sábado, 5 de maio de 2007

Revista chinesa é forçada a mudar linha editorial

"O aparelho de propaganda do Partido Comunista obrigou a revista mensal "Baixing" ("Gente Corrente"), que denunciava casos de corrupção de funcionários nas zonas rurais, a se tornar uma publicação sobre variedades dedicada aos jovens do campo, segundo uma nota da "Radio Free Asia", com sede na Alemanha, enviada à Efe.

Huang Lingtian, o editor da "Baixing", publicação que dependia do Ministério da Agricultura da China, comentou que a transformação será radical para a revista. "Não produziremos mais praticamente nenhum material original", disse.

O próprio Huang, que deixou seu cargo de editor para cuidar de outra publicação do departamento de Agricultura, foi alvo de investigações policiais após deixar a "Baixing".

A publicação recebeu vários alertas das autoridades locais, e sua edição digital foi fechada em várias ocasiões.

O Partido Comunista já havia proibido a "LifeWeek" de voltar a divulgar material de atualidade política. A publicação havia analisado temas politicamente sensíveis, como a revolução cultural.

Acadêmicos e jornalistas chineses criticam o departamento de propaganda do Partido Comunista, que acusam de ter se tornado ainda mais rígido desde que Hu Jintao assumiu a Presidência."

Comunique-se

Libération vai passar por reforma editorial e ficar menos esquerdista

"Além do confronto eleitoral entre Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal, outro embate entre direita e esquerda vem inquietando a França: o Libération, tradicional diário da esquerda francesa, anunciou para setembro uma reforma editorial que, no mínimo, atenua as características esquerdistas do jornal. Tanto que um grupo de ex-funcionários resolveu fundar um site jornalístico parecido com o Libération antigo.

Depois de uma crise que se arrasta desde 2005 – com uma queda de 7% na circulação e um prejuízo em publicidade de € 12 milhões em 2006 –, o Libération comemorou, em fevereiro, um crescimento de 3% na circulação, devido ao período eleitoral.

A reforma foi anunciada aos leitores em 16/04 no editorial “Libération em transformação”, assinado por Laurent Joffrin. O editor informa que algumas mudanças já foram postas em prática, como novas rubricas gráficas e um conteúdo descrito como mais dinâmico, “inspirado na cultura da internet”. Uma edição zero do novo Libération está programada para junho, com o novo projeto entrando de vez em setembro, quando os franceses voltam das férias de verão – a chamada rentrée."

Comunique-se

Vox Populi: brasileiros estão menos otimistas

Pesquisa Vox Populi divulgada pela revista Carta Capital desta semana registra ligeira queda na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na pesquisa anterior, realizada em outubro de 2006, 63% dos brasileiros aprovavam a atuação do governo Lula. A pesquisa atual mostra que houve uma oscilação negativa de 3%. Agora, 60% dizem aprovar a forma como o governo é conduzido.

A avaliação do desempenho do presidente Lula também diminuiu. O índice de positivo caiu de 55% em outubro de 2006 para 44% em abril de 2007. Houve aumento no índice de regular (29% - 38%) e de negativo (15% - 17%).

A pesquisa também mostrou queda no número de pessoas que se dizem "muito otimistas" em relação ao governo Lula. Em outubro de 2006 esse número era de 50%. Os "muito otimistas" agora são 31%. Os "pouco otimistas" aumentaram de 26% para 47%.

Em outubro de 2006, 55% dos brasileiros diziam acreditar que o segundo mandato do presidente Lula seria melhor que o primeiro. Essa expectativa agora caiu para apenas 28%. Na pesquisa anterior, aqueles que diziam acreditar que o segundo mandato seria igual ao primeiro somavam 25%. Agora são 55%.

Cuba: tempo de incertezas

"Um quê de incerteza invadiu a vida dos cubanos --para quem o futuro até há pouco parecia uma estrada de mão única sem atalho nem vicinal-- desde que uma doença no intestino levou Fidel Castro a ceder temporariamente o poder, há nove meses, a seu irmão Raul.

Desde então, as aparições do homem que comanda Cuba há 48 anos se limitaram a raras imagens de TV, a última delas na semana passada.

Resignados ou felizes, os cubanos insistem que o regime socialista perdurará, ainda que uns poucos admitam a possibilidade de alguma mudança em compasso lento.

Só que essa toada já começou, e a experiência de visitar um lugar parado no tempo iniciar uma marcha que já não tem volta não pode ser explicada. É preciso estar lá.

Antes que acabe."

Folha de S. Paulo

Ministério da Justiça prepara programa de segurança pública

O Globo:

"O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que o programa de segurança pública que será lançado dia 31 pelo governo, já reúne 15 projetos, mas nenhum deles trará resultado de curto prazo para a população. De acordo com o ministro, as ações imediatas devem ser feitas pelas autoridades policiais, cujas atividades 'não resolvem, mas equilibram a situação'."

O tamanho da oposição

O Globo:

"As comemorações do Dia do Trablho deste ano mostraram uma oposição acanhada e o apoio cada vez mais explícito e entusiasmado dos movimentos sociais, estudantil e sindical ao governo Lula. A combinação de repasses generosos do Orçamento a essas entidades, a ocupação de postos-chaves na esfera federal - com espaço ampliado no primeiro escalão neste segundo mandato - e a relação histórica desses movimentos com o PT explicam, em parte, o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas especialistas consideram que faltam, aos partidos de oposição, bandeiras capazes de mobilizar a sociedade, e alertam para o risco de o país conviver com uma oposição acomodada."

Tradução da matéria d'O Globo: o governo comprou o apoio dessas entidades e a oposição precisa pensar uma estratégia eficiente de aplicar o golpe.

Microsoft X Google

Microsoft negocia a compra do Yahoo

"A Microsoft começou a negociar a compra do Yahoo, de acordo com o "New York Post". O negócio, que pode chegar a US$ 50 bilhões, seria uma tentativa da empresa de Bill Gates de conter os avanços do Google, líder do mercado de buscas e de publicidade na internet.

A transação não foi confirmada pelas assessoria de nenhuma das empresas. E, segundo o "Wall Street Journal", o Yahoo não parece estar interessado em uma negociação com a Microsoft."

Folha de S. Paulo

Ensino básico do RN será avaliado

"A rede pública de ensino do Rio Grande do Norte será avaliada a partir de segunda para verificar o nível de alfabetização das crianças com três anos de escolaridade ou oito anos de idade. A intervenção será desenvolvida com avaliação em cerca de três mil turmas, envolvendo 30 mil alunos e 100 pesquisadores. O resultado deverá ser disponibilizado até o final de setembro e servirá para subsidiar a definição de políticas de correção das atuais deficiências no processo de alfabetização de crianças.

A iniciativa é uma parceria entre prefeitura do Natal, Unicef, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), secretaria estadual de Educação, UFRN e prefeituras municipais e União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime/RN)."

Diário de Natal

Começam as reuniões do Orçamento Participativo em Natal

A Prefeitura de Natal deu início a uma série de reuniões em todos os bairros da cidade para elaboração do Orçamento Participativo. Trata-se de um importante instrumento de participação popular, através do qual a comunidade pode influenciar no direcionamento dos recursos públicos para solução das suas principais reivindicações.

As reuniões começaram na última quinta-feira (o3) nos bairros de Capim Macio e Candelária. Na próxima segunda-feira (07), ocorrem nos bairros de Lagoa Nova (Caic), Nova Descoberta (Escola Municipal Ulisses de Góis) e uma reunião para os bairros de Tirol, Petrópolis e Barro Vermelho (Colégio Bereiano). Todas as reuniões, chamadas regionais, serão às 19h, com cadastro de participantes a partir das 18h. Na sexta-feira (11) é a vez do bairro Pajuçara, Zona Norte, na Escola Municipal Maria Alexandrina Sampaio.

Informações do Diário de Natal

Operação Moeda Verde em Natal, já!

Na última quinta-feira (03), a Operação Moeda Verde da Polícia Federal (PF) prendeu 19 pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que praticava crimes ambientais na implantação de um empreendimento imobiliário em Florianópolis (SC).

As prisões ocorreram em Florianópolis (17) e na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (2).

Entre os presos, estão empresários e funcionários públicos, além de dois vereadores, que responderão pelos crimes de contra o meio ambiente, formação de quadrilha e contra a administração pública, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva.

Enquanto isso, na província...

Na próxima terça-feira (05), os vereadores de Natal se reunirão para votar o novo Plano Diretor da cidade. A Câmara Municipal apresentou 28 emendas ao projeto original do executivo.

As emendas mais polêmicas são aquelas sobre a outorga onerosa o adensamento da Zona Norte.

Todas as entidades ambientais de Natal se posicionaram contra a maioria das emendas dos vereadores - execssão apenas para as quatro proposições do vereador Júlio Protásio, tratando exclusivamente de Ponta Negra, que foram acatadas pelo executivo municipal.

As audiências públicas realizadas para discutir o assunto deixaram claro que as emendas representam um perigo para cidade e, na prática, significam a desconfiguração do Plano Diretor, pois permitem a exploração imobiliária de Zonas de Proteção Ambiental (ZPA's), como no bairro de Mãe Luiza, que compreende a área do Parque das Dunas.

Uma perguntinha: o que querem os nobres vereadores com tais emendas, notadamente maléficas à cidade?

Até o reino mineral, como diria Mino Carta, sabe o que motivou os caros representantes do povo na Câmara Municipal a defender os interesses dos grandes empresários do setor imobiliário de Natal em detrimento dos interesses da comunidade.

Assim como em Florianópolis e Porto Alegre, os vereadores natalenses propuseram um conjunto de emendas para tornar legal a prática do crime ambiental, favorecendo a implantação de grandes empreendimentos imobiliários.

Quando é que a Polícia Federal vai realizar uma Operação Moeda Verde aqui?

Senador Magno Malta (PR-ES) é indiciado pela PF

"A Polícia Federal indiciou anteontem, na véspera do aniversário de um ano da Operação Sanguessuga, o senador Magno Malta (PR-ES) por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Malta foi indiciado sob acusação de envolvimento no esquema que destinava emendas orçamentárias à compra superfaturada de ambulâncias."

Folha Online

Estados receberão R$ 975 milhões do Governo Federal

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na noite desta sexta-feira uma medida provisória que libera R$ 975 milhões aos Estados para compensar as perdas na arrecadação do ICMS com a Lei Kandir. A medida provisória deve ser publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira.

O valor será dividido em nove parcelas. Ao longo do ano, a União deve enviar R$ 4,5 bilhões aos Estados pela Lei Kandir.

O Estado que mais vai receber é o Mato Grosso, R$ 92,7 milhões. São Paulo recebe R$ 29,9 milhões; Rio de Janeiro, R$ 22,08 milhões, e Minas Gerais, R$ 60,6 milhões.

A Lei Kandir prevê o envio de verba do governo federal para os Estados para compensar a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nos produtos voltados para a exportação."

Terra

Ségolène Royal é melhor para o Brasil

"No que depender das políticas internacionais anunciadas pelos dois candidatos que disputam o segundo das eleições na França, neste domingo, tudo indica que é melhor para o Brasil torcer pela vitória da socialista Ségolène Royal, em detrimento ao opositor dela, o candidato da consevador Nicolas Sarkozy (UMP).

Uma análise mais profunda dos programas de governo de cada um dos presidenciáveis mostra que, no âmbito político ou no econômico, Royal parece ser a mais aberta ao relacionamento com os países em desenvolvimento, como o Brasil.

A socialista promete regularizar a situação dos "sans papiers" (imigrantes sem documentos) considerando fatores como emprego fixo, filhos matriculados na escola, ou período de estabelecimento do imigrante no país.

Já Sarkozy vê a necessidade de se endurecer as regras de imigração. O conservador deseja ainda expandir a norma que estabelece o domínio da língua francesa como condição fundamental para quem planeja permanecer na França por mais de três meses, prazo máximo do visto de turismo."

Leia mais em http://noticias.terra.com.br/mundo

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Vilarejo - Marisa Monte



Marisa disse que essa música era uma homenagem à causa palestina. "Vilarejo" também me faz lembrar, com a devida licença poética, dos milhões de desabrigados do nosso país.

Rádio Poti produzirá programa voltado à educação e infância

"A Rádio Poti de Natal voltará a veicular, a partir da próxima segunda-feira (07), o programa Educação em Comunidade. Produto do Projeto Ler/DN Educação, do Diário de Natal, o programa tem como proposta estender a pauta da educação além dos limites do jornalismo impresso. A idéia é manter uma conexão mais efetiva entre rádio, jornal, internet, ouvintes e comunidade em geral, especialmente com os setores ligados à educação, como secretarias, escolas, fundações, ONGs, entre outros. De segunda a quinta-feira, o programa se dedicará à abordagem de notícias, entrevistas de curta duração, diálogos com os ouvintes, além de veiculação de spots com enfoques educativos, especialmente os voltados à promoção dos direitos da infância e da adolescência. O programa será apresentado pela repórter Adriana Amorim e dirigido pelo Jornalista Amigo da Criança Francisco Francerle, título concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)."

Diário de Natal

Web

AOL não é mais líder na internet

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Após mais de dez anos conectando mais americanos à internet do que qualquer outra companhia, a AOL perdeu o título de provedora líder nos EUA, reflexo das mudanças nos hábitos de consumidores e de suas estratégias.A AT&T se tornou a maior provedora de internet, com 12,9 milhões de clientes, seguida por Comcast (12,1 milhões) e AOL (12 milhões).

Em 2006, a AOL foi em busca de recursos de publicidade, oferecendo quase todo o seu conteúdo gratuitamente. Seu modelo tradicional foi erodido pela expansão dos serviços de internet de alta velocidade -oferecido por companhias telefônicas."

ONGs comemoram quebra de patente de remédio anti-Aids

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Organizações não-governamentais que defendem os interesses de portadores do HIV prometem manifestações de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva hoje em razão da decisão de quebrar a patente do Efavirenz, mas não deixam de falar dos riscos e das necessidades após essas medidas.

Veriano Terto, coordenador-geral da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) e especialista em patentes, aponta o risco de retaliações como negativa de registro de novos remédios no Brasil, medida que já foi anunciada pelo laboratório Abbott contra a Tailândia, que também quebrou patentes.

Para ele, precisa ficar claro que o Brasil tomou uma medida legal na visão de vários especialistas do setor. "A medida do governo brasileiro apenas reforça o que disse a declaração de Doha da Organização Mundial do Comércio em 2001, que a defesa dos interesses comerciais não pode se sobrepor aos interesses da saúde pública."

Outra preocupação, a partir de agora, é com a garantia de recursos para sustentar a produção nacional. Mário Scheffer, ativista do Grupo Pela Vidda/ SP, afirma ainda que é hora de o governo pensar também em como produzir os sais, a substâncias ativas dos medicamentos."

Henrique Alves insinua que PMDB pode não ser tão fiel assim ao governo

Da coluna Painel na Folha de S. Paulo, hoje:

" Em reunião com os peemedebistas da CPI do Apagão Aéreo, o líder do partido na Câmara, Henrique Alves (RN), deixou bastante claro: o grupo foi escolhido para ser leal ao partido e não ao governo Lula durante as investigações. O Planalto, portanto, dependerá um tanto do humor da sigla aliada."

Luis Nassif fala sobre política social

Sob o título "A miséria da lógica", o economista e jornalista Luis Nassif escreve em seu blog sobre o suposto "complexo de coitadinho" do brasileiro - idéia utilizada pelos críticos das políticas de transferência de renda do Governo Federal.

Sobre "a velhíssima analogia do pescador", empregada para dizer que "em vez de dar o peixe o governo deveria ensinar a pescar", Nassif diz que é preciso explicar o significado de "ensinar a pescar". Os defensores dessa tese argumentam que as maiores economias do mundo não adotaram o que eles chamam de "práticas sociais paternalistas". Nassif retruca dizendo que "as economias mais pujantes do mundo abandonaram políticas assistencialistas por serem pujantes, e criarem empregos em profusão."

Ele acrescenta que não adianta inverter "completamente a relação de causa e efeito" sem, no entanto, "passar uma informação consistente sequer sobre em que consistiram essas práticas."

Nassif afirma que a proposta de "uma política social que garanta apenas saúde, educação básica e Justiça. Isso não é demonstração de insensibilidade: é desinformação, para dizer o mínimo. É falta de noção elementar sobre o que é ser um miserável, o que é enfrentar a fome, e sobre as diversas etapas para se conseguir a inclusão social dos miseráveis. Que acaba não se dando por culpa de uma economia estagnada."

Conselho dos Direitos da Mulher do DF divulga nota de repúdio contra Clodovil

Da Folha Online:

"O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal divulgou hoje nota de repúdio contra as declarações do deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP). No dia 19 de abril, Clodovil afirmou que desistiu de criar vestidos para mulheres porque elas se tornaram muito "vulgares, ordinárias e cheias de silicone" nos últimos tempos.

"Ao contrário do que pensa Clodovil, acreditamos que as mulheres brasileiras pertencem a uma das raças mais belas e sensuais do mundo. Além disso, conquistamos espaço no mercado de trabalho por competência e mérito próprio", diz nota assinada pela presidente do conselho, Mirta Brasil Fraga
."

Ok, Clodovil merece todas as críticas do mundo. É fácil atacá-lo, tamanha a dimensão dos absurdos que ele diz.

Só não entendi essa de "as mulheres brasileiras pertencem a uma das raças mais belas e sensuais do mundo".

Ao meu ver, a presidente Mirta Brasil Fraga derrapou feio na argumentação. Ela apenas reforçou o mito da "sensualidade nativa", que tem o bumbum das nossas mulatas como maior símbolo nacional. É a reafirmação de um estereótipo que em nada acrescenta à causa feminista.

Lobão no Faustão


A independência do cantor Lobão durou pouco tempo - bastou uma gravadora fazer o convite para ele cair no canto da sereia.

Na foto acima, Lobão conversa com Fausto Silva em gravação do próximo "Domingão do Faustão", durante o lançamento na Globo do seu "Acústico MTV".

O que ele está fazendo lá?

Clodovil diz ao ministro das Relações Institucionais que não sabe quem ele é

Segundo a Folha Online, o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) interrpompeu uma entrevista do deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP), para cumprimentá-lo.

Para espanto do ministro, Clodovil disse que não o conhecia.

"Sou o ministro Walfrido dos Mares Guia", respondeu o ministro constrangido.

O ministro das Relações Institucionais, como o próprio nome sugere, é responsável por fazer a ligação entre o governo e o Congresso.

O que Clodovil está fazendo no Congresso Nacional se nem os ministros, com os quais deve se relacionar, ele conhece?

Clodovil é uma piada - sem graça.

Conter aquecimento custa 3% do PIB global, diz ONU

"O mundo ainda pode evitar uma catástrofe climática se investir mais em energias renováveis, conservação de florestas e tecnologias que limitem as emissões dos chamados gases-estufa. E isso pode acabar saindo barato.

A conclusão está no último relatório do IPCC, painel da ONU que reúne cerca de 2.000 cientistas que estudam o aquecimento global, seus riscos e as alternativas para evitá-lo.

O estudo, divulgado nesta madrugada em Bancoc (Tailândia), indica que, para estabilizar as emissões de gás em um nível considerado aceitável, o custo seria uma desaceleração do crescimento mundial de apenas 0,12 ponto percentual ao ano, o que representaria, de forma cumulativa, 3% do PIB global em 2030.
Mas os cientistas deixaram claro que é preciso agir já. Se nada for feito e continuarem os padrões atuais de desmatamento e consumo de petróleo, as emissões de gases que provocam o efeito-estufa podem crescer de 25% a 90% até 2030.

A projeção tem como base o que aconteceu entre 1970 e 2004: uma elevação de nada menos que 70% nas emissões de gases-estufa, principalmente gás carbônico, o maior vilão do aquecimento global. Os maiores incrementos se deram nos setores energético (145%) e de transportes (120%).

Se as emissões nao se estabilizarem até 2030, as conseqüências são as já anunciadas nos outros estudos do IPCC: maior ocorrência de secas, elevação do nível dos mares, migrações massivas, extinções etc.

O IPCC ressalta que o custo de 3% do PIB para evitar a tragédia é uma média, e que algumas regiões terão um custo maior para se adaptar. O estudo não aponta com clareza quem terá de pagar a maior parte da conta, mas não deixa dúvidas sobre a responsabilidade maior dos países ricos pelo aquecimento.

Estados Unidos, Canadá, Japão e países europeus, com cerca de 20% da população mundial, emitem 46% dos gases-estufa.

As conclusões do relatório do IPCC coincidem com as de um estudo do Greenpeace, lançado no início do ano, intitulado "Revolução Energética". A entidade ambientalista defende a tese de que é possível limitar o aquecimento do planeta a 2 graus centígrados - patamar que não causaria tantos estragos - sem afetar o crescimento econômico. A saída proposta é um pesado investimento em energias renováveis, como a solar e a eólica (baseada nos ventos).

IPCC e Greenpeace divergem em um ponto fundamental, porém: o uso da energia nuclear. Segundo o painel da ONU, haveria efeitos benéficos para o clima se a energia nuclear substituísse parte da que hoje é gerada com a queima de óleo ou carvão. Mas o próprio IPCC reconhece que há restrições e riscos associados a esse modelo.

Na parte do relatório divulgado hoje - a íntegra será publicada mais tarde -, não há referência direta ao etanol, combustível que Estados Unidos e Brasil promovem como alternativa ao petróleo.

O IPCC cita os biocombustíveis como uma das alternativas para reduzir as emissões de carbono, mas de forma genérica. Também aposta em um ganho de produtividade futuro com a eventual viabilização comercial da produção de etanol de celulose. Com essa tecnologia, em estudo em diversos países, será possível, em tese, produzir álcool de qualquer planta.

O cenário "pró-clima" do IPCC também aponta como fatores importantes o desenvolvimento de novas tecnologias de seqüestro de carbono, a adoção de padrões arquitetônicos que privilegiem a eficiência energética nas construções, o aprimoramento dos veículos híbridos e elétricos.

Entre as alternativas de menor custo e maior eficiência está a conservação e exploração sustentável de florestas - um setor em que o Brasil pode se destacar. O estudo indica que, da meta de estabilização até 2030, até 50% pode ser alcançada com a redução do desmatamento e outras atividades relacionadas, como o reflorestamento e o cultivo de espécies usadas na produção de biocombustíveis."

Terra Magazine

Lula contra ambientalistas

O presidente Lula voltou a eleger o meio ambiente como obstáculo ao crescimento econômico. Durante a inauguração, ontem, em Uberlândia (MG), de um complexo formado por duas usinas hidrelétricas em um consórcio liderado pela Vale do Rio Doce, o presidente discursou contra o setor ambiental ao dizer que a energia hidráulica é a mais barata e que é preciso enfrentar as resistências para investir nas usinas hidrelétricas.

"Ou nós fazemos as hidrelétricas que temos que fazer, vencendo todos os obstáculos, ou vamos entrar na era da energia nuclear", disse o presidente.

Na semana passada, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) se opôs à construção da usina nuclear Angra 3 e defendeu as termelétricas, a energia eólica e a energia solar. Lula, no entanto, criticou as alternativas. Segundo ele, não é possível "tocar o país com energia solar e eólica".

Enquanto Isso...

A ONU divulgou hoje em Bancoc (Tailândia) o resultado dos estudos do IPCC sobre o aquecimento global. Segundo a ONU, a saída para combater o aquecimento global é "um pesado investimento em energias renováveis, como a solar e a eólica" - extamente aquelas desdenhadas pelo presidente Lula.

Com informações da Folha Online

Brasil vai quebrar patente de remédio anti-Aids

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu autorizar o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, o que, na prática, representa a quebra da patente do medicamento. A decisão, que segue recomendação do Ministério da Saúde, será anunciada hoje em cerimônia às 12h no Palácio do Planalto.

O medicamento é produzido pelo laboratório Merck Sharp&Dohme. O remédio é usado hoje por cerca de 75 mil pacientes de Aids na rede pública.

Com informações da Folha Online

Economia

Produção industrial brasileira sobe 1,2% em março. No trimestre, o crescimento foi de 3,8%

A atividade industrial brasileira cresceu 1,2% em março ante fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Na comparação com março de 2006, a produção das indústrias registrou um avanço de 3,9%.

A pesquisa do IBGE também revelou que o crescimento da produção da indústria do país atingiu 3,8% no primeiro trimestre deste ano, em relação com o mesmo período do ano passado. Neste tipo de comparação, a indústria registra crescimento contínuo desde o último trimestre de 2003.

Audiência Pública na AL discute Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos-RN em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e a Rede Estadual de Direitos Humanos-RN, promove hoje, das 9h às 13h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa,a audiência pública de lançamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos-PNEDH.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos-PNEDH tem um conjunto de linhas de ações com o objetivo de promover a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade, bem como a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político.

Participam da Audiência Pública o Subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da SEDH, Dr. Perly Cipriano, e também o ex-Ministro de Direitos Humanos/SEDH, Nilmário Miranda, que vai lançar um livro durante o evento.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

I can only imagine - MercyMe

Música belíssima, vídeo emocionante. veja:



Aqui o clipe original com a banda:

"Há uma epidemia de mortes e violência causada pelo álcool", diz ministro da Saúde

O Globo:

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quer restringir a venda de bebidas alcoólicas em rodovias, postos de gasolinas e perto de escolas em todo país. Ele disse que há uma epidemia de mortes provocada pelo álcool."

Tomando emprestada a expressão de Mino Carta, que há uma relção íntima entre o consumo de álcool e a violência no trânsito e urbana, até o reino mineral sabe.

Flamengo dispensa Juninho Paulista

"Juninho Paulista não é mais jogador do Flamengo. Após discutir com o técnico Ney Franco, na partida desta quarta-feira, por 3 a 0, para o Defensor, pelo primeiro confronto válido pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.

O vice-presidente do Flamengo, Kléber Leite, afirmou nesta quinta-feira que o jogador está fora do clube."

Terra

Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Os riscos da profissão

"Os jornalistas e os meios de comunicação das Américas enfrentam grandes riscos no exercício livre da profissão, afirmou hoje em comunicado a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a SIP afirmou que o crime organizado e a corrupção continuam em primeiro lugar como "fontes da violência que restringe o direito do público à informação".


Nos últimos 12 meses, 15 jornalistas foram assassinados: oito no México, dois Colômbia, dois na Venezuela, um na Guatemala, um no Haiti e um no Peru. Três permanecem desaparecidos no México.


Também foram denunciadas as constantes ameaças de morte recebidas por repórteres no Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


Os atritos entre a Justiça e a imprensa também foram destacados.


No Brasil, Colômbia e Paraguai, por exemplo, são freqüentes as ordens judiciais de "censura prévia ou indenizações extravagantes que restringem ou detêm apurações".


As ordens judiciais inclusive "põem em risco a operabilidade da imprensa e incentivam a autocensura".


A SIP criticou a "péssima" atitude das autoridades de Cuba e Venezuela, que não respeitam a "defesa das garantias" e o direito de receber e buscar informação."

(Leia mais em http://noticias.terra.com.br/mundo)



"A cada ano, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, chama-se a atenção para a importância da liberdade de imprensa como pré-requisito de uma democracia saudável e ativa, na qual as pessoas sejam livres para expressar suas idéias. Lembremos do Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que expressa que "toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras". Sem uma mídia livre, independente e pluralista, como pode o público fazer escolhas eleitorais informadas, analisar o processo político de tomada de decisão ou dar opiniões efetivas para assuntos públicos? Conseqüentemente, os jornalistas desempenham um papel vital no processo democrático, mas é um papel que pode atrair certos riscos."

(leia mais em http://www.unesco.org.br/noticias/opiniao)

Governo Alckmin encolheu números sobre assaltos a bancos

Do Blog do Noblat:

"Partidinho sem vergonha, esse PSDB.

Pois não é que entre 2004 e 2006 o número de assaltos a bancos em São Paulo foi 116% maior do que os divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin?

A Federação Brasileira de Bancos sabia que os números anteriores estavam errados. Calou-se para não prejudicar a campanha de Alckmin. Agora, exigiu que eles fossem corrigidos. E eles foram pelo governo José Serra, também do PSDB.

Enquanto isso, matriculado em uma universidade nos Estados Unidos, Alckmin afia seu inglês. O futuro ministro de Assuntos de Longo Prazo Mangabeira Unger faz o contrário - tenta aprender a falar melhor o português."

ONG diz que Brasil pode "dar o exemplo" no combate ao aquecimento global

"A organização não-governamental World Wildlife Fund (WWF) disse que o Brasil está no caminho certo para a redução de emissões de carbono e se adotar políticas verdes pode gerar uma poupança de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 30,5 bilhões) em investimentos em energia e criar até oito milhões de novos empregos nos próximos 15 anos.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira em Bancoc, os representantes da organização elogiaram o Brasil e ressaltaram que, de acordo com um estudo da ONG lançado em setembro passado o país poderia estabilizar as emissões de gases causadores do aquecimento global em níveis semelhantes a 2004 já no ano de 2020, se adaptar suas fontes de energia elétrica.

"Investindo 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial por ano, podemos salvar o planeta da ameaça do aquecimento global" disse à imprensa Stephan Singer, chefe da unidade de políticas energéticas da WWF.

E os grandes países em desenvolvimento como o Brasil podem "dar o exemplo" acrescentou Singer."

BBC Brasil

Putz!

"Somos todos parte de uma grande peça... às vezes um drama... às vezes comédia... Mas em todos os momentos somos personagem"

Senhoras e Senhores, o "Episódio 1" d'O teatro Mágico:

O orkut irrita

Tem coisa mais irritante que acessar o orkut e se deparar com a mensagem abaixo?

"Infelizmente, o servidor do orkut.com se comportou de forma inesperada. Esperamos que ele volte ao seu estado normal quando você tentar novamente em alguns minutos.

É provável que o servidor tenha esse comportamento durante os próximos meses. Pedimos desculpas pelo transtorno e pela falta de consideração do nosso servidor
."

O pior é que a mensagem manda tentar acessar o servidor "em alguns minutos", mas depois diz que o servidor vai ter "esse comportamento durante os próximos meses".

E ainda tira onda com a cara da gente pedindo "desculpas" no final.

É f...

Eleito novo presidente da CNBB

D. Geraldo Lyrio, arcebispo nomeado de Mariana (MG), comandará CNBB

"O novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será D. Geraldo Lyrio Rocha, 65 anos, o arcebispo nomeado de Mariana, Minas Gerais. D. Geraldo foi eleito na manhã desta quinta-feira (3) pela Assembléia Geral da CNBB, reunida em Itaci, município de Indaiatuba (SP).

Ele foi eleito quase que por unanimidade, apenas 21 votos para outros candidatos, sendo 225 só para ele. D. Geraldo Lyrio havia sido indicado na quarta-feira (2) por uma prévia por todos os 37 regionais da CNBB.

D. Geraldo é vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), de tendências avançadas social litúrgicas, com atuação moderada."

G1

Mais um trabalhador rural é assassinado no Pará

A violência no campo continua fazendo vítimas entre os trabalhadores rurais.

Segundo a Folha Online, o trabalhador Antônio Santos do Carmo, 60, ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), foi morto ontem em Irituia (178 km de Belém) durante uma ocupação na fazenda São Felipe, localizada às margens da BR-010.

Além do assassinato de AnTõnio Santos do Carmo, outros sete agricultores ficaram feridos. Em protesto, o MST bloqueou a rodovia no final da manhã.

Um funcionário da fazenda São Felipe foi preso em flagrante ontem à tarde, apontado como o autor do tiro que matou o sem-terra.

CPI do "Apagão Aéreo" será instalada hoje à tarde

A CPI do "Apagão Aéreo" deverá ser instalada hoje, às 15h, pelo presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O PT indicou o deputado Marco Maia (RS) para assumir a relatoria da CPI.

O PMDB deverá indicar Marcelo Castro (PI) para presidir a comissão, segundo informações do Blog do Josias.

Além do relator, o PT indicou os demais membros do partido que irão integrar a comissão.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

CPI do "Apagão Aéreo" começa amanhã

PMDB e PT ainda não indicaram nomes dos partidos

Amanhã o presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) vai instalar a CPI do "Apagão Aéreo".

Até agora, porém, PMDB e PT não indicaram os nomes dos seus integrantes.

O PMDB vai ficar com a presidência da CPI - tendo em vista que trata-se da maior bancada da casa.

O PT vai ficar com a relatoria.

Os dois partidos têm direito a indicar, cada um, oito parlamentares para a comissão.

Os demais partidos já fizeram suas indicações.

Estou curioso para conferir como será o comportamento do deputado Fernando Gabeira (RJ), indicado pelo PV, na comissão.

O PV integra a coalizão governamental do presidente Lula. Mas Gabeira teve uma atuação marcante nas CPI's que investigaram as denúncias de corrupção do governo no ano passado.

Será que ele vai aliviar para o lado do governo agora?

Na contramão da paz

STF veta três artigos do Estatuto do Desarmamento

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucionais três artigos do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que proibiam a concessão de liberdade provisória, mediante o pagamento de fiança, nos casos de porte ilegal (artigo 14) e disparo de arma de fogo (artigo 15).

Paulo Medina, juiz acusado de envolvimento na máfia dos bingos, pede novo afastamento do STJ

Da Folha Online:

"O ministro Paulo Medina, investigado como suspeito de integrar suposta máfia que negociava sentenças judiciais em favor dos bingos, pediu hoje novo afastamento ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). No documento enviado ao presidente do STJ, ministro, Raphael de Barros Monteiro Filho, ele pede ainda para a Corte abrir uma comissão de sindicância para investigá-lo internamente.

Medina já estava afastado temporariamente do STJ por problemas médicos. Essa licença só dura até o dia 18 deste mês. No novo pedido, ele pede para ficar afastado até a conclusão dos trabalhos dessa comissão de sindicância.

Durante o novo período de afastamento, Medina continuará recebendo normalmente seu salário, de R$ 23,2 mil mensais."


Interessante com a Folha usa os termos "suspeito", "suposta" para contemporanizar as acusações contra o juiz - neste caso, o jornal não emite opinião, não emite sentença em relação ao acusado.

Bom seria se a Folha dispensasse o mesmo tratamento a todos os "acusados" de alguma improbidade - mostrando ao leitor as acusações, sem, no entanto, emitir parecer antes do processo transitado em julgado.

Católicos são 73% da população brasileira

"O estudo “A Economia das Religiões: Mudanças Recentes”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, revelou que a proporção do catolicismo se manteve estável pela primeira vez em mais de um século no Brasil. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira no Rio mostra, ainda, que o número de adeptos da religião de Bento 16, que visita o País na próxima semana, permanece com 73% da população desde 2000."

Fonte: Último Segundo

O estudo da FGV contraria os números divulgados em abril pelo Vaticano, conforme divulgado aqui no blog ("Vaticano superdimenciona católicos no Barsil" - 09/04), cuja estimativa oficial para o número de católicos do Brasil é de 155,6 milhões - 84,5% da população. Os dados se referem ao ano de 2005.

Salário Mínimo de R$ 380,00 está valendo

Desde ontem (1°), o salário mínimo passou de R$ 350 para R$ 380, um aumento de 8,57%. O reajuste corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), referente ao período de 1º de abril de 2006 a 31 de março de 2007, estimado em 3%, mais aumento real (acima da inflação medida pelo índice).

Nordeste é a região que mais necessita de investimento em educação

O ranking da qualidade do ensino público do país comprova que a Região Nordeste é a que necessita de mais investimentos na área de educação. De cada dez municípios incluídos entre os que têm os piores indicadores nas primeiras séries do ensino fundamental, oito estão no Nordeste.

O levantamento foi feito com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse indicador, que varia de 0 a 10, leva em consideração o rendimento escolar e a média dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e na Prova Brasil.

Segundo o Ministério da Educação, para ter sistemas educacionais com qualidade equivalente à dos países desenvolvidos, o Ideb deve ser de pelo menos 6,0. Atualmente, a média brasileira é de 3,8.

Agência Brasil

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, defende reestruturação do Ibama

As entidades brasileiras estavam ultrapassadas para enfrentar os atuais problemas ambientais. A afirmação foi feita hoje (2), pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia. Segundo a ministra, vários desafios surgiram desde a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), há 19 anos.

"É impossível imaginar que as estruturas criadas há quase 20 anos possam corresponder a essa crise. O que está se fazendo é um processo de reestruturação para fortalecer a gestão ambiental do país", disse Marina.

Na semana passada, foi publicada a medida provisória que cria o Instituto Chico Mendes, responsável pela gestão, implementação e proteção das unidades de conservação.

Além da criação do Instituto Chico Mendes, foi modificada a estrutura do Ministério do Meio Ambiente, com a criação de quatro novas secretarias. A pasta precisava ser "aperfeiçoada", disse a ministra. "A reestruturação não é apenas do Ibama, é uma reestruturação geral do Ministério do Meio Ambiente, exatamente para que possamos responder à altura aos desafios da gestão ambiental do país."

A criação do nova autarquia, no entanto, não agradou a todos. Servidores do Ibama irão fazer manifestações para tentar convencer parlamentares a não aprovarem a medida provisória, que consideram incoerente por acabar com a unicidade da gestão ambiental.

Agência Brasil

De quem é a culpa pelo aquecimento global?

"O Brasil está fazendo um esforço diplomático juntamente com Índia, China e México para pressionar os países industrializados a reconhecer que historicamente eles poluíram mais do que as nações emergentes.

A articulação está em andamento nesta quarta-feira durante o terceiro dia da conferência que vai definir a versão final da terceira parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os quatro grandes emergentes querem incluir no texto oficial uma referência atribuindo aos países ricos responsabilidade pelo aquecimento global.

O texto faria menção à poluição causada no período anterior a 1974 e destacaria que alguns países industrializados foram responsáveis pelas emissões de carbono nesta época."

Fonte: BBC Brasil

Blog legal

Alberto Dell'Isola é capitão da equipe brasileira de memória. O cara é considerado a melhor memória da América Latina.

Ele vai representar o país no mundial de memória do Bahrein.

Alberto criou um blog e uma comunidade no orkut onde ensina gratuitamente técnicas de memória, como o fênomeno da reminiscência e os flash cards.

Ficou curioso pra saber o que é isso? Passa lá no blog dele (http://memorizacao.blogspot.com/);

Se preferir, entra na comunidade do orkut ( http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=595989).

MEC lança documentário em homenagem a Paulo Freire

Do Blog do Rovai:

"O Ministério da Educação (MEC) lança hoje (2) o documentário Paulo Freire Contemporâneo, de Toni Venturi. O lançamento é uma homenagem ao educador, dez anos após a sua morte.

O documentário retoma as origens das primeiras experiências do método de alfabetização e de educação popular de Paulo Freire e mostra como seu pensamento e sua pedagogia ainda estão presentes nos dias atuais.

Paulo Freire Contemporâneo foi vencedor do concurso lançado pela TV Escola em 2006. Foram encaminhadas ao MEC 19 propostas de várias regiões do país com diferentes abordagens sobre o revolucionário método de ensino do educador."

Justiça determina rotulagem de transgênicos

Do Blog do Rovai:

"A transnacional de alimentos Bunge tem 60 dias para informar a quantidade e que tipos de transgênicos são utilizados em seus produtos. Em Ação Civil Pública encaminhada pelo Ministério Público (MPF), o juiz federal Régis de Souza Araújo, do Piauí, decidiu ainda que o Governo Federal deve fiscalizar o cumprimento da ação por parte da empresa.

De acordo com a lei da rotulagem aprovada em 2003, as empresas que usam, no mínimo, 1% de organismos geneticamente modificados são obrigadas a informar no rótulo do produto. Na ação, o juiz determina que a Bunge dever rotular seus produtos independente da quantidade de transgênico que utiliza."

A controvérsia do Rio Madeira

De Luís Brasilino no Brasil de Fato:

"Atualmente, o principal campo de batalhas entre a preservação ambiental e o crescimento econômico fica em Rondônia. É nesse Estado que corre o rio Madeira e, com suas águas, o governo pretende construir duas hidrelétricas - a Jirau e a Santo Antônio - que seriam capazes de produzir 6.450 megawatts (MW). Assim, cumpriria mais da metade da meta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de aumentar a oferta de energia elétrica em 12.300 MW até 2010. Segundo o governo, tal volume é essencial para afastar o risco de apagão caso a economia passe a crescer 5% ao ano daqui há quatro anos: o grande projeto do segundo mandato do presidente Lula.

No entanto, devido a uma série de falhas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) a licença está empacada no Ibama. Para se ter uma idéia do drama, parecer técnico do órgão, divulgado dia 23 de abril, concluiu que não é possível atestar a viabilidade ambiental da obra, pois o EIA subdimensiona as áreas impactadas pela hidrelétrica. Disso decorrem problemas como, por exemplo, refazer a análise dos impactos do empreendimento em territórios fora da soberania nacional. Ou seja, os técnicos estimam que o lago formado pela construção pode inundar até mesmo regiões da Bolívia e do Peru.

De seu lado, o engenheiro Célio Bermann, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), parece ter a solução. No artigo “Impasses e Controvérsias da Hidreletricidade”, publicado na última edição da Revista Estudos Avançados, ele garante que o país não precisa construir mais nenhuma usina para atingir a meta do PAC.

Segundo Bermann, trocando as turbinas das cerca de 70 hidrelétricas com mais de 20 anos que existem no Brasil, poderia-se gerar 8.000 MW a mais. Para chegar aos 12.300 MW previstos no PAC, bastaria reduzir o desperdício nas linhas de transmissão que hoje é de 15%, para 10%. Assim, o país contaria com outros 4.500 MW de energia.

Interesses escusos

De todo modo, a produção de megawatts pode não ser o único objetivo da construção das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. Segundo o jornalista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) Carlos Tautz, uma articulação política e empresarial para emplacar a obra vem atuando desde o segundo semestre de 2006.

Em artigo publicado, no dia 30 de abril, no site Envolverde, Tautz revela que esse acordo envolvia os formuladores dos programas de governo de Geraldo Alckmin e de Lula, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sociais (BNDES), o Ibama, Furnas, a empreiteira Odebrecht e respeitados professores universitários. O objetivo era fabricar um consenso sobre a necessidade de construir as hidrelétricas.

De acordo com Tautz, o que ele chama de “Operação Madeira” transcorreu da seguinte forma:

“1) O Ibama, após meses de questionamentos por parte de ambientalistas, aprovou licenças preliminares para as obras e marcou as audiências públicas para discutir um pré-EIA;

2) a construção das usinas entrou no programa de governo de Lula. Alckmin fez o mesmo;

3) o BNDES, único financiador de longo prazo no Brasil para obras de infra-estrutura, reduziu suas taxas para projetos de geração e transmissão de energia. Sintomaticamente, deixou de fora a área da distribuição de energia, que não está diretamente envolvida no projeto do Madeira; e

4) Furnas & Odebrecht tentam angariar na sociedade apoio para a obra”.

A obra está orçada em R$ 20 bilhões e os seus defensores esperam que a oferta de energia induza à construção de um grande pólo agroindustrial. Além disso, “tanta eletricidade demandaria a utilização de 30 milhões de hectares” de terra, numa área que o Ministério do Meio Ambiente considera prioritária para a preservação.

Para completar o esquema, Tautz prevê como “uma outra possibilidade forte a criação de um grande lago artificial e de uma enorme hidrovia, por onde as commodities agrícolas produzidas pelo complexo agroindustrial seriam transportadas até atingirem portos marítimos, de onde iriam para grandes importadores de bens primários”."

O PAC e a Amazônia

Da Folha de S. Paulo, hoje:

"Se as obras de infra-estrutura do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e de outros programas saírem do papel, as reservas ambientais da Amazônia podem ser bastante afetadas. A conclusão é de um estudo publicado hoje pela ONG Conservação Internacional. O trabalho analisou 13 projetos em desenvolvimento ou já concluídos e identificou 322 áreas ricas em biodiversidade que poderão sofrer pressão pela ocupação humana. Uma delas é o rio Madeira, onde está prevista a construção de hidrelétricas. Para Paulo Prado, diretor de política ambiental da ONG, falta analisar as obras de maneira conjunta e com a participação dos povos afetados."

Jô Soares irrita

Segunda-feira (30), Jô Soares entrevistava o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) no seu "Programa do Jô".

O motivo da entrevista era um projeto de lei do senador que inclui os templos religiosos entre os beneficiários da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

O senador tentava explicar que o projeto de lei apenas tipifica que os templos religiosos históricos são parte do patrimônio cultural brasileiro e, portanto, devem ser contemplados pela Lei Rouanet - que beneficia somente bibliotecas, museus e instituições culturais.

Mas Jô Soares inistia em não dar ouvidos às explicações do senador, insinuando que o projeto de lei não passava de uma tentativa do senador, que também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, de "pegar uma boquinha" do dinheiro da Lei Rouanet.

Além de se fazer de desentendido, Jô ainda tomava todo o tempo da entrevista, sem deixar o entrevistado expôr seus argumentos - "Mas será que você não vai me deixar falar?", reclamou o senador Crivella.

O apresentador global também perguntou ao senador sobre a Lei da Homofobia, aprovada em primeiro turno na Câmara Federal - mas, assim como ocorreu na discussão do assunto anterior, Jô não deixou seu convidado flar direito, enaqunto ficava ele próprio dizendo o que pensava do tema.

Não é de hoje que Jô Soares quer aparecer mais que os seus entrevistados. Ele sufoca quem vai ao seu programa, atrapalhando o que poderia até ser uma boa entrevista.

Definitivamente, Jô Soares irrita.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Brasil obtém autorização para proibir importação de pneu usado

"Depois de um longo processo, finalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a proibir a importação de pneus usados da União Européia. O tema é alvo de intensos debates tanto aqui quanto lá fora. Muitos defendem a importação argumentando que os brasileiros teriam acesso a pneus mais baratos. Outros criticam dizendo que o Brasil se transformaria em depósito de lixo dos países ricos. A questão é que pneu usado é mesmo “um problemão”. Na Europa, uma legislação bastante rígida proíbe a queima de qualquer produto que agrave a poluição ambiental e quem simplesmente abandonar um pneu velho está arriscado a pagar uma multa bem cara.


No Brasil, estima-se que anualmente 30 milhões de pneus sejam jogados fora. Eles não se adaptam bem aos aterros sanitários porque não permitem compressão e a têm degradação muito lenta. Como não existe uma legislação específica para o descarte de pneus, os brasileiros costumam deixá-los em cursos d´água, terrenos baldios ou à beira das estradas, sujando, enfeando e contaminando o meio ambiente. Uma das conseqüências bastante conhecidas é a retenção de água da chuva dentro das carcaças, que acaba proporcionando um bom habitat para a reprodução do mosquito da dengue."

Fonte: Instituto Akatu

O modelo tucano de governar

Choque de gestão no Rio Grande do Sul

A receita tucana de Yeda Crusius para os gaúchos: corte no gasto com os serviços públicos

"Porto Alegre, 26 de Abril de 2007. O vice-governador gaúcho, Paulo Afonso Feijó (PFL), está sentado na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, apresentando denúncias de irregularidades envolvendo o presidente do banco estadual, Fernando Lemos. Seriam provas de contratos sem licitação, empréstimos suspeitos, que Feijó carrega debaixo do braço, numa cruzada para ser ouvido. “Tentei entregar os documentos à governadora, mas ela não me recebeu”, lamenta ele que, ainda em dezembro, um dia antes de assumir o cargo, havia protagonizado uma das cenas mais insólitas da política regional, liderando um protesto contra a própria governadora, Yeda Crusius (PSDB).

“É uma atitude irresponsável, leviana e inaceitável!”, rebateu Yeda, com exclamações mesmo, em nota oficial. Yeda e seu vice não se falam. Engana-se, porém, quem pensa que esta situação prosaica sinaliza um governo sem rumo. “É um governo que tem projeto. Há um núcleo duro que hegemoniza o governo e tem bem claro o projeto do PSDB e do PFL. É um projeto claramente classista, no sentido de defender um Estado mínimo, ágil e eficiente apenas para os ricos”, alerta o deputado estadual Raul Pont, líder da bancada do PT, em entrevista ao Brasil de Fato.

Em quatro meses à frente do Palácio Piratini, a governadora tucana, que se elegeu prometendo um “novo jeito de governar”, está aplicando a velha cartilha neoliberal do “choque de gestão”, plagiando seus colegas de partido em Minas Gerais (Aécio Neves) e São Paulo (José Serra). A redução de custos tem sido a tônica do governo Yeda. Sua primeira medida foi cortar em 30% o custeio de todas as secretarias e fundações, como forma de resolver a crise financeira do Estado.

“Ocorreu uma paralisia geral do serviço público. Paralelo a isso houve um desrespeito a pareceres técnicos", exemplifica Antenor Pacheco, presidente da associação dos funcionários da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão que vem sofrendo pressões por, principalmente, criar uma resistência ao avanço desenfreado das monoculturas de eucalipto no Rio Grande do Sul.

DENGUE

Os resultados do “choque” foram imediatos: em março, vazou à imprensa um e-mail interno da diretora da secretária da Saúde, Neusa Kempfer, determinando a suspensão de viagens dos técnicos para o interior, por falta de recursos. Em abril, estourou uma inédita epidemia de dengue no Estado. No início do ano letivo, milhares de estudantes ficaram sem transporte escolar, por falta de repasse de verbas. Uma unidade de Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) suspendeu as aulas.

"Esse governo conseguiu piorar as condições de trabalho nas nossas escolas, fechando setores importantes como orientação pedagógica, desativando bibliotecas e laboratórios de informática”, explica Simone Goldschmidt, presidente do sindicato dos professores do Estado (Cpers).

Para Raul Pont, o “choque de gestão” agrava problemas crônicos no Estado, em eterna crise financeira. “Não há nenhuma medida para melhorar a receita, não do ponto de vista de aumentar impostos, mas de cobrar os impostos. A sonegação fiscal é enorme e a dívida ativa também. Era uma das coisas que a governadora prometia melhorar, e não melhorou”, afirma.

Inspirada em “modernos conceitos de gestão” e influenciada diretamente por dirigentes das federações empresariais do Rio Grande do Sul, a governadora fez aprovar na Assembléia Legislativa, no dia 24 de abril, um projeto de lei que redesenha a estrutura administrativa do Estado. Em mais um ato de radicalidade neoliberal, a governadora extinguiu órgãos como o Gabinete da Reforma Agrária e a Fundação do Trabalho e Assistência Social. Por outro lado, criou uma misteriosa Secretaria de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, chefiada por Rogério Porto, um conhecido consultor do Banco Mundial. Para Raul Pont, algumas mudanças aprovadas sinalizam a intenção de privatizar órgãos como as companhias de água e de energia, além do banco estadual (Banrisul). “É um processo clássico dos governos tucanos que, infelizmente, se elegeram”, afirma o deputado."

Brasil de Fato

Centrais sindicais vão protestar contra medida do PAC

Da coluna Painel da Folha de S. Paulo, hoje:

"As duas principais centrais sindicais do país usarão suas festas de 1º de Maio amanhã, em São Paulo, para protestar contra um dos pilares do PAC, o projeto de lei complementar que corrige os gastos do governo com a folha dos servidores pela inflação mais 1,5%.

A CUT, aliada de primeira hora de Lula, pede a retirada imediata do projeto. "A proposta não é para valorizar o funcionalismo, e sim para sinalizar ao mercado que haverá controle de gastos públicos", diz Artur Henrique, presidente da central. "É um dispositivo para reprimir novas contratações", afirma João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical. Além dos discursos nas festas de amanhã, as centrais preparam novos protestos contra a medida."

"Revolução prudente" faz nascer "Brasil potência"

'Uma "revolução prudente" liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo nascer uma "potência econômica" do Brasil, afirma matéria publicada nesta segunda-feira no jornal italiano "La Repubblica".

"Aquele líder barbudo que por muitos anos foi o espantalho do grande capital acabou se tornando o presidente do Brasil que agrada o mundo das finanças e da indústria", diz o texto.

"As empresas crescem, o mercado interno se desenvolve e também os capitalistas."

Em tom positivo, o artigo nota que "o Brasil mantém sua posição de guia do continente, maior exportador regional, e economia mais industrializada capaz de produzir fenômenos empreendedores notáveis".

"Famílias novas e tradicionais consolidam seus poderes e se expandem para o exterior", diz o "Repubblica", citando empresários como Roger Agnelli, que encabeça a Companhia Vale do Rio Doce, os banqueiros Joseph e Moise Safra, o governador do Mato Grosso e plantador de soja, Blairo Maggi, e os irmãos Constantino, da Gol.

No entanto, a matéria ressalva que "a transição para uma economia capitalista moderna permanece incompleta", porque ainda falta resolver "o problema da forte desigualdade".

"O país mantém as contradições de sempre, com um desenvolvimento econômico que não reduz as desigualdades e a incapacidade, nos últimos vinte anos, de criar um novo modelo de industrialização." '

Folha Online

O Anjo Mais Velho

domingo, 29 de abril de 2007

Morre o proprietário do Grupo Folha

"O empresário Octavio Frias de Oliveira, 94 anos, publisher do Grupo Folha, morreu na tarde deste domingo em São Paulo. Segundo a Folha de S.Paulo, ele foi operado em novembro para remoção de hematoma craniano, após uma queda doméstica. As condições clínicas do empresário pioraram nas últimas semanas, levando a um quadro de insuficiência renal grave, e ele estava inconsciente há alguns dias.

"Protagonista da modernização da mídia brasileira na segunda metade do século, Frias pertenceu a uma geração de empreendedores pioneiros dos quais ele era um dos últimos remanescentes", diz a nota divulgada pela Folha neste domingo.

Ele adquiriu o jornal em 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho, depois de trababalhar no serviço público e nos ramos financeiro e imobiliário.

Octavio Frias de Oliveira deixa a viúva, Dagmar Frias de Oliveira, e os filhos Maria Helena, Otavio, Maria Cristina e Luís."

Portal Terra

Notinhas da TV

Record veta beijo gay em sua próxima novela

A novela "Caminhos do Coração", de Tiago Santiago, terá dois personagens homossexuais, interpretados pelos atores Cláudio Heinrich e Déo Garcez. Como fez a Globo em 'América', a Record também decidiu que não haverá beijo gay. A emissora acha que o público não está preparado.

Ninguém merece


Xanddy, do Harmonia do Samba e marido de Carla Perez, está se preparando para cantar em espanhol.

Ai, Jesus! Não basta cantar ruim em português, agora vai cantar ruim também em espanhol?!

Com informações da Folha Online

ABC goleia América por 5x2 e é campeão estadual

O ABC é campeão do Campeonato Estadual 2007 depois de golear o América por 5x2 hoje no Frasqueirão. O destaque da partida foi o jogador abecedista Walyson que marcou quatro dos cinco gols da decisão.

Como se diz no jargão futebolístico, clássico é clássico. O América cantou vitória antes do tempo e saiu derrotado para um time, como eles diziam pejorativamente, fora de série - enquanto os americanos gabavam-se pelo time estar na Série A do brasileirão.

Bush ameaça Cuba

Depois dos estragos provocados pela "guerra contra o terror", deflagrada pós 11 de setembro de 2001, com as invasões ao Afeganistão e ao Iraque, George W. Bush, presidente do EUA, planeja agora "libertar" Cuba do regime de Fidel Castro.

"Alguns de vocês ainda têm entes queridos em Cuba e esperam pelo dia no qual a luz da liberdade volte a brilhar sobre eles. Esse dia está se aproximando”, profetizou Bush Jr., em tom ameaçador, sobre o fim da ditadura castrista em Cuba.

Vem mais invasão por aí?

UNE e UBES defendem meia-entrada

Da Folha de S. Paulo, hoje:

' "A gente defende a meia-entrada como complementação à educação", diz o presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Thiago Franco, 23, que cursa o pré-vestibular em São Paulo. Quer prestar exame para cinema.O presidente da UNE (União Brasileira dos Estudantes), Gustavo Petta, 25, estudante de jornalismo na PUC-Campinas, diz que a meia-entrada é um benefício desfrutado "numa fase propícia para a assimilação de novos meios culturais".

Franco é contrário à idéia de estabelecer cota para a venda de ingressos com meia-entrada. "Existem filmes e eventos cujo público-alvo é o estudante. Isso não resolveria o problema das carteirinhas", diz.

Para Petta, a definição de uma cota traria ainda a dificuldade de fiscalização de seu cumprimento. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor de projeto de lei que prevê cota de 40% para a meia-entrada em eventos culturais, diz que "não se pode deixar de fazer regulamentação por temor de irregularidade".

Os recursos que UNE e Ubes obtêm com a emissão das carteirinhas são usados "na luta pela educação de qualidade", segundo Franco. "Aqui sempre houve controle grande e rígido [na emissão das carteirinhas]", diz. "O problema é que, no Brasil, falsifica-se até nota de R$ 50 e, depois de 2001 [quando uma medida provisória quebrou o monopólio de UNE e Ubes] houve uma proliferação de carteiras de empresas que só pensam no lucro."

A UNE, de acordo com Petta, decidiu apoiar "o manifesto contra a falsificação" lançado pela Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema) no último dia 13, porque "todo mundo está sendo prejudicado pela situação como está".

O presidente da UNE diz que "alguns [setores] no Brasil são contra a meia-entrada". Ele cita tentativa da Confederação Nacional do Comércio de derrubar a lei da meia-entrada em São Paulo, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

O Supremo Tribunal Federal julgou que a lei não é inconstitucional, em decisão de 2005. "Portanto não é possível fazer questionamentos à meia-entrada do ponto de vista jurídico", afirma Petta.

O que as entidades estudantis pedem agora é a instituição de um conselho multidisciplinar sobre o tema e a regulamentação da emissão e da fiscalização do uso das carteirinhas.Petta afirma que, no rastro da medida provisória que quebrou o monopólio da UNE-Ubes, surgiram "muitas entidades cartoriais, mercantilistas, que falsificam carteiras".'

Igreja Católica tem 5% das rádios do país

A Folha de S. Paulo revelou hoje que pelo menos uma em cada 20 emissoras de rádio existentes no Brasil pertence à Igreja Católica.

Segundo a Folha, a RCC (Rede Católica de Rádios) reúne 215 concessões de rádios FM, AM, ondas curtas e ondas tropicais - 5% do total de rádios em funcionamento no país (4.546), de acordo com os dados oficiais da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Igreja Católica também está presente entre as rádios comunitárias através da Ancarc (Associação Nacional Católica de Rádios Comunitárias), que faz lobby no Ministério das Comunicações para conseguir concessões públicas.

"Segundo o presidente da entidade, padre José Donizetti do Amaral, as emissoras ligadas à igreja somam 1.200, o que representa 43% do total de 2.792 rádios comunitárias autorizadas."

É, depois ainda falam dos evangélicos...

Para quem acredita que não há preconceito racial

Negro incomoda quando sai do seu lugar

De Elio Gaspari na Folha de S. Paulo, hoje:

"O professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, o Iuperj, jogou nova luz sobre uma velha encrenca nacional. Os negros não chegam ao andar de cima porque são negros ou porque são pobres? Num artigo intitulado "Classe, raça e mobilidade social no Brasil", publicado no último número da revista "Dados", ele sustenta que os negros de Pindorama carregam dois fardos. Até o patamar dos 12 anos de escolaridade, prevalecem as desigualdades de classe. Daí para cima, pesa a barreira da cor: "A desigualdade de oportunidades está presente no topo da hierarquia de classe, mas não na base desta hierarquia. (...) A discriminação racial ocorre principalmente quando posições sociais valorizadas estão em jogo".

Costa Ribeiro observou seis patamares de escolaridade. Até o degrau da conclusão do ciclo médio, as pressões de classe são pelo menos seis vezes maiores que as de raça. Nos patamares superiores (cursar o primeiro ano de uma universidade, ou diplomar-se) essa relação muda, e o peso da origem de classe torna-se apenas 2,5 vezes maior que a da cor da pele.

Conseqüência: um branco com mais de 12 anos de escolaridade tem em média três vezes mais chances do que não-brancos de chegar ao andar de cima. Com o canudo da universidade na mão, quando a barreira de classe foi ultrapassada, o branco continua tendo três vezes mais chances que os demais de se tornar um profissional.

Costa Ribeiro baseou-se na numerologia do IBGE e em arcanos modelos matemáticos. Ele sugere um reordenamento do debate da questão classe/ raça. Não é conclusão dele, mas parece que o preconceito aparece quando se desafia o velho bordão racista: o negro precisa saber o seu lugar."

Surreal

Juiz preso pela "Operação Furacão" recorreu a pai-de-santo para receber propina

O juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) Ernesto Luiz Pinto Dória, integrante da quadrilha que vendia liminares para o funcionamento dos bingos, pediu ajuda a um pai-de-santo para receber propinas e prejudicar seus inimigos.

A conversa do magistrado com o pai-de-santo foi gravada pela Polícia Federal. O grampo foi autorizado pela Justiça Federal do Rio.

As escutas telefônicas mostraram que o juiz prometeu presentear o pai-de-santo, cuja identidade continua desconhecida, com uma televisão, além de um bônus de R$ 1.000, caso ele conseguisse botar as mãos numa propina de R$ 10 mil.

Na conversa com o gurú, Ernesto Luiz Pinto Dória também revela o desejo de se ver livre de alguns inimigos, cuja lista mandaria posteriormente para que o pai-de-santo "colocá-los bem longe".

Com informações da Folha de S. Paulo

Petrobrás repassa R$ 19 milhões em royalties ao RN

Da Gazeta do Oeste:

"O Rio Grande do Norte recebeu R$ 19,9 milhões nesta semana, referentes ao repasse do mês de abril dos royalties sobre a produção de petróleo e gás natural. Os dados foram fornecidos pela assessoria de imprensa da companhia estatal, na capital do Estado. Do total repassado, mais de R$ 11 milhões foram para os cofres do governo estadual e R$ 8,9 milhões para as prefeituras dos 93 municípios beneficiados.

A Prefeitura de Macau foi a principal contemplada com a transferência financeira feita pela companhia petrolífera, recebendo a importância total de R$ 1.441.429, 54. Em seguida, se destacou a Prefeitura de Guamaré, cuja receita foi de R$ 1.423.579, 85. Mossoró ocupou a terceira posição, com um saldo geral de R$ 1.265.044, 62."

Comissão Européia impõe multa à Microsoft

Da Gazeta do Oeste:

"A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) vai condenar a Microsoft a pagar uma multa histórica, que pode superar os 350 milhões de euros (US$ 446 milhões), por não ter cedido a seus competidores a informação necessária para trabalhar com o sistema operacional Windows.

A multa deve ser imposta hoje. Além disso, provavelmente, a empresa americana será ameaçada com novas sanções se continuar desobedecendo às normas da UE. A comissária européia de Concorrência, Neelie Kroes, vai anunciar a decisão em entrevista coletiva."

Líder dos Democratas classifica como "especulação" as notícias de reaproximação entre Wilma e Agripino

Da Gazeta do Oeste:

"O líder dos Democratas (DEM) na Assembléia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego, preferiu evitar fazer comentários a respeito da possibilidade de reaproximação política entre o presidente do DEM no Rio Grande do Norte, senador José Agripino Maia, e a governadora Wilma de Faria. Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o parlamentar disse acreditar que tudo não passa de mera especulação, na medida em que não percebeu nenhum tipo de manifestação entre os dois líderes políticos."

O problema é convencer a crônica política do RN. Na falta de assunto, o jornalismo político potiguar sobrevive de exercícios quase sempre frustrados de futurologia.

Essa suposta reaproximação entre a governadora Wilma de Faria e o senador José Agripino, ao meu ver, é improvável - apesar de não ser impossível.

Wilma não ganharia nada com isso no momento. Certamente perderia o apoio do PT local e ainda ficaria mal na foto com o presidente Lula.

Confirmada essa aliança com Agripino, Wilma correria o sério risco de ver um opositor ganhar a Prefeitura de Natal no próximo ano, porque estaria aberto o caminho para a construção de uma candidatura única de oposição, formada pelo PT de Fátima Bezerra, PMDB de Garibaldi Alves Filho e PV de Micarla de Sousa.

Aposto as minhas fichas que Wilma conseguirá articular um candidato único do seu bloco para as eleições do ano que vem, mantendo no mesmo barco o PSB, o PT e o PV.