Da BBC Brasil e IG Último Segundo:
Mais de um terço das mortes de crianças e 11% das doenças que afetam mães e seus filhos ocorrem por má-nutrição, apontou uma série de estudos compilada por especialistas internacionais e publicada na última edição da revista médica Lancet. A pesquisa indica que 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos por falta de comida ou por causa de uma alimentação precária, deficiente em vitaminas e minerais essenciais para o crescimento.
A série de estudos divulgada na Lancet ainda mostrou que 80% das grávidas e crianças malnutridas estão concentradas em 20 países da África e da Ásia.
Sem oferecer dados exatos sobre a América Latina e o Caribe, o relatório aponta que os índices de crianças abaixo do peso e com crescimento atrofiado "caiu consideravelmente" na região entre 1980 e 2005. Sobre o Brasil, a pesquisa comenta que "houve avanços substanciais nos atendimentos básicos de saúde, água e saneamento básico, além de melhorias na educação das mulheres".
"Esses avanços parecem ter ocorrido, apesar de momentos de estagnação econômica e perdas no poder de compra da população, principalmente entre os pobres." O trabalho acrescenta que "pôr um fim na fome e na má-nutrição está entre as prioridades de políticas implementadas no Brasil, Bolívia e Peru".
Nenhum comentário:
Postar um comentário