sábado, 26 de abril de 2008

Disseram que vou ficar americanizado

É o seguinte. Resolvi fazer inglês de verdade. Vou ter aulas particulares com um professor amigo meu. A primeira aula, grátis, vai ser daqui há pouco, às 18h. O Helcon disse que a metodologia neurolingüística é mais fácil e de rápida assimilação. Metodologia neurolingüística? Ah, meu Deus. Chama o síndico!!!

Brasil daqui pra frente

Luis Nassif faz hoje em seu blog uma boa análise do atual ciclo político e partidário brasileiro e projeta o cenário para o futuro, quando acabar a era FHC-Lula.

A primeira conclusão de Nassif é que não há mais partidos políticos, com ideologia definida e conteúdo programático unificado. Em conseqüência desse vácuo de idéias, vive-se a era dos escândalos.

A transição para o futuro, sugere ele, talvez se dê melancolicamente. FHC trouxe a establilização, Lula a manteve e acrescentou as políticas sociais universalizantes. Mas faltou criar, observa Nassif, "as bases do desenvolvimento com inclusão social, a definição do futuro como linha de governo".

A única coisa que me parece prematura é decretar agora o fim do ciclo. Lula ainda tem mais de dois anos como presidente.

Para ler a análise na íntegra, clique aqui.

Que bicho é esse?

A anunciada aliança entre PMDB e DEM pela reeleição do prefeito Gilberto Kassab em São Paulo deu origem a uma coisa ('coisa' é meu coringa) de nome esquisito. A Folha chamou a coligação de "acordo peemo-demista". Ô, povo esquisito!!!

Pausa

Esse quiprocó da eleição em Natal fez o blog ficar mais 'local'. As últimas postagens têm sido todas sobre a província e sobre esse assunto. Esse negócio vicia. Mas é hora de fazer um break.

Teimosia

O prefeito Carlos Eduardo declarou que apóia a candidatura do PT, a governadora Wilma de Faria afirmou que endossa o apoio dele e o senador Garibaldi Alves Filho disse que está "confiante" na união da "base de apoio do presidente Lula" em Natal. Gari ainda cantou o nome da cabeça de chapa: ‘‘Fátima é um bom nome’’. Mas tem gente na imprensa que insiste em dizer que a aliança não vai vingar. Ô, povinho teimoso!!!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Rosalba ficou devendo explicação

A senadora Rosalba Ciarlini foi homenageada hoje pela manhã na Assembléia Legislativa com a Medalha de Honra ao Mérito Maria do Céu Fernandes. A côrte estava toda reunida: os senadores José Agripino e Garibaldi Filho, os deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado, os deputados estaduais Robinson Faria e Leonardo Nogueira, a prefeita de Mossoró Fáfa Rosado e o secretário de Justiça e Cidadania Leonardo Arruda Câmara. Em seu discurso de agradecimento pela honraria, Rosalba exaltou a mulher potiguar, reclamou da discriminação de gênero, se disse "obstinada em servir ao RN e ao Brasil" e falou sobre os grandes problemas do país. Entre eles, a saúde pública. A senadora disse que os problemas da saúde são fruto da falta de investimentos do governo federal na área. Ela só não explicou por que votou pela derrubada da CPMF, que retirou R$ 40 bilhões, sabem de onde?, precisamente da saúde.

Tudo se copia

Este blogueiro escreveu ontem à noite aqui no blog que desde que Lula chamou Wilma para um tête-a-tête em Brasília, por aqui só se fala na "união da base do presidente Lula". Aí teve blogueira esperta copiando este humilde escriba e fazendo pose de quem descobriu a roda. Ô, raça!!!

Eu, jornalista

O jornalista é conhecido, entre outras coisas, pelo ego imenso que ostenta. Há até uma piada sobre isso: "Advogado pensa que é Deus. Jornalista tem certeza". Jornalista não gosta de ser contestado e acha que sempre está com a razão. O 'jornalista-analista' é pior ainda. Ele se acha especialista em tudo e JAMAIS admite a falibilidade das suas análises e previsões, que são, obviamente, sempre muito bem fundamentadas. Existe também aquele jornalista que briga com os fatos, quando eles contrariam seus interesses pessoais. Ele passa, então, a confundir opinião com notícia e tenta insistentemente ludibriar a opinião pública. Transforma uma versão dos acontecimentos na única versão possível, negando ao público o direito ao contraditório. Eu começei a escrever este post com uma coisa em mente, mas ele foi ganhando vida própria e se transformou nesta espécie de metacrítica. Não estou isento do meu próprio julgamento. Estou absolutamente consciente de que um dia tudo o que eu escrevi aqui pode se voltar contra mim. Por fim, admito que posso estar redondamente errado sobre tudo o que eu disse acima.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Viva a diversidade



A turma do arco-íris marcou território hoje à noite na Assembléia Legislativa. Foi a 1ª Conferência Estadual de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais do Rio Grande do Norte. Oficialmente, os debates giraram em torno do combate à homofobia e ao preconceito. Mas, dizem as más línguas, que a galerinha alegre aproveitou pra botar os babados em dia. Ô, povo da língua grande!!!

Ele tem a força

O presidente Lula é o cara. Lembram quando ele chamou a governadora Wilma para conversar em Brasília e pediu que ela priorizasse a união nas eleições em Natal dos partidos que dão sustentação ao governo federal? Não lembro agora quando aconteceu esse tête-a-tête. Mas desde que Lula falou com Wilma que não se fala em outra coisa que não seja a "união da base do presidente Lula". O presidente está cada vez mais popular, seu governo bate recordes de aprovação e todo mundo quer a sua bênção em 2010, quando Lula será o maior eleitor do país. Quem é doido de desagradar ao homem?

Bye Bye Rogério

Carlos Eduardo anuncia apoio à candidatura do PT

Agora é pra valer. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, pôs fim às especulações e assumiu sua preferência pela candidatura do PT. Carlos fez o anúncio no final da tarde de hoje, após reunir-se com a comissão eleitoral do Partido dos Trabalhadores. A tese do prefeito é que o PT é a única legenda com condições de reunir a base de apoio do presidente Lula e que o partido "representa o governo federal, o maior parceiro do município e do governo [estadual]". O prefeito também declarou que Wilma e Garibaldi defendem essa mesma tese e deverão seguir juntos no mesmo palanque, apoiando o(a) candidato(a) do PT.

O interessante dessa história é que Carlos Eduardo dizia que só se pronunciaria sobre as eleições em maio, mas acabou falando antes. Wilma de Faria, que ia falar antes, deixou pra depois. Garibaldi Filho, que fala, fala, fala, mas a gente não entende nada, deve dizer alguma coisa depois do final de semana.

Falta definir quem vai encabeçar a chapa do PT. Fátima Bezerra voltou a ser cogitada, com grande possibilidade de efetivamente tornar-se a candidata do triunvirato PT-PSB-PMDB.

Micarla de Sousa (PV), por sua vez, tenta atrair Luiz Almir (PSDB) para o seu lado. José Agripino (DEM), Robinson Faria (PMN) e João Maia (PR) já estão com a borboleta.

Enquanto isso, na Sala de Justiça... Hermano Morais e Rogério Marinho ouvem a Legião Urbana bem baixinho:

Bye, bye bye Johnny
Johnny, bye, bye

Família ê, Família ê, Família...


Essa aí, redondinha e com o microfone em punho, é minha mãe. Fantasiada de não sei o quê e sem o menor pudor, saiu às ruas de Alexandria para mobilizar as pessoas na luta contra a dengue.

Maria Helenilda o nome dessa figura. Ela é a pessoa que mais me faz rir nessa vida - e chorar também, mas de saudades.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A fênix

Fênix é o pássaro mitológico que renascia das cinzas. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) pode se transformar na fênix da política potiguar. Ela desistiu da sua pré-candidatura à prefeita porque não tinha apoio do partido, mas hoje, em Brasília, seu nome ressurgiu na conversa entre a governadora Wilma de Faria (PSB) e o presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB) sobre as eleições em Natal. Fala-se que para unir PT, PSB e PMDB no mesmo palanque, o cabeça de chapa deve ser do PT. Carlos Eduardo quer Virgínia, Wilma quer Mineiro e Garibaldi quer o que Carlos e Wilma combinarem, desde que chamem ele. Fátima, vejam só, seria a única com condições de agradar a gregos e troianos. Eu prefiro ver pra crer. Mas vale a pergunta: será que agora é Fátima?

O troco

O PMDB deu o troco no PT. O partido do presidente Lula rompeu a aliança com os peemidebistas em Salvador, onde faziam parte do governo do prefeito João Henrique, que tentará a reeleição, para lançar candidato próprio. Em São Paulo, quando estava quase tudo certo para o PMDB apoiar a candidatura da petista Marta Suplicy, Orestes Quércia anunciou que seu partido vai apoiar o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), também candidato à reeleição. O PT ficou a ver navios. Eu acho é pouco. É nisso que dar se meter com políticos do naipe de Quércia.

Literatura neles

Juiz manda réus lerem Guimarães Rosa e Graciliano Ramos

O juiz da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Mário Jambo, determinou que dois acusados de cometer crimes pela internet, para continuarem em liberdade provisória, terão que estudar e se dedicar à literatura.

Paulo Henrique da Cunha Vieira, Ruan Tales Silva de Oliveira e Raul Bezerra de Arruda Júnior, acusados de de integrar uma quadrilha especializada em roubar senhas de correntistas de bancos pela internet e falsificar cartões de crédito, serão obrigados a ler A hora e a vez de Augusto Matraca, último conto do livro Sagarana de Guimarães Rosa; e Vidas Secas de Graciliano Ramos.

Além de ler, a cada três meses eles terão que entregar um resumo de dez laudas dos livros indicados pelo juiz.

Em seu despacho, o meritíssimo escreveu que os acusados "ficarão sujeitos a uma nova decretação de prisão preventiva em caso de inobservância de alguma das condições estabelecidas".

Eles foram presos durante a Operação Colossus da Polícia Federal, em agosto de 2007.

O dia em que o céu caiu sobre Natal

Avenida Rio Branco (foto tirada com um celular)




Este blogueiro testemunhou o caos na cidade hoje cedo. Fiquei ilhado sob a marquise das Lojas Americanas no centro por mais de duas horas por conta do temporal que se abateu sobre Natal.

Na calçada da loja onde as pessoas se aglomeravam, dois bueiros estouraram. Lá dentro, uma parte do gesso do teto desabou. Durante alguns minutos faltou eletricidade. "Ninguém sai e ninguém entra", avisou o segurança.

A Avenida Rio Branco ficou completamente alagada . Escureceu em pleno dia e os carros circulavam com os faróis ligados. Muitas lojas fecharam as portas e os colégios do centro suspenderam as aulas.

Na Assembléia Legislativa, faltou eletricidade e a água invadiu alguns gabinetes. Notícias do caos chegavam a todo instante. Pessoas ficaram ilhadas e não conseguiram chegar ao trabalho. O trânsito foi interditado em frente ao Natal Shopping e houve registro de congestionamento em vários outros pontos. Postes caíram e carros foram arrastados pela força das águas.

Hoje vai ficar registrado como o dia em que o céu caiu sobre Natal.

Quem fiscaliza e pune os jornalistas?

Do Xeleleu News:

A que ponto chegou o nosso jornalismo. Me envergonho, as vezes, desse povo. Total parcialidade, vínculo, subserviência. Sempre estão atrelados a alguém. Permitem que os usem de acordo com a necessidade do momento. Por qualquer 500, 1000, 1500 reais se vendem, se dão, se deixam usar. Toda a ideologia um dia defendida na faculdade se vai num simples acordo. E quem um dia foi radicalmente combatido se transforma em estadista num estalar de dedo. Essa turma não tem consciência, não tem noção, não tem coração. O conselho de medicina caça o diploma do médico em caso de erro e comprovação. A ordem dos advogados também. Afinal, quem fiscaliza e pune esses jornalistas?

Comentário

O governo Lula ensaiou apresentar o projeto do Conselho Nacional de Jornalismo, para regulamentar a profissão. Mas recuou diante do alarido do PIG e engavetou o projeto, acuado pelo discurso fajuto de "censura". Toda vez que se fala em controle social da mídia, as velhas raposas invocam essa lorota de censura para manter intocado o seu poder e não ter que dar satisfações ao público. O jornalista é somente um capacho e sinônimo de cão de guarda do patrão. Também é associado ao traidor que se vende por qualquer 30 dinheiros.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Desolação

Eliane Cantanhêde, coitadinha, está numa desolação de dar dó. Tudo por causa da eleição de Fernando Lugo no Paraguai.

Na Folha de São Paulo desta terça-feira, a colunista minimizou a vitória de Lugo e disse que ele é "apenas mais um" esquerdista eleito na AL.

A coluna de hoje da moça começa assim:

Um líder sindical no Brasil, um genuíno índio na Bolívia, um coronel nacionalista e metido a esquerdista na Venezuela e, agora, um ex-bispo no Paraguai. Sem contar as duas mulheres, uma no Chile e outra na Argentina.

Tá ou não tá desorientada?!

"Dossiê Veja" e as relações incestuosas na mídia

Luis Nassif publicou mais um capítulo da série de reportagens sobre a revista Veja. Agora ele trata das "relações incestuosas" da revista com o banqueiro Daniel Dantas.

Começa assim:

O modelo de assassinato de reputações, como arma de disputas comerciais, alcançou seu auge na recente fase da revista Veja, especialmente através do colunista Diogo Mainardi.

O último capítulo dessa novela foram colunas e podcasts de Mainardi, a respeito de um dossiê que continha trechos de um inquérito sigiloso do Ministério Público Italiano.

Conforme demonstrado em dois capítulos da série (O post-it de Mainardi e Lula é meu álibi), ao contráriodo que Mainardi afirmava em sua coluna, o dossiê foi escaneado no Brasil, rearrumando papéis do inquérito original da Itália. E a prova maior é que seu conteúdo foi divulgado no mesmo dia em que o arquivo foi gravado, no site de uma ex-jornalista da “Folha”, Janaína Leite.

Tempos depois, a revista Carta Capital entrevistou Angelo Jannone, ex-chefe de Segurança da Telecom Italia, nos tempos de Tronchetti Provera. A entrevista de Jannone foi aproveitada por ambos para tentar demonstrar que os inocentava.

Sobre o caso italiano dedicarei um capítulo especial, dada à sua aparente complexidade e por demonstrar o jogo complicado do qual Mainardi tornou-se participante, sabe-se lá com que propósitos.

O que interessa, neste capítulo, é a explicitação das relações de Mainardi com Janaína, e de ambos com Daniel Dantas.

Vamos entender melhor quem é a parceira de Mainardi nesse jogo.

No seu blog, Janaína Leite se apresenta como “consultora”. Não há nenhuma indicação sobre quem são seus clientes. No seu período na "Folha" atuou em uma série de matérias francamente suspeitas, conforme se demonstrará a seguir. Todas elas seguiam a mesma linha de denúncias utilizada por Mainardi quando trata do tema telefonia.

Para ler o restante, clique aqui.

O jeitinho brasileiro

Nos gabinetes da vida, presenciei uma conversa de um funcionário de órgão público cobrando um 'por fora' a um chefe de gabinete por conta de um trabalho realizado, que apesar de ser inerente ao seu cargo público, ele achou que tinha direito ao "extra".

O funcionário invocou o "jeitinho brasileiro" para justificar o "por fora". "Quem quer as coisas mais rápidas, recorre ao jeitinho brasileiro pra ter isso aí", disse ele, sem nenhum pudor.

A pessoa a quem ele dirigia sua cobrança estranhou a história e disse que iria saber do chefe do setor onde o funcionário trabalha se teria mesmo que pagar pelo trabalho realizado, uma vez que isso fazia parte das suas atribuições de funcionário público. O sujeito se viu encurralado, baixou o tom e saiu de mãos abanando.

Eu tive vontade de desancar o sujeito e dizer-lhe algumas verdades, mas tive que me conter. Este post é de certa forma um desabafo, porque fatos desse tipo me enojam e me revoltam profundamente. Compartilho com vocês a minha indignação e meu senso de absoluta impotência.

Esquerda avança e conservadores vêem aumento das "incertezas" na AL

O Paraguai elegeu, no domingo passado, o ex-bispo Fernando Lugo como seu novo presidente. Lugo obteve mais de 40% dos votos e encerrou a hegemonia de 61 do conservador Partido Colorado.

Para muitos analistas, a eleição de Fernando Lugo no Paraguai representa a consolidação da esquerda na América do Sul. De acordo com o portal da Revista Fórum, o ex-bispo admitiu que a Aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão pela qual venceu o pleito, faz parte desse auge da nova esquerda latino-americana.

Lugo foi eleito sob a égide da mudança e da esperança no Paraguai. Mas os conservadores não o vêem dessa forma. César Maia, prefeito do Rio de Janeiro, membro do Partido 'Democrata', disse em seu Ex-Blog que a vitória de Lugo amplia as "incertezas na América Latina".

Para César Maia, o alinhamento de Lugo com a Teologia da Libertação e sua amizade com Leonardo Boff e de Dom Helder Câmara são motivos de desconfiança. O prefeito também zomba da alcunha de "padre dos pobres", recebida por Lugo em virtude de sua defesa dos mais necessitados.

As desconfianças e os temores de César Maia dizem muito sobre ele e seu partido. Os conservadores, que se dizem democratas, não suportam o avanço de novas forças políticas, democraticamente eleitas pela maioria soberana do povo em seus respectivos países.

César Maia, antes de levantar suspeitas sobre as amizades de Fernando Lugo, deveria olhar para o lado e ver direitinho quem o acompanha. No lugar dele, eu sairia de perto quando alguém invocasse o dito popular "dize-me com quem andas e eu te direi quem és".

Até que a morte os separe

A blogueira-torcedora chamou de "eterna" a aliança Garibaldi-Agripino. Ela não deve ter lido o Soneto da Fidelidade de Vinicius de Morais, que nos versos finais diz assim: "Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure". A "chama" da aliança Gari-Jajá tá tão fraquinha que qualquer vento costeiro apaga. Melhor dizendo, basta a governadora entoar o canto da sereia pra seduzir Gari que a "eternidade" dessa aliança se desfaz. Vide a declaração do deputado Cláudio Porpino (PSB), porta-voz informal de Wilma de Faria, sobre a anunciada (embora ainda não oficializada) aliança PT-PSB-PMDB para as eleições em Natal: ‘‘A inclusão do PMDB é possível e desejada’’. Enquanto isso, a gente vai cantando: "Olha o canto da sereia / Ialaó, oquê, ialoá / Em noite de lua cheia / Ouço a sereia cantar..."

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Falando às paredes

Eu vi você entrar
E mais rápido ainda
Vi quando você saiu
Porque ficou uma coisa assim assim
Dessas que não tem nome
E não tem rumo...

O insight do tucano

José Serra vai distribuir "Guia do Estudante" da Abril nas escolas de São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), teve um insight e já sabe o que fazer para melhor a educação nas escolas paulistanas. Luiz Carlos Azenha conta no Vi o mundo que entre as medidas da reforma educacional proposta pelo governo tucano foi incluída a distribuição do "Guia do Estudante", produzido pela Editora Abril, a mesma da revista Veja.

"A Editora Abril, a mesma de Veja, vai cuidar da informação de nossos jovens estudantes. Haverá aulas especialmente criadas para que o conteúdo do Guia seja debatido. A alegação é de que os alunos não se informam sobre atualidades pelos jornais. Qual é a pior fonte de informação: o Guia do Estudante, O Globo ou Veja?", pergunta Azenha em tom de deboche.

Este blog, humildemente, propõe ao governador José Serra que, além do Guia do Estudante, ele distribua também a revista do Fantástico nas escolas de São Paulo.

Apelou legal

Thaísa Galvão não sabe mais o que fazer pra convencer o prefeito Carlos Eduardo a apoiar a candidatura de Rogério Marinho. Em seu blog, ela disse que o prefeito não tem outra saída, se não quiser ser esquecido até 2010, a não ser apoiar Rogério Marinho. É como se diz no popular: apelou legal.

Balaio de gato

Do Xeleleu News:

NÓ CEGO... Quem vai trair ou quem vai ser traído agora em 2008?

Wilma apoiou Carlos Eduardo na campanha para a Prefeitura. Carlos Eduardo apoiou Wilma para o Governo. Rogério apoiou Wilma, Micarla apoiou Wilma, Luiz Almir apoiou Wilma, Mineiro apoiou Wilma, João Maia apoiou Wilma, Robinson Farias apoiou Wilma. Rogério foi contra o Prefeito na eleição da câmara, Micarla ajudou Rogério nessa mesma eleição. Wilma derrubou Carlos Eduardo e Aguinelo na eleição da FEMURN. Aguinelo não votou em Wilma, Enildo não votou em Wilma, Edvan Martins não votou em Wilma, Gilson Moura não votou em Wilma. Rogério não votou em Márcia em Natal, Márcia disputava com o Pai (Lavo) voto e espaço. Rogério derrubou a candidatura de Lavo, Lavo atropelou Cláudio Porpino que votou em Wilma que questionou Gustavo Carvalho que detonou as suas bases. Gustavo que também votou em Wilma. Wilma votou em Márcia, Wilma votou em Rogério, Wilma não votou em Luiz Almir, Micarla, João Maia, Robinson Farias, Mineiro, Fátima. Todos votaram no PSB. E o PSB só vota nele próprio?

A mídia não é inocente

O artigo de Fernando de Barros e Silva na Folha de São Paulo desta segunda-feira é a síntese do show sensacionalista em que se transformou a cobertura 'jornalística' do caso da menina Isabella Nardoni.

Clóvis Rossi, ontem no mesmo jornal, disse que "o caso da menina Isabella parece ter levado a um mergulho ainda mais acentuado na barbárie" e que a "selvageria cotidiana" de São Paulo atiça e cutuca "os piores demônios que se escondem nos recônditos da alma". O colunista se referia à multidão que se aglomerava em frente à delegacia e queria linchar o pai e a madrasta da menina, acusados de assassiná-la.

Rossi atribuiu a "barbárie" à "selvageria cotidiana", mas esqueceu que a mídia não é inocente. A cobertura dada ao caso funcionou como catalisador e direcionador da ira irracional das pessoas. Essas reações que agora vemos manifestadas foram sim estimuladas pela forma sufocante e massificadora como a mídia tratou o episódio.

Fernando de Barros e Silva vai direto ao ponto e chama o show midiático de "Teatro dos vampiros", que é o título do seu artigo. Leia a íntegra abaixo:


Perto do fim de "Budapeste", José Costa (ou Zosze Kósta), o narrador do romance de Chico Buarque, descreve a sensação de estar dentro de uma ficção em seus passeios pela orla do Rio:

"As pessoas que eu topava (...) não me pareciam afeitas ao ambiente. Às vezes eu as via como figurantes de um filme que caminhassem para lá e para cá, ou pedalassem na ciclovia a mando do diretor. E as patinadoras seriam profissionais, ganhariam cachês os moleques de rua, ao volante dos carros estariam dublês, fazendo barbaridades na avenida."

Embora distante, essa passagem de mestre veio com força à memória na última sexta, diante da imagem da multidão aglomerada e disposta a linchar o casal suspeito pelo assassinato de Isabella.

Aqueles tipos pareciam figurantes, coadjuvantes, dublês involuntários num filme B de horror. Um "popular" se exibe fantasiado de Bin Laden; outro vem de Cuiabá, 12 horas na estrada; um terceiro surge com um bolo de aniversário, devorado em segundos pelos "curiosos".

A novidade, porém, não está na atuação desses zumbis sociais; o que agora espanta não é apenas a fúria carnavalesca deste lúmpen da sociedade do espetáculo.

Quando o programa da Record coloca, no meio da tarde, uma cama no palco para reproduzir, no estúdio, o quartinho da menina, a apelação abjeta desse teatro parajornalístico é muito evidente.

E quando a Rede Globo decide transmitir ao vivo, durante três horas, sem intervalos, as imagens do casal acossado no dia dos depoimentos -o que devemos pensar?

Não excluo, evidentemente, a mídia impressa -nem a Folha- dos comentários. Mas é a TV, como se sabe, quem chega às massas, ainda mais neste país. A morte de Isabella já se tornou um capítulo de uma guerra desembestada por audiência. E o jornalismo dito "sério" está a reboque dessa escalada bárbara.Ou, quem sabe, William Bonner seja apenas um ator da novela das oito representando um locutor que nos narra uma tragédia grega...

domingo, 20 de abril de 2008

Clarice é pop


Confira um trecho da matéria da Folha de São Paulo deste domingo sobre a recém-lançada fotobiografia de Clarice Lispector:

Toda estrela que se preze já ganhou biografia não-autorizada ou álbum de fotos de sua carreira. Com Clarice Lispector (1920-1977) não poderia ser diferente. "Clarice - Fotobiografia" (Imprensa Oficial; R$ 90, 656 págs.), livro com 800 imagens, muitas delas inéditas, reforça o apelo extraliterário, o "star quality" da autora de "A Paixão Segundo G. H.", cujos traços singulares muitas vezes pareciam ecoar a estranheza de seus próprios livros.

Esse apelo é reconhecível sobretudo entre os jovens, cujo fascínio por Clarice tem um forte termômetro na internet. O site de relacionamentos Orkut, por exemplo, tem 103 comunidades dedicadas a Clarice. Ali, a escritora bate os poetas Carlos Drummond de Andrade (77) e Manuel Bandeira (58), com grupos chamados "Clarice Lispector sexy!" ("para quem acha Clarice a escritora mais sexy da literatura brasileira!") ou "Clarice Lispector me dá tesão!" ("como se não bastasse ela ser inteligente, tinha que ter essa boca e esses olhos?").

Na blogosfera, não é diferente. Há seis meses, a estudante Keidy Lee Costa, 19, administra, do Rio Grande do Norte, o blog
claricelispector.blogspot.com, que chega a ter mais de 4.700 visitas diárias. Para a estudante, a recém-lançada fotobiografia tem "800 novas maneiras de tentar entendê-la e de se apaixonar ainda mais", pois, "quando se olha nos olhos de uma foto de Clarice, a sensação que se tem é de mistério".

A íntegra pode ser lida aqui (somente assinantes).