quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

TV Digital

Ministro da Cultura e presidente da Câmara discutem TV digital

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), discutiram hoje (14) a implantação da TV Digital no país. Gilberto Gil disse que interessam ao Ministério da Cultura as implicações da nova técnica na cultura brasileira, na questão da regionalização e de aspectos como as TVs públicas e comunitárias.

"Não acredito que o Ministério vá se posicionar sobre o modelo a ser escolhido. Qualquer um deles poderá atender as demandas brasileiras. Falta muito pouco para o governo ter elementos para decidir sobre o modelo", disse Gilberto Gil.

"É importante que o governo tenha elementos suficientes para tomar uma decisão madura", afirmou o ministro. Segundo ele, o Brasil está amadurecendo a discussão sobre o assunto e deve tomar uma decisão em breve, talvez em um mês. Gil disse que todas as questões relativas à implantação e escolha do sistema de TV digital estão sendo amplamente discutidas. "Estamos há dois ou três meses participando das discussões", afirmou.

O deputado Aldo Rebelo ressaltou que a preocupação da Câmara com as negociações e os aspectos industriais da incorporação do padrão digital ao país estão contempladas na discussão do Congresso Nacional. Ele disse que a Câmara não vai recomendar ao governo a adoção de um ou de outro padrão. "Não creio que esse seja um assunto substantivo da Câmara. A Casa está mais preocupada com os desdobramentos resultantes da adoção do padrão digital", observou.

Agência Brasil

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

A chantagem da oposição

Do blog do Noblat (http://noblat1.estadao.com.br):

"O que teme a oposição? Por que ameaça convocar o ministro Márcio Thomáz Bastos, da Justiça, para depor na CPI dos Bingos caso o lobista mineiro Nilton Monteiro seja logo ouvido na CPI dos Correios?

Foi Monteiro que entregou à Polícia Federal cópia da suposta "Lista de Furnas", o papelório com os nomes de 156 políticos que teriam recebido R$ 36,5 milhões de mais de uma dezena de empresas brasileiras e multinacionais a título de ajuda para as eleições municipais de 2002.

A CPI dos Correios quer ouvir Monteiro nesta ou na próxima semana. Nesse caso, a oposição forçará a barra para que a CPI dos Bingos ouça de imediato o ministro da Justiça.

Foi o senador Agripino Maia, líder do PFL, que disse:

— Se decidirem antecipar o depoimento de um pseudo-chantagista, a convocação do ministro da Justiça será inevitável. E podem estar certos de que vamos encaminhar o requerimento no foro onde tivermos maioria. Não vamos votar para perder.

A Polícia Federal investiga a autenticidade da cópia da "Lista de Furnas" e está atrás do original. Ainda não concluiu que tudo não passa de uma fraude, embora pareça, sim.

Monteiro se dispõe a depor na CPI dos Correios e a ser acareado com Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas, a quem aponta como o autor da lista.

Por que Agripino Maia se apressa a tratar Monteiro como um "pseudo-chantagista"? E se o desqualifica desde já, por que sugere chamar Thomáz Bastos para depor sobre o que tenta provar um desqualificado?

Se convidado, o ministro irá à CPI. Mas nada dirá que possa por em risco a investigação da Polícia Federal.

Quer dizer: sua presença, ali, será inócua.

A de Monteiro, talvez não. Ele se diz disposto a contar tudo o que sabe. Talvez por isso a oposição não queira ouvi-lo."

Ibope, Datafolha e CNT/Sensus mostram recuperação de Lula, mas tucanos duvidam das pesquisas...

Lula sobe, tucanos reclamam...

A mais recente pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira indica que o presidente Lula seria reeleito, caso as eleições fossem hoje, com uma vantagem de 10 pontos contra seu adversário mais forte, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). No segundo turno, Lula teria 47,6% dos votos contra 37,6% de José Serra.

Os tucanos, claro, não gostaram nada da notícia. Várias vezes, durante a crise política que começou no ano passado, a turma de FHC declarou o fim precoce do governo Lula e sua derrota iminente em 2006. O senador Arthur 'Estressadinho' Virgílio, líder dos tucanos no senado, deixou claro que o pessoal das aves de bico grande não estão conformados com a recuperação de Lula nas pesquisas.

Virgílio disse que o PSDB iria pedir ao STE uma auditoria na pesquisa CNT/Sensus, porque, segundo ele, o instituto não merece confiança, além do que, objeta o representante do tucanato, o governo pode ter adulterado o resultado da pesquisa.

O curioso é que antes, quando o mesmo instituto realizou outras pesquisas onde Serra venceria Lula, nenhum tucano reclamou abriu o bico. Agora, evidentemente, uma pesquisa favorável ao presidente Lula tem que ser colocada em xeque.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Entre a cruz e a espada

"A Escolha de Sofia" do PT

Do Blog do MELLO (http://blogdomello.blogspot.com):

"As últimas atitudes do presidente Lula puseram o PT na mesma situação da protagonista do filme A Escolha de Sofia. Nele, Sofia, uma imigrante polonesa vivida por Meryl Streep, é obrigada por um oficial nazista a escolher qual de seus dois filhos sobreviverá.

No caso do PT a situação é ainda mais dramática: o partido pode estar decidindo não o futuro dos filhos, mas o seu próprio.

O PT era a favor da verticalização e Lula não. O presidente jogou pesado e a verticalização caiu, contra o voto do PT.

Agora o presidente já mandou avisar que o PT tem que abrir mão de candidaturas próprias em alguns estados para que Lula possa ter palanques fortes, que favoreçam sua reeleição.

No Rio, por exemplo, Lula quer apoiar o (na verdade quer o apoio do) senador Marcelo Crivella (PRB), que é sobrinho do bispo ‘Templo é Dinheiro’ Macedo. E há mais no saco de alianças: Quércia para o senado em São Paulo, em detrimento da candidatura de Eduardo Suplicy. Sem contar o PMDB de Jader Barbalho no Pará....

Como fica o PT? Faz o jogo de Lula e topa tudo pela reeleição ou enquadra o presidente em busca das raízes petistas e arrisca-se a perder a presidência?

De todos os partidos atingidos pelo chamado “escândalo do mensalão” o PT foi o que sofreu o maior desgaste.

Nesta eleição ele tem a oportunidade histórica de reconstruir sua história ou de definitivamente colar seu destino ao do presidente Lula, deixando de ser o Partido dos Trabalhadores e passando a ser apenas o Partido do Lula."

Comentário:

Como é que passa pela cabeça de alguém no PT apoiar Quércia, no lugar de Suplicy? E Jader 'Perereca' Barbalho? Esse maldito pragmatismo pode até levar o PT a ganhar as eleições, mas joga o nome e a história do partido na lama. Ninguém agrada a dois senhores, mas o PT insiste em vender a alma ao diabo e, ainda assim, recitar o 'Pai Nosso' todo dia.