sábado, 28 de julho de 2007

Censura

Leio o blog da jornalista Thaisa Galvão quase diariamente - não porque gosto, mas por dever de ofício, que fique bem claro. Freqüentemente, escrevo comentários às notas lá publicadas. Mais freqüentemente ainda, meus comentários são solenemente ignorados, censurados. Isso revela uma faceta muito comum aqueles que ocupam postos de comando nos veículos de comunicação locais e nacionais - não publicar críticas. Quando muito, publicar apenas críticas leves, que venham ao encontro do interesse do gatekeeper.

Hoje, enviei mais um comentário ao blog da editora de "O Jornal de Hoje". Na certeza de que mais este será igualmente censurado, transcrevo aqui a mensagem enviada para que fique registrado o meu protesto:

"É uma pena que vc [Thaisa Galvão] censure alguns comentários. Principalmente quando eles questionam sua postura jornalística ou quando faz críticas aqueles que você defende. Aliás, este é mais um comentário que deverá ser enviado à lixeira. Insisto em escrevê-lo apenas para que você saiba que nem todos são leitores passivos, sem cérebro , como querem a maioria dos comandantes da mídia nativa. E ainda falam em liberdade de imprensa, mesmo sonegando a liberdade de opinião e crítica aos cidadãos. Em Natal, como em todo o Brasil, não existe liberdade de imprensa. O que existe é liberdade de empresa."