sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A polícia que mata

A Folha Online informa que policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar e do 16º Batalhão mataram quatro supostos criminosos no morro da Pedreira, na zona norte do Rio, nesta sexta-feira.

De acordo com a Folha Online, a PM havia informado que o confronto começou devido a uma incursão de rotina no local, mas agora informa que os tiros começaram porque traficantes de Acari, também na zona norte, tentaram invadir o morro da Pedreira e a polícia foi chamada para intervir.

Na semana passada, quinta-feira (dia 10), uma ação policial na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, levou à morte de 6 pessoas (7, segundo a polícia), sendo uma delas Wesley Damião da Silva Saturnino Barreto, de 3 anos.

É como diz uma das músicas do filme "Tropa de Elite": a "missão" dos "homens de preto" é "entrar pela favela e deixar corpos no chão".

Deu na Transparência Brasil

Deputados do RN são campeões de faltas em Brasília

A ONG "Transparência Brasil" divulgou o ranking dos parlamentares que mais faltaram nas sessões da Câmara dos Deputados no ano passado.

O levantamento da organização apontou que a média de faltas nas sessões plenárias foi de 12% em 2006.

Os deputados do Rio Grande Norte foram os que mais faltaram ao trabalho, com 18,9% de ausências.

Na comissões temáticas, nossos deputados também foram campeões em cabular o trabalho, com 39,8% de ausências registradas. A média de ausências nessa categoria é de 28%.

Fogo Amigo

Secretário de Saúde do Estado, Adelmaro Cavalcanti, é bombardeado por aliados

As coisas não andam nada bem pro secretário Adelmaro Cavalcanti. A gestão dele à frente da Secretaria de Saúde Pública do RN recebeu duras críticas de companheiros seus do PT e de membros do governo estadual.

No "Diário de Natal" de hoje, o porta-voz do governo do Estado e secretário de Comunicação, Rubens Lemos Filho, engrossou o caldo das críticas à administração petista na saúde. Rubens Lemos Filho disse que "falta gestão e pulso" ao secretário Adelmaro para resolver os problemas da saúde estadual.

‘‘O governo está dando todas as condições e não interfere de maneira nenhuma na gestão da saúde, não atrapalha, não admite politicagem e está deixando a gestão do PT bem à vontade’’, disse o porta-voz ao DN.

Rubens Lemos Filho também declarou que não falta dinheiro para a saúde estadual. De acordo com ele, o governo investe mais do que os 12% exigidos pela Constituição Federal na área.

Rubinho, como é chamado o secretário, disse ainda ao DN que o nome e a competência do PT estão em jogo, já que o nome do secretário e a maioria da sua equipe são indicações do PT.

Por fim, Rubinho disse Adelmaro, por enquanto, não será demitido da Secretaria de Saúde. Mas advertiu que, para mudar a situação, é preciso "mais pulso, mais firmeza, mais agressividade nas ações".

É, como se diz no popular, a batata do secretário tá assando.

Entrevista com Bono Vox



Bono Vox, líder da banda U2, fala sobre espiritualidade e sua relação com Cristo nesta entrevista a Bill Hybels, no programa The Leadership Summit 2006.

"Eu nunca tive problemas com Cristo, mas os cristãos sempre me deram dor de cabeça", declarou o cantor.

Bono disse ainda que sempre considerou os cristãos "desinteressados culturalmente, politicamente".

Ele também conta como se deu seu contato com a Bíblia, na época da juventude, quando descobriu "a graça de Deus", o "favor imerecido" do qual ele diz ser dependente.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A sucessora




Esta é a modelo gaúcha de Novo Hamburgo Raquel Zimmermann, 24 anos, eleita pelo site models.com a modelo mais importante do mundo. Este site é referência mundial em matéria de tops e é o mesmo que um dia consagrou Gisele Bündchen.

Há dois anos longe das passarelas nacionais, Raquel está no Brasil participando dos desfiles da grife carioca Animale na São Paulo Fashion Week, a semana de moda de São Paulo, que vai até segunda-feira.

Bonita a moça, hein.

Gil fica

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse ontem, antes de subir ao palco para participar da primeira noite do "Festival de Verão de Salvador", que não vai mais deixar o Ministério, como havia anunciado no ano passado.

Gil disse que sairia para cuidar da voz, mas foi demovido da idéia porque o tratamento das cordas vocais está fazendo efeito e ele não vai precisar ser operado.

Então fica combinado assim... digam ao povo que Gil fica no Ministério.

Estudo aponta que má-nutrição mata 3,5 milhões de crianças por ano

Da BBC Brasil e IG Último Segundo:

Mais de um terço das mortes de crianças e 11% das doenças que afetam mães e seus filhos ocorrem por má-nutrição, apontou uma série de estudos compilada por especialistas internacionais e publicada na última edição da revista médica Lancet. A pesquisa indica que 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos por falta de comida ou por causa de uma alimentação precária, deficiente em vitaminas e minerais essenciais para o crescimento.

A série de estudos divulgada na Lancet ainda mostrou que 80% das grávidas e crianças malnutridas estão concentradas em 20 países da África e da Ásia.

Sem oferecer dados exatos sobre a América Latina e o Caribe, o relatório aponta que os índices de crianças abaixo do peso e com crescimento atrofiado "caiu consideravelmente" na região entre 1980 e 2005. Sobre o Brasil, a pesquisa comenta que "houve avanços substanciais nos atendimentos básicos de saúde, água e saneamento básico, além de melhorias na educação das mulheres".

"Esses avanços parecem ter ocorrido, apesar de momentos de estagnação econômica e perdas no poder de compra da população, principalmente entre os pobres." O trabalho acrescenta que "pôr um fim na fome e na má-nutrição está entre as prioridades de políticas implementadas no Brasil, Bolívia e Peru".

Jogo de nervos em São Paulo

Petistas e tucanos de São Paulo estão disputando pra ver quem tem mais nervos de aço.

O PT espera contar com a ministra do Turismo e ex-perfeita Marta Suplicy para disputar as eleições deste ano, mas Marta disse várias vezes que não quer ser candidata e que só terá uma definição em junho, quando acaba o prazo para ela se afaste da pasta que comanda no governo federal caso decida participar da eleição. O problema é que o PT não quer esperar até junho, mas, por outro lado, o partido, por enquanto, não tem outro nome forte com chances de vencer a disputa.

O PSDB, por sua vez, vive o dilema de lançar candidato próprio ou apoiar a reeleição do prefeito Gilberto Kassab do DEM. A página online do jornal "O Globo" informa que os tucanos vão esperar a definição da ministra Marta Suplicy para, só então, decidir também que rumo tomar. O presidente do PSDB, senador José Guerra (PE), reuniu-se ontem com o governador José Serra (SP) e com o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), para acertar a posição tucana. Os tucanos que defendem a candidatura própria querem o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para candidato. José Serra prefere apoiar kassab.

É esperar pra ver quem vence a primeira batalha - a de nervos.

O que é um bom jornal?

No Blog do Ailton Medeiros, ele escreve sobre o livro “Os Melhores Jornais do Mundo - Uma Visão da Imprensa Internacional”, do jornalista econômico Matias M. Molina, um espanhol radicado no Brasil.

Publicado pela Editora Globo, o livro é uma coletânea de reportagens que Molina escreveu para o jornal "Valor Econômico". Segundo Ailton, a obra faz um perfil de 17 dos principais jornais do mundo, do século XVIII ao século XX.

Gostei da definição de Molina de que um bom jornal é aquele que se preocupa com a comunidade, transcrita por Ailton: “Um bom jornal diário tem de servir de consciência, de guardião e de guia dessa comunidade”.

E ele prossegue: “Também precisa ter uma curiosidade universal e fazer com que seus leitores participem dela”.

E os nossos jornalões, hein?! Será que se encaixam nesse conceito?

Crer também é pensar



João Alexandre é cantor, compositor, arranjador e produtor musical com mais de 20 anos de história na música cristã brasileira. Ele se define como "cristão por convicção e músico por profissão".

Em tempos de popularização da chamada música gospel, que toca até na novela das oito da Rede Globo, João Alexandre não se deixa atrair pelo glamour que seduziu tantos outros cantores evangélicos, elevados à condição de pop stars, como qualquer astro da música secular.

Para ele, a música cristã brasileira "dobrou em qualidade instrumental e vocal, triplicou em qualidade de produção e sextuplicou em superficialidade".

Mas João Alexandre não é um crítico apenas da superficialidade da atual música evangélica. Em suas letras, ele também faz questionamentos políticos, éticos e teológicos. Ele compõe e canta com fé e com o intelecto, não abrindo mão do princípio de que crer também é pensar.

No seu mais recente cd, uma música vem provocando grande estardalhaço no meio evangélico brasileiro. Em "É proibido pensar", ele faz severas críticas ao "esquema" e às "extravagâncias" das igrejas evangélicas brasileiras, notadamente às denominações neo-pentecostais, que promovem um verdadeiro comércio às custas da fé e da igenuidade dos fiéis.

Na letra da canção, o músico faz referência explícita às igrejas Renascer, Universal e Internacional da Graça, maiores representantes do segmento neo-pentecostal. A música também fala da espetacularização da fé, quando a televisão se transformou no grande púlpito virtual em busca das almas e dos dízimos das pessoas, das promessas instantâneas de milagres ( o "negócio com Deus") e da escravização do pensamento.

Na comunidade do cantor no Orkut, a discussão em torno da música está fervendo. A maioria concorda com a postura de João Alexandre de não se omitir e chamar para si "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam", como escreve o português José Saramago em "Ensaios sobre a cegueira". Há também aqueles, em menor número, que insistem em permanecer na "escuridão branca", alertando para os "perigos" de se "julgar o próximo".

Felizmente ainda existe alguém como João Alexandre na música cristã brasileira, que sabe fazer a diferença entre "julgar" e "discernir", nos presenteando com canções que estimulam a reflexão e enriquecem o espírito e o intelecto.

Confiram a seguir a letra de "É proibido pensar".


É PROIBIDO PENSAR

(Jalex)

PROCURO ALGUÉM PRA RESOLVER MEU PROBLEMA,
POIS NÃO CONSIGO ME ENCAIXAR NESSE ESQUEMA,
SÃO SEMPRE VARIAÇÕES DO MESMO TEMA,
MERAS REPETIÇÕES..

A EXTRAVAGÂNCIA VEM DE TODOS OS LADOS,
E FAZ CHOVER PROFETAS APAIXONADOS,
MORRENDO EM PÉ, ROMPENDO EM FÉ DOS CANSADOS....
QUE OUVEM SUAS CANÇÕES...

ESTAR DE BEM COM A VIDA É MUITO MAIS QUE RENASCER....
DEUS JÁ ME DEU SUA PALAVRA... E É POR ELA QUE EU AINDA GUIO MEU VIVER!
RECONSTRUINDO O QUE JESUS DERRUBOU...
RECOSTURANDO O VÉU QUE A CRUZ JA RASGOU...
RESSUSCITANDO A LEI, PISANDO NA GRAÇA, NEGOCIANDO COM DEUS!

NO SHOW DA FÉ MILAGRE É TÃO NATURAL,
QUE ATÉ PREGAR COM A MESMA VOZ É NORMAL...
NESSE EVANGELIQUÊS UNIVERSAL....
SE APOSSANDO DOS CÉUS...

ESTÃO DISTANTES DO TRONO, CAÇADORES DE DEUS AO SOM DE UM SHOFAR.
E MAIS UM ÍDOLO IMPORTADO DITA AS REGRAS PARA NOS ESCRAVIZAR:
É PROIBIDO PENSAR !!!

A escola de samba e o tráfico

Na matéria do "Domingo Espetacular", apareceram imagens do chefe do tráfico de drogas do morro da Mangueira, Francisco Testas Monteiro, conhecido como Tuchinha.

Tuchinha é um dos compositores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Ele compôs o samba-enredo da Mangueira do carnaval deste ano.

A Polícia Civil do Rio está investigando a ligação da escola de samba com o tráfico de drogas. Deveria investigar todas as outras escolas também, que são igualmente financiadas pelo jogo do bicho e pelo narcotráfico.

Isso a Globo não diz quando tá transmitindo os desfiles de carnaval das escolas do Rio.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Eu vi na TV

Dominho passado (dia 13), o programa "Domingo Espetacular" da Record exibiu uma matéria do jornalista Paulo Henrique Amorim no morro da Mangueira, tradicional comunidade da periferia do Rio de Janeiro.

PHA subiu o morro e acompanhou a "Operação Carnaval" da Polícia Civil, que tinha a missão de invadir e ocupar a "fortaleza do tráfico" e derrubar um muro de proteção construído pelos traficantes em local estratégico, que dava uma visão privilegiada da entrada do morro. Era de lá que os traficantes viam os policias subindo o morro e praticavam a "caça ao pato" - atiravam nos PM's, alvos fáceis para os fuzis dos traficantes.

Na terça-feira (dia 15), O "SBT Brasil" exibiu uma matéria sobre os hábitos dos traficantes do complexo de favelas do morro do Alemão, também no Rio de Janeiro. A repórter (não lembro o nome) entrevistou traficantes encapuzados e armados com fuzis.

Parece competição pra ver quem mostra mais favela.

Deu no Correio

Manchete de quarta-feira do "Correio da Tarde":

"Wilma busca conversa com Carlos para falar sobre política"

Depois eles reclamam...

Tô começando a gostar desse negócio de apontar as cagadas das manchetes.

Eu vi na novela

Segunda-feira assisti uma das cenas mais patéticas que já vi numa novela brasileira. Foi em "Duas Caras", obra do intragável Aguinaldo Silva.

A cena era a inauguração de um restaurante na fictícia favela da Portelinha. Bernardinho, o dono do restaurante na trama, havia prometido levar um artista global à festa do seu estabelecimento.

Estavam todos curiosos pra saber quem era o artista. O tempo foi passando e nada da celebridade aparecer. O povo foi ficando nervoso. Bernardinho anunciou que o artista não viria mais, porque estava gravando na Globo. Teve início o tumulto. "Isso é coisa de bambi", disse uma mulher, acusando o dono do restaurante de fantasiar sobre a vinda do artista.

O bambi saiu correndo do local e foi perseguido por um grupo de homens que estavam na inauguração. Entre em beco, sai em beco, a perseguição termina no restaurante, quando Bernardinho puxa a faca e ameaça seus perseguidores. "Chegou um carrão aí em frente. Deve ser o artista da Globo", avisa alguém. A faca não será mais necessária.

Eis que surge Tony Ramos, o artista prometido por Bernardinho. No papel dele mesmo, vai à favela acompanhado da sua esposa para prestigiar o novo restaurante. A patuléia saúda a celebridade. Muitas palmas enquanto o casal dirigi-se à mesa reservada. "Ele é o homem da minha vida", sussurra uma personagem. Pedidos de autógrafos, poses para fotos, mais aplausos efusivos. É um circo. Tony Ramos e sua mulher estão visivelmente constrangidos. Também não é pra menos. Pagar um mico daquele não é pra qualquer um. Definitivamente, não se fazem mais novelas como antigamente.

Deu na Gazeta

Manchete da "Gazeta do Oeste" desta quarta-feira:

"Médicos suspeitos de ganharem sem trabalhar no Tarcísio Maia".

Dá pra acreditar?

Leveza

Por Cecília Meireles

Leve é o pássaro:
e a sua sombra voante,
mais leve.

E a cascata aérea
de sua garganta,
mais leve.
E o que lembra, ouvindo-se
deslizar seu canto,
mais leve.
E o desejo rápido
desse mais antigo instante,
mais leve.
E a fuga invisível
do amargo passante,
mais leve.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Relações Perigosas


A edição desta semana da revista "Carta Capital" traz uma reportagem especial, tema da capa, sobre o jogador Kaká e sua relação com a Igreja Renascer em Cristo, liderada pelo casal de bispos Estevam e Sônia Hernandes.

A reportagem é intitulada "Fé, família e dinheiro" e revela que o Ministério Público de São Paulo, através do promotor Marcelo Batlouni Mendroni, enviou uma série de perguntas ao jogador do Milan e da seleção brasileira, questionando, por exemplo, o grau de amizade entre ele e os líderes da Renascer e se Kaká tinha consciência das acusações que pairavam contra o casal Hernandes.

Em janeiro do ano passado, Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes foram presos em Miami, acusados de entrar ilegalmente com dinheiro nos Estados Unidos. No primeiro momento, eles foram condenados a sete meses de liberdade provisória, vigiados por braceletes magnéticos, por entrarem com quase 60 mil dólares escondidos numa Bíblia. Em agosto, informa a "Carta Capital", foram condenados a dez meses de prisão – cinco em regime fechado, cinco em prisão domiciliar. A pena será cumprida de forma alternada (primeiro ele, depois ela), para que os pais possam cuidar do filho, Gabriel. Estevam já cumpriu sua parte no regime fechado e Sônia deverá ser levada para a penitenciária em breve.

Ainda segundo a revista, Estevam e Sônia também são investigados no Brasil pela existência de “uma grande quantidade de empresas ligadas à Renascer por um esquema formado por um clã familiar que controla os investimentos e que, em pouquíssimo tempo, acumulou verdadeiras fortunas aproveitando da fé religiosa dos outros e realizando negócios ilegais”.

A reportagem prossegue:

Além de Estevam e Sônia, a denúncia envolve diretamente o filho mais velho do casal, Felipe Daniel, conhecido pelos fiéis como “bispo” Tide, e sua mulher, Fernanda. Os quatro investigados são descritos como “os verdadeiros proprietários das empresas” ligadas à seita. O texto prossegue: “Apesar das entradas excepcionais que recebem, possuem poucos bens em seu nome e uma grande quantidade de protestos”.

Os Hernandes não são os únicos envolvidos. Entre os outros, o documento cita claramente Leonardo Abbud, Antonio Carlos Ayres Abbud e Ricardo Abbud, que teriam a função de laranjas, para simular a propriedade de algumas empresas.

Os crimes cometidos pelo casal de bispos, segundo a denúncia do MP, configurariam a prática de “lavagem de dinheiro e a obtenção de atividades ilegais, seja por meio do engano da fé de outros, seja por uma série de fraudes”.

Outro questionamento enviado ao jogador Kaká é sobre as contribuições financeiras que ele faz à Renascer. A revista cita que o dízimo anual que o jogador entrega à igreja chega aos R$ 2 milhões. A intenção do MP é saber sobre as operações finaceiras da igreja, que "não teriam sido declaradas às autoridades brasileiras”.

A reportagem acerta ao informar sobre o desejo do MP de interrogar o jogador Kaká, eleito o melhor do mundo em 2007 pela FIFA, a respeito da sua relação pessoal e financeira com dois acusados de crimes financeiros no Brasil.

Mas a mesma reportagem erra quando emprega tom de deboche ao descrever o apego de Kaká às suas práticas de fé e quando descreve as desavenças familiares entre o jogador e sua sogra, descrita como católica fervorosa.

"Carta Capital" beirou o sensacionalismo. Deu voz às queixas da sogra católica, inconformada com a conversão da filha à nova religião, mas não reproduziu nenhuma declaração de Kaká nem da sua esposa.

A revista chegou a especular se as acusações contra os bispos e a Renascer poderiam azedar ainda mais a relação entre Kaká e a sogra. Ficou parecendo matéria da "Contigo!", especializada em fofoca sobre a vida dos artistas.

Esse tipo de abordagem sensacionalista não combina com a "Carta Capital". Infelizmente, a revista teve uma recaída e embarcou no jornalismo estilo "Veja".

P.S. Eu Te Amo




Sexta-feira passada fui ao cinema. Assisti "P.S. Eu te amo".

É um filme dolorosamente lindo.

Holly (Hilary Swank) e Gerry (Gerard Butler) são um casal apaixonado, mas vivem às turras. A grana é curta e eles não podem ter o filho que tanto desejam.

O destino resolve pregar uma daquelas peças de mau gosto e Gerry morre com um tumor no cérebro. A vida de Holly desaba e a nossa mocinha entra numa espiral de dor e desassossêgo.

No dia do seu aniversário, quando sua mãe e as duas melhores amigas vão vistá-la, ela descobre que Gerry havia deixado uma série de cartas de amor para ajudá-la em sua ausência.

As cartas amenizam o sofrimento da perda, porque é como se Gerry ainda estive ali por perto. Mas, ao mesmo tempo, esse é um exercício doloroso, porque cada carta remete a um momento vivido, a uma época feliz que não voltará mais. Afinal, apesar das cartas, Gerry foi embora para sempre.

O filme é repleto de clichês, situações previsíveis e muita água com açúcar. Mesmo assim eu adorei. Esse tema da perda, lidar com a ausência de alguém que amamos, essa saudade que parece do tamanho de uma galáxia desconhecida, tudo isso é partilhado por todos nós. Não há como não se comover com a dor de Holly.

Eu sei que é cinema, que os sentimentos são exacerbados pra provocar justamente essa comoção nas pessoas e que isso é um mergulho fora da realidade. Mas acho que uma saidinha da realidade de vez em quando faz bem.
Às vezes eu preciso me desplugar de tudo, pra depois voltar e poder levar essa vidinha cotidiana, com meus moinhos de vento.