentes nas estradas do país durante o feriado da páscoa.

O número de mortes e feridos também registrou aumento em realação ao mesmo período do ano passado: 2,6% e 29,25%, respectivamente.

Foram registrados 1.744 acidentes, com 1.149 feridos e 79 mortos.

Com informações do jornal O Globo

Só faltava essa mesmo

Clodovil quer horário exclusivo para ele na TV Câmara

Do Blog do Noblat, hoje:

"O deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) solicitou, semanas atrás, um horário exclusivo para ele na TV Câmara. Queria fazer na TV pública um programa de variedades.

Constrangidos, os responsáveis pela comunicação da Câmara negaram o pedido do deputado. Clodovil quis saber o porquê, afinal, se a TV é da Câmara, por que não poderia ser usada por um deputado, ainda mais um comunicador?

Ouviu que se o pedido fosse aceito, os outros deputados, incluindo os comunicadores, teriam o mesmo direito e não haveria tempo e estrutura para atender a todos.

Clodovil saiu-se com essa:

- Vocês sabem que eu sou diferente dos outros.

O argumento não colou. Clodovil terá de se contentar em ser igual aos demais."

Educação

2,4 milhões de jovens brasileiros são analfabetos

65% desse total vive no Nordeste

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que ainda é preocupante o número de jovens analfabetos no Brasil. Dos 15,5 milhões de brasileiros acima de 10 anos que não sabem ler nem escrever, 2,4 milhões — 15% — têm menos de 30 anos. O quadro é ainda mais problemático no Nordeste, que concentra 65% dos jovens analfabetos do país.

Considerados apenas os jovens entre 15 e 29 anos, são 1,8 milhão de iletrados.

Os dados foram divulgados pelo jornal O Globo nesta segunda-feira.

De acordo com O Globo, a Pnad de 2005 mostra que o analfabetismo atinge 578 mil crianças de 10 a 14 anos.

Recordar é viver

Uma das promessas da governadora Wilma de Faria, quando estava em campanha pela reeleição no ano passado, foi de zerar o número de analfabetos no Rio Grande do Norte até o final do seu segundo mandato, em 2010. A conferir.

Economia

Inflação menor em março

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 0,22% em março. O índice representa uma leve queda em relação ao mês anterior, quando o IGP-DI ficou em 0,23%.

Até março, o IGP-DI acumula elevações de 0,88% no ano e de 4,49% em 12 meses. O período de coleta de preços para o IGP-DI de março foi do dia 1º a 31 do mês passado.

Portal G1

Vaticano superdimenciona católicos no Brasil

O censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 73,8 % dos brasileiros são católicos - cerca de 125 milhões de pessoas.

Contrariando os dados do IBGE, o Vaticano irá divulgar nesta semana sua estimativa oficial para o número de católicos do Brasil. Para o Clero, há no Brasil 155,6 milhões de católicos - 84,5% da população. Os dados se referem ao ano de 2005.

De acordo com a Folha Online, o critério usado pelo Vaticano para calcular o tamanho do rebanho católico baseia-se exclusivamente no número de batizados - dados esses forncecidos pelas dioceses de todo mundo.

Resta perguntar: qual a confiabilidade desse levantamento e qual a sua base científica?

A Folha Online ouviu o secretário da Associação Italiana de Ateus, Raffaele Carcano, que disse duvidar da credibilidade das estatísticas da Santa Sé.

"Nós chegamos a analisar três anuários estatísticos seguidos, e verificamos que às vezes o número de batizados é arredondado, e em outras é maior do que o número de crianças que nasceram naquele ano", declarou ele à Folha.

Os números do Vaticano realmente são muito estranhos. Parecem feitos de encomenda para a vinda do Papa Bento 16 ao Brasil.

É sabido que há no país uma larga tendência ao sincretismo religioso e que, em muitos casos, as pessoas se declaram católicas muito mais por causa do "Efeito Gabriela" ("Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...") do que por convicção de fé.

As "estatíscas" do Vaticano tentam esconder o crescimento vertiginoso do movimento evangélico no Brasil - principalmente da ala pentecostal desse movimento.

São números travestidos de oficialidade para enganar os desinformados.

domingo, 8 de abril de 2007

Datafolha: 55% dos brasileiros são favoráveis à pena de morte

A Folha de S. Paulo divulgou hoje a pesquisa Datafolha que mostra o crescimento do apoio dos brasileiros à pena de morte. O índice atingiu os 55%.

Há duas semanas, conforme noticiado aqui no blog ("Show de Violências" - 26/03), o mesmo Datafolha havia atestado o aumento da "percepção" da violência pela população, principal problema brasileiro na opinião de 31% da população.

A matéria da Folha credita o aumento da "mobilização popular e a repercussão na mídia do tema insegurança pública" ao assassinato do menino João Hélio Fernandes, em fevereiro.

Reafirmo o que escrevi quando da divulgação da primeira pesquisa Datafolha. Esses números sobre a violência e a pena de morte coincidem com a hiperexposição do assunto na mídia.

Mas não é só isso. Esse alarmismo midiático em torno da violência, alimentando na população o desejo daquilo que Fernando de Barros e Silva, em artigo na Folha, chamou de "justiça justiceira", só ocorre porque o menino João Hélio Fernandes era branco e filho de uma família de classe média.

Crianças, adolescentes e jovens morrem todos os dias nas periferias das grandes cidades brasileiras. Mas essa verdadeira tragédia é quase ignorada, porque essas crianças, adolescentes e jovens morrem nos morros, são pobres e têm a cor da exclusão. Nas palavras de Gilberto Dimenstein, são "seres humanos quase invisíveis". Essas mortes não aparecem no Jornal Nacional nem causam comoção às pessoas.

Não mudo de opinião. A paz real será impossível enquanto não se mudar essa estrutura cruel e excludente da nossa sociedade, enquanto pensarmos nela [a paz] apenas como fruto do poder coercitivo do Estado e enquanto continuarmos relegando tantos brasileiros ao esquecimento.

Tablóide: Candidato da extrema-direita na França defende masturbação entre jovens

Do portal G1

"O candidato de ultra-direita à Presidência da França, Jean-Marie Le Pen, defendeu no domingo sua recomendação para que os jovens sejam encorajados a se masturbar em vez de receberem camisinhas.

A sugestão foi feita inicialmente por Le Pen em um fórum organizado pela revista "Elle" na quinta-feira (5). Diversos candidatos foram convidados a falar no evento para discutir "o que as mulheres querem".

Os comentários de Le Pen enfureceram a platéia de mulheres e estudantes na universidade de elite em que o evento foi realizado.

"Quando eles me perguntaram se eu concordava com a distribuição de camisinhas a jovens crianças do ensino médio, eu disse, escutem... eles podem sempre usar o método 'manu militari"', afirmou à rede de televisão TV5.

"É muito menos perigoso que usar camisinhas."

Le Pen, que chocou a França ao ficar em segundo lugar nas eleições de 2002, está em quarto lugar, de acordo com pesquisas antes do primeiro turno, em 22 de abril."