sábado, 6 de outubro de 2007

Grupo "Izquierda Unida" desmente Veja

A revista Veja da semana passada se prontificou a "desconstruir" a história de Che Guevara. Para a revista, Che foi uma grande "farsa" e o que se conta sobre ele é apenas "o mito do guerrilheiro altruísta".

Não postei nada sobre a reportagem da Veja porque, na verdade, não li a revista. Mas não precisa ler para imaginar o tom panfletário que a publicação imprime à reportagem.

Não pretendia mesmo perder tempo com a Veja. Entretanto, visitando o blog do Rovai (http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/Blog/default.asp), encontrei ali a postagem da resposta do grupo "Izquierda Unida" à matéria da Veja.

A resposta começa citando as fontes que Veja utilizou para a reportagem:

Napoleón Vilaboa, exilado em MIAMI, que ganhou dinheiro explorando a saída de cubanos pelo porto de Mariel, em 1980, no rastro de um acordo firmado entre Cuba e Estados Unidos;

Pedro Corzo, do Instituto de Memória Histórica Cubana, sediado em, pasmem, Miami! É tão arraigadamente estadunidense que, em seu e-mail de contato, nega até seu nome latino para adotar petercorzo@msn.com;

Jaime Suchlicki, historiador cubano, da Universidade de MIAMI, é claro;

Hubert Mattos, exilado em MIAMI, ex-comandante do exército rebelde, condenado a 20 anos em Cuba por traição. Não se sabe por que razões o tirânico regime deixou-o emigrar para os EUA. Segundo a lógica do doentio jornalista, o destino mais certeiro para Mattos deveria ser a morte.

Como se vê, não foram ouvidos cubanos residentes na ilha. O argumento de Veja? Com a repressão em Cuba, eles não sairiam da ladainha oficial.

Confira agora a resposta a cada trecho da matéria de Veja:

"Trecho de Veja: “Centenas de homens que ele (Che) fuzilou em Cuba tiveram sua sorte selada em ritos sumários que não passavam de dez minutos.”

Quais? Que homens? Qual a fonte de Schelp? Uma das primeiras decisões do novo governo rebelde, e isso é fato, foi a criação de juízos revolucionários como parte de um processo conhecido como Comissão Depuradora. Todos aqueles apontados como criminosos de guerra ou associados ao regime de Batista foram levados a julgamento. Entre janeiro e abril de 1959, aproximadamente mil colaboradores do antigo regime foram denunciados e julgados por meio dos tribunais revolucionários. Cerca de 550 deles foram condenados à pena de morte. Ernesto Guevara, na condição de comandante de La Cabaña durante os primeiros meses da Revolução, teve sob seu comando os julgamentos e as execuções das penas daqueles que estavam detidos na fortaleza. Para disciplinar os juízos, estabeleceu um sistema judicial com tribunais de primeira instância e um tribunal de apelações. As audiências eram públicas e se desenvolviam como em um tribunal qualquer, com promotores de acusação, advogados de defesa e depoimentos de testemunhas, tanto arroladas pela acusação como pelos réus. A biografia de Jon Lee Anderson, citada, mas não lida por Schelp, a julgar pelo conteúdo de seu texto, mostra isso com nitidez.

(...)

Os principais algozes de Cuba, os Estados Unidos e seus aliados da Europa, vencedores da 2ª Guerra Mundial, não julgaram os criminosos nazistas de modo distinto daquele que foi adotado na Cuba revolucionária. Nem por isso houve insinuações de parcialidade contra o tribunal de Nuremberg ou o clamor mundial para que algum acusado deixasse de ser executado. Entre os condenados aos fuzilamentos em La Cabaña figuravam notórios assassinos, torturadores das forças de Batista e outros criminosos que haviam enriquecido às custas de corrupção e da exploração da miséria da maioria da população cubana.

Trecho de Veja: “Houve um golpe comunista dentro da revolução.”

Em que data isso aconteceu? O jornalista, um obstinado porta-voz da direita reacionária, é tão tresloucado em seus ataques sistemáticos à Revolução Cubana, que deve ter misturado períodos históricos. Houve um golpe de estado comunista na Revolução Russa, em 1917, quando os bolcheviques assumiram o controle do Estado e deram início a criação da União Soviética. Em Cuba, não. Fidel Castro sempre foi o líder máximo da Revolução, desde 26 de julho de 1953, quando atacou o quartel de Moncada, até tomar o poder, com amplo apoio popular (ignorado pela revista), em 1º de janeiro de 1959.

Trecho de Veja: “Ernesto Guevara Lynch de la Serna nasceu em uma família de esquerdistas ricos na Argentina.”

Mais uma atrocidade de Schelp, que sequer conhece o nome da vítima de sua caneta. O nome de Che era simplesmente Ernesto Guevara e seus pais não eram ricos nem esquerdistas. Nenhum deles tinha filiação partidária, eram abertamente contra o governo Perón, que seduziu a esquerda argentina com seus projetos voltados aos descamisados, como a primeira-dama Eva Perón costumava se referir aos segmentos mais humildes da população argentina. Ernesto Guevara Lynch e Celia de la Serna, os pais, tampouco eram ricos. Viviam como um típico casal de classe média alta, se tanto. Moraram na Recoleta, o bairro mais elegante de Buenos Aires, quando a avó de Che morreu e lhes deixou como herança um apartamento.

Trecho de Veja: “Para se livrar de Che, Fidel o mandou à Assembléia-Geral da ONU”.

Delírio absoluto. Che era o segundo nome do estado cubano, o principal porta-voz da revolução, depois do próprio Fidel. Guevara viajou a inúmeros países e assinou diversos tratados de assistência econômica e militar com outras nações socialistas. Era perfeitamente normal que representasse Cuba em uma Assembléia da ONU.

Trecho de Veja: “Como ministro e embaixador, não conseguiu o que queria”.

Texto vago, até impede um comentário mais elaborado sobre algo tão pobre. Registramos apenas que Che nunca foi embaixador de Cuba.

Trecho de Veja: "Se houve um ganhador da Guerra Fria, foi Che Guevara".

Raciocínio deplorável. O sujeito é capturado, rendido e assassinado, mas é ganhador. Pela mesma lógica, se alguém ganhou a 2ª Guerra Mundial, foram os judeus. Afinal, há 60 anos se fala em Holocausto e eles conquistaram o direito ao Estado de Israel, não importando o custo de seis milhões de mortes.

Trecho de Veja: “Fidel se desmancha lentamente dentro daquele ridículo agasalho esportivo”.

Tenha calma, Schelp. Segundo a ordem natural das coisas, você terá o imenso prazer de ver Fidel morto. Temos certeza de que até o obituário de Veja já está preparado. Agressivo, virulento, histérico, panfletário, como é de seu estilo.

Você terá seu instante momentâneo de deleite, assim como a máfia cubano-americana de Miami, ávida por retornar à ilha e transformá-la de novo em um grande cassino.

Mas daqui a 50, 60 anos, o mundo continuará relembrando o aniversário da morte de Che Guevara e, infelizmente, para os que acreditam em outra ordem social, outros tantos anos da morte de Fidel Castro.

Quanto a você, terá sido devidamente esquecido e jogado na lata de lixo reservada para os assassinos do jornalismo ético. Ninguém lembrará de sua triste passagem pelo mundo.

São Paulo, 2 de outubro de 2007.

IZQUIERDA UNIDA"

Assinam a carta-resposta Lilian Vaz (Secretária-Geral), Luiz Alberto Costa Ortiz (Secretário de Finanças), Antonio Gabriel Haddad (Secretário de Comunicação), Vera Pasqualetto (Secretária de Organização e Administração) e André Furtado (Secretário de Relações Institucionais) da Izquierda Unida.

Rovai também resgata outra reportagem da Veja, desta vez por ocasião dos 30 anos do assassinato de Che. A matéria é de Dorrit Harazim, que trabalha atualmente na revista "Piauí", também da Editora Abril. As duas matérias - a de dez anos atrás e a atual, ambas sobre Che - são diametralmente opostas e, para Rovai, "é a prova mais cabal de que nem Veja acredita em Veja".

Confira um trecho da matéria de Harazim:

"Por onde passou, na Bolívia, Guevara fez brotar, depois de morto, uma unanimidade sentimental que jamais conheceu em vida. Mudaram os campesinos que pretendia libertar, não os militares que o caçaram e abateram – estes sempre respeitaram e temeram sua valentia. Também, não era para menos. Em onze meses de guerrilha, jamais contou com mais de 38 combatentes, contra todo o Exército boliviano apoiado pela CIA. Atravessou cordilheiras áridas e quase estéreis, onde árvores não crescem. Desceu para vales por escarpas, penhascos, desfiladeiros, até sufocar na umidade do Chaco. Enfrentou meses de chuvas torrenciais e nuvens compactas de mosquitos. Em dias de sorte, comeu macaco, milho cru, rapadura com onça. Outras vezes, um passarinho apanhado teve de ser dividido por cinco..."

A Veja atual fala de Che como "farsa" e um "mito de altruísta". Em qual revista acreditar?

Che

No aniversário de 40 anos do assassinato do líder revolucionário, "Fórum" revive a história do homem além do mito

A edição de outubro da revista "Fórum" discute a história de Che Guevara, 40 anos depois do assassinato do líder revolucionário pela CIA na Bolívia.
Segundo a revista, o objetivo é lançar "um olhar além do mito, além da imagem", para tentar compreender o sentido do humanismo de Che.
No artigo "Che, além da imagem", Glauco Faria trata justamente do tema do humanismo de Che. Ele inicia o artigo questionando como é possível definir o humanismo de Che se, ao mesmo tempo, ele defendia a “morte impiedosa do opressor”. Para Glauco, essa é apenas uma "contradição aparente", freqüentemente manipulada e utilizada para tratar de Che como terrorista. Ele define o humanismo de Che como "humanismo revolucionário", aquele onde "a guerra empreendida pelo povo é a única resposta necessária e a única possível dos oprimidos contra os opressores que patrocinam a violência institucionalizada."
Este e outros aspectos envolvendo a vida e as idéias de Che são debatidos em dez páginas da revista. Imperdível.

Tá na rede

Piadinha que tá circulando pela net. Recebi de uma amiga por e-mail. É isso o que eu chamo de comunicação com ruído.

De: Presidente
Para: Diretor

Na próxima segunda-feira, aproximadamente às 20h, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários sejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

De: Diretor
Para: Gerentes

Por ordem do Presidente, na sexta-feira, às 20h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança, e encaminha! dos ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

De: Gerentes
Para: Chefe de Produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley de 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

De: Chefe de Produção
Para: Supervisor de Turnos

Na sexta-feira às 20h, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser presentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levara a banda para o pátio da fábrica.

De: Supervisor de Turnos
Para: Funcionários

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar no pátio da fábrica, na próxima sexta-feira, às 20h, pois o manda-chuva (Presidente) e o Sr. Haley, guitarrista famoso, estarão para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

Aviso para todos:

Na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa às 20h no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda-chuva,"Bill Halley e seus Cometas". Todo mundo nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva.

Palestina x Israel

Lula é convocado pela Autoridade Palestina para mediar a paz

A notícia está na página do Último Segundo do IG:

"A Autoridade Palestina (AP) quer a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião de cúpula sobre o conflito árabe-israelense, marcada para o dia 15 de novembro em Annapolis, nos Estados Unidos. O pedido foi feito por Mahmud Abbas a George W.Bush no encontro entre os presidentes da AP e dos EUA no dia 24, na véspera da abertura da Assembléia-Geral da ONU, em Nova York."

Para o deputado Abdullah Abdullah, presidente da Comissão Política do Parlamento palestino, "O Brasil é um símbolo de unidade, de pluralidade de religiões e de etnias. Por causa de sua paz interna, está em paz com todos os seus vizinhos.”

De acordo com o Último Segundo, o presidente americano George W. Bush ainda não deu uma resposta imediata ao pedido. Os palestinos aguardam uma resposta para a próxima semana, quando a secretária de Estado, Condoleezza Rice, visitará Ramallah, sede da Autoridade Palestina. A secretária deverá levar um esboço da lista de participantes da reunião de cúpula.

Comentário

Muitos diziam, baseados em elevada carga de preconceito, que Lula não teria condições de representar o Brasil no exterior. Alguns ainda sustentam essa opinião - contra a maré dos fatos.

O José Serra, governador tucano de São Paulo, deve estar se corroendo. Quando disputou a eleição de 2002 contra Lula, um de seus programas eleitorais mostrava uma reunião da ONU e, no final, um locutor perguntava quem teria mais condições de estar ali para representar o Brasil, se o próprio Serra ou Lula.

Agora vai ter que aguentar mais essa - Lula, "O Pacificador".

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Explode coração na maior felicidade...

É emoção demais para um pobre coração torcedor.

Quarta-feira (3) o ABC, time do povo, mais querido do RN, ganhou do Bahia por 2x1 e se classificou para a última fase da Série C do brasileirão.

Diz o ditado que desgraça pouca é bobagem. Mas ontem (4), a desgraça passou looonge. A alegria de quarta-feira ficou completa com a vitória do meu Flamengo, o mais querido do país, sobre o líder São Paulo por 1x0.

Como noticiaram os jornais após a partida, só o Flamengo pára o São Paulo.

As 68 mil vozes no Maracanã cantaram o novo hino rubro-negro, uma versão do "Tema da Vitória", música composta pelo maestro Eduardo Souto Neto, que ficou conhecida por embalar as vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1.

"Tu és time de tradição,
raça, amor e paixão, oh meu Mengo
Eu sempre te amarei,
onde estiver estarei, oh meu Mengo."

Piso Nacional dos Professores

Deputada Fátima Bezerra (PT-RN) escreve artigo sobre a aprovação do piso nacional dos professores

O artigo entitulado "Da Constituição ao chão da escola" foi publicado no site do PT (www.pt.org.br).

Leia a íntegra do texto abaixo:

"Finalmente nesta quarta feira 3, foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, o substitutivo ao Projeto de Lei nº. 619/2007 do Poder Executivo, que institui o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica de todo o país.

De acordo com o substitutivo do deputado Severiano Alves relator do PL, o piso será de R$ 950,00 para a formação de nível médio e jornada máxima de 40 horas. Até 2/3 da carga horária poderá ser utilizada em atividades de interação com os alunos. O piso entrará em vigor a partir de 01/01/2008 e sua integralização será progressiva: a partir de janeiro de 2008 terá acréscimo de 1/3 da diferença entre o valor do piso e o vencimento inicial e em 2009 terá acréscimo de 2/3 da diferença até a integralização em 2010.

O piso será atualizado anualmente, a partir de 2009, utilizando-se para isso o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente ao valor dos anos iniciais do ensino fundamental urbano, nacionalmente definido. A União deverá complementar a integralização, nos casos em que o ente federativo não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado, o que deverá ser justificado.

Até 31 de dezembro de 2009, estados e municípios deverão aprovar os Planos de Cargos e Salários, que substituirão os atuais estatutos do magistério. Serão beneficiados com o piso, aqueles/as que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico á docência: direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação.

