sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Mais de Bono

Reproduzo aqui texto enviado por Daniel Valença, coordenador da Ong Nova Mente, escrito por Mônica Simoni:

"Apoio de Bono à Lula irrita imprensa opositora

Quem leu a edição do jornal Folha de São Paulo de ontem (21) certamente se assustou com o tom de uma das principais chamadas da capa do jornal: "Bono acredita em duendes progressistas do 3º Mundo". A matéria, assinada pelo editor do caderno Ilustrada, Marcos Augusto Gonçalves, ridiculariza desrespeitosamente as ações do líder do grupo U2, que é um reconhecido militante internacional na luta pela defesa dos direitos humanos.

Mas para Gonçalves, o problema é que Bono é um irritante líder "politicamente correto", que ele mesmo define da seguinte forma: "compulsão de chamar negros de 'afrodescendentes', falar em 'opção sexual', viver em permanente estado de solidariedade às minorias étnicas, colocar a culpa do terrorismo islâmico no Ocidente e recomendar filmes feitos nos cafundós do mundo sobre situações arcaicas e 'humanas'.

Com feroz indiferença e carregado de preconceito de classe, Gonçalves tenta convencer o leitor de tudo isso é falácia. E que, além disso, Bono é um equivocado. "Mal desembarcou no Brasil e já saiu correndo para emprestar seu prestígio a Lula".

A empolgação de Bono com o governo brasileiro e seus programas, com destaque para o Fome Zero (que, inclusive, vai receber a doação da guitarra do líder do U2), irritou o editor da Folha. "É um programa possível. Para ter um programa desses, é preciso organização, tem que ter estratégia. Também não pode ser visto como algo só da esquerda. Para acabar com a fome, todos os atores têm que participar", disse Bono à imprensa brasileira, que quase não repercutiu as declarações.

O problema é que esse monte de propaganda do governo brasileiro que o artista irlandês fez - inclusive no show que realizou na última >>segunda-feira, televisionado pela Rede Globo - coincidem com a divulgação das três últimas pesquisas de opinião consecutivas - Ibope, Datafolha e CNT/Sensus - que registram uma recuperação sólida da avaliação do governo Lula e de liderança inquestionável na disputa presidencial.

Do outro lado, a oposição tem que assistir às trapalhadas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e à intensa e crescente disputa interna entre os tucanos para definir quem disputará contra Lula, se o prefeito José Serra, que prometeu há dois anos que não faria isso, ou se o governador que está lá atrás nas intenções de voto.

"Bono faz parte daqueles formadores de opinião do Primeiro Mundo Maravilha que acreditam em duendes progressistas do Terceiro Mundo. Estão sempre achando que vai brotar algo novo por aqui", diz Gonçalves numa direta referência à nova conjuntura política na nossa América Latina, constituída por governos eleitos democraticamente, essencialmente anti-neoliberais e cujas propostas se fundamentam na construção de alternativas a este modelo. Aí estão inseridos Brasil, Venezuela, Argentina, Uruguai, Bolívia. E, neste ano marcado por eleições na região, podem ainda surgir novos atores.

O texto de Gonçalves também não é algo novo. É uma típica manifestação do desespero da oposição. Lamentável..."

Parada Gay de SP desiste de participar de desfile com enredo tucano

A Parada do Orgulho GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) de São Paulo decidiu não participar do desfile da escola de samba paulistana Leandro de Itaquera, no Anhembi, na madrugada de sábado para domingo. O samba enredo irá homenagear grandes festas e eventos da cidade, entre eles, a Parada que reuniu cerca de dois milhões de pessoas em sua última edição (junho de 2005).

Os membros da APOGLBT - associação que organiza a Parada em São Paulo - apontam como motivo, segundo nota divulgada pela assessoria (veja íntegra abaixo), é que o desfile da escola trará simbologia partidária.

Reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (23) denunciou que a escola de samba, que tem como presidente um tucano, vai exaltar os dois presidenciáveis do PSDB: o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, que estarão representados por bonecos gigantes. A agremiação, como as demais, recebe dinheiro dos cofres públicos para montar sua apresentação.
Segundo a Folha, o próprio enredo, aliás, aborda uma das principais vitrines eleitorais de Alckmin - as obras de rebaixamento da calha do Tietê. O carnavalesco Anderson Paulino diz que a escolha foi um "pedido" de Alckmin. O presidente, Leandro Alves Martins, nega.

Filiado ao PSDB, Martins comanda a Leandro desde a sua fundação, em 1982. Em 2002, também ano de eleições, a escola homenageou Mário Covas, governador tucano morto em 2001.
Em 2004, "seu Leandro" foi candidato derrotado do partido a vereador. Mas não desanimou e levou a bateria da escola de samba para a festa da vitória de Serra.

Martins nega a conotação política do desfile. "É tudo dentro do enredo. É a história concreta, não é nada abstrato. O presidente é partidário, mas a escola é apartidária", diz ele, que afirma ter feito um boneco com Lula anos atrás.

O carnavalesco Paulino não respondeu de imediato ao ser questionado sobre por que a escola preparou um boneco de Serra -já que a obra no Tietê é do governo. Em seguida, citou que ele teve um "desempenho" no projeto e, sem saber dar detalhes, que a prefeitura prometeu um terreno para a Leandro. Assim como a gestão Serra, Martins nega.

Mas por que, então, um boneco do Serra? "São Paulo tem duas grandes festas populares: parada gay e Carnaval. Elas são de responsabilidade da prefeitura."

Central de Informações Mix Brasil

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Folha de S. Paulo surfa na onda da extrema direita

Sérgio Mamberti critica “editorial de direita” na Folha de S. Paulo sobre Bono, do U2

O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, criticou duramente na noite de terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o artigo “Bono personifica a chatice da correção política”, publicado na capa da Folha do mesmo dia. Embora tenha sido escrito pelo editor da Ilustrada, Marcos Augusto Gonçalves, Mamberti disse que a Folha o “bancou como editorial” ao levá-lo para a capa do jornal.

Segundo o secretário, Gonçalves incorporou uma tendência que a própria Folha retratou recentemente, no caderno Mais!, sobre a “nova direita” mundial, que ele classificou de “extrema direita”. Ele se disse “assustado” com o teor do artigo, segundo ele discriminatório. “Estou assustado porque a Folha é um jornal importante”, afirmou, antes de comentar que não teria se surpreendido se o artigo tivesse sido publicado na revista Veja.

Falando para um público formado majoritariamente por ciganos, na cerimônia de lançamento do GT Cultural Cigano, Mamberti disse: “Que todos os atingidos se dirijam à Folha, para protestar contra a posição do jornal”. Segundo o secretário, essas “contestações autoritárias” à cultura da diversidade são “ameaças” a conquistas não só do governo do qual participa, afirma, mas estabelecidas há anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mamberti ficou particularmente horrorizado com a utilização irônica de expressões entre aspas, como “afrodescendentes”, “opção sexual” e “humanas”. “São pensamentos de extrema-direita, esses que consideram essas manifestações todas (de diversidade, tolerância), como arcaicas, como diz o próprio editor da Folha”.

Confira o artigo original de Marcos Augusto Gonçalves:

“Bono parece ser um sujeito legal. Está sempre do lado -como diria Rita Lee- dos frascos e comprimidos. Bono é a encarnação roqueira do politicamente correto. É uma espécie de Sting, o que faz dele, ao menos em parte, um chato. E também um equivocado: mal desembarcou no Brasil e já saiu correndo para emprestar seu prestígio a Lula. Nenhum questionamento, tudo beleza: a corrupção do PT e o faz-de-conta do presidente devem ser uma invenção da direita que não compra discos do U2.

Bono faz parte daqueles formadores de opinião do Primeiro Mundo Maravilha que acreditam em duendes progressistas do Terceiro Mundo. Estão sempre achando que vai brotar algo novo por aqui.

O "núcleo duro" de sua legião de fãs é a geração posterior à minha, hoje na faixa dos 35/40 e poucos. Um dos traços característicos dessa moçada é a correção política, aquela compulsão de chamar negros de "afrodescendentes", falar em "opção sexual", viver em permanente estado de solidariedade às minorias étnicas, colocar a culpa do terrorismo islâmico no Ocidente e recomendar filmes feitos nos cafundós do mundo sobre situações arcaicas e "humanas".

Bem, não deixa de ser um alívio ouvir de um artista dessa geração (Nuno Ramos, em entrevista publicada no sábado) que há muita arte de "cabeça baixa", tratando de questões imediatas: "Vivemos numa época extremamente controladora, e o pior é que aquilo que nos controla tem ótimos valores". Realmente, assistimos a um "boom" do que chamo de "arte ongueira", aquela produção ligada a ONGs, que se refugia no bom-mocismo para fazer sucesso.

Claro que Bono é "do bem". Irlandeses são gente fina. A África é pobre. O futebol brasileiro é mágico. E já que Bono quer dar uma força para o Terceiro Mundo, pode fazer um show na França contra os subsídios agrícolas. Aí diríamos: ao U2, as batatas!"

(Repórter Social - Alceu Luís Castilho - 22/02/2006)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Mais TV Digital

Deputados e entidades debatem TV digital

As estratégias para ampliar a participação da sociedadel no debate sobre TV digital serão discutidas hoje (21) durante reunião na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O encontro vai reunir parlamentares e representantes de entidades ligadas à área de comunicação.

"A gente quer discutir as potencialidades da TV digital e a quem ela vai servir", explica Jonas Valente, integrante do coletivo de comunicação Intervozes.

O governo deve definir em um mês o modelo de TV digital a ser adotado no Brasil. Por meio dele, a televisão poderá se tornar mais interativa. Mas a participação da sociedade no debate vem sendo cobrada por deputados e organização não-governamentais.

Em manifesto divulgado há duas semanas, integrantes da campanha "Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pediram mais transparência sobre o modelo de concessão de canais e a adoção de um código de ética da programação, além da criação de um conselho gestor, formado pela sociedade, governo e profissionais da área.

Entre as entidades que participam hoje do debate estão: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, coletivo de comunicação Intervozes, Rede Cris Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Agência Brasil