sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Procurador-geral da República é a favor da troca de partidos

De acordo com matéria da Folha de São Paulo de hoje (sexta-feira 21), o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, sugeriu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que libere o troca-troca de partidos.

No Congresso Nacional, 40 deputados correm o risco de perder o mandato se o STF aprovar a fidelidade partidária. Se o parecer do procurador-geral for aceito, esses parlamentares poderão dormir sossegados.

Segundo a Folha, o STF marcou para 3 de outubro o julgamento em que decidirá se os parlamentares precisam manter o vínculo com o partido pelo qual se elegeram ou se podem se filiar a outro.

Se os ministros aprovarem a troca, os parlamentares terão apenas um dia para mudar de sigla, porque a regra eleitoral estabelece que o politico deve estar filiado a um partido um ano antes das eleições, em 5 de outubro de 2008.

Imagine só a correria que vai ser se o STF liberar a infidelidade partidária. Aqueles que querem mudar de partido mas temem perder o mandato vão esperar a última badalada do sino parad decidir que passos darão.

Para justificar seu parecer liberando a troca partidária, o procurador-geral invocou o preceito constitucional segundo o qual "ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado".

Ele recomendou ao STF que negue o mandado de segurança movido pelo PSDB (pedindo a perda de mandato dos deputados que mudaram de partido) ou que só puna a troca de partidos a partir da próxima legislatura.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Maria do Socorro

Maria do Socorro é uma dessas pessoas que a gente gosta de graça. Nem é preciso muito tempo para admirá-la. Quando a conheci, cinco minutos depois, já estava encantado.

Maria do Socorro produz e vende cocadas na praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul - a mais famosa e globalizada das praias potiguares. A sua lojinha se chama "O Ponto da Cocada".

Estive lá ontem (dia 19) e provei duas receitas: a cocada de maracujá e a tradicional cocada branca de leite condensado. Preciso dizer que eram deliciosas? Mas digo mesmo assim: eram deliciosas.

Maria do Socorro ajudava a mãe a vender cocada quando tinha nove anos. O tempo passou e os papéis se inverteram - a mãe ajuda na produção diária de 60 cocadas. A doceira sustenta a família vendendo suas cocadas para nativos e turistas brasileiros e estrangeiros.

A cocada, porém, mesmo deliciosa não é o que Maria do Socorro faz de melhor. O melhor dela é a simplicidade, a bondade - esse sentimento-virtude que parece quase extinto - espelhada em seus olhos ingênuos e a ternura em cada gesto.

Ela foi contando um pouco da sua história de vida sem nenhuma reserva - sem medo de parecer ridícula. Fiquei profundamente sensibilizado. Não é uma história triste - é só uma história verdadeira, uma história de alguém que não se acanhou e foi à luta. É piegas? Isso é com vocês.

Maria do Socorro me fez novamente ter esperança nas pessoas. Ela acendeu uma luzinha que estava apagada, por já ter me deparado tantas vezes com tanta falta de humanidade.

Maria do Socorro me fez lembrar de Sônia - outro anjo que apareceu na minha vida há oito anos atrás quando fui morar em Nova Lima-MG.

O PAC avança

O volume de recursos, a execução financeira e a quantidade de ações monitoradas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aumentaram, desde abril. A informação consta do segundo balanço do PAC, apresentado hoje (20) pelo governo.

De acordo com este balanço, 90,3% das obras e 94,1% do valor investido apresentam andamento satisfatório – o que significa que estão dentro dos cronogramas originalmente previstos.

Os dados mostram que, em abril, o PAC dispunha de R$ 9,5 bilhões do Orçamento Geral da União e, no mês seguinte esse montante passou para R$ 14,7 bilhões, ou seja mais de 50%. Segundo o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, isso resultou da aprovação da Lei 11.477, pelo Congresso Nacional.

Segundo o governo, o emprego dos recursos do PAC ganhou velocidade. O volume de recursos empenhados (comprometidos, mas ainda não gastos efetivamente) cresceu 249% no período, De acordo com o balanço , em abril o PAC tinha 1.646 ações registradas e passou para 2.014 de maio a agosto.

Agência Brasil

Trabalho com carteira assinada cresce 6% em agosto, em relação a 2006

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (dia 20) os números da Pesquisa Mensal de Emprego de agosto. De acordo com a pesquisa, O número de trabalhadores com carteira assinada em agosto cresceu 2,5% em relação a julho deste ano e 7% frente a agosto de 2006. É a maior alta desde o início da série em 2002.

Para o IBGE, o resultado é reflexo do bom desempenho de setores que tradicionalmente empregam mais com carteira assinada, como a indústria, intermediação financeira (bancos e seguradoras) e serviços prestados a empresas.

Em relação a julho, foram criados 217 mil novos posto de trabalho formal no mês de agosto deste ano. Tomando como base agosto do ano passado, temos 594 mil novos postos de trabalho.

Desemprego

O IBGE também divulgou os números do desemprego no país. Em agosto, o índice ficou estável em 9,5% nas seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A taxa ficou 1,1 ponto percentual abaixo da apurada em agosto do ano passado. Já o rendimento médio caiu 0,5%, pelo terceiro mês consecutivo, entre julho e agosto.

O número de desempregados no total das seis regiões atingiu 2,2 milhões de pessoas.

Fontes: Agência Brasil, Folha Online e Portal PT

Votação de destaques sobre CPMF na Câmara é adiada para terça-feira

A sessão extraordinária da Câmara dos Deputados convocada na manhã de hoje (20) decidiu prorrogar para a próxima terça-feira a retomada da votação dos destaques e emendas aglutinativas ao texto das propostas de emenda à Constituição (PECs) que prorrogam a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O adiamento foi requerido pelo PT e pelo PR. Na abertura da sessão, havia 298 deputados presentes, número abaixo dos 308 necessários para aprovar mudanças na Constituição Federal.

Os parlamentares ainda precisam analisar dez destaques e 65 emendas aglutinativas ao texto, após a PEC ter sido aprovada em primeiro turno, na noite de ontem (19), por 338 votos a favor, 117 contra e duas abstenções. Uma nova votação, agora em segundo turno, pode ocorrer na próxima semana, antes de a matéria ser enviada ao Senado, onde também precisa passar por duas votações.

Agência Brasil

Venda de terras na Amazônia para estrangeiros preocupa AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) está revendo um parecer emitido há dez anos pelo próprio órgão, que liberava a venda de terras sem limite de área a estrangeiros. A informação é do ministro da AGU, José Antônio Dias Toffoli, que participou hoje (20) de entrevista coletiva a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás.

De acordo com Toffoli, a AGU está preocupada com a compra de terras por estrangeiros na Região Norte do país, principalmente na Amazônia.

O ministro disse que, na época do parecer, a AGU entendeu que a Constituição de 1988 não manteve uma lei da década de 70 que limitava a venda de terras a estrangeiros.

“Essa questão é uma análise que ainda estamos fazendo. Estamos verificando se realmente esse parecer está correto ou não. Ainda não chegamos a uma conclusão”, ponderou. De acordo com o ministro, são preocupantes as informações da imprensa de que estrangeiros compram terras da Amazônia e vendem o terreno pela internet com a proposta de preservação da região.

“Há uma preocupação com a aquisição de terras por estrangeiros. Há uma preocupação constante com a grilagem de terras, que aí não envolve só estrangeiros”, acrescentou Toffoli.

Agência Brasil

Comissão da Amazônia aprova desconto no IR para projetos ambientais

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou o Projeto de Lei 1409/07, que concede desconto de 85% sobre o Imposto de Renda para empresas que desenvolvam projetos ambiental e socialmente sustentáveis na área das superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

De autoria do deputado Beto Faro (PT-PA), a proposta modifica a Medida Provisória 2199-01/01, atualmente em vigor, que concede isenção de 75% aos empreendimentos localizados nessas regiões. Segundo o projeto, contudo, o aumento da isenção do Imposto de Renda só será concedido se a empresa (ou outra pessoa jurídica) protocolar na Sudam e na Sudene projeto que gere um "bem ambiental".

O conceito de "bem ambiental" envolve processos de produção que não gerem poluentes para o solo, a água e o ar; que respeitem os direitos dos trabalhadores; e que resultem em produtos que tragam benefício para o meio ambiente e a saúde humana.

O relator do projeto na comissão, deputado Lindomar Garçon (PV-RO), ressaltou que os projetos desenvolvidos pelas empresas poderão, além de evitar a destruição do meio ambiente, melhorar os produtos da região e reduzir a informalidade dos trabalhadores.

Garçon afirmou que a simples concessão dos benefícios fiscais nas regiões da Sudam e Sudene resultou na industrialização de alguns setores, mas lembrou que os projetos agropecuários implantados na Amazônia com incentivos governamentais foram os maiores responsáveis pela devastação da floresta. O relator afirmou que não é contrário ao desenvolvimento econômicos dessas regiões, mas acredita que "todo cuidado deve ser praticado na adoção de políticas de concessão de incentivos fiscais e tributários".

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Envolverde

Número de miseráveis no Brasil diminui 15% em 2006

A miséria no país sofreu redução de 15% em 2006. esta é a principal constatação da pesquisa “Miséria, Desigualdade e Política de Renda: O Real do Lula” da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É a maior redução da pobreza dos últimos dez anos.

O levantamento preliminar foi divulgado ontem (quarta-feira 19) pelo pesquisador Marcelo Néri da FGV e é baseado nos dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios de 2006 (Pnad), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos três anos (2004, 2005 e 2006), a redução acumulada da pobreza foi de cerca de 36%.

As análises da FGV indicam que, do ponto de vista da distribuição de renda, os 50% mais pobres cresceram a sua participação nas riquezas do país em 12%, enquanto os 10% mais ricos em 7,8%, no ano passado.

A pesquisa também revelou queda no número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. Em 2005, o número de pessoas que viviam nesta condição era de 22,77%. Em 2006, o índice ficou em 19,31%. Em 1992, o percentual da população que vivia em situação de miséria era de 35,16%.

Segundo a pesquisa, a renda média aumentou 9,16%, saltando de R$ 452,48 (2005) para R$ 493,63 (2006).

Fonte: Portal PT e G1

Imigrantes que vivem na França farão teste de DNA

A câmara dos deputados da França aprovou nesta quinta-feira (20) um polêmico projeto de lei sobre "o controle da imigração", que impõe novas restrições à entrada de estrangeiros cujos parentes já vivem no país, incluindo, em regime experimental, o uso de testes genéticos para que os candidatos demonstrem o parentesco.

A medida mais polêmica é uma emenda, proposta por um deputado da UMP e modificada a pedido do governo conservador. Ela estabelece que os candidatos ao "reagrupamento de famílias" poderão se submeter a um teste de DNA para comprovar o parentesco.

O dispositivo será aplicado de forma experimental até 31 de dezembro de 2010. O teste será voluntário e será preciso obter o consentimento expresso do candidato. Além disso, a exigência se limitará a países com "carências" em seu sistema de estado civil ou quando haja uma "dúvida séria" sobre a autenticidade do parentesco.

A legislação atual na França autoriza exames de DNA apenas para fins médicos ou como parte de um processo judicial. Os defensores da medida argumentaram que 12 países da União Européia recorrem aos testes.

Fonte: G1

Comentário

Vejam no que o país da "liberdade, igualdade e fraternidade" está se transformando. É assim que a direita faz no mundo inteiro - política de segregação.

STJ proíbe baixaria no Programa do Ratinho

O ministro Antônio de Pádua Ribeiro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou ao apresentador Ratinho recurso especial em que ele pretendia reverter a decisão da Justiça de São Paulo, que o proibiu de exibir cenas de confrontos físicos e deficiências físicas como atrações do seu programa, com propósito sensacionalista.

A pedido do Ministério Público Federal, a Justiça de São Paulo proibiu o programa do apresentador de exibir e expor cenas de confronto físico e de discussão entre as pessoas que ali se apresentam, bem como de exibir pessoas portadoras de deficiência ou de deformidade física, toda vez que essa deficiência represente a própria atração do quadro.

Entretanto, não foi aceito o pedido de danos morais de R$ 35 mil que o Ministério Público pretendia aplicar, em conjunto, ao apresentador e ao SBT.

Fonte: Terra

TV dos EUA explora crianças e adolescentes em reality show

Não bastassem os grotescos shows de baixaria encenados por adultos nos programas do gênero, surge agora uma novidade: a rede de TV americana CBS estreou ontem (quarta-feira 19) um reality show com crianças que ficam confinadas durante 40 dias numa cidade abandonada no deserto do Estado do Novo México.

As crianças têm entre 8 e 15 anos. Elas foram deixadas sozinhas, sem nenhuma vigilância e expostas a vários perigos. Tudo foi autorizado pelos pais, que assinaram um contrato de 22 páginas isentando os produtores de qualquer responsabilidade pelo bem-estar de seus filhos.

O objetivo do programa é fazer com que os participantes criem uma sociedade funcional com um sistema próprio de leis, comércio e classes sociais. Trata-se de uma bizarrice perversa, apoiada no estímulo ao desenvolvimento de "valores" capitalistas como competição e divisão social.

Grupos de direitos humanos dos EUA protestaram contra o programa, considerando que a atração está praticando exploração infanto-juvenil.

Há relatos de acidentes, como o de um menino que teria queimado o rosto com gordura quente, e de que os jovens são obrigados a passarem 14 horas em frente às câmeras.

Kim Talman, da Associação Nacional para Proteção de Crianças dos Estados Unidos, disse: "As leis sobre trabalho infantil são muito frouxas no Novo México. Por isso é que eles foram para lá".
"Na Califórnia ou em Nova York eles nunca teriam conseguido permissão para um programa como este. E a maneira como eles estão tratando o assunto passa a idéia de que as crianças não foram empregadas para fazer o programa", critica Talman.

Apesar das críticas e da pressão, a CBS não manifestou a intenção de retirar o programa do ar.

Informações da BBC Brasil

Deputados aprovam CPMF até 2011

O texto base da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011 e mantém a alíquota em 0,38% foi aprovado na Câmara dos Deputados, no final da noite de ontem (quarta-feira 19), em primeiro turno, com 338 votos favoráveis, 117 contrários e 2 abstenções.

A proposta tem que ser votada em dois turnos e, para ser aprovada, deve obter 308 votos favoráveis em cada um deles.

Na próxima semana, o governo tentará vencer o segundo round da disputa em torno da CPMF.

Depois de passar pela Câmara, a proposta segue para o Senado para também ser apreciada em duas votações. No Senado, a parada para o governo é mais difícil porque a sua maioria por lá não é tão segura e a oposição é melhor articulada.

Foram apresentadas 65 emendas aglutinativas ao texto. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) marcou para amanhã a análise dessas emendas - em sessões marcadas para as 10h e 16h.

Informações da Folha Online

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Deputado sugere criação do Partido da Imprensa - PI

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder do partido na Câmara e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, em discurso nesta quarta-feira 19, na Câmara dos Deputados, sugeriu a criação do Partido da Imprensa (PI).

"Sugiro ao Sr. Arnaldo Jabor que assuma a presidência desse partido, Míriam Leitão, a Secretaria Geral, Diogo Mainardi, a Tesouraria", disse.

Confira a íntegra do discurso:

"Os jornais de ontem trouxeram uma notícia sobre o mensalão mineiro. É curioso o tratamento dado aos diversos partidos. Quando é o caso do Partido dos Trabalhadores, eles falam mensalão do PT; quando é o caso dos tucanos e do DEM, ex-PFL, chamam genericamente de mensalão mineiro. Além da imprecisão jornalística, a meu ver, é uma injustiça às Alterosas, que tem tanta gente boa, de boas lembranças — Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Pelé, Milton Nascimento — , ser lembrada pelo mensalão mineiro. A imprensa deveria ao menos dar tratamento igual. Não que eu desconheça as mazelas que parte do PT cometeu e não quero que isso seja esquecido.

Entendo que a imprensa não pode assumir a postura política de oposição ao Partido dos Trabalhadores, ao Governo. Essa situação reflete o embate político que estamos vivendo, no qual parte da imprensa assumiu a condição de partido político. Sugiro ao Sr. Arnaldo Jabor que assuma a presidência desse partido, Míriam Leitão, a Secretaria Geral, Diogo Mainardi, a Tesouraria. Esse povo constituiria um bom partido político. Alguns viriam a este plenário debater, até porque poderiam fazer um confronto mais eficiente com o PT.

Sr. Presidente, pesquisa realizada recentemente mostra que o PT tem a imagem mais positiva de todos os partidos: 43,9% consideram-no o mais adequado para os trabalhadores. O índice que define os trabalhadores chega a 63%; no que se refere à defesa do interesse dos mais pobres, o índice é de 57%. O PT tem referência, respeito, depois de todo o bombardeio de críticas.

Sabemos evidentemente que muitas dessas críticas foram justas, porque houve mazelas, corrupção, envolvendo gente do nosso partido.Isso mostra que o PT tem um saldo muito mais positivo e que é muito maior do que as traquinagens, as delinqüências que alguns fizeram. O partido sobrevive e mostra claramente que é uma referência política muito maior do que alguns pensam.

Essa tática de bater no Presidente Lula e no PT pode não ser eficiente, até porque a formação política chamada Partido dos Trabalhadores tem raízes na sociedade brasileira, tem base social e tem respeito pela população — que é inclusive beneficiada pelo programa Bolsa Família e tem uma identificação com o partido — segmento social com o qual tínhamos pouco diálogo, que está incorporando gradativamente nosso projeto político.

Reconhecemos que isso faz parte da disputa política, mas apelo a essa parte da mídia para que deixe de dar tratamento desigual. Se ela fala do mensalão que envolveu o PT, por que não fala do mensalão tucano do Sr. Eduardo Azeredo, do Sr. Aécio Neves e de outros políticos que são, de repente, esquecidos do jogo? Esse não é um bom jornalismo. Tem de tratar todos de forma igual, na crítica e no elogio.''

Comentário

Não se o Partido da Imprensa daria certo. A imprensa, com o perdão do trocadilho, nunca esteve tão partida - no sentido de estar desacreditada por grande parte da opinião pública.

O mais interessante é que o fenômeno da "imprensa partida" se deve, perdoe o trocadilho novamente, ao fato da imprensa ter escolhido um partido - o da oposição a tudo que o governo faz.

O glorioso ABC vence e é vice-líder na Série C

O ABC venceu o Fast Clube por 3 a 2 em Itacoatiara nesta quarta-feira 19 e é vice-líder do grupo 25 da Série C, após marcar seus primeiros três pontos na terceira fase do campeonato. o time potiguar tem um ponto a menos que o Bahia.

Os gols do Mais Querido foram marcados por Nêgo (2) e Ben-Hur. Bazinho e Arlindo descontaram pelo Fast Clube.

O próximo jogo do alvinegro é domingo, contra o Rio Branco do Acre, no Frasqueirão.

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) quer quebrar sigilo do painel eletrônico do senado

Bob Fernandes do "Terra Magazine" informa que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) estuda apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta de quebra do sigilo do painel de votações da Casa. O objetivo é saber como votou cada parlamentar no primeiro processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que o absolveu na semana passada.

Na prática, Jarbas deseja fazer o mesmo que fizeram Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda, que violaram o painel eletrônico do Senado para descobrir como votaram seus colegas na sessão que cassou o mandato do então senador Luiz Estevam e, por isso, tiveram que renunciar para também não serem cassados. O fato aconteceu em 2000.

Quer dizer que ACM e Arruda agiram corretamente?

Caso Jarbas leve adiante este factóide, devemos pedir desculpas a ACM (in memorian) e ao atual governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Nós os condenamos por violar aquilo que estabece a Constituição, mas o erro foi nosso. Eles agiram na melhor das intenções, como guardiões da ética e do decoro.

Entidades pedem que Lula não libere transgênicos

Folha Online:

"Entidades e movimentos sociais que integram o Fórum Nacional pela Reforma Agrária enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual questionam a liberação do milho transgênico Liberty Link, produzido pela Bayer. No documento, os líderes dos movimentos ressaltam que a liberação pode destruir a agricultura familiar.

O milho Liberty Link é tolerante a um herbicida homônimo, que promete combater ervas daninhas.

"A liberação comercial dos transgênicos é uma séria ameaça às sementes crioulas e pode inviabilizar a continuidade da construção de um modelo sustentável de agricultura baseado na agroecologia", diz a carta.

As entidades esperam que Lula determine ao CNBS (Conselho Nacional de Biossegurança) que suspenda as liberações comerciais dos produtos transgênicos."

Organizações do RN participam de encontro contra baixaria na TV

Na tentativa de regionalizar a Campanha Nacional "Quem financia a baixaria é contra cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a coordenação da Campanha realizou na manhã desta quarta-feira 19, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), em Fortaleza, um encontro que contou com a participação de organizações do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O encontro faz parte da programação de Encontros Regionais que vêm sendo realizados por todo o Brasil no intuito de fortalecer a campanha nos estados e preparar o Encontro Nacional, com data marcada para os dias 18 e 19 de outubro. As atividades realizadas nestas datas irão fazer parte da agenda de mobilização da 4a edição do Dia Nacional Contra a Baixaria na TV, que este ano acontece nos dois dias do Encontro Regional.

Iniciada em 13 de novembro de 2002, em Brasília, a campanha surgiu de uma demanda da população e da sociedade civil organizada por ações de combate aos abusos e violações cometidos na TV. Através de um trabalho junto aos anunciantes e com a produção de um "ranking da baixaria" entre os programas que mais agridem os direitos humanos, a campanha visa promover a conscientização da sociedade sobre as violações e desrespeito aos direitos infringidos pelas emissoras de rádio e televisão brasileiras.

Fonte: Revista Fórum

New York Times libera site ao público

O New York Times resolveu abrir completamente seu site. Além disso, o jornal também resolveu permitir o acesso ao seu banco de dados de mais de cem anos.

Prêmio Comunique-se

Na última terça-feira 18, foi entregue em São Paulo, no Tom Brasil, o Prêmio Comunique-se de Jornalismo - este ano em sua 5ª edição.

A novidade deste ano foi a criação da Galeria dos Mestres do Jornalismo. Mino Carta (Carta Capital), Heródoto Barbeiro (CBN e TV Cultura) e a agência CDN foram os primeiros a figurarem entre os hors concours do jornalismo brasileiro por terem conseguido três conquistas cada um em cinco anos de existência do Prêmio Comunique-se.

Leia a lista dos 24 premiados:

Jornalista de Sustentabilidade, AndréTrigueiro, da Globonews;

Jornalista de Comunicação e Marketing, Marili Ribeiro, do Estadão;

Executivo de Veículo de Comunicação, Mino Carta, da Carta Capital;

Jornalista de Tecnologia, Ethevaldo Siqueira, da CBN;

Jornalista de Cultura – Mídia Impressa, Ana Paula Sousa, da Carta Capital, e na Mídia Eletrônica, Marcelo Tas, da BandNews FM;

Jornalista de Esporte – Mídia Eletrônica, Tadeu Schimdt, da TV Globo, e na Mídia Impressa, Soninha Francine, da Folha;

Locutor Esportivo, Luís Roberto, da TV Globo;

Agência de Comunicação Corporativa, CDN;

Profissional de Comunicação Corporativa, Márcia Magno, do Boticário;

Colunista de Notícias, Monica Bergamo, da Folha;

Colunista de Opinião, Luiz Fernando Veríssimo, de O Globo;

Colunista Social, Danusa Leão, da Folha;

Jornalista de Economia, Miriam Leitão, da TV Globo e jornal O Globo, única a ganhar em duas subcategorias, Mídia Eletrônica e Mídia Impressa;

Correspondente brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica, Sonia Bridi, da TV Globo, e na Mídia Impressa, Sérgio Dávila, da Folha;

Correspondente estrangeiro no Brasil, Todd Benson, da Reuters;

Repórter de Mídia Eletrônica, Ernesto Paglia, da TV Globo;

Repórter de Mídia Impressa, Fernando Rodrigues, da Folha;

Repórter de Imagem, Juca Varella, do Estadão;

Jornalista de Política – Mídia Impressa, Elio Gaspari, de O Globo e Zero.

Brasil mais endividado

A Dívida Pública Federal, que contabiliza as dívidas interna e externa, aumentou 1,77% em agosto, comparada a julho, aumentando de R$ 1.289,4 bilhões para R$ 1.312,3 bilhões.

CCJ do Senado aprova fim do voto secreto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira 19, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PECs) que acaba com o voto secreto em qualquer situação no Congresso Nacional.

O senador Tasso Jereissati (PSDB- CE), relator da matéria, queria preservar o voto secreto para indicações de ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) e na análise de vetos presidenciais. Mas a proposta aceita acertou a regra a todas as votações.

Os demais senadores pressionaram e Tasso apoiou a proposta de Paulo Paim (PT-RS) de abrir o voto para todos os casos.

A PEC entrará em votação no plenário tão logo as medidas provisórias que obstruem a pauta sejam votadas.

Com informações da Agência Brasil

Ministra do Meio Ambiente acha que há condições de superar problemas climáticos

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira 19, no 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas, que existem condições técnicas de superar os problemas climáticos no mundo. Para isso, é necessário assumir "um compromisso ético de que vamos usar todo nosso conhecimento para reverter esse processo histórico", disse a ministra.

A ministra apontou que o primeiro passo para que isso aconteça é mudar o modelo de desenvolvimento atual, principalmente dos países ricos - maiores responsáveis pela poluição atmosférica.

Marina também disse que os países em desenvolvimento devem buscar outras matrizes energéticas em substituição aos combustíveis fósseis.

Com informações das Agência Brasil

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Manifestação dos "Sem-Mídia" em São Paulo dá mais gente que passeata contra Renan Calheiros no Rio de Janeiro

Essa foi boa. Uma manifestação organizada Movimento dos Sem-Mídia, convocada pelo blogueiro Eduardo Guimarães, reuniu 200 pessoas em frente ao prédio da Folha de S.Paulo, em Campos Elíseos, São Paulo, nesta segunda-feira.

Você acha que 200 pessoas foi pouco? Depende do referencial.

No Rio de Janeiro, uma passeata organizada pelo vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, em protesto contra a absolvição do senador Renan Calheiros reuniu 40 pessoas.

Apesar da pressão e da intensa campanha da mídia contra Renan Calheiros, este assunto parece que não desperta tanto o desejo de engajamento nas pessoas.

A mídia está tão desacreditada que uma passeata de um blogueiro desconhecido, contra a flata de democracia na mídia brasileira, reúne mais manifestantes que um evento proposto por um músico conhecido, sobreum assunto amplamente divulgado.

Sinal dos tempos.

Garibaldi descarta aliança com Wilma

Li no site "No Minuto" a declaração do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) de que não vê "a menor possibilidade de de estar de braços com a governadora Wilma nas próximas eleições”. A declaração foi feita em entrevista ao programa Pra Frente Seridó, da Rádio Rural AM de Caicó, no último final de semana.

Garibaldi justificou sua declaração argumentando que o povo não aceitaria que ele se aliasse a Wilma depois de fazer oposião a ela todos estes anos. “Ao longo desse tempo venho fazendo críticas ao seu modelo de administrar. Então, como é que vou mudar agora? Eu não teria cara de chegar para o povo, depois de tanto combatê-la, e dizer que me juntei a ela”.

O curioso é que Garibaldi vê incoerência na possibilidade de aliar-se a Wilma depois de ter sido seu adversário durante tanto tempo, inclusive sendo derrotado por ela na última eleição, mas exatamente isso que ele fez quando se aliou ao sendaor José Agripino (DEM-RN). Os dois sempre foram como gato e cachorro na política potiguar e, de uma hora para outra, se juntaram para tentar derrotar Wilma.

Isto não é incoerência, senador? Com que cara o senhor, após tanto combater José Agripino, explicou isto ao povo?

Ficou claro que as explicações não colaram - tanto que aliança espúria foi derrotada nas urnas e hoje os dois senadores procuram espaço para sobreviverem politicamente.

Garibaldi finalizou sua participação na entrevista dizendo que a governadora Wilma é "centralizadora".

E eu finalizo com uma pergunta: Garibaldi foi tão democrático assim quando foi governador do RN?

Wilma defende CPMF e comenta absolvição de Renan Calheiros

A governadora Wilma de Faria (PSB-RN) participou nesta segunda-feira de um almoço-debate do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no hotel Renaissance, em São Paulo. Falando aos empresários, Wilma disse que "classe política está em xeque" e defendeu que os políticos deveraim ser julgados pela Justiça.

O comentário foi motivado pela absolvição, na última quarta-feira, de Renan Calheiros (PMDB-AL) pelo plenário do Senado da acusação de ter utilizado recursos da construtora Mendes Júnior para pagar despesas com o aluguel e pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Wilma disse que, se fosse senadora e estivesse na condição de Renan, se licenciaria do cargo para se defender.

CPMF

No mesmo almoço, Wilma defendeu a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mas fezressalvas à proposta do Governo Federal.

Ela defendeu a apresentação de um projeto de lei sobre o assunto, que venha a indicar o fim do imposto futuramente. Outro item defendido pela governadora foi a redução da alíquota - atualmente em 0,38%. Wilma também quer que a CPMF seja compartilhada com os Estados e municípios.

Com informações da Folha Online