Um terço da jornada será destinada à preparação e avaliação do trabalho didático, à colaboração com a administração da escola, às reuniões pedagógicas, ao aperfeiçoamento profissional e à articulação com a comunidade.

Aprovado na Comissão de Educação e Cultura o PL tramitará nas Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, após o que seguirá para o Senado. Não havendo alteração, será aprovado e sancionado pelo Presidente da República. Se alterado, voltará para a Câmara Federal.

Embora o piso salarial de R$950,00 para os profissionais do magistério - formação nível médio - não esteja no patamar ideal, não podemos deixar de reconhecer que representa um grande avanço nessa longa caminhada em prol da valorização dos profissionais de magistério. Isso porque a média salarial da maioria dos professores, especialmente na região Nordeste fica em torno de R$450,00.

Vale ressaltar que o piso é o vencimento inicial, abaixo do qual ninguém poderá receber. O desafio, depois de concluída a votação, é de que os professores permaneçam mobilizados em seus estados e municípios, para garantir um piso salarial justo e digno. O primeiro passo foi dado. O piso estava na Constituição desde 1988 e o trouxemos para o chão da escola.

O país está vivendo um contexto educacional favorável: o governo Lula assegurou a defesa da educação como um direito de todos os brasileiros. Em decorrência, assumiu compromissos políticos éticos e educacionais para recuperar a defasagem de nossa educação. Todo o esforço está voltado para que o Brasil supere o atraso educacional a que foi submetido ao longo das últimas décadas, atingindo desde a pré-escola, ensino fundamental, ensino básico e superior.

Daí as mudanças em curso em todos os níveis e modalidades de ensino: criação de novas universidades públicas e novos campi, ampliação dos Cefets, financiamento da educação básica através do FUNDEB e a aprovação inédita do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação Básica."

Escola Aberta

Governo do Estado lança Programa Escola Aberta em 12 escolas de Natal

O site da Tribuna do Norte informa que o Governo do Estado vai fazer o lançamento oficial do programa "Escola Aberta" em 12 escolas da cidade. O ato ocorre neste sábado (6), às 9h, no Ginásio de Esportes da Cidade da Esperança. O programa prevê a abertura dos espaços físicos das escolas para a comunidade local nos finais de semana. O objetivo é que estes espaços sejam utilizados para atividades culturais, artísticas, esportivas e de trabalho para a juventude, durante 10 meses.

A estratégia é para envolver a comunidade na vida escolar, buscando estimular a co-responsabilidade entre os cidadãos e o poder público para a conquista efetiva da cidadania. O programa tem outra missão igualmente importante: ser um instrumento de diminuição da violência urbana. É por isso que nesta etapa inicial o programa vai contemplar escolas localizadas em bairros considerados como violentos, onde a população está mais exposta a este problema e está mais carente de uma atenção específica do poder público.

As estatísticas disponívies mostram que os jovens são os mais atingidos pela violência urbana, como seus protagonistas ou como suas vítimas preferenciais. Os homicídios, hoje, são a principal causa de morte juvenil no país. Um relatório da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) revelou que, de 1994 a 2004, o número de assassinatos de jovens entre 15 e 24 anos aumentou 64,2%.

Projetos como o da "Escola Aberta" ampliam o acesso dos jovens à cultura, à música, ao esporte, ao lazer e à tecnologia digital, contribuindo de forma significativa para a diminuição da violência.

De acordo com a Tribuna, o programa vai oferecer oficinas, atividades de lazer, esporte, educação, cultura e artesanato aos alunos e à comunidade. Para o jornal, a escola será transformada em ambiente aberto à criatividade, ao convívio pacífico e à aprendizagem através das práticas culturais e esportivas.

Confira a relação das escolas contempladas:

EE Maria Queiroz – Felipe Camarão;
EE União do Povo – Cidade Nova
EE Profª Estela Gonçalves – Alecrim
EE Senador Dinarte Mariz – Mãe Luíza
EE Passo da Pátria – Passo da Pátria
EE Aldo Fernandes de Melo – Lagoa Azul
EE D. José Adelino – Potengi
EE Profª Josefa Sampaio – Santos Reis
EE Profª Ana Julia – Nossa Senhora da Apresentação
EE Belém Câmara – Cidade da Esperança
EE Graciliano Lordão – Quintas
EE Profº Luis Soares – Dix-Sept Rosado

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Radiodifusão

Congresso Nacional não tem interesse em revisar concessões públicas

Os critérios de concessão e renovação de emissoras de rádio e televisão não são revisados porque os deputados não têm interesse na transparência. A opinião é do pesquisador Venício Lima, da Universidade de Brasília (UnB), informa o portal Comunique-se. A falta de interesse do Congresso Nacional em estabelecer regras claras para o setor está diretamente ligada ao fato de muitos parlamentares serem donos ou sócios de empresas de rádio e TV.

Para se ter uma idéia, somente na subcomissão responsável por conceder e renovar concessões, na Câmara Federal, 16 parlamentares constavam como sócios ou diretores de 37 emissoras. Os dados são de um estudo do próprio Venício de Lima, publicado em 2004.

“As concessões de radiodifusão, a partir da primeira concessão, são quase todas automaticamente transformadas em propriedade”, explicou Lima. Ele ressaltou ainda que não há meios legais de interromper o processo. "A área não tem sido regulada nas últimas décadas", disse o pesquisador ao Comunique-se.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), presidente da subcomissão da Câmara, disse ao Comunique-se que muitos canais operam com concessões vencidas. “As concessões se renovam às vezes até fora do prazo. Esses canais continuam operando mesmo com datas de concessões ultrapassadas. Isso estamos tentando rever na legislação”.

A deputada também criticou a concentração dos meios de comunicação e disse que o Ministério das Comunicações deveria atuar mais na fiscalização das concessões. “Apenas seis grupos detêm o controle dos meios de comunicação social no país. Essas concessões se transferem entre terceiros sem passar pelo Ministério das Comunicações, como deveria”.

O pesquisador Venício de Lima também defendeu a necessidade de uma mudança na Lei Geral das Telecomunicações, elaborada na década de 1960, para que se possa rever os critérios das concessões e das renovações. “Precisam ser obedecidos os princípios da pluralidade e da diversidade, contemplando, de forma equilibrada, diferentes opiniões”.

Educação

Analfabetismo atinge 23,8% da população do RN

O Diário de Natal de hoje (4) traz os números da Síntese de Indicadores Sociais de 2007 (SIS 2007), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a situação do ensino no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa, o estado registrou, em 2006, uma taxa de 23,8% de analfabetismo - equivalente a 646.000 analfabetos com idade acima dos 5 anos.

O número ficou bem acima da média nacional, que é de 13% de analfabetos, acima de 5 anos de idade.

Em 2006, num universo de 2,8 milhões de pessoas com mais de 5 anos de idade, o RN tinha 926 mil estudantes - contra 925 mil registrados em 2005. De acordo com o Diário de Natal, a faixa etária de 7 a 14 anos é a que apresenta maior número de alunos - 454 mil (96,5%).

A pesquisa também revelou 86,2% dos alunos se encontravam na rede pública, enquanto 13,8% estavam na particular. No ensino superior, a rede pública também registrou número maior de alunos em relação à rede privada - 51,4% e 48,6% respectivamente.

Ainda segundo a SIS 2007, a média de anos estudados das pessoas acima de 15 anos no estado foi de 6,1 anos - segundo o IBGE, os jovens nessa faixa etária deveriam possuir pelo menos oito anos de estudo.

Confira outros números da pesquisa:

- Apenas 24,9% dos domicílios do estado possuem rede coletora de esgoto. A maioria das casas (73%) utiliza o sistema de fossas;

- O déficit habitacional no RN atingiu 29,4% - maior que as médias nacional (27%) e do Nordeste (24,4%);

- Mais da metade das famílias (57,3%) com crianças de 0 a 14 anos de idade possuiam uma renda de meio salário mínimo;

- 76 mil crianças e adolescentes começaram a trabalhar precocemente;

- A faixa mais rica da população (10%) teve rendimento médio mensal per capita das famílias de R$ 1.861,41; Os 40% mais pobres possuem renda familiar de R$ 98,71 per capita - os mais ricos ganham até 18 vezes mais que os mais pobres.

Música

Essa é para se apaixonar. Clipe com a música "Love Will Show You Everything", tema do filme "Antes que termine o dia".

A atriz que interpreta a canção é Jennifer Love Hewitt.

O primeiro clipe é a cena original do filme sem legenda.

O segundo é uma montagem com legenda.

Emocionem-se.




Tribuna do Norte denuncia saturação do trânsito na Zona Norte de Natal

A "Tribuna do Norte", na edição desta quinta-feira (4), traz uma matéria sobre o trânsito de Natal, sistema que dá sinais inequívocos de esgotamento. O problema afeta principalmente a Zona Norte da capital.

Segundo o texto do jornal, Natal cresce em ritmo acelerado e isso tem como conseqüência a perda de espaço urbano.

A falta de espaço para a nova cidade que vem surgindo acaba deixando carências em alguns setores, como por exemplo a organização do trânsito. Os congestionamentos, antes concentrados em determinadas áreas, hoje se espalha por diversos pontos de Natal, informa a Tribuna.

A matéria denuncia a falta de vias de escoamento, que poderiam desafogar o trânsito nos horários de pico.

De acordo com a Tribuna, há vários pontos na cidade onde a situação do trânsito é mais crítica, mas a Zona Norte é a maior afetada . A população que precisa se deslocar para outras áreas da cidade sofre com os engarrafamentos diários na ponte de Igapó. Os usuários de transporte coletivo precisam chegar nos pontos de ônibus com até duas horas de antecedência, sob pena de chegarem atrasados ao trabalho por causa dos congestionamentos.

Para o jornal, falta uma política eficiente de planejamento urbano na área de infra-estrutura de trânsito. Enquanto isso, a população aguarda a inauguração da ponte Forte-Redinha, adiada sucessivas vezes, na esperança de que a obra possa melhorar a situação do trânsito na Zona Norte.

Banco do Brasil e Banco do Nordeste encerram greve no RN; Caixa Econômica continua movimento

Os funcionários do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste realizaram assembléia na manhã desta quinta-feira (4) e decidiram encerrar a greve no RN. A assembléia ocorreu na sede do sindicato dos bancários. Os bancos voltam a funcionar normalmente, atendendo seus clientes no hoário habitual, das 10h às 16h. os bancários aceitaram a proposta feita pela Fenaban na última terça (2), que prevê, entre outras coisas, um reajuste salarial de 6%.

Por sua vez, os funcionários da Caixa no estado mantiveram a tendência nacional e deliberaram por continuar em greve em todo o estado. Segundo Liceu Carvalho, presidente do sindicato dos bancários, assim como no restante do país, a greve tem adesão de 100%, incluindo os gerentes. Na noite desta quinta, às 18h30, uma nova rodada de negociações está prevista para acontecer no Sindicatos dos professores do estado.

A classe quer a ampliação do horário de atendimento nas agências, que passaria a ser das 9h às 16h, além do reajuste salarial de 29,27% e a recuperação de 80% a 100% referente a perdas acumuladas desde a instituição do Plano Real. Os bancários também querem Plano de Cargos e Salário (PCS) e contratação de concursados.

DN Online

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Futebol

O Mais Querido está no octogonal da Série C

O ABC, time do povo, venceu o Bahia por 2x1 nesta quarta-feira 3, no Estádio Frasqueirão, garantindo vaga antecipada no octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro. Os gols do Mais Querido foram marcados pelo xodó da frasqueira, Wallyson. Moré marcou pelo Bahia.

CPI das ONGs quer "detonar" a esquerda, diz Associação das Organizações Não-Governamentais

Tatiana Dahmer, membro da diretoria da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais(Abong), disse, em entrevista ao Terra Magazine, que a mídia tem trabalhado numa lógica de criminalização das ONGs.

A afirmação reflete a preocupação da Abong com a instalação no Senado da CPI das ONGs, que deve ocorrer nesta quarta-feira. Para a diretora da entidade, a investigação deveria ser feita pelo Ministério Público, não pelos senadores.

De acordo com o site da revista "Fórum", Tatiana Dahmer vê, por trás do interesse na investigação, o interesse em atingir entidades que têm ou tiveram ligação com o PT e deram sustentação para o governo Lula. Para ela, "existe uma disputa político-partidária".

A diretora da Abong disse que durante o governo FHC as ONGs foram usadas como braço do Estado na implementação de políticas públicas, com o objetivo de promover o desmonte estatal. Segundo ela, naquela época, as organizações não sofriam questionamento pelo fato de receber dinheiro público.

"Fizemos uma rodada de diálogos públicos com o TCU [Tribunal de Contas da União]. A lógica é mostrar que existe uma diversidade de organizações nesse campo. A gente tem que tomar um cuidado muito grande, porque essa criminalização que está acontecendo que está acontecendo a torto e a direito, sem esclarecimento do que essas organizações fazem, da diversidade, dos perfis", declarou ao Terra Magazine.

A CPI das ONGs foi proposta pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Desde o final do ano passado, a instalação da CPI passou por diversos adiamentos. O presidente da CPI deverá ser o senador Raimundo Colombo (DEM-SC), indicado pela oposição.

PMDB e PT disputam a relatoria da CPI. O PMDB quer o cargo para o senador Valter Pereira (MS), mas o PT trabalha pela indicação do senador Inácio Arruda (PC do B-CE).

Bancários do RN em greve a partir desta quinta-feira (4)

Bancários das redes pública e privada rejeitaram na terça-feira, 2, a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a partir de amanhã estarão em greve por tempo indeterminado, informa o site da revista "Fórum".

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), através da sua assessoria de imprensa, informou que a greve geral no setor vai abranger os estados do Pará, Amapá, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Distrito Federal. Já nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí e São Paulo, e nas capitais Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis e Porto Alegre entrarão em greve apenas os bancários da Caixa. E no Rio de Janeiro e Ceará os bancos privados aceitaram a proposta da Fenaban e os bancos públicos também estarão em greve.

A categoria dos bancários reivindica reajuste salarial de 10,3% (ou 5,5% de aumento real nos salários), participação nos lucros de até dois salários mínimos por ano e uma parcela fixa de R$ 3.500. Os trabalhadores pedem também a fixação de um piso salarial de R$ 1.628,24 e melhoria das condições de trabalho.

Na segunda-feira, 1º, a Fenaban apresentou proposta incluindo 13ª cesta alimentação no valor de R$ 252,36, aumento de 6% nos salários, auxílio refeição de R$ 14,72 por dia e salário de R$ 1.287,73 para a função de caixa.

ONG vai à Justiça contra Record News

Inaugurada em 27 de setembro, o canal de notícias 24h Record News está operando irregularmente. É o que afirma a ONG Intervozes, que fiscaliza as concessões públicas de TV no Brasil.

Em seu site, a ONG informa que a Record News faz uso ilegal da outorga da Rede Mulher, cuja concessão está vencida há mais de dois anos. "A Record News ocupa em São Paulo o canal 42 destinado à retransmissora da Rede Mulher. A geradora da emissora está situada em Araraquara, interior de São Paulo. Tal geradora – que em tese é quem produz o conteúdo veiculado nas retransmissoras – está com a outorga vencida desde agosto de 2005", afirma o texto da Intervozes.

A Intervozes informa ainda que a retransmissora da Rede Mulher tem sua outorga atrelada à sua geradora. Como a geradora está com a outorga vencida, o mesmo acontece com a retransmissora.

Duplicidade de concessão

De acordo com a ONG, há outra irregularidade na Record News. O decreto 52.975/63, veda a uma mesma empresa o controle de duas geradoras de TV numa única cidade (no caso, São Paulo).

A Intervozes afirma que a Record News transformou uma retransmissora em geradora. Edir Macedo já é dono de uma geradora em São Paulo (TV Record). A entrada no ar da Record News fez com que ele se tornasse dono de duas geradoras na mesma cidade - o que é uma ilegalidade. Na teoria, a Record News é uma retransmissora da Rede Mulher, mas, na prática, ela opera como geradora. Portanto, estaria configurada a duplicidade de outorga do mesmo serviço na mesma localidade.

Ao Terra Magazine, Diogo Moyses, coordenador da Intervozes, disse que pretende levar o caso ao Ministério Público.

- Até o final desta semana, devemos entrar com uma representação no MP Federal sobre a duplicidade das outorgas. Vamos questionar a Record, a Band (rádio e TV) e a Globo, no rádio. E solicitar ao MP que fique atento para a Globo não avançar sobre o espectro de São Paulo - afirma Moyses, ao lembrar que a emissora carioca também estuda abrir o canal fechado Globo News.

O Terra Magazine informa que o coordenador da Intervozes vai protocolar a representação em Brasília, junto ao Grupo de Trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que conta com procuradores em todo o país.

A Central Record de Comunicação se defendeu da acusação de ilegalidade da dupla outorga, negando que o canal seja irregular.

- [A Record News] Não é irregular e nem ilegal. A concessão de geradora da Rede Mulher é para a cidade de Araraquara/SP, ou seja, não são dois canais na mesma cidade. O centro de produção da Record News é em São Paulo, e o material produzido é enviado para Araraquara. De lá é gerado para todo o Brasil. Tudo de acordo com a legislação vigente no setor - informou a emissora ao Terra Magazine.

Diogo Moyses disse que a Record News tenta driblar a legislação:

- A Record transformou uma retransmissora, a Rede Mulher, em geradora. Dizer que eles enviam para Araraquara é acreditar em Papai Noel. Mais que isso, é assumir uma ilegalidade. O legislador pretende fazer com que nenhuma empresa difunda conteúdo numa mesma cidade.

Senador investigado será afastado da função, diz CCJ

Portal Terra

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que afasta dos cargos ocupados na Casa senadores investigados por quebra de decoro. A modificação passa a valer a partir de janeiro de 2008 e não atinge os processos já em andamento.

Também pelo texto aprovado, a decisão por aceitar a representação contra senadores passa a ser do Conselho de Ética e não mais da Mesa da Casa, como ocorre atualmente. As alterações modificam o Código de Ética e Decoro Parlamentar (RES 20/93).

Além disso, o relator do processo no Conselho de Ética, caso considere a representação admissível, deverá estabelecer prazo para a investigação e, durante esse período, o representado ficará automativamente afastado de todos os cargos que ocupa na estrutura da Casa.

Foro privilegiado

A CCJ também aprovou uma proposta que acaba com o tempo de prescrição de processos quando estão envolvidas pessoas com foro privilegiado, como parlamentares. De acordo com o projeto, estes processos também ganhariam prioridade na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Expositores do RN participam da IV Feira Nacional da Agricultura Familiar em Brasília

O RN enviou uma delegação de 17 expositores para a IV Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que começa amanhã (4) e vai até domingo (7) em Brasília.

Os expositores potiguares vão mostrar produtos como castanha de caju, mel de abelha e derivados (cosméticos), queijo de coalho, rapadura de leite de cabra, goma para produção de tapioca e elementos de artesanato (rendas e labirinto da região do Seridó, pedra sabão do Trairi, vassouras e travesseiros ecológicos, macamê entre outros).

Integram a comitiva do RN representantes dos programas Crédito Fundiário, Arca das Letras, Rede Xique Xique de Comercialização Solidária e dos Assentamentos do INCRA.

Fidelidade Partidária

STF julga hoje mandados de segurança sobre fidelidade partidária

Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira os mandados de segurança que tratam da fidelidade partidária. Os mandados, impetrados pelo Partido Popular Socialista (PPS), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Democratas (DEM), pedem que o STF determine ao presidente da Câmara dos Deputados que declare a vacância dos mandatos de 23 deputados federais que deixaram essas legendas para ingressar em outros partidos, empossando os suplentes.

Na terça-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, reafirmou sua posição de acompanhar o indicado pelo TSE em março, de que o mandato pertence ao partido político.

Comentário

Essa história está mais emocionante que final de novela das oito. É de conhecimento público que políticos em geral são dados à infidelidade - refiro-me à partidária, obviamente. Muitos estão de malas prontas para ingressarem em outras legendas. Não manifestam nenhum constrangimento com as sucessivas metamorfoses ideológicas nem com as muitas mudanças de discurso.

Em tese, cada partido político representa um ideário distinto, que se manifesta em seu programa para as cidades, os estados e o país. É de se estranhar, portanto, essa prática camaleônica configurada no troca-troca partidário, que em muito se assemelha ao dilema shakespeareano: "Ser ou não ser? Eis a questão".

Analisando a questão pragmaticamente, a decisão do STF pode embaralhar os planos dessa turma para as eleições municipais do próximo ano. Aqueles que estão loucos para trairem os partidos - portanto, a ideologia e o programa - pelos quais foram eleitos podem ser forçados a ficarem onde estão, sob pena de perderem seus respectivos mandatos, caso os juízes validem a tese da fidelidade partidária.

Acertos firmados nos bastidores terão de ser desfeitos. Restará, aí sim, o constrangimento de conviver num ambiente hostil e, teoricamente, onde não há elementos de identificação programática.

Como explicar ao cidadão que estou me candidatando por um partido que não representa minha visão política?

E se estou me candidatando por um partido com o qual não me identifico, o que extamente eu vou propor ao meu eleitor?

Qual será minha bandeira política?

Em qual faixa do espectro político-ideológico vou me situar?

Os infiéis torcem para que o STF deixe tudo como está. Assim, não precisarão perder tempo com nenhuma das questões anteriores. É só vestir a roupa nova e ensair o discurso. Políticos em geral não são dados a reflexões profundas - agem por instinto de sobrevivência.

A conferir as cenas dos próximos capítulos.

Mundo

Hillary Clinton abre 33 pontos de vantagem sobre Barack Obama

Hillary Clinton tem uma vantagem de 33 pontos sobre Barack Obama a três meses do início das primárias para a candidatura democrata para as eleições americanas de 2008, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira.

A pesquisa Washington Post-ABC News mostrou que 53% dos democratas disseram que votariam em Hillary se a primária de seu estado fosse realizada neste momento, contra 20% que optariam pelo senador de Illinois Obama.

Fonte: JB Online

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Na estrada

Não sei se estou perto ou longe demais,
se peguei o rumo certo ou errado.
Sei apenas que sigo em frente,
vivendo dias iguais de forma diferente.
Já não caminho mais sozinho,
levo comigo cada recordação,
cada vivência,
cada lição.
E, mesmo que tudo não ande da forma como eu gostaria,
saber que já não sou o mesmo de ontem me faz perceber que valeu à pena.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Record e Globo trocam acusações

Na edição de hoje (01/10) do "Jornal da Record", o apresentador Celso Freitas leu um editorial recheado de ataques à Rede Gobo.

"Afinal, por que a Rede Globo teme tanto a Record News?", questiona a nota da Record, enumerando, em seguida, as supostas razões. A primeira seria porque o Globo News, por ser um canal pago, se sentiria ameaçado com a perda de assinantes. A segunda, o temor da concorrência de um outro canal fornecendo notícias de "melhor qualidade". E o terceiro o medo da perda do "monopólio", diz a Folha Online.

No editorial, o apresentador disse que era "vergonhosa" a atitude da Globo de tentar barrar a inauguração do canal Record News, no último sábado 29, em Brasília, segundo informações do Blog do Josias. "O monopólio da informação é um câncer para o Brasil", encerra a nota.

Em nota à imprensa, divulgada na noite desta segunda-feira (01/10), a Globo chamou os ataques da Record de "calúnias requentadas" e "ataque leviano". A Globo também partiu para o ataque, afirmando que a Record "lucra pela manipulação da fé religiosa" e que a emissora também pretende "manipular a opinião pública".

Empresários brasileiros não confiam na televisão

Notícia da coluna "Outro Canal" de Daniel Castro, na Folha de São Paulo, hoje:

"Para executivos, baixaria na TV vai piorar

Pesquisa feita pelo Ibope revela que a elite empresarial brasileira perdeu confiança na televisão e não acredita numa melhora dos níveis de violência e sexo na programação.

A pesquisa foi feita em julho com 537 executivos de 381 grandes empresas nacionais. Representa dois terços do "top management" do país. Seu principal objetivo era saber o que eles pensam sobre sustentabilidade e responsabilidade social. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Sexo e violência na TV foram incluídos em lista dos "problemas crônicos do país", ao lado de moradia, pobreza e drogas.Para 48% dos entrevistados, a violência e o sexo na televisão vão piorar -em 2005, esses percentuais eram, respectivamente, de 51% e 52%. Os que acreditam que os níveis vão se manter iguais, que eram de 35%, passaram a 45%. Em contrapartida, os que acham que a violência (14%) e o sexo (13%) vão melhorar agora são só 7%.

A confiabilidade plena na TV aberta, que era de 61% em 2005, foi reduzida para 52%. A TV também perdeu "eficiência". Com ela, há dois anos alcançava-se o que se buscava para 65% dos executivos. Hoje, só para 49%. Já a internet, que era vista como eficiente por apenas 29%, hoje satisfaz 75%. "As mídias modernas subiram em eficiência e as tradicionais perderam", conclui Paula Soria, diretora de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência."