quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Roberta Sá na MTV


Hoje à noite tem Roberta Sá na MTV. É às 21h, no programa “Lobão ao Mar”, apresentado pelo cantor Lobão.

É mais uma chance de conferir o talento, o bom gosto e o refinamento da nova musa da MPB.

Além disso, vale pelo encontro com Lobão, figurinha irrevente, que sempre se sai com ótimas tiradas.

Micarla contra o Ministério Público

Mais uma do Panorama Político:

A prefeita de Natal Micarla de Sousa trava o primeiro embate direto com o Ministério Público Estadual. Ela não assinou o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelos promotores, que traziam regras a serem seguidas pelo Município na rede pública de saúde.

A prefeita ressaltou que o Termo de Ajustamento de Conduta não deve ser para sua administração.

“Existem pontos a serem colocados. O Termos de ajustamento de Conduta é só um ajustamento de conduta, nós estamos há 30 dias, deveria ter sido feito na gestão passada. Vamos discutir com o Ministério Público em cima de outras bases. Respeito o Ministério Público, mas existem pontos nesse Termo que discordo e questiono”, completou.

Perguntinha básica:

Quais são esses pontos com os quais a senhora discorda, prefeita?

Prefeita de Natal comete gafe histórica na primeira sessão da CMN

Do Panorama Político:

Erro histórico na mensagem da prefeita [Micarla de Sousa]. Ela disse que o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt esteve “aqui nessa cidade há exatos 50 anos”. Na verdade, ele esteve aqui em 1943, quando ocorreu o encontro com o então presidente da República Getúlio Vargas. Ou seja, Roosevelt passou por Natal há 66 anos.

Insegurança Geral

Assaltos a ônibus, casas invadidas e arrastão em hotel. Nem mulher grávida escapa.

Esse é o cenário da insegurança na capital e na Grande Natal.

Da Tribuna do Norte:


Adolescente e homem fazem arrastão em ônibus da Riograndense

Um adolescente e um homem foram responsáveis por momentos de terror vividos por passageiros de um ônibus da empresa Riograndense que transitava pela BR-101, na altura da zona norte de Natal na noite desta terça-feira (03). A dupla rendeu o motorista do veículo, para em seguida, fazer um arrastão contra os passageiros.

Leia mais aqui.


Assaltantes rendem gestante, roubam casa e baleiam homem

Um grupo de assaltantes armados rendeu uma mulher grávida, roubou sua casa, e em seguida ainda baleou com dois tiros um homem ainda não identificado que passava pela rua na noite desta terça-feira (03), em Parnamirim, Grande Natal. A polícia foi acionada, mas não obteve sucesso na busca dos acusados, que fugiram a bordo de uma Ranger prata.

Leia mais aqui.


Bando assalta hotel e faz reféns em Ponta Negra

Quatro homens armados assaltaram um hotel em Ponta Negra na noite da última segunda-feira, fazendo funcionários e turistas como reféns. Os ladrões invadiram vários quartos e fugiram levando muitos objetos e dinheiro, fugindo no carro de um casal de clientes do estabelecimento. Uma das vítimas foi o técnico do ABC, Heriberto Cunha.

Leia mais aqui.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Efeitos da crise

Produção industrial cai 12,4% de novembro para dezembro

Do Blog do Nassif:


Na série sem ajuste sazonal, houve queda de 14,5% em relação a dezembro de 2007. A produção industrial acumulou 3,1% em 2008, ficando abaixo do crescimento acumulado em 2007 (6,0%).

Em dezembro de 2008, a produção industrial recuou 12,4% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo nessa comparação, acumulando perda de 19,8% de setembro a dezembro. Em relação a dezembro de 2007, o decréscimo foi de 14,5% contra os –6,4% registrados em novembro. Com isso, o resultado para o fechamento do ano ficou em 3,1%, bem abaixo do resultado acumulado até setembro (6,4%). A produção no último trimestre de 2008 recuou 9,4% na comparação com o período imediatamente anterior e 6,2% em relação ao quarto trimestre de 2007.

A redução de 12,4% observada na passagem de novembro para dezembro de 2008 foi a mais acentuada da série histórica (iniciada em 1991), e levou o patamar de produção ao nível observado em março de 2004. O resultado refletiu o comportamento negativo dos 27 ramos pesquisados, à exceção de celulose e papel (0,4%) e outros equipamentos de transporte (6,7%). O desempenho da indústria de veículos automotores, com queda de 39,7%, foi o principal impacto negativo no índice global, seguido por máquinas e equipamentos (-19,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-48,8%), metalurgia básica (-18,3%), borracha e plástico (-20,1%), indústria extrativa (-11,8%) e outros produtos químicos (-9,0%). Esse quadro de queda generalizada foi especialmente marcado pelo movimento de setores mais sensíveis à restrição de crédito e a queda das exportações de commodities.

(...)

Levem em conta o seguinte atenuante.

1. A economia vinha a cem por hora.

2. Internacionalmente, havia especulação com matérias primas.

3. Esses dois fenômenos levaram a indústria a super-estocar.

4. Quando veio a crise internacional, a indústria passou a trabalhar com um ritmo menor de vendas. O primeiro passo foi adequar os estoques às novas expectativas. Nesse período de adequação, vende-se o estoque acumulado. O comércio consegue andar com os estoques, mas a indústria deixa de produzir até os estoques voltarem à nova normalidade.

5. Por isso, só haverá uma estimativa melhor do novo ritmo da atividade econômica, quando os estoques assentarem.

Empurrão contra a crise

Lula anuncia construção de 500 mil casas populares no país

Do G1:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inaugurou nesta terça-feira (3) obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na comunidade de Manguinhos, no subúrbio do Rio, disse que um plano para construção de 500 mil novas casas será apresentado a ele em dez dias.

Em discurso durante a inauguração do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, primeira obra do PAC na comunidade, o presidente disse que a apresentação será feira pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Dilma Roussef, da Casa Civil, e Márcio Fortes, das Cidades.

Leia mais aqui.

Para Wall Street Journal, Brasil é "país atraente" para investidores

De Nelson Mota, na Folha de São Paulo:

Em duas longas reportagens, ontem, o "Wall Street Journal" alertou investidores americanos a se "aventurarem no exterior", ainda "a saída inteligente". Segundo o jornal, "muitos gerentes de investimento, conselheiros financeiros e analistas encontram ações com bons preços em áreas como os emergentes", onde o movimento de venda teria sido "exagerado". Cita, logo de cara, que "um país atraente é o Brasil, com economia bem administrada e que está investindo em infraestrutura e educação". Um analista alerta para "uma recuperação das commodities".

No segundo texto, "Sinais de esperança num horizonte gelado" , o "WSJ" destaca precisamente como os "preços em alta das commodities" estariam "oferecendo um sopro de otimismo". De novo, abre pelas ações do Brasil, com o gráfico "Tentando se recuperar", mostrando Bovespa e petróleo. Registra que se prevê recuperação global no segundo semestre, encabeçada por emergentes como Brasil.

No fim do texto, "quando o mercado de ações dobrar a esquina, será mais rápido do que as pessoas pensam". Bloomberg e blogs já vão na mesma linha.

Lula nas alturas

A popularidade do presidente Lula atingiu a estratosfera.

Para usar uma frase repetida como mantra pelo próprio Lula, nunca antes na história desse país um presidente conseguiu índices tão expressivos de aprovação.

Em janeiro, a avaliação positiva (ótimo + bom) do governo, segundo a pesquisa CNT/Sensus divulga nesta terça-feira, chegou a 72,5%. Para 21,7% o governo é apenas regular. Enquanto isso, só 5% avaliaram negativamente a administração federal. Em dezembro, o índice positivo era de 71,1%.

A mesa pesquisa mostrou que a avaliação pessoal do presidente também cresceu, chegando a 84% - maior que os 83,6% registrados de 2003 quando Lula assumiu o cargo.

A CNT/Sensus também pesquisou sobre a intenção de voto dos brasileiros para as eleições de 2010.

De acordo com os dados, os tucanos José Serra (governador de São Paulo) e Aécio Neves (governador de Minas Gerais) registraram queda nas intenções de voto para presidente em 2010.

Enquanto isso, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, viu seus índices crescerem. Dilma alcançou 13,5% de intenções de voto para presidente agora em dezembro, frente aos 10,4% da pesquisa anterior em dezembro do ano passado. Serra, por sua vez, caiu de 46,5% para 42,8%.

Leia mais aqui e aqui.