sábado, 17 de novembro de 2007

Que se cumpra a profecia

Hoje não estou nem aí para nenhum assunto sério.

Estava ouvindo "Belo e estranho dia" do novo cd da Roberta Sá. A letra é meio profética.

Notícias perderão todo controle dos fatos
Celebridades cairão no anonimato
Palavras deformadas
Fotos desfocadas
Vão atravessar o Atlântico
Jornais sairão em branco
E as telas planas de plasma vão se dissolver
O argumento ficou sem assunto

Vai ter mais tempo pra gente ficar junto
Vai ter mais tempo pra enlouquecer com você

Os políticos amanhecerão sem voz
O outdoor com as letras trocadas
Dentro do Banco Central
O pessoal vai esquecer como é que assina a própria assinatura
E os taxistas já não sabem que rua pegar
Que belo e estranho dia pra se ter alegria
E eu respondo e pergunto

É só tempo pra gente ficar junto
É só o tempo de eu enlouquecer com você

Alarmes já pararam de apitar
O telefone celular descarregou
O aeroporto tá sem teto
E a moça da TV prevê silêncios e nuvens
A firma que eu trabalho faliu
E o governo decretou feriado amanhã no Brasil
Será que é pedir muito

É só um jeito da gente ficar junto
É só um jeito de eu enlouquecer com você

Melhor que ler a letra é ouvir nossa Roberta Sá cantar. Aí pra vocês o vídeo dela cantando "Belo e estranho dia", no show no Teatro Rival, Rio de Janeiro.

Leituras de Saramago

"Chegara mesmo ao ponto de pensar que a escuridão em que os cegos viviam não era, afinal, senão a simples ausência da luz, que o que chamamos cegueira era algo que se limitava a cobrir a aparência dos seres e das coisas, deixando-os intactos por trás do seu véu negro. Agora, pelo contrário, ei-lo que se encontrava mergulhado numa brancura tão luminosa, tão total, que devorava, mais do que absorvia, não só as cores, mas as próprias coisas e seres, tornando-os, por essa maneira, duplamente invisíveis."

(Ensaio Sobre a Cegueira, pág. 15-16)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

É o fim da picada

Oposição golpista não perde uma chance de alfinetar o presidente Lula

Nos tempos de presidência do príncipe dos sociólogos, Fernando Henrique Cardoso, ministro das Relações Exteriores do Brasil tinha que tirar o sapato para entrar na White House (Alô, alô, marciano...). Bill Clinton (aquele que pegou a secretária e também confessou ter dado "um tapa na pantera") era adorado pelas bandas de cá, o líder máximo do mundo, bajulado pela direita e entronizado pela mídia conservadora.

Bush Jr. é a antítese de Clinton. Depois das invasões ao Afeganistão e ao Iraque, o atual presidente americano passou a personificar o próprio mal. Ficou difícil até para os bajuladores da direira brasileira e para a mídia conservadora falarem bem do cara. Então, essa turma estava meio órfã, sem um ícone, sem alguém que encarnasse a figura do grande líder estrangeiro a ser imitado na província. Eu disse estava. Pois agora a patuléia da direita achou alguém para bajular.

Trata-se do rei Juan Carlos da Espanha. O site "Vermelho" informa que a oposição prepara um ato de bajulação ao rei, visando atingir o presidente Lula. Vocês já estão informados do quiprocó envolvendo sua majestade e o presidente Hugo Chávez da Venezuela. Também devem estar informados da defesa que o presidente Lula fez da democracia na Venezuela. Por causa disso, a oposição pretende fazer um ato de desagravo ao rei da Espanha e, ao mesmo tempo, de repúdio às palvras de Lula sobre Chávez e a Venezuela.

A manifestação, informa o "Vermelho", deve ser feita na sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado na próxima semana. O líder da trama é o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão. Segundo ele, ''o presidente Lula precipitou-se a entrar nessa disputa real''. ''O silêncio do Brasil nesse caso seria melhor''.

Heráclito é aquele senador bochechudo que também é contra as ONG's. Ele pretende colocar em votação uma moção de aplauso, apresentada por outro direitista, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), à atitude do rei espanhol na sessão da Cúpula Ibero-Americana, em Santiago do Chile, que mandou Chávez se calar quando o venezuelano chamava o ex-premiê da Espanha José Maria Aznar de fascista.

Para o pessoal do "demo" (eles não gostam de ser chamados assim), Chávez é a encarnação do próprio demo (perdoem o trocadilho infame). Mas não deixa de ser curioso que os senadores da oposição queiram homenagear um rei contra um presidente. Ficaram do lado da monarquia contra o presidencialismo.

Mais curioso ainda é que esse rei que a oposição golpista quer homenagear é dono de um passado nada memorável. Depois do episódio em Santiago, a história da chegada do rei Juan Carlos ao trono espanhol passou a circular por diversos blogs. Segundo o "Vermelho", Juanito, como gosta de ser chamado sua majestade, foi conduzido ao trono espanhol pelo ditador Franco, com apoio das hostes fascitas que golpearam a democraia espanhola.

"Demos" e tucanos querem homenagear o rei fascista para fazer pirraça contra Lula e demonizar Chávez. E eles ainda se dizem guardiões da democracia.

"Jornal da Globo" esquece o presidente Lula

O "Jornal da Globo" desta sexta-feira (16) deu o resultado de uma pesquisa da ONG Latinobarômetro sobre a confiança dos latino-americanos na democracia. O jornal destacou que a maioria dos moradores da região acredita que a democracia é o melhor regime político e, conseqüentemente, rejeita regimes ditatoriais.

O que o JG não deu foi outro dado da mesma pesquisa, que apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o líder político com melhor imagem na América Latina, há dois anos consecutivos. A pesquisa foi feita com 20 mil pessoas em 18 países, à exceção de Cuba, em setembro e outubro deste ano.

Hugo Chávez, da Venezuela, George W. Bush, dos Estados Unidos, e Fidel Castro, de Cuba, apareceram nos últimos lugares neste ranking. Numa avaliação de zero a dez, Lula recebeu a nota 5,7. As informações são do UOL.

Tava demorando

Perguntaram ao presidente Lula o que ele tinha a dizer sobre o bate-boca entre o rei Juan Carlos da Espanha e o presidente Hugo Chávez da Venezuela, ocorrido na semana passada, na reunião da Cúpula Ibero-Americana, em Santiago, no Chile.

Lula, acertadamente, não tomou partido entre os dois e afirmou que divergências entre chefes de Estados são "parte de um encontro democrático".

O presidente brasileiro, em seguida, contestou aqueles que afirmam que não há democracia na Venezuela.

"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem uma coisa para criticar o Chávez. Agora por falta de democracia na Venezuela não é. O que eu sei é que a Venezuela já teve três referendos, já teve três eleições não sei para onde, já teve quatro plebiscitos", afirmou Lula.

Para Lula, o que não falta no país vizinho é democracia. "O que não falta é discussão. Eu acho democracia é assim. A gente submete aquilo que a gente acredita ao povo e o povo decide. A gente acata o resultado", disse. As informações são da Folha Online.

O que o presidente Lula falou é a constatação do óbvio, mas que a mídia conservadora, contaminada pelo ranço anti-Chávez, não admite.

A definição clássica diz que a democracia é o regime do povo, pelo povo e para o povo. Na Venezuela, essa definição é levada a cabo e o povo participa efetivamente das decisões mais importantes sobre o futuro do país através de plebiscitos e referendos. O mesmo não acontece no Brasil. Pode-se criticar a personalidade de Hugo Chávez e sua falta de habilidade diplomática. Mas não se pode acusá-lo de ditador.

Mas bastou que o presidente Lula falasse o óbvio para a mídia golpista começar a testar hipóteses, segundo a definição de jornalismo proposta por Ali Kamel, todo poderoso do jornalismo global.

A colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha de São Paulo, manda o presidente Lula se calar e pergunta (testando hipóteses): "Com suas afirmações, Lula não estará nos dizendo que sua concepção de democracia é a mesma de Chávez?"

Clóvis Rossi, também na Folha de hoje, retorna ao fetiche da re-reeleição e diz que a defesa de Chávez feita por Lula pode significar, testando hipóteses, que o nosso presidente deseja se perpetuar no poder.

"Todas as declarações que Lula fez anteontem a propósito dos esforços de seu amigo Hugo Chávez para perpetuar-se no poder servem, à perfeição, para o próprio Lula", diz Rossi.

O colunista diz ainda que Lula, a qualquer momento, testando hipóteses, pode se deixar seduzir pelo canto da sereia e querer mudar a regra do jogo para ser novamente candidato a presidente.

"Ao contrário do que diz Lula, o problema não é "a continuidade". É, entre tantos outros, mudar a regra do jogo depois de ter jurado defendê-la. Mas, como se viu desde que renegou todas as "bravatas" de oposicionista, desdizer o que disse não é problema para Lula."

Aí eu fiquei pensando aqui com meus botões: quem, quando eleito presidente, mudou de verdade as regras do jogo, com a bola ainda rolando, em benefício próprio?

Essa turma da mídia conservadora tem mesmo memória curta.

Menos pobres e indigentes na América Latina

Pobreza e indigência diminuem no continente, mas desigualdade persiste

A pobreza na América Latina atingiu o menor número em 17 anos. O dado consta num estudo divulgado pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), em Santiago, no Chile. Apesar disso, a concentração de renda ainda persiste e mantém a desigualdade social em níveis elevados. As informações são da BBC Brasil e Uol Economia.

O estudo da Cepal afirma que "coesão social" no continente é ameaçada pela existência de "múltiplas brechas sociais que separam os grupos mais vulneráveis dos que têm melhores condições de vida". Em outras palavras, a contumaz desigualdade social no continente faz da América Latina uma região profundamente dividida entre os que têm tudo e os que não têm nada.

O "Panorama Social da América Latina 2007" mostra que a região tinha 194 milhões de pobres e 71 milhões de indigentes em 2006. No ano passado, segundo o estudo, 15 milhões de pessoas (equivalente à população do Chile) saíram da pobreza e dez milhões deixaram de ser indigentes na América Latina.

No estudo, a Cepal também destaca a redução da pobreza no Brasil e afirma que os "programas públicos, especialmente o Bolsa Família, tiveram influência decisiva nesse desempenho". No país, entre 2001 e 2006, seis milhões de pessoas deixaram de ser indigentes.

"Se se compara 2006 com 1990, existem 20 milhões de indigentes a menos na região", afirma o documento da Cepal.

O estudo da Cepal destaca ainda que a presença das crianças, do ensino primário, nas escolas "é quase universal" (97%) na região. Também aumentou, nos últimos anos, a freqüência escolar entre jovens. "A maior presença na escola beneficiou, principalmente, os filhos dos pais com pouco estudo", destaca.

Deus é brasileiro?

Revista "The Economist", depois da descoberta de novas reservas de petróleo, diz que "Deus pode mesmo ser brasileiro"

Reportagem publicada na edição desta semana na revista britânica "The Economist" comenta a descoberta do campo de petróleo de Tupi, na costa do Brasil, num país já farto em recursos naturais, afirmando, com ironia, que "Deus pode mesmo ser brasileiro, afinal".

"As florestas do Brasil são maiores do que as de qualquer outro. Seu solo é tão fértil que algumas árvores chegam à plena maturidade mais rápido do que as pessoas. Debaixo de seu solo há enormes depósitos minerais que são a matéria prima para o crescimento chinês de dois dígitos. O Brasil já está no caminho para se tornar uma superpotência da energia alternativa", diz a revista.

"É como se provasse o dito popular de que 'Deus é brasileiro', agora parece que há bilhões de barris de petróleo a mais do que se pensava antes sob as águas profundas da costa brasileira", diz a reportagem. As informações são da BBC Brasil e UOL Economia.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Manual midiático prático de como burlar a lei

Multinacionais burlam legislação para entrar no setor de TV paga

O Observatório do Direito à Comunicação denuncia a ocorrência de uma prática proibida por lei: empresas multinacionais assumiram o controle de redes de TV a cabo no Brasil. O pior é que a irregularidade acontece com a aprovação do órgão que deveria zelar pelo cumprimento da lei. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho desse ano, aprovou a compra da TVA do Grupo Abril pela Telefonica de España.

Desatando o nó

A operação é um pouco complicada, mas vamos tentar entender. De acordo com o Observatório da Comunicação, A Telesp, que pertence à Telefonica, através de sua subsidiária Navytree, após a operação de compra, passa a deter 100% das ações ordinárias (com direito a voto) e 100% das ações preferenciais das operações em microondas (MMDS) da TVA (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba). Até aí tudo bem, porque não há proibição legal em relação a uma operadora de telecomunicações ser dona de uma empresa de TV paga em microondas.

O problema é que a Telesp, através da mesma Navytree, também passa a ter 49% das ações ordinárias (com direito a voto) e 100% das ações preferenciais da TVA Sul, que opera TV a cabo nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Camboriú. A Lei da TV a Cabo (8977/95) proibe que o capital estrangeiro assuma o controle acionário de uma operadora de TV a cabo. Por isso, oficialmente, a Telesp controla 49% das ações ordinárias da TVA, ficando no limite legal. Mas, na prática, a coisa é bem diferente. Os demais 51% das ações ordinárias da TVA Sul pertencem à empresa Datalistas. O controle acionário da Datalistas, por sua vez, pertence ao Grupo Abril da família Civita. A Navytree (subsidiária da Telesp, pertencente à Telefonica) possui 100% das ações preferencias da Datalistas. Isso significa que, oficialmente, o controle da TVA Sul pertence ao Grupo Abril, através da Datalistas, mas, na realidade, a Telefonica de España assume o controle e a operação das TV's a cabo em quatro cidades brasileiras.

A propriedade estrangeira de operadoras de TV a cabo no Brasil é proibida pela Lei 9877/95.

Outro caso

O Observatório da Comunicação denuncia ainda outras operações que burlam a Lei da TV a cabo. cabo. Em março de 2006, o Conselho Diretor da Anatel também autorizou a compra da operadora de TV a cabo NET Serviços pela Telmex-Embratel, que pertence ao grupo mexicano Telmex. A NET opera em 44 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

As ações da NET serviços estão distribuidas da seguinte maneira:

  • Embratel: 1,86% das ações ordinárias e 8,62% da ações preferenciais;
  • Embratel Participações: 36,15% das ações ordinárias e 6,59% das ações preferenciais;
  • Globo: 1,68% das ações ordinárias;
  • Distel (subsidiária integral da Globo): 8,66% das ações ordinárias;
  • Antigos donos da Vivax (comprada pela NET Serviços): 0,64% das ações ordinárias;
  • GB Empreendimentos e Participações: controla os 51% das ações ordinárias restantes.

Ocorre que a Telmex (dona da Embratel) possui 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais da GB, enquanto a Globo detém 51% das ações ordinárias e nenhuma ação preferencial da GB. Em tese, o controle da NET Serviços pertence à Globo, uma vez que 51% das ações ordinárias da NET Serviços pertencem a GB e 51% das ações ordinárias da GB pertencem à Globo. Na prática, contudo, a maior parte do capital da NET Serviços está em mãos do bilionário mexicano Carlos Slim Helu, dono da Telmex e da Embratel.

E não pára por aí

A denúncia do Observatório da Comunicação vai mais além. A Telefonica de España também comprou a Comercial Cabo, empresa da família Civita que distribui a TVA em São Paulo. Nesse caso, além do limite ao capital estrangeiro, imposto pela Lei da TV a Cabo, os novos contratos de concessão das operadoras de telefonia fixa, em sua cláusula 14.1, vedam que uma operadora tenha, na mesma cidade, outorgas para telefonia fixa e TV a cabo. Como todos sabem, a Telefonica, dona da Telesp, opera em São Paulo e, sendo assim, não poderia participar do controle da Comercial Cabo.

Dessa forma, a Telesp-Telefonica não poderia ter mais de 19,9% das ações da Comercial Cabo, porque isso significaria sua entrada no bloco de controle da empresa. A Telefonica usou, então, o mesmo expediente empregado por ela na TVA Sul e pela Telmex na NET Serviços.


A Navytree tornou-se dona de 19,9% das ações ordinárias (com direito a voto) e 100% das ações ordinárias da Comercial Cabo. O restante das ações pertence a uma empresa de nome Lemontree. A família Civita, dona do Grupo Abril, possui 100% das ações ordinárias (com direito a voto) da Lemontree. Enquanto a Navytree (da Telesp) ficou com 100% das ações preferencias da Lemontree. Na prática, isso significa que a Telesp possui 86,7% do capital total da Comercial Cabo, contrariando de uma só vez a Lei da TV a Cabo e os contratos de concessão da telefonia fixa.

O Acordo de Acionistas


A grande diferença entre a operação de compra da NET Serviços pela Telmex e da TVA pela Telefonica é o fato de que os espanhóis resolveram ter a garantia contratual de que assumirão realmente o controle da TVA.


Segundo o acordo de acionistas, firmado entre os Civita e a Telefonica, a operadora espanhola cuidará da gerência e operação da infra-estrutura de comunicação da TVA Sul e da Comercial Cabo. E, no futuro, caso a legislação venha a permitir que a Telefonica compre a totalidade da TVA, os Civita declaram uma opção “irrevogável e irretratável” de venda de suas ações para a empresa espanhola.


Mas, de acordo com a Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (a chamada Resolução 101, da Anatel), aprovado em 04 de fevereiro de 1999, tanto o “uso comum de recursos materiais, tecnológicos ou humanos” quanto a “existência de instrumento jurídico tendo por objeto a transferência de ações entre as prestadoras” caracterizam uma forma de “controle vedado por disposição legal”. Portanto, segundo resolução da própria Anatel, o contrato de acionistas firmado entre os Civita e a Telefonica fere tanto a Lei da TV a Cabo quanto os contratos de renovação das concessões de telefonia fixa, porque transferem de fato o poder da Comercial Cabo e da TVA Sul para a Telefonica.

Foi assim que, de jeitinho em jeitinho, Telmex e Telefonica assumiram o controle da maior e da terceira maior empresas de TV paga do Brasil.

Cegueira

Comecei a ler "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago. Ainda estou nas primeiras páginas, mas já fui impactado pelo pouco que li.

O livro começa narrando a história de um motorista que, parado num sinal de trânsito, de repente descobre-se cego. Depois, essa cegueira súbita começa a se espalhar pela cidade até alcançar uma multidão de cegos.

Esse novo estado levará as pessoas a aprender a viver de novo. "Só num mundo de cegos as coisas serão o que verdadeiramente são". Livres da ditadura e da opressão das aparências, as pessoas vão experimentar outras emoções, que as farão redescobrir suas qualidades e seus temores.

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos", diz uma das personagens de Saramago.

Peço licença agora a vocês. Saramago me chama.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Para a ONU, há "tortura sistemática" nas cadeias brasileiras

A ONU produziu um relatório confidencial no qual aponta a prática de "tortura sistemática" nas cadeias. O mesmo relatório culpa as autoridades por não darem resposta eficaz ao problema.

Em 2005, uma delegação de peritos fez uma visita secreta a prisões e delegacias em São Paulo, Rio, Bahia, Brasília e Belém. De acordo com os relatos da delegação, os presos vivem em situações “desumanas” e as autoridades nada fazem para resolver a situação. Nas entrelinhas, o relatório sugere que o poder público é conivente com atos de tortura, ainda que leis existam para impedir a prática.

O governo tergiversa, afirmando que a ocorrência de tortura não é uma “política” no país. Admite, porém, que a situação nas prisões "não é positiva". Política ou não, o fato é que a tortura é praticada nos estabelecimentos de detenção do Brasil. As informações são do jornal "O Estado de São Paulo" e do portal "G1".

Estados e municípios inflacionaram número de alunos para ganhar mais recursos do Fundeb

Número de matrículas é 2,8 milhões menor

Resultados preliminares do censo escolar de 2007 - feito pela primeira vez totalmente via digital - divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), apontam para uma queda de 2,8 milhões no total de matrículas do sistema público de ensino básico e confirmam que, por muito tempo, Estados e municípios incharam o número de alunos declarados ao governo federal.

Os dados são inflacionados porque o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) redistribui recursos de acordo com o número de matrículas. Os municípios recebem dinheiro para merenda e transporte escolar, livros didáticos e outros programas de acordo com o número de estudantes.

Este é o primeiro ano em que o MEC coloca em prática oficialmente o Educacenso, um sistema online de preenchimento. Nos anos anteriores, a escola passava uma planilha com números gerais à secretaria de educação do ministério, que então alimentava o banco de dados. O sistema atual prevê que cada escola preencha, pela internet, uma planilha em que constam nome, série, data de nascimento, nome dos pais, endereço e número de documento do aluno matriculado.

Fonte: O Estado de São Paulo

Aumento no emprego industrial foi o maior desde maio de 2004, diz IBGE

O nível de emprego na indústria nacional expandiu-se 1% na passagem de agosto para setembro, em termos dessazonalizados. Foi a terceira taxa positiva consecutiva e a mais expressiva desde maio de 2004 (1,1%). Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Relativamente a setembro de 2006, o nível de emprego industrial também verificou elevação, de 2,8%. As contratações superaram as demissões em 11 das 14 áreas e em 12 dos 18 setores analisados. Por região, os melhores resultados couberam a São Paulo (alta de 4,4%), Paraná (4,8%) e Minas Gerais (2,7%).

Por ramo de atuação, os setores que se sobressaíram foram alimentos e bebidas, que ampliaram o contingente de trabalhadores em 4,2%, meios de transporte, onde houve acréscimo de 10,5% nas contratações, e máquinas e equipamentos, com elevação de 9,6%. Em sentido inverso, calçados e artigos de couro bem como madeira enxugaram seu quadro de pessoal em 9,3% e 6%, na ordem.

No terceiro trimestre, o emprego industrial ampliou-se em 2,3% frente aos três meses equivalentes do ano passado e marcou, assim, a maior taxa desde o primeiro trimestre de 2005, de 2,8%.

Nos primeiros nove meses de 2007, o nível de emprego na indústria nacional subiu 1,7% perante o mesmo intervalo de 2006. O resultado ficou próximo daquele observado no encerramento do ano de 2004 (1,8%), indicou o IBGE. Houve crescimento do quadro de empregados em 13 das 14 áreas pesquisadas e em 13 ramos.

Fonte: Valor Online

Jornais não se entendem sobre Wallyson

A Tribuna do Norte e o Diário de Natal saíram com versões diferentes sobre a escalação ou não do atacante Wallyson do ABC para o jogo decisivo de hoje à noite contra o Crac-GO, no Frasqueirão.

A Tribuna deu na capa: "Tratamento surte efeito e Wallyson joga hoje". O jornal diz que "Wallyson, mesmo sem estar 100% fisicamente, vai para o jogo".

Já o Diário deu esta manchete: "Wallyson ainda é dúvida para jogo decisivo". Segundo o jornal, a decisão sobre a escalação de wallyson só sai horas antes do jogo, que começa às 20h30.

Eu fico com a versão da Tribuna, porque se Wallyson não jogar, o ABC vai ficar em maus lençóis. Mas aí tô falando como torcedor, né...

Esse pessoal do Diário só pode ser tudo americano e estão todos torcendo contra... hehehe

Governo do Estado e Prefeitura de Natal bancam festa de colunista social

A colunista social Hilneth Correia, que nas horas vagas também é diretora do Teatro Alberto Maranhão, está comemorando (isso mesmo, comemorando!) 40 anos de colunismo social (uau!) e, para marcar a data, reúne a patotinha hoje à noite numa grande festa num hotel da Via Costeira. A festa vai ser animada pelo som d'As Frenéticas. Hilneth batizou a festa de "Celebration" (tinha que ser em inglês, né... é mais chique, uai!).



Aposto um big big que você não sabe quem está bancando a "Celebration" da colunista social. É meu caro leitor, você pode não saber, mas a festinha da patotinha de Hilneth Correia está sendo bancada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Natal. Traduzindo: Hilneth faz "Celebration" com dinheiro público, dinheiro dos nossos impostos.

Patrocinados pelo nosso dinheiro, os convidados de Hilneth, um bando de roberts doidos pra aparecer, vão se fartar com muito champagne e caviar, enquanto a gente fica em casa fazendo as contas das dívidas que ainda tem pra pagar.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Natal deveriam justificar o motivo de colocar dinheiro público numa festa particular. Hineth, ao longo desses 40 anos de colunismo social, deve ter prestado uma enorme contribuição à cultura do RN e de Natal para receber esse mimo da governadora Wilma de Faria e do prefeito Carlos Eduardo. Só não sei que contribuição foi essa...

Biógrafo de Che Guevera responde repórter da Veja

Isso é o que eu chamo de um verdadeiro tapa com luva de pelica. A notícia é do Blog de Luís Nassif.

O repórter Jon Lee Anderson, biógrafo de Che Guevara, foi procurado há umas semanas pelo também repórter Diogo Schelp, da Veja. O objetivo era uma entrevista curta para a composição da reportagem que saiu na revista a respeito dos 40 anos da morte de Guevara. É um entrevistado natural – afinal, Che Guevara, uma biografia, é a principal referência ao tema.

A própria revista, na reportagem que Anderson critica, descreve seu livro como ‘a mais completa biografia de Che’. Mas a cobertura daquele aniversário de morte já foi assunto deste Weblog.

Anderson respondeu a Diogo mas acabou não sendo procurado. Na semana passada, o veterano repórter de guerra da New Yorker teve acesso e leu a reportagem. Foi sua a decisão de tornar pública esta resposta a Schelp, que começou a circular por email entre os jornalistas brasileiros.
A original é em inglês, esta que segue é uma tradução:

Caro Diogo,

Fiquei intrigado quando você não me procurou após eu responder seu email. Aí me passaram sua reportagem em Veja, que foi a mais parcial análise de uma figura política contemporânea que li em muito tempo. Foi justamente este tipo de reportagem hiper editorializada, ou uma hagiografia ou – como é o seu caso – uma demonização, que me fizeram escrever a biografia de Che. Tentei por pele e osso na figura super-mitificada de Che para compreender que tipo de pessoa ele foi. O que você escreveu foi um texto opinativo camuflado de jornalismo imparcial, coisa que evidentemente não é.

Jornalismo honesto, pelos meus critérios, envolve fontes variadas e perspectivas múltiplas, uma tentativa de compreender a pessoa sobre quem se escreve no contexto em que viveu com o objetivo de educar seus leitores com ao menos um esforço de objetividade. O que você fez com Che é o equivalente a escrever sobre George W. Bush utilizando apenas o que lhe disseram Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad para sustentar seu ponto de vista.

No fim das contas, estou feliz que você não tenha me entrevistado. Eu teria falado em boa fé imaginando, equivocadamente, que você se tratava de um jornalista sério, um companheiro de profissão honesto. Ao presumir isto, eu estaria errado. Esteja à vontade para publicar esta carta em Veja, se for seu desejo.

Cordialmente,

Jon Lee Anderson.

E ainda tem gente, inclusive colegas jornalistas, que acham que a Veja é a melhor revista do Brasil. É triste ver que muitos companheiros de profissão aprovam o jornalismo de baixo nível que a Veja faz.

Lembro que em 2003, no I Fórum Social Brasileiro, em Belo Horizonte - MG, assisti um debate sobre rádios comunitárias e um dos debatedores (não recordo o nome) perguntou à platéia, formada majoritariamente por estudantes de jornalismo, se eles já haviam decidido por quanto iriam se vender quando se fossem jornalistas de verdade.

A pergunta, carrega de ironia nada sutil, reflete a imagem que a sociedade tem da classe dos jornalistas - mercenários dispostos a vender a ética e a consciência ao primeiro que oferecer o lance mais alto.

E o que é que nós estamos fazendo pra mudar essa imagem? Tenho medo da resposta.

O Formidável Surgimento de Minha Última Quimera

Às vezes eu penso
Que o meu chão é um quebra-cabeças
Que todo dia cai uma peça
Até que tudo desapareça
Até o último suspiro.

Às vezes eu penso em Deus
Às vezes na criação
Às vezes penso na morte
Outras vezes na sorte
E na minha última geração.

Às vezes eu penso na solidão,
Esta cobra venenosa.
Às vezes penso nas pessoas poderosas
E no poder de decisão
Entre a morte e a vida
Às vezes aquela mesma cobra
É minha querida...

Minha salvação!

(FeLL)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

And the oscar go to...

Hoje à noite foram divulgados os vencedores do 3º CURTACOM. Na primeira categoria, ficção, o vencedor foi "O primeiro dia de trabalho". Esse curta é uma produção dos alunos da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Foi um dos mais aplaudidos na primeira noite do evento.

Na categoria documentário, venceu "Vozes e Romances", produção dos alunos de jornalismo da UnP sobre a vida e a obra de Dona Militana, importante figura do folclore potiguar. Particularmente, achei "Quando você percebe", sobre manipulação nos meios de comunicação, mais interessante. Mas vá entender cabeça de jurado...

"3,2,1" foi o vencedor da categoria experimental. O vídeo foi feito com a câmera de um celular e mostra um encontro de amigos na praia. O detalhe é que a história é contada de trás pra frente.

E na última categoria, vídeo clip, outro vacilo dos jurados. Venceu "Olhos Nervosos" dos Bugs. Eu não gostei. Disseram que foi pela fotografia, os movimentos de câmera e tal... Achei o clip repetitivo, escuro, o som tava ruim, a gente simplesmente não entendia o que a banda tava cantando.

Eu sai antes do final da premiação e não sei ainda qual produção venceu pelo júri popular. Aposto minhas fichas em "Resgate Explosivo". Depois eu confiro e coloco aqui. Por enquanto é tudo.

Atualizando

Errei na minha aposta. O ganhador de melhor vídeo pelo júri popular foi "Causo de Matuto".

Quando você percebe

A abertura do 3º Festival Universitário de Curtas (CURTACOM), ontem à noite (12), no auditório da Fiern, chamou a atenção pela criatividade e qualidade dos vídeos produzidos pelos universitários. Muitas produções se destacaram e a platéia, à cada exibição de um novo curta, reagia com aplausos efusivos.

Ficou difícil votar na melhor produção da noite. Foram 18 curtas, divididos em quatro categorias: ficção, documentário, experimental e vídeo clip. Os gêneros foram do drama à comédia, passando até pelo pornô trash. Pela reação da platéia, "Causo de Matuto", "Resgate Explosivo" e "O primeiro dia de trabalho" são os candidatos mais fortes à eleição do melhor curta pelo voto do público.

Eu gostei muito do documentário "Quando você percebe", que tratava sobre a manipulação midiática dos meios de comunicação de massa. A produção realizou entrevistas com pessoas no centro da cidade. Os entrevistados responderam se acreditavam ou não em tudo que viam na televisão, opinaram sobre a credibilidade das emissoras e dos jornalistas e disseram se eram ou não influenciadas pela televisão. No final, a edição revelou uma surpresa que causou impacto no público e mostrou que, mesmo atentos, estamos sujeitos à manipulação. Fica o alerta.

O blog tá bombando

Galerinha, quero agradecer a todos os caros e não mais tão raros leitores deste humilde blog. Faz um tempo que a média diária de acessos tem sido de umas 50 pessoas. Hoje, o blog bombou com mais de 100 acessos. É muita coisa pra um blog que não tem divulgação nenhuma e pra um jornalista desconhecido em início de carreira.

Obrigado de coração e continuem acessando e divulgando esse espaço.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Adolescência

Comissão da Câmara vota proposta de plebiscito para reduzir maioridade penal

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (13), entre outras propostas, projeto que prevê realização de plebiscito para definir a maioridade penal. A informação é da Agência Câmara.

O autor do projeto é o deputado Carlos Mannato (PDT-ES). Caso o plebiscito seja aprovado, os eleitores vão decidir se a maioridade penal permanece em 18 anos ou se deve ser reduzida para 14, 15 ou 16 anos. Uma vez aprovado na Comissão de Segurança, o projeto passará pela Comissão de Seguridade Social e Família, depois pela Comissão de Constitucionalidade e Justiça, para então ser votado no plenário da Câmara.

É só acontecer algum caso de violência envolvendo adolescentes que o discurso da redução da maioridade penal é imediatamente apontado como uma solução. Foi assim no episódio da morte do menino João Hélio. A mídia conservadora sempra dá ampla repercussão à idéia da redução. Agora já estão falando até em diminuir para 14 anos. As pessoas são incentivadas a acreditar nos métodos da justiça-justiceira para promover a paz e a crer em respostas fáceis para problemas complexos.

Alunos de Comunicação Social da UFRN realizam hoje o terceiro CURTACOM

Começa hoje e vai até amanhã, no auditório da Casa da Indústria (FIERN), o III FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CURTAS (CURTACOM). O festival nasceu e é organizado pelos alunos do curso de Radialismo da UFRN. A mostra é competitiva e só podem participar curtas-metragem produzidos por universitários.

Em sua terceira edição, o festival já ganhou projeção fora do Rio Grande do Norte. Prova disso é a participação de vídeos produzidos por universitários de outros estados nordestinos e do sudeste do país, como São Paulo.

O objetivo é estimular a produção audiovisual universitária e criar espaços diferenciados de expressão. Os inscritos na mostra competitiva concorrem em quatro categorias: ficção, documentário, experimental e vídeo clip. O evento começa às 19h e a entrada é franca.

domingo, 11 de novembro de 2007

Blogs em discussão

Blogosfera vira campo de batalha política

A Folha de S. Paulo deste domingo (11) traz uma reportagem especial sobre a onda dos blogs e a disputa política travada nesse espaço virtual. De acordo com o jornal, a chamada blogosfera se transformou num "abrigo de discursos inflamados e revive a visão dicotômica entre esquerda e direita". A Folha chega a comparar a disputa ideológica nos blogs com uma reedição da Guerra Fria.

De acordo com o jornal, 9 milhões de pessoas acessaram algum blog no Brasil em setembro. No mundo, há mais de 111,6 milhões de blogs. Por dia, 175 mil novos blogs são criados. São feitas 18 atualizações por segundo. No Brasil não há estatísticas oficiais, mas os blogues políticos ganharam destaque e conquistaram um público fiel. A audiência dos maiores, segundo a reportagem da Folha, vai de 70 mil a 250 mil acessos únicos.

O sucesso transformou os blogs num espaço privilegiado e, pela própria característica de informalidade do meio, num lugar também onde são emitidas opiniões mais ácidas, sem se comprometer necessariamente com a objetividade.

A Folha destaca alguns blogueiros conhecidos, que se colocam ideologicamente em lados opostos. É o caso de Paulo Henrique Amorim e seu "Conversa Afiada" do IG, que escreve críticas vorazes contra o que ele denomina de "mídia conservadora e golpista". PHA criou até um novo partido político, que existe para defender os interesses da mídia. É o PIG (Partido da Imprensa Golpista). Um dos alvos preferidos do jornalista em seu blog é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apelidado de "Farol de Alexandria".

No lado oposto, estão dois coleguinhas do time da Veja, os jornalistas Ricardo Azevedo e Diogo Mainardi. Ricardo diz que PHA é "chapa-branca" e chama o presidente Lula de "apedeuta" (pessoa sem instrução, ignorante). Ricardo também criou um novo partido político, os "Petralhas", neologismo que diz ser "a variação petista dos "Irmãos Metralha". Mainardi dispensa maiores apresentações. Além de blogueiro, ele é colunista da Veja, onde semanalmente destila seu ódio contra o governo Lula e o PT.

A matéria ainda cita o jornalista Luís Nassif, cujo blog "Projeto Brasil" é hospedado no IG. Faltou citar Ricardo Noblat e Mino Carta. Noblat foi um precursor dos blogs políticos. Mino, além de diretor da "Carta Capital", é outro crítico contumaz da grande mídia em seu blog.

A verdade é que os blogs vieram pra causar uma pequena-grande revolução na forma de se fazer e transmitir a informação. É fato que há muita opinião que vem junto com a informação, mas o leitor de blogs não é desatento e não se deixa manipular. Ele sabe separar as coisas e, mesmo diante de uma opinião, costuma comparar versões contraditórias para, só então, escolher o lado pra se alinhar. Nenhum blogueiro minimamente sério, principalmente se lidar com política, vai querer se queimar com os leitores.

Na hora que a gente escreve no blog, a gente já imagina mais ou menos como nosso leitor vai reagir. E o interessante é essa resposta que o blog proporciona, livre de tantos filtros e barreiras editoriais. O blog é uma ferramenta importante quando falamos em democratizar a informação. Ficará sempre a critério do leitor distinguir o útil do lixo.

O factóide da re-reeleição

No Observatório da Imprensa, colunista revela onde nasceu a "fábula" da re-reeleição

O jornalista Luiz Weis, na coluna "Verbo Solto" do "Observatório da Imprensa", revela o berço dessa história de terceiro mandato, que se tornou o grande fetiche da mídia conservadora e da oposição.

De acordo com Weis, a história começou a circular por obra e graça da imprensa. "O factóide da re-reeleição", diz ele, "nasceu na página A6 do Estado [de São Paulo] de 23 de janeiro".

Ele prossegue: "Ali, sob o título entre aspas “Estratégia é criar condições para um terceiro mandato”, se lê uma entrevista do repórter Gabriel Manzano Filho com o cientista político paulista Leôncio Martins Rodrigues. Nela, o professor afirma que o PAC, se der certo, poderá ser o ás na manga do presidente para tentar mudar a Constituição a fim de ganhar mais quatro anos."

Depois, Weis revela que FHC também ajudou a disseminar o clima de terrorismo golpista: "
A partir dessa entrevista ad terrorem, o ex-presidente Fernando Henrique, também em entrevistas e artigos, deu corda ao cenário catastrofista traçado por seu amigo Leôncio.
Então foi, sim, com a oposição e com a mídia – no caso, o Estadão – que tudo começou. O resto, como diria a colunista, são fabulações."

Há muito tempo eu venho dizendo aqui no blog que essa é uma pauta artificial, forjada para passar uma imagem negativa do presidente Lula, mostrando-o à opinião pública como um homem obcecado pelo poder que deseja instalar uma ditadura petista no Brasil. É o poder da mídia de pautar os assuntos que ela quer que a opinião pública discuta e acredite.

Cúpula ibero-americana pede fim do bloqueio contra Cuba

O líderes dos 22 países reunidos em Santiago, Chile, na 17ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo assinaram um comunicado pedindo o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba. O comunicado foi divulgado ontem (10) no encerramento da cúpula.

“Pedimos ao governo dos Estados Unidos da América que cumpra o disposto em 16 sucessivas resoluções aprovadas na Assembléia Geral das Nações Unidas e ponha fim ao bloqueio”, diz o documento. “Reafirmamos, uma vez mais, que em defesa do livre intercâmbio e da prática transparente de comércio internacional, é inaceitável a aplicação de medidas coercitivas unilaterais que afetam o bem-estar dos povos e obstruem os processos de integração”, afirmam os mandatários da América Latina e Península Ibérica. As informações são da Agência Brasil.

Deputada Márcia Maia vai priorizar projetos para criança e adolescentes nas suas emendas ao Orçamento Geral do Estado

Na sexta-feira passada (9), a deputada estadual Márcia Maia (PSB) se reuniu com o promotor de Justiça, Manoel Onofre, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec). A reunião ocorreu na sede do Consec, em Lagoa Nova.

De acordo com informações do site da deputada, na pauta do encontro estava a discussão das emendas que a deputada apresentará ao Orçamento Geral do Estado (OGE), destinadas aos projetos na área da criança e adolescente. Márcia deseja priorizar os projetos relacionados à criança e ao adolescente na hora de destinar suas emendas ao OGE.