quarta-feira, 1 de novembro de 2006

A raiva do PT contra a mídia

Artido de Gilberto Dimenstein na Folha Online:


"Lula eleito, militantes do PT apontaram, esfuziantes, que os meios de comunicação estavam entre os derrotados; alguns deles chegaram mesmo a hostilizar raivosamente os jornalistas. Refletem as reclamações de Lula e de muitos de seus assessores. Interessante essa manifestação: tantos anos depois de neutralizados os militares, ainda não se tem claro, em vários setores, o papel da imprensa. O que só revela um cacoete autoritário.
Não vou negar que algumas reportagens e mesmo veículos de comunicação cometeram erros e exageros. Mas, no geral, os jornalistas fizeram o que tinham mesmo de fazer: vasculhar e incomodar o poder. E o fato é que o PT deu motivos de sobras para ser vasculhado na questão ética e administrativa.
Na oposição, o PT foi um beneficiário dessa atitude dos meios de comunicação. Muitos de seus dirigentes, a começar de Lula, estavam sempre à frente dos ataques contra os deslizes e roubalheiras. O PT cresceu, entre outras razões, porque vendeu a imagem (até certo ponto correta, vamos reconhecer) de limpeza, mas depois, no poder, não soube separar o público do privado.
É fundamental que os dirigentes do partido e seus representantes do governo sejam responsáveis e não permitam que se desmoralize ou se afete a importância da liberdade de imprensa."

terça-feira, 31 de outubro de 2006

A VITÓRIA DE LULA FOI IDEOLÓGICA

Artigo de Paulo Henrique Amorim no site Conversa Afiada:


". A vitória de Lula foi uma vitória ideológica. Assim como muita gente tem medo de usar a palavra “impeachment” quando quer o “impeachment”, muita gente está com medo de usar a palavra “ideologia”, que também começa com “i” e nele se pode botar um pingo.
. Pela primeira vez na historia do ciclo “pós militar”, a ideologia trabalhista venceu a ideologia conservadora de forma clara e, como diz o New York Times, de forma “esmagadora” (como é chic citar o New York Times...).
. Lula chega ao segundo mandato muito mais forte do que chegou ao primeiro.
. E chega com uma vitória claramente pela esquerda: com a opção preferencial pelos pobres.
(Não fosse ele um bom católico).
. No segundo turno, Lula levou a discussão para a esquerda e empunhou uma bandeira típica da esquerda brasileira, do getulismo, do brizolismo: a do combate à privatização.
. Como diria a professora Marilena Chauí, Lula se lembrou que é de esquerda.
. Na batalha universal entre trabalhistas e conservadores – e essa é uma mudança na qualidade da política brasileira – e mudança para melhor – na batalha universal entre direita e esquerda, ganhou a esquerda.
. E FHC, se calçasse as sandálias da humildade, deveria ir pra casa e perguntar: como é que eu faço para o meu “pólo de poder” se aproximar do povo?
. O PSDB se tornou um fenômeno paulista.
. O PSDB de São Paulo está isolado ideologicamente. E geograficamente.
. São Paulo precisa voltar para dentro do Brasil.
. O PSDB não existe no Rio nem no Nordeste.
. O PSDB precisa voltar a entender de Brasil, fora de São Paulo.
. Aécio Neves não é o PSDB de São Paulo. Ele sabe que se cair na armadilha da UDN de São Paulo, não chega a Presidente nunca.
. Yeda Crusius não tem saída: ou ela se entende com o Governo Lula, ou o Rio Grande do Sul não sai da crise econômica. E ela faz um Governo igual ao de Rigotto, que nem foi para o segundo turno.
. Ou o PSDB entende que os freqüentadores da Praça Buenos Aires não são o povo brasileiro ou vai virar o PFDB, como diz o Maurício Dias, e não passa dos 39%."

Thaisa Galvão faz sucesso com blog jornalístico

O blog da jornalista Thaisa Galvão virou uma verdadeira febre. Na região do Auto-Oeste, o blog é a principal fonte de informação sobre a política do RN.
No último sábado 28, quase 7 da noite, desembarco na rodoviária de Pau dos Ferros, vindo de Mossoró, para esperar o ônibus que me levaria para Alexandria. Alguns passageiros assistiam a novela das 7 enquanto esperavam a sua vez de embarcar. Foi quando caiu a ficha e percebi que a InterTV Cabugi havia voltado ao ar, depois de cumprir a determinação da Justiça Eleitoral e ficar 24 horas sem transmitir sua programação.
Pergunto ao senhor que trabalha na rodoviária sobre a divulgação da última pesquisa Ibope para o Governo do RN. Ele informa que o RN TV 2ª Edição havia divulgado o resultado, mas que desde às 4 da tarde já conhecia os números através do blog de Thaisa Galvão.
Prontamente, o senhor passa às minhas mãos a nota impressa sobre a pesquisa que Thaisa havia postado em seu blog. Mostrava o papel a quem se aproximasse.
Thaisa Galvão tem pautado todas as conversas sobre política nas rodas do interior do RN, principalmente pelas bandas da tromba do elefante.

Frase do dia

"Poucos jornalistas conseguem manter o sentimento de solidariedade com o povo brasileiro"
(Mauro Santayana, jornalista que foi colaborador do presidente Tancredo Neves, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 31, no Conversa Afiada).

Ciro Gomes fala sobre Mídia

CIRO: "É PRECISO DEMOCRATIZAR A MÍDIA"
Tema pouco discutido na recente campanha presidencial, a democratização dos meios de comunicação é fundamental para avançar na construção de um país mais justo para todos, porque o direito à informação é condição primordial para o exercício pleno da cidadania.
Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim no site Conversa Afiada, o ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) falou sobre este assunto e destacou a necessidade urgente de se democratizar a nossa mídia. Ciro disse que este é um dos desafios do segundo mandato do presidente Lula. “Não temos que ter medo de avançar na questão da democratização dos meios de comunicação do Brasil”, disse Ciro Gomes.
De acordo com o relato de Paulo Henrique Amorim, Ciro Gomes considera que o presidente Lula deve ter um contato mais próximo com a imprensa e com os jornalistas. “O presidente Lula, de seu lado, deve falar mais com a sociedade brasileira através da mídia”, defendeu Gomes. Ainda segundo Amorim, Ciro Gomes disse também que é preciso fortalecer os meios de comunicação alternativos e as cooperativas de jornalistas.
A entrevista completa pode ser lida no Conversa Afiada do IG.