sábado, 3 de maio de 2008

Eles só querem aparecer

Plano eleitoral anima trio na CPI dos Cartões

Do Estadão:

Criada com estardalhaço em meados de março, a CPI dos Cartões sobrevive hoje graças ao empenho de um trio de deputados de oposição. Animados por projetos eleitorais, Carlos Sampaio (PSDB-SP), Índio da Costa (DEM-RJ) e Vic Pires Franco (DEM-PA) são incansáveis na busca de gastos irregulares com cartão corporativo. Os três se revezam na análise de centenas de caixas com documentos, que ficam numa sala subterrânea do Senado, mais conhecida como "batcaverna". Tentam também extrair alguma novidade dos documentos em poder do Tribunal de Contas da União com os gastos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a visibilidade ganha na CPI, o trio espera aumentar o cacife eleitoral.

Leia mais aqui.

Era de vidro e se quebrou

Eu tava me lembrando aqui que disseram por aí que a aliança entre Garibaldi e Agripino era "eterna". Parece que em vez de eterna, era de vidro e se quebrou.

O fiapo de dúvida

"O que mais nos transtorna no caso Isabella é ainda o fiapo de dúvida que resta. Será que o pai pode ser inocente? Quis acreditar quando afirmou que não matou a filha. Não posso admitir que um pai atire a filha pela janela."

João Emanuel Carneiro, autor da próxima novela das oito da Globo, "A Favorita", em entrevista à Laura Mattos, na Ilustrada da Folha deste sábado.

Céu cinza para Marta

Em Natal, o PT comemora a proeza de reunir o PSB e o PMDB em torno da candidatura da deputada Fátima Bezerra. Mas em São Paulo, as coisas não estão dando muito certo para o pertido do presidente Lula. A candidatura da ex-prefeita e ministra do Turismo, Marta Suplicy, vem sofrendo sucessivos golpes. Primeiro perdeu o PMDB, que fechou com o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Agora, periga ficar sem o PR, que se reúne segunda-feira com o prefeito para apresentar uma "pauta de reivindicações" e, provavelmente, aderir à sua reeleição. Resta o PSB, o PC do B e o PDT. Mas esses três partidos, que integram o chamado "bloquinho", dificilmente vão com Marta.

O dia é de Fátima

Hermano Morais chorou, mas não teve outra saída e desistiu de ser candidato. No Hotel Parque da Costeira, Wilma, Garibaldi e Carlos Eduardo lançaram oficialmente Fátima Bezerra à prefeita de Natal. Segundo o portal Nominuto.com, Fátima estava visilvelmente emocionada e recebeu cumprimentos "efusivos" de Wilma, Garibaldi e Carlos Eduardo. A governadora e o prefeito declararam que "a aliança é pela coletividade". O difícil agora vai ser cuidar dos feridos que ficaram pelo caminho.

Micarla contra todos

Micarla de Sousa pode estar ganhando um presente neste sábado. A união dos principais líderes políticos de Natal e do RN em torno da candidatura de Fátima Bezerra pode dar à borboleta o discurso que ela precisa para se apresentar como a candidata da renovação para Natal. Todos os velhos políticos e seus velhos discursos estão de um lado, com Fátima. Micarla, do outro lado, encarna a mística da heroína solitária, disposta a enfrentar os poderosos para defender a sua causa. Vai para a batalha como uma Joana Darc, mas não está disposta a ser queimada na fogueira. Micarla tem carisma e vai capitalizar isso a seu favor. Certamente, vai dizer ao povo que a união dos poderosos em favor de Fátima é, por tabela, a união de setores conservadores contra o projeto de desenvolvimento sustentável para Natal defendido por ela. A população está preocupada com a questão ambiental e Micarla vai mostrar que ela é quem mais se identifica com essa bandeira.

