sexta-feira, 25 de maio de 2007

Universidades públicas são melhores que particulares

De Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, hoje:

"Os dados que o MEC divulgará sobre o Enade, que avalia os cursos universitários do país, confirmam o que já foi revelado em diagnósticos anteriores. Os cursos das escolas públicas têm avaliação bem superior que a das instituições privadas: 63% deles obtiveram conceito 4 e 5; só 37,3% dos cursos pagos conseguiram o mesmo resultado."

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Novidade

O governo federal vai tentar abafar a criação de mais uma CPI no Congresso Nacional.

Honestidade relativa

Da Folha Online:

"A ONG Transparência Internacional classificou a Justiça brasileira de "lenta mas relativamente honesta", em relatório sobre sistemas judiciários ao redor do mundo, divulgado nesta quinta-feira."

Justiça "relativamente honesta"? Nem Einstein explica...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

A CPI necessária

De Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada:

". Depois da empreiteira Gautama, as investigações da Polícia (Republicana) Federal levaram a três outras empreiteiras: Queiroz Galvão, Cogente (do interior de São Paulo) e Sutelpa (do Rio Grande do Sul).

. Já temos sob suspeita (menos do presidente eleito José Serra, é claro), as empreiteiras responsáveis pela construção da cratera da Linha 4 do Metrô de São Paulo: Andrade Gutierez, a Camargo Correa, OAS, Queiroz Galvão (opa !, olha ela aí, de novo) e a Norberto Odebrecht. É a fina flor da empreitagem nacional.

. É a fina flor do financiamento das campanhas de políticos brasileiros – de todos os partidos.

. O Congresso Nacional no momento tem duas (duas !!!) CPIS sobre o Apagão.

. E vai instalar uma sobre as ONGs.

. Seria muito bom ver se o Congresso Nacional é macho mesmo (e se o Supremo Tribunal Federal acha mesmo que as CPIs são um direito inalienável das minorias).

. Por que o Congresso não instala uma (basta uma !) CPI sobre as empreiteiras ?

. Umazinha só.

. Qual será o(a) primeiro(a) político(a) brasileiro(a) suficientemente macho para subir à tribuna da Câmara ou do Senado e pedir para abrir uma CPI da empreitagem nacional ?

. Merece uma medalha."

Comentário: queria ver o paladino da moral e dos bons costumes, o senador José Agripino Maia (DEM-RN), clamando por essa CPI.

Tucanos e 'Democratas' em apuros

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"O inquérito criminal da Operação Navalha da Polícia Federal cita o suposto envolvimento do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), no esquema de fraude de licitações e obras públicas.

Segundo gravações telefônicas da PF, ele teria autorizado a execução de uma obra pela construtora Gautama, logo após um encontro com o dono da empresa, Zuleido Veras, apontado como o chefe da organização criminosa.

Também aparece nas investigações o nome do ex-governador de Sergipe João Alves Filho (DEM), cujo filho, João Alves Neto, está preso. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz que ele tinha conhecimento da suposta atuação irregular do filho."

Quanto riso, oh quanta alegria...

A festa foi na quarta-feira passada (16), mas somente ontem a Globo transmitiu a cerimônia de entrega do 5º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


A noite foi de consagração para Marisa Monte, que levou três troféis: melhor cantora de samba ("Universo ao Meu Redor"); melhor cantora de pop/ rock ("Infinito Particular"); e melhor cantora pelo voto popular. Curioso que a Globo não mostrou a entrega do segundo prêmio da Marisa.


Mas Marisa Monte (maior cantora contemporânea brasileira) não foi a única a brilhar. A noite também foi de Roberta Sá, que sacudiu a platéia cantando "Máscara Negra", o grande sucesso de Zé Keti, homenageado nesta quinta edição do Prêmio Tim.


Roberta Sá fez dobradinha com Lenine. Os dois ainda foram acompanhados pela Spok Frevo Orquestra de Recife. No palco, ninguém menos que Fernanda Montenegro e Camila Pitanga não resistiram e cairam no frevo.


Roberta Sá mostrou, mais uma vez, porque é considerada uma das maiores revelações da Música Popular Brasileira.


Confiram aí no vídeo: