sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Escola Aberta

Governo do Estado lança Programa Escola Aberta em 12 escolas de Natal

O site da Tribuna do Norte informa que o Governo do Estado vai fazer o lançamento oficial do programa "Escola Aberta" em 12 escolas da cidade. O ato ocorre neste sábado (6), às 9h, no Ginásio de Esportes da Cidade da Esperança. O programa prevê a abertura dos espaços físicos das escolas para a comunidade local nos finais de semana. O objetivo é que estes espaços sejam utilizados para atividades culturais, artísticas, esportivas e de trabalho para a juventude, durante 10 meses.

A estratégia é para envolver a comunidade na vida escolar, buscando estimular a co-responsabilidade entre os cidadãos e o poder público para a conquista efetiva da cidadania. O programa tem outra missão igualmente importante: ser um instrumento de diminuição da violência urbana. É por isso que nesta etapa inicial o programa vai contemplar escolas localizadas em bairros considerados como violentos, onde a população está mais exposta a este problema e está mais carente de uma atenção específica do poder público.

As estatísticas disponívies mostram que os jovens são os mais atingidos pela violência urbana, como seus protagonistas ou como suas vítimas preferenciais. Os homicídios, hoje, são a principal causa de morte juvenil no país. Um relatório da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) revelou que, de 1994 a 2004, o número de assassinatos de jovens entre 15 e 24 anos aumentou 64,2%.

Projetos como o da "Escola Aberta" ampliam o acesso dos jovens à cultura, à música, ao esporte, ao lazer e à tecnologia digital, contribuindo de forma significativa para a diminuição da violência.

De acordo com a Tribuna, o programa vai oferecer oficinas, atividades de lazer, esporte, educação, cultura e artesanato aos alunos e à comunidade. Para o jornal, a escola será transformada em ambiente aberto à criatividade, ao convívio pacífico e à aprendizagem através das práticas culturais e esportivas.

Confira a relação das escolas contempladas:

EE Maria Queiroz – Felipe Camarão;
EE União do Povo – Cidade Nova
EE Profª Estela Gonçalves – Alecrim
EE Senador Dinarte Mariz – Mãe Luíza
EE Passo da Pátria – Passo da Pátria
EE Aldo Fernandes de Melo – Lagoa Azul
EE D. José Adelino – Potengi
EE Profª Josefa Sampaio – Santos Reis
EE Profª Ana Julia – Nossa Senhora da Apresentação
EE Belém Câmara – Cidade da Esperança
EE Graciliano Lordão – Quintas
EE Profº Luis Soares – Dix-Sept Rosado

Nenhum comentário: