O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (dia 20) os números da Pesquisa Mensal de Emprego de agosto. De acordo com a pesquisa, O número de trabalhadores com carteira assinada em agosto cresceu 2,5% em relação a julho deste ano e 7% frente a agosto de 2006. É a maior alta desde o início da série em 2002.
Para o IBGE, o resultado é reflexo do bom desempenho de setores que tradicionalmente empregam mais com carteira assinada, como a indústria, intermediação financeira (bancos e seguradoras) e serviços prestados a empresas.
Em relação a julho, foram criados 217 mil novos posto de trabalho formal no mês de agosto deste ano. Tomando como base agosto do ano passado, temos 594 mil novos postos de trabalho.
Desemprego
O IBGE também divulgou os números do desemprego no país. Em agosto, o índice ficou estável em 9,5% nas seis regiões metropolitanas do país --Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A taxa ficou 1,1 ponto percentual abaixo da apurada em agosto do ano passado. Já o rendimento médio caiu 0,5%, pelo terceiro mês consecutivo, entre julho e agosto.
O número de desempregados no total das seis regiões atingiu 2,2 milhões de pessoas.
Fontes: Agência Brasil, Folha Online e Portal PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário