quinta-feira, 26 de junho de 2008

Quem matou os jovens da Providência?




Na semana passada, o episódio do assassinato de três rapazes do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, trouxe à tona a discussão sobre a atuação do Exército na Segurança Pública.


Os três jovens foram presos e entregues pelo tenente Vinícius Ghidetti, 25 anos, para serem torturados e mortos pela gangue Amigos dos Amigos - facção rival do Comando Vermelho, que domina a Providência. David, Marcos e Wellington, os rapazes assassinados, tinham, respectivamente, 17, 19 e 24 anos. Além do tenente, participaram da operação três sargentos e sete soldados.


Duzentos homens do Exército ocupavam a favela carioca desde 12 de dezembro do ano passado graças a um acordo entre os ministérios da Defesa e das Cidades para garantir a reforma de 780 casas, um projeto de R$ 16,6 milhões batizado de "Cimento Social" e idealizado pelo senador Marcelo Crivella (PRB). O ex-bispo da Igreja Universal é o líder nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de outubro deste ano.


A cobertura da mídia sobre este caso se pautou pelo costumeiro cinismo. A mídia sempre defendeu a ocupação das favelas pelo Exército como única forma de combater o crime organizado nos morros. Depois da tortura e assassinato dos três jovens, a mídia descobriu que os militares, como denuncia Marcelo Salles do Fazendo Média, agridem, seqüestram, torturam e matam moradores daquela favela.


O cunho eleitoreiro do programa do senador Marcelo Crivela é tão flagrante que chega a ser constrangedor. A mídia se apegou a isso para justificar sua súbita mudança de postura e disfarçar o cinismo covarde.


Aproveitaram o episódio para atacar as obras que o PAC realiza nas favelas do Rio e do Brasil. Como diz Paulo Henrique Amorim, a mídia e a elite "preferem a remoção das favelas, ou, em última instância, que se ponha fogo nelas."


O que a mídia não disse, o cartunista Carlos Latuff sintetizou na imagem acima, que os moradores da Providência exibiram em forma de protesto.

Debate no Rio

Chico x Gabeira

Do Blog do Fazendo Média:

Os deputados federais Chico Alencar e Fernando Gabeira protagonizaram interessante debate na UNIRIO, quinta-feira passada. Os candidatos à Prefeitura do Rio conversaram durante duas horas com cerca de 100 estudantes e professores e expuseram suas propostas para administrar a cidade.

Entre os temas divergentes encontra-se o sistema de governo. Chico não acredita na possibilidade de implantar o socialismo em apenas uma cidade, mas promete fazer um governo socializante, em que a pressão popular seja determinante para a conquista dos avanços de que o Rio precisa. O candidato do PSOL quer o poder público nas rédeas da administração municipal.
Já Fernando Gabeira promete um choque de capitalismo. O candidato da coligação PV-PSDB-PPS disse que a única saída para o Rio é aproveitar a dinâmica do capitalismo e desenvolver a tecnologia, as comunicações, a ciência e etc.


O discurso sedutor de Gabeira não encontrou respaldo no público presente. Enquanto falava, uma das estudantes gritava: “Abaixo o capitalismo!”, ao que ele ignorava para logo em seguida depreciar a experiência cubana e os ídolos da Revolução de 1959. O candidato verde-tucano esquece que o capitalismo é violento em sua própria essência, pois é sustentado pela mais-valia, ou seja, pela exploração do trabalhador. E, convenhamos, se esse sistema funcionasse, a humanidade já teria resolvido seus problemas faz tempo.

Chico, por sua vez, reafirmou a importância de se democratizar os meios de comunicação. É até agora o único candidato a levantar essa bandeira, assim como nas eleições de 2006 para presidente Heloísa Helena, também do PSOL, foi a única candidata a tocar no assunto durante entrevista no Jornal Nacional.

Há pelo menos duas outras candidaturas que podem defender a democratização da mídia: Jandira Feghali (PCdoB) e Paulo Ramos (PDT). Crivella, Molon, Eduardo Paes, Solange e o próprio Gabeira estão engessados pelos acordos que seus partidos possuem com os oligopólios que controlam os meios de comunicação no país.

A partir de julho, com o início da campanha eleitoral, vamos acompanhar de perto as movimentações políticas, a cobertura das corporações de mídia e as manipulações que vem por aí. Aqui o leitor vai ficar sabendo dos fatos que foram publicados, outros que foram omitidos e também os que foram distorcidos.


Comentário

Algum dos candidatos à Prefeitura de Natal teria algo a dizer sobre o tema da democratização dos meios de comunicação?

A função do jornalismo

O observador Alberto Dines ofereceu uma definição concisa sobre qual é a função do jornalismo: fazer pensar.



"O que distingue o jornalista não é o diploma, é a capacidade de estimular o intelecto da sua audiência. O resto é almanaque ou espetáculo."



Perfeito.

Santa hipocrisia, Batman!


O deputado federal Ciro Gomes disse que Fortaleza "é um puteiro a céu aberto". A prefeita Luizianne Lins (PT) não gostou e disse que ele ofendia as mulheres e as prostitutas da cidade.

A verdade dói e os hipócritas sempre querem escondê-la. Em Natal é a mesma coisa. A prostituição, com perdão do trocadilho, come solta. A cidade do sol também é o paraíso do turismo sexual. Îsso não é novidade para ninguém.

Ele vai voltar


Por falar em futebol, eis que a Tribuna do Norte traz a boa notícia para os alvinegros potiguares: Rodriguinho vai voltar a entrar em campo pelo ABC. O técnico Ferdinando Teixeira disse ao jornal que Rodriguinho joga já na rodada de sábado, contra o Fortaleza, lá no Ceará.

O novo time de Wilma

Não são só os times potiguares que estão renovando o elenco. A governadora Wilma de Faria (RN) também deu uma mexida no time do secretariado e anunciou ontem (quarta-feira, 25) quatro novos nomes para compor a sua equipe.

Os novos escalados são: Gustavo Carvalho (PSB) para a Casa Civil; Ruy Pereira (PT) para a Educação; o agrônomo Francisco das Chagas Azevedo para a Agricultura; e o adjunto George Antunes de Oliveira sai da reserva para comandar a Saúde.

Wilma ainda vai mexer em outras pastas: Segurança Pública, Articulação com os Municípios, Esportes e Lazer, e Assuntos Institucionais.

Time renovado e reforçado, a governadora espera que no segundo tempo de governo sua equipe tenha mais ritmo e deslanche com vistas a 2010.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Território Livre?

A praça que fica em frente ao CEI - o colégio dos filhos da elite da elite da elite natalense - é atualmente o reduto dos adolescentes gays e lésbicas de Natal.

Na sexta-feira passada, dia 20, fui ao local fazer umas entrevistas para um documentário que vai se chamar "A praça é nossa" e vai mostrar como essa turma se apropriou daquele espaço e o transformou num território próprio.

É comum ver casais de meninas e meninos dando os maiores amassos em público sem nenhum constrangimento. Na verdade, não há motivos para constrangimentos, porque todos os que frequentam a praça ou são alternativos ou têm a mente aberta.

Entrevistei algumas meninas e meninos. Fiz a mesma pergunta a todos, se eles se sentiam seguros ali, longe do olhar repressor das outras pessoas. As respostas também foram as mesmas. Eles disseram que aquele é um território onde podem "fazer o querem" sem medo de serem discriminados.

O problema é que a maioria dos frequentadores da praça é formada por adolescentes. Todos os meus entrevistados eram adolescentes e todos disseram que estavam ali sem o conhecimento dos pais. Além dos amassos, rola muita bebida, cigarros e drogas ilícitas.

Também vi crianças de 7, 8, 9 anos sendo aliciadas.

Há conflitos com os moradores do bairro, principalmente das casas na rua da praça, que se incomodam com a presença desse pessoal por lá. Eles reclamam que os jovens perturbam a ordem do bairro e têm um comportamento inconveniente.

Na quadra de futsal, alguns rapazes batem bola sem se importar com aquela galera meio diferente que circula pela praça.

Enquanto fazia algumas imagens, um rapaz perguntou do que se tratava. Expliquei que era um trabalho acadêmico. Desconfiado, ele sugeriu um título: "Olha como eles vivem!". Agradeci a sugestão e disse que o documentário já tinha nome.

Não sou a favor de repressão nem sou um hipócrita que não quer enxergar a realidade das coisas. Essa geração de adolescentes e jovens pós-modernos experimentam coisas novas cada vez mais cedo. A descoberta da sexualidade está acontecendo muito prematuramente, em grande parte devido aos estímulos e apelos midiáticos, que sempre colocam em xeque os valores morais tradicionais.

Os jovens reclamam que são discriminados e que somente na praça se sentem à vontade para dar vazão aos seus sentimentos. Eles são cheios de certezas inabaláveis, dizem que sabem o que querem da vida e que são incompreendidos.

Talvez tudo não passe de um apanhado de clichês. Mas não sei o que pensar direito sobre isso. Num primeiro momento, eu os vejo como um bando de jovens inconsequentes e idiotizados que só querem chocar e chamar a atenção das pessoas. Depois, mais desarmado, eu os enxergo como sobreviventes desse grande teatro de vampiros, numa referência à música da Legião Urbana, que é a nossa sociedade.

E no mundo da fofolítica...

Eu até que tento, mas é irresistível. É como pecado. Por mais que a gente lute contra as concupiscências da carne, sempre damos umas escorregadinhas.

Não consigo não rir quando leio o blog de Thaisa Galvão. Aquela senhora escreve cada coisa pictórica que às vezes eu chego a acreditar que nem ela se leva a sério.

Thaisa está quase ficando biruta por causa da reforma do secretariado que a governadora disse que vai fazer, mas ainda não resolveu quando fará o anúncio.

A blogueira resolveu então exercitar ao máximo a arte de testar hipóteses: atira para todo lado tentando prever quem serão os novos secretários. Na cotação de Thaisa, tem neguinho que já sentou e levantou da cadeira de secretário várias vezes.

Desse jeito é fácil. Depois é só dizer: 'Eu não disse?'.

domingo, 22 de junho de 2008

Mais gozação sobre meus 30 anos

Meus 'amigos do peito' continuam tirando sarro com meus recém completados 30 anos. Numa conversa com um deles no msn, olha só o que o sacana me perguntou:

- Como foi de data que deixa bem emblemático q vc está mais proximo da morte?

E continuou:

- Afinal, chegar aos trinta e morrer pra sociedade da juventude é a mesma coisa.

Mas não parou por aí:

- Portanto morrer é mais poético... as pessoas só terão fotos com você com roupas descoladas... cara de futuro...

Eu ainda tente argumentar, dizendo qua aos 30 você começa a descobrir outros encantamentos. É quando Saturno completou a sua rotação e você decide começar a viver de verdade.

Meu amigo não deixou por menos:

- Saturno é muito escroto... decide dar vontade de viver justamente na época em que a vida começa a descer a ladeira.

Faz parte.