domingo, 20 de agosto de 2006

Sobre corrupção e corruptos...

Dicas para identificar um corrupto

Do Blog do Noblat, hoje: (www.blogdonoblat.com.br)

"Corrupto nasce corrupto? Corrupto tem cura? Por que uma pessoa se corrompe e tenta corromper as outras?

Em O Globo, hoje, o médico e psicoterapeuta do Hospital das Clínicas de São Paulo, João Augusto Figueiró, responde a essas e a outras perguntas do repórter Alan Gripp.

Um pouco do que ele disse:

* Considerando que o núcleo da constituição ética e moral de um indivíduo se estabelece nos primeiros oito anos de vida, ele (o corrupto) nasce ainda criança.

* O comportamento transgressor tem uma contribuição mais importante dos fatores ambientais, familiares e culturais do que propriamente de fatores genéticos ou hereditários.

* A priori, o comportamento corrupto é incurável. O indivíduo que tem esse personalidade transgressora no pior sentido vai manifestá-la sempre que tiver oportunidade. (...) No caso do político, por exemplo, o mais eficaz é privá-lo do direito de se candidatar.

* O corrupto se arrepende quando é flagrado ou punido, privado de algum tipo de benefício. Mas se ele tiver condições de trapacear novamente não vai pensar duas vezes.

* (Os corruptos) geralmente são sedutores, bem-falantes, arrogantes, menos sensíveis aos sofrimentos dos demais, egocêntricos, egoístas, , histriônicos, teatrais, instáveis e oscilam do amor ao ódio de acordo com as circunstâncias que os gratifiquem ou frustrem. São trapaceiros nas pequenas e grandes coisas de sua vida.

* Ele tem noção, sim (de que está praticando um ato corrupto). Mas apresenta uma indiferença ou racionaliza, apresentando sempre uma explicação para validar o seu ato: "Eu ajo assim porque todo mundo faz ou o meu partido faz assim porque todos fazem".