segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Melhora expectativa de vida do brasileiro

Segundo o IBGE, esperança de vida do brasileiro subiu para 72,3 anos

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 72,3 anos em 2006, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Distrito Federal tem a maior expectativa de vida, com 75,1 anos. Alagoas ocupa o último lugar, com 66,3 anos. Em 2005, a esperança de vida ao nascer era de 71,9 anos. Em 1960, era de 54,6 anos. As informações são do G1.

A expectativa de vida entre as mulheres (76,1) é maior que entre os homens (68,5).

A mortalidade infantil chegou a 24,9 óbitos a cada mil nascidos vivos em 2006. O índice é 64% mais baixo do que o registrado em 1980 (quando foram registradas 69,1 mortes a cada mil nascidos vivos).

Alagoas e Maranhão são os estados que têm maiores índices, com 51,9 e 40,7 óbitos a cada mil nascidos vivos, respectivamente.

O estado com a mais baixa taxa de mortalidade infantil em 2006 foi Rio Grande do Sul (13,9 óbitos a cada mil), seguido por São Paulo (16‰).

As "mais mais"

Final de semana de poucas notícias interessantes.

As "mais mais" foram a inauguração da TV digital em São Paulo, o rebaixamento do Corinthians para a segundona e a derrota de Hugo Chávez no referendo na Venezuela.

Enquanto Lula dizia no lançamento da TV digital que "o Brasil se reconhece diante da televisão" e a Globo lamentava a queda do time paulista, a mídia conservadora nacional amanheceu soltando fogos por causa do resultado do referendo popular na Venezuela, quando os venezuelanos disseram "não" às mudanças propostas por Hugo Chávez para a Constituição daquele país - entre elas, a possibilidade de reeleição sem limites.

Segundo o G1, os Estados Unidos também consideraram a derrota de Chávez uma "notícia positiva".

A oposição brasileira, tomada pela paranóia de que o presidente Lula seguisse o exemplo de Chávez e encampasse a idéia da reeleição sem limites, comemorou o entrevero do líder venezuelano e o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada ontem (02) pela Folha de S. Paulo, que apontou 65% dos brasileiros contrários à idéia da re-reeleição.

O próprio Lula festejou o resultado da pesquisa, dizendo que o povo mostrara-se sábio ao não concordar com uma mudança das regras, como aconteceu no passado para aprovar a reeleição, somente para beneficiar quem está no poder.

Lula tem outro motivo para estar contente: a aprovação ao governo cresceu - 50% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom.

O Datafolha também pesquisou as intenções de voto para 2010. O tucano José Serra está na frente. Mas... pesquisa agora para 2010 não quer dizer absolutamente nada. Muita água ainda vai passar debaixo da ponte.

A pesquisa serviu apenas para os (de) formadores de opinião repetirem a mesma ladainha de sempre: o PT não tem candidato forte para 2010. Alexandre Garcia esboçava um riso amarelo hoje no "Bom Dia Brasil" ao comentar a pesquisa. Ele decretou, dsde já, que o PT vai ter que fazer uma composiçaõ e ceder a cabeça de chapa para 2010.

Alexandre falu, tá falado. Mãe Diná perde pra esse aí.