sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sobre a solidão

Em entrevista a Clarice Lispector, o dramaturgo Nelson Rodrigues disse que "a perfeita, a completa solidão necessita da companhia ideal".

C. S. Lewis, o mais renomado escritor cristão do século XX, autor do clássico "As Crônicas de Nárnia", disse que quando deixamos de ser indefesos e adquirimos a consciência plena, descobrimos a solidão.

Lewis acrescenta que a nossa solidão é tão imensa que necessitamos dos outros "para conhecer o quer que seja, inclusive a nós mesmos".

Não há remédio para a solidão. É possível estar só mesmo no meio de uma imensão de gente.

Escrevi um poema há alguns anos sobre isso. Chama-se "Minutos de Solidão". Procurei retratar a solidão como se fosse algo quase tangível ou que pudesse ser contemplado, como se contempla um céu estrelado.

Por fim, chego à fatídica conclusão que resta "eu, só eu... eternamente".

Mas ainda estou à procura da companhia ideal para minha solidão; aquele outro através do qual poderei conhecer a mim mesmo.

Febre da Mídia

Idéia de "epidemia" disseminada pela mídia
leva brasileiros a se vacinarem sem necessidade

Efeitos da dose dupla pode ter causado a morte de quatro pessoas


O pânico causado pelo temor de uma epidemia de febre amarela está levando pessoas a se vacinarem sem necessidade. Muitos barsileiros se vacinaram mais de uma vez e há suspeitas que pelos menos quatro pessoas tenham morrido por causa dos efeitos adversos da dose dupla.

Paulo Henrique Amorim informa em seu "Conversa Afiada" que 42 brasileiros estão no hospital com efeitos colaterais da vacina contra febre amarela em dose dupla.

A mídia vem tratando um caso comum, que se repete periodicamente, como uma "epidemia". De acordo com especialistas, a cada sete anos a doença registra um pequeno pico, causado por fatores naturais. O último pico ocorreu justamente no ano 2000, quando houve 40 mortes por febre amarela. A mídia não tratou o caso como "epidemia".

A verdadeira febre é da mídia.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Amazônia

Governo define medidas contra o desmatamento

Encontrar uma saída para frear o desmatamento da Amazônia. Esse foi o objetivo da reunião de emergência convocada pelo presidente Lula, nesta quinta-feira, em Brasília, que contou também com a participação dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Nelson Jobim (Defesa).

Depois da reunião, a ministra Marina Silva anunciou um conjunto de medidas que o governo pretende colocar em prática.

De acordo com "O Globo Online", as medidas incluem o envio de uma força-tarefa à região, para reforçar a atuação da Polícia federal; a abertura de 13 postos de fiscalização em fevereiro; e a ampliação do número de agentes no combate aos crimes ambientais - serão enviados mais 780 servidores da PF, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Ibama, Incra e Funai.

Estão bloqueados os financiamentos dos bancos federais para atividades que gerem desmatamento e para produtores autuados por derrubadas ilegais. O bloqueio inclui as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O governo elegeu 36 municípios onde a situação é mais crítica e, portanto, requer mais atenção. Nesses locais estão suspensas as autorizações para corte de árvores.

Na quarta-feira, o sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou um relatório com os primeiros dados do desmatamento na Amazônia.

O levantamento apontou um desmatamento na região amazônica de 3.235 km² entre agosto e dezembro de 2007.

A estimativa, porém, é que o desmatamento real seja muito maior, atingindo o dobro dos dados preliminares, que, por ser em tempo real, registra apenas parte do que foi desmatado.

O caso "Requião"

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), foi proibido, por decisão judicial, de usar a TV e a Rádio Educativa do Estado.

Vocês já devem ter lido ou visto alguma coisa sobre o fato. A grande imprensa escrita e televisiva do país vem dando ampla cobertura ao caso. O obejtivo é fritar o governador paranaense.

A decisão de proibir o governador de usar a TV e a Rádio Educativa foi do juiz do Tribunal Regional da 4ª Região, em Porto Alegre, Lippman Júnior.

O juiz alegou que o governador fazia promoção pessoal através de veículos públicos de comunicação.

Toda terça-feira, o governador reúne sua equipe de governo para tratar dos problemas do Paraná, mas também aproveita para se defender de acusações e para atacar seus adversários políticos.

Essa reunião era transmitida pelos dois veículos estatais de comunicação. As críticas que o governador fazia aos salários do Poder Judiciário irritou o juiz Lippman e o levou a proibir o governador de usar a TV e a rádio.

Revoltado, o governador deu uma receita de ovo frito no ar. Por isso, foi multado em R$ 50 mil. A Justiça também obrigou a TV Educativa a divulgar, de 15 em 15 minutos, uma nota da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). Requião mandou tirar a TV do ar.

Em entrevista a Paulo Henrique Amorim, o governador denunciou que estava sendo vítima de censura e perseguição da mídia, paticularmente pela Rede Globo e sua afiliada no Paraná.

O motivo da perseguição da mídia seria a decisão do governador de cortar a zero os gastos estatais com publicidade - algo em torno de R$ 70 milhões.

Em entrevista a Luiz Carlos Azenha, no blog "Eu Vi o Mundo", Requião defendeu o seu governo, dizendo que governa fazendo uma "opção preferencial pelos pobres".

O governador também disse que pretende denunciar o "amordaçamento" imposto a ele pela Justiça à Organização dos Estados Americanos (OEA) e às Nações Unidas. Para Requião, o desembargador Lippmann "restabeleceu a censura no Brasil".

O governado também falou sobre a relação do governo Lula com a mídia. "O governo federal é muito generoso", declarou.

A "generosidade" do governo, segundo o governador, é por causa da publicidade paga aos grandes veículos de comunicação. "Governo só é bom quando paga os jornais e os canais de TV, notadamente a TV Globo", afirmou.

Não sei quanto o governo Wilma de Faria gasta com publicidade estatal aqui no RN. Mas sei que não é pouca coisa.

Já imaginaram a zuada que seria se o governo daqui cortasse a publicidade oficial?

Imprensa

Prefeito do Rio reclama de perseguição

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), disse que a imprensa carioca "faz as vezes de partido político, vocalizando a oposição".

De acordo com o prefeito (e menino maluquinho nas horas vagas), a imprensa migrou do jornalismo à política.

O PT e o presidente Lula vivem dizendo que são vítimas da perseguição da mídia.

César Maia diz que não existe perseguição nenhuma contra o PT e o governo. É tudo "teoria da conspiração".

Para o prefeito, a imprensa só persegue a administração dele. Essa história de jornal e TV agirem como partido de oposição, isso só existe lá no Rio de Janeiro.

É um pândego esse César Maia.

Deu na rede

Mundo terá mais 5 milhões de desempregados em 2008, diz OIT

O desemprego deve aumentar em 5 milhões de pessoas em todo o mundo em 2008, mesmo com a criação de cerca de 40 milhões de novas vagas, e o nível de desemprego no mundo deve aumentar de 6% para 6,1%.

A previsão é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório Tendências Mundiais de Emprego 2008, divulgado nesta quarta-feira.

O relatório afirma que a desaceleração do crescimento nas economias industrializadas, por causa da crise do crédito nos Estados Unidos, tem sido compensada pelo crescimento acelerado em outras partes do mundo, especialmente na Ásia, mas alerta que o aprofundamento da crise pode aumentar o desemprego.

"O cenário do mercado de trabalho internacional está marcado pelos contrastes e pela incerteza", disse o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

Portal Terra - Últimas Notícias

A Amazônia preocupa

Área desmatada aumenta e presidente Lula faz reunião de emergência

O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram ontem (quarta-feira 23) os dados preliminares sobre o desmatamento da Amazônia. O levantamento apontou um desmatamento na região amazônica de 3.235 km² entre agosto e dezembro de 2007.

A ministra Marina da Silva, os números serão debatidos com o presidente Lula nesta quinta-feira, às 9h, em reunião no Palácio do Planalto.

No encontro, que terá participação de outros ministros, serão discutidas as medidas para fortalecer a fiscalização nos locais considerados mais críticos.

A maior parte dos desmatamentos detectados no período se concentrou em três Estados: Mato Grosso (53,7% do total desmatado), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).

Área desmatada pode ser ainda maior

A situação pode ser ainda pior do que se imagina. A área desmatada na Amazônia entre agosto e dezembro de 2007 pode ser o dobro dos 3.235 km² desmatados anunciados pelo Ministério do Meio Ambiente. A estimativa maior pode ser explicada pelas diferenças entre os dois sistemas de monitoramento da floresta.

O Inpe trabalha com dois sistemas de monitoramento da Amazônia: um que detecta o desmatamento em tempo real (responsável por apontar os dados preliminares) e outro com imagens de satélite mais minuciosas, que divulga resultados anuais. Como a variação média entre o levantamento preliminar e o consolidado chega a 40%, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, acredita que o desmatamento real nos últimos cinco meses possa chegar a 7 mil quilômetros quadrados.

Segundo Capobianco, o aumento deu-se em meses atípicos e pode ser uma antecipação de algo previsto para 2008, por causa da estiagem, ou significar a retomada efetiva do desmatamento na região. "Trabalhamos com a pior hipótese", admitiu.

Capobianco citou medidas que serão colocadas em prática pelo MMA para diminuir a derrubada de árvores. Entre elas, a definição de uma lista suja de municípios, onde estarão proibidas autorizações de novos desmatamentos, e o embargo de propriedades que fizeram corte ilegal da floresta, para impedi-las de comercializarem produtos. "O monitoramento será feito por radar. Se os produtores desobedecerem aos embargos, os compradores respondem solidariamente", explicou.

Agência Brasil

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Deu no Diário de Natal

RN é o 5º em mortalidade infantil

O Rio Grande do Norte, mesmo com uma significativa queda na taxa mortalidade infantil (menores de um ano) entre 1991 e 2006, tem o quinto pior índice do Brasil. O estado evolui de 72,1 para 36,1 no número mortos para cada grupo mil crianças com menos de um ano. Mas está na frente apenas de Alagoas (51,9), Maranhão (40,7), Pernambuco (39,8) e Paraíba (39,4). As informações são do relatório Situação Mundial da Infância 2008 - Sobrevivência Infantil, divulgado nesta terça-feira pelo Unicef, agência das Nações Unidas para a infância.

O avanço potiguar na luta contra a mortalidade infantil segue uma tendência nacional. Todos os estados brasileiros melhoraram os seus índices, mas as disparidades regionais persistem. As regiões Nordeste e Norte têm o pior desempenho. Na média, o Nordeste [teve] 36,9 mortes para cada grupo de mil nascidos, enquanto a região Norte teve 24,9 mortes. O Centro-Oeste ficou com 19,5, a região Sul com 16,7 e o Sudeste ficou com a melhor média: 16,7 mortos para cada grupo de mil crianças nascidas.

No índice de mortalidade inferior a cinco anos, a melhora do Rio Grande do Norte foi ainda mais expressiva. A taxa de mortalidade entre menores de cinco anos de idade foi de 96,6 em 1991. Já em 2006 o número foi para 44,7, uma redução de mais de 50 pontos percentuais.

No que diz respeito ao desenvolvimento infantil, o índice potiguar subiu de 0,572 em 1991 para 0,670 em 2006, o 15º do país. Quanto mais próximo este número se aproxima de 1, melhor a qualidade de vida

Sobre os homens e suas convicções

O homem é a medida daquilo que ele acredita, das idéias e ideais que defende.

Não sei quem disse/escreveu isso. Lembrei agora.

E lembrei por causa do quioprocó envolvendo o secretário Adelmaro Cavalcanti, titular da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).

Ontem, o PT entregou os cargos da Sesap à governadora Wilma de Faria (PSB).

Adelmaro, indicado pelo partido, não era mais secretário.

Até ontem de manhã, Adelmaro era PT e ex-secretário.

Hoje, Ademaro é ex-PT e continua secretário.

Ele decidiu não pedir demissão, continuando assim à frente da pasta da Saúde Pública.

E hoje, ele decidiu pedir "afastamento temporário" do Partido dos Trabalhadores.

Ele disse que a decisão se devia ao seu "respeito ao partido".

Respeito? Então, por que não respeitou a decisão do partido que o indicou e do qual ele fazia parte e deixou o governo?

Adelmaro disse que após o PT entregar os cargos à governadora, ela lhe deu "carta branca" para montar sua nova equipe e dar um jeito nos problemas da saúde.

Entre a decisão do partido e a carta branca de Wilma, ele ficou com a governadora.

Adelmaro precisa explicar se era o programa do PT para a saúde que estava errado ou se foi ele que mudou de idéia e ideais.

O governo, através do seu porta-voz, disse que faltava "gestão e pulso" a Adelmaro. A governadora disse que ele precisava "passar por cima até mesmo do seu partido".

Adelmaro ouviu o recado e fez o que Wilma mandou. Deu uma banana pro PT.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A notícia que não saiu em nenhum jornal

Deu no Blog do Ailton Medeiros:

A Justiça decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PMDB).

Apesar da notícia bomba, nenhuma linha sobre o caso foi publicada em nenhum jornal da capital.

Ailton Medeiros usou o termo "o silêncio dos covardes" para denunciar a omissão da imprensa natalense em relação ao caso.

É como escreveu Honoré de Balzac no clássico "As Ilusões Perdidas": “Um jornal não é feito para esclarecer, mas para bajular alguns e arrasar outros”.

Deu no Portal da Imprensa

Boris Casoy volta à TV na Band

O jornalista Boris Casoy, que está longe da televisão desde o fechamento da TVJB, em setembro de 2007, voltará ao ar pela TV Bandeirantes.

Boris poderá comandar um jornal de debates, que irá ao ar, diariamente, às 13h, como parte do programa São Paulo Acontece, apresentado por Flávia Cavalcante.

Boris Casoy ficou conhecido apresentando o "TJ Brasil" no SBT, quando lançou a moda de comentar as notícias. O bordão "isto é uma vergonha" tornou-se a sua marca.

Do SBT, ele foi para a Record, onde comandou um programa de entrevista e o "Jornal da Record". Deixou a emissora em dezembro de 2005 dizendo que estava sendo demitido por motivos políticos e por não concordar com as inovações do departamento de jornalismo da TV de Edir Macedo.

Boris creditou a culpa por sua demissão ao governo Lula e ao PT, que, segundo ele, pressionaram a emissora por conta das críticas que o jornalista fazia ao governo e ao partido do presidente.

É fato que Boris nunca fez muita questão de esconder sua antipatia com o PT. Na Band, vai se juntar a um time que também não morre de amores por Lula e seu partido: Fernando Mitre, Marcelo Parada e Antonio Teles (aquele com voz de pato rouco).

Leituras da Folha

Eliane Cantanhêde - a colunista do caos

A mídia brasileira está cheia de indivíduos iluminados (ou mal intencionados, como queira) com a incrível capacidade de predizer o futuro.

E o futuro, a se julgar por tais predições proféticas, é o caos.

A colunista da Folha, Eliane Cantanhêde, é um desses porta-vozes do caos.

Na edição de hoje da Folha, Eliane fala sobre "os riscos de um novo apagão [elétrico]" e sobre a "epidemia da febre amarela" no país. Ela ainda achou espaço pra falar também na crise americana.

Eliane, para quem não se lembra, foi a maior propagadora na mídia impressa do chamado "caos aéreo" dos aeroportos brasileiros, uma tentativa grosseira de derrubar o presidente Lula, responsabilizando-o pelas mortes nos acidentes com os aviões da Gol (2006) e da Tam (2007).

Eliane aposta agora no "apagão elétrico" e na "epidemia da febre amarela" para derrubar Lula.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, disse hoje em Brasília, durante a cerimônia para apresentar o segundo balanço do PAC, que “não há a menor possibilidade de haver racionamento de energia”.

A "epidemia" da febre amarela também é mais uma invenção da mídia.

Eliane deveria ler o artigo do Dr. Adib Jatene, ex-ministro da Saúde no governo FHC, publicado na mesma Folha de São Paulo, onde ele desmente essa lorota de "epidemia".

A batata assou

PT entrega cargos da Saúde e Adelmaro não é mais secretário

Diz o ditado popular que para bom entendedor, meia palavra basta. O PT entendeu o recado da governadora Wilma de Faria (PSB) e entregou hoje os cargos sob seu comando na Secretaria de Saúde Pública do RN.

A batata do secretário Adelmaro Cavalcanti vinha assando há muito tempo, mas começou a queimar quando o porta-voz e secretário estadual de Comunicação Social, Rubens Lemos Filho, disse aos jornais que faltava ao petista "gestão e pulso" para comandar a saúde estadual. Ao declarar isso, o porta-voz deixava claro que a vontade da governadora era que Adelmaro entregasse o cargo.

A assessoria de imprensa do PT informou que, apesar de entregar os cargos da Saúde, não houve rompimento político com o governo Wilma de Faria. O partido ainda comanda a Fundação José Augustoi (FJA), presidida pelo jornalista Crispiniano Neto.

Eu acho que não vai demorar muito pra esse rompimento entre o PT e Wilma acontecer. Apesar da aliança atual, petistas e wilmistas nunca se entenderam bem.

É aquela história: por que vocês estão se estranhando, se nunca foram amigos?

O PAC a todo gás

A maioria das obras de infra-estrutura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está em estágio adequado. Das 2.126 obras em andamento, 86% estão dentro do cronograma previsto de execução, enquanto 14% encontram-se em estágio preocupante. O balanço foi divulgado hoje pela minista-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, em cerimônia no Palácio do Planalto.

De acordo com o balanço, o dinheiro aplicado 9comprometido para pagamentos) chegou a R$ 16 bilhões - 97% da verba para o ano.

O PAC foi lançado há um ano e é a principal aposta do presidente Lula para alavancar o crescimento do país.

No Rio Grande do Norte, as obras do PAC vão abranger saneamento básico, água tratada, habitação, energia e logística.

Entre as obras em execução e aquelas que ainda vão ser implantadas, destacam-se: construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante; duplicação da BR-101 (trecho de 380 km de Natal a Palmares-PE); Sistema Adutor do Alto-Oeste, que vai levar água tratada a 15 mil habitantes; melhorias no terminal salineiro de Areia Branca; e a construção das Usinas Termoelétricas Potiguar III e Vale do Assu.