O dia promete

Este sábado, ao que parece, vai ser de muitas emoções políticas em Natal. Rogério Marinho, depois de fazer muita birra, retirou sua pré-candidatura. Hermano Morais fará o mesmo. Wilma, Iberê e Carlos Eduardo estão reunidos com os vereadores, deputados e outros membros do diretório municipal do PSB. De lá, sairão todos para o Hotel Parque da Costeira, onde a deputada Fátima Bezerra (PT) será anunciada como candidata à prefeita de Natal. Hermano também conversa com o diretório do PMDB. Ele disse que não vai à festa de Fátima. As especulações se voltam agora para o nome do vice de Fátima. Damião Pita disse que não pretende ser vice e quer ser vereador. Cláudio Porpino não descarta a possibilidade. Já imaginou uma chapa Fátima e Porpino? É certeza de uma campanha, no mínimo, colorida. É a chapa da diversidade.

Enquanto isso, vislumbra-se outro flanco de batalha. A formação da chapa proporcional. Júlio Protásio disse que só sobe no palanque de Fátima se houver um acordo para a chapa proporcional entre PT, PSB e PMDB. Bem fez Micarla de Sousa se livrando dele. Melhor para Fátima se ele não subir mesmo em seu palanque.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tarde de autógrafos com Roberta Sá

Da TN Online:

Com show previsto em Natal para a próxima semana, a cantora Roberta Sá antecipou sua vinda à capital potiguar para encontrar os fãs, autografar discos e conversar com a imprensa sobre seu novo disco "Que belo estranho dia para se ter alegria", além de novos projetos.

A cantora recebe fãs e imprensa na segunda-feira (04), às 15h, no Hotel Vila do Mar. Já o show, acontece na quarta-feira (07), no Teatro Alberto Maranhão em duas sessões: às 19 horas e 21 horas. A produção é da Agenda propaganda.

Leia mais aqui.

Duplo sentido

Leia esta nota do blog de Thaisa Galvão:

"E neste momento, 22h40, a governadora Wilma de Faria conversa com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza e o deputado Cláudio Porpino. Na pauta, a posição de Rogério."

A posição de Rogério?! Pegou mal...

Assassinaram a última flor do lácio

Muro numa rua do bairro de Santa Catarina, Zona Norte de Natal. A foto foi tirada por um ex-aluno meu dos tempos de Senac, Miquéias. Parece que alguém não entendeu a mensagem. Olavo Bilac deve estar se contorcendo no túmulo. Seria cômico, se não fosse trágico.

Micarla vs. Fátima

Ainda falta acalmar alguns ânimos mais exaltados, abortar algumas ameaças de dissidências, mas PT, PSB e PMDB vão marchar juntos e apoiar a candidatura da deputada petista Fátima Bezerra à prefeita de Natal. Garibaldi disse que o apoio à Fátima é "irreversível". Wilma já avisou a Rogério Marinho que agora é Fátima. Portanto, o duelo de outubro próximo está definido: Micarla vs. Fátima. Micarla tem a seu favor a liderança isolada em todas as pesquisas até então divulgadas. Fátima, por sua vez, vai contar com o apoio nada desprezível de Wilma, Garibaldi e Carlos Eduardo. Micarla, até agora, tem o apoio apenas de José Agripino, mas espera poder contar ainda com João Maia e Robinson Faria. Fátima tem contra si uma elevada taxa de rejeição. Mas aliados acreditam que isso não será obstáculo, porque com com Wilma, Garibaldi e Carlos Eduardo ao seu lado, a rejeição da petista tende a se dissolver durante a campanha.

A dúvida é saber se a governadora vai realmente se empenhar na campanha de Fátima. Apoiar ela disse que apóia, mas daí a se empenhar, são outros quinhentos. No mundo da fofolítica, fala-se que Fátima já começou a pensar na equipe de governo. Thaisa Galvão disse que está "assustada", com medo de uma possível prefeitura do PT. A eleição nem aconteceu, Fátima nem foi eleita (se é que vai ser...), mas Thaisa já disse que o PT vai "lotear o município". Fala sério!

Eu acredito que com a polarização entre Micarla e Fátima a eleição vai ficar mais interessante. As duas têm perfis completamente diferentes e trajetórias políticas idem. O confronto promete. Micarla vai se apresentar como a candidata da mudança, com o discurso ambiental e a proposta de um novo modelo de desenvolvimento para a cidade. Fátima é parlamentar experiente e vai se apresentar como a pessoa mais apta a dar continuidade à administração de Carlos Eduardo. Vai usar também a sintonia com o presidente Lula como trunfo.

Agora, é fazer as apostas e esperar.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Roberto Civita, dono da Editora Abril, que publica a revista "Veja", quer imprensa acima da lei

Na terça-feira passada (dia 29), na 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Editora Abril, Roberto Civita, defendeu que a imprensa deve estar acima da lei.

O Globo de ontem (quarta-feira, dia 30), publicou matéria sobre o assunto, repercutindo o pensamento do senhor Civita. O trecho a seguir foi reproduzido no Blog do Mello:


O presidente da Editora Abril, Roberto Civita, afirmou que nenhuma lei deve restringir a atividade dos meios de comunicação.

Ele disse que a auto-regulação e a livre concorrência são as melhores formas de evitar eventuais abusos ou distorções na circulação das notícias.

- Na imprensa, quanto menos legislação, melhor. Todas as vezes em que se tenta legislar ou enquadrar atividades que deveriam ser livres, a democracia corre riscos - alertou.

O Mello também comentou as declarações do senhor Civita:

Quer dizer, então, senhor Civita, que se deve liberar geral, pois a livre concorrência entre vocês (Abril, Estadão, Folha, Organizações Globo) e a auto-regulação também exercida por vocês (Abril, Estadão, Folha, Organizações Globo) seriam suficientes para garantir a liberdade e a democracia no Brasil?

Mas, como assim, liberdade, se as Organizações Globo detêm 70% dos investimentos em publicidade e propaganda, e são praticamente monopolistas no Rio de Janeiro, por exemplo, com a concentração de rádios, TV, jornais e internet? Como assim, liberdade, se a Abril detém hoje o monopólio da distribuição de revistas em bancas, com uma concentração de absurdos 100%?

A liberdade de imprensa deve ser total, assim como a liberdade de expressão de todo cidadão brasileiro. Sem censura prévia. Mas dentro dos limites estabelecidos em lei. Portanto, todos devem responder pelo que afirmam, informam, fazem.

É claro que não tem cabimento uma imprensa acima da lei, sem nenhuma regulação. É isso o que querem os especialistas em "assassinato de reputações", como a Veja. O jornalista, como qualquer outra pessoa, é um cidadão. Portanto, o limite do jornalista é o mesmo do cidadão: a lei.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil agora é "investment grade"

A agência de avaliação de risco Standard and Poor's anunciou nesta quarta-feira (dia 30) que o Brasil agora é um país de investimento seguro ("investiment grade"). Isso significa que somos uma nação confiável, porque o risco de inadimplência do país é baixo. O governo e as empresas nacionais podem obter empréstimos no exterior com melhores condições de juros e pagamento.

Com essa nova nota da agência de avaliação de risco, o país terá mais condições de atrair grandes investidores institucionais de países desenvolvidos que, antes, temiam investir aqui. É bom frisar qe estamos falando de investimento a médio e longo prazo, não de capital especulativo.

A notícia teve impacto imediato na na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou o dia em alta de alta de 6,33%, com 67.868 pontos - recorde histórico.

Para que o Brasil fosse considerado um país seguro, foram avaliados vários indicadores econômicos e sociais, como o índice das reservas internacionais, a solidez da economia, a estabilidade política, a liberdade de imprensa e a distribuição de renda entre a população.

A tradução disso é que o país vai bem em todas essas áreas. Em Maceió (AL), quando participava do VII Fórum dos Governadores do Nordeste, o presidente Lula comentou a notícia:

"Nós acabamos de ter a notícia de que o Brasil passou a ser 'investment grade'. Não sei nem falar direito a palavra, mas se formos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam poderia dizer que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e que por isso passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo necessitava".

A notícia, sem dúvida nenhuma, é boa para o país e para os brasileiros. Mas a oposição 'tucano-demista' e a mídia conservadora devem estar desorientados. Eles sempre apostaram que o Brasil viveria o apocalipse sob o governo Lula. E agora, será que a Miriam Leitão vai perder o emprego?


Com informações dos portais Uol e G1.

Agora é Fátima

Ainda não saiu nenhum anúncio oficial, mas segundo Thaisa Galvão, a deputada Fátima Bezerra vai mesmo ser a candidata à prefeita de Natal da tríplice aliança entre PT, PSB e PMDB. O vice vai ser indicado pelo PSB. Não chega a ser nenhuma novidade. Na quarta-feira passada (dia 23 de abril), este blog já falava que Fátima Bezerra poderia ser a candidata de consenso da base do presidente Lula em Natal. No sábado (dia 26), demos a seguinte nota:

"Teimosia

O prefeito Carlos Eduardo declarou que apóia a candidatura do PT, a governadora Wilma de Faria afirmou que endossa o apoio dele e o senador Garibaldi Alves Filho disse que está "confiante" na união da "base de apoio do presidente Lula" em Natal. Gari ainda cantou o nome da cabeça de chapa: ‘‘Fátima é um bom nome’’. Mas tem gente na imprensa que insiste em dizer que a aliança não vai vingar. Ô, povinho teimoso!!!"

Depois, o blog preferiu dar uma pausa no assunto e esperar as coisas se definirem. Hoje, surge essa notícia de que a candidata agora é Fátima - pra usar o slogan que a deputada usou em 2004. O curioso é que a própria Thaisa Galvão dizia todo santo dia em seu blog que duvidava que a aliança PT-PSB-PMDB sairia mesmo. Enquanto isso, os vereadores do PSB ameaçaram se rebelar contra a governadora e disseram que vão colocar a candidatura do deputado Rogério Marinho em votação na convenção partidária. Eles fizeram até uma carta aberta pra pressionar Wilma. Pura perda de tempo.

Ronaldo sabia

A pesquisadora Carol Barreto disse à "Terra Magazzine" que quem se envolve com travesti sabe perfeitamente diferenciá-lo de uma mulher.

"O cliente, seja ele famoso ou não, que se envolve com um travesti sabe diferenciá-lo de uma mulher. É visível a ambigüidade do gênero. Não seria fácil (um travesti) se passar por mulher. E quem freqüenta pontos de prostituição e contrata os serviços sabe onde procurar por uns e outros porque não ficam no mesmo lugar."

Ela disse ainda que "muitos homens, por problemas com a própria sexualidade, adotam posturas preconceituosas com os parceiros que eventualmente procuram. Sem se aproximar emocionalmente dos travestis, clientes se aproveitam da "imagem desfocada do grupo" para encriminá-los."

Ela se referia ao episódio envolvendo o jogador Ronaldo, que saiu com três travestis domingo à noite, no Rio de Janeiro, mas negou que soubesse que eram travestis e se disse vítima de tentativa de extorsão de um dos seus acompanhantes. O travesti André Luís Ribeiro Albertino (Andréia Albertini), por sua vez, acusou o 'fenômeno' de não pagar o programa realizado num motel, na madrugada de domingo para segunda.

Casos como esse de Ronaldo, que não quis pagar o programa, "não são raros", afirma a pesquisadora. "Aí eles chamam a polícia e dizem que ela foi quem o roubou. (...) "É uma maneira fácil de justificar a opção sexual".

É vero.

Alckmin busca inspiração na Colômbia

No ano passado, a deputada e pré-candidata à prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), esteve em Bogotá (Colômbia) para saber como a cidade conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência urbana. Agora é o ex-governador e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quem vai à Bogotá. Além do programa de segurança, o tucano quer conhecer também as soluções implantadas pela capital colombiana para resolver o caos do trânsito. Alckmin, como se sabe, governou o estado de São Paulo por seis anos. O PSDB administra o estado há 16 anos. O PCC (Primeiro Comando da Capital) nasceu sob o governo do falecido Mário Covas. Em 16 anos, eles ainda não sabem o que fazer com a violência nem com o trânsito.

Protesto

Os alunos da Escola Estadual Winston Churchill fizeram um protesto e bloquearam hoje pela manhã uma faixa da Avenida Rio Branco. A direção da escola proibiu a entrada e a saída de qualquer pessoa do prédio, até que se descobrisse quem tinha colocado uma bomba no banheiro que explodiu uma privada. Êta, juventude transviada!!!

A piada da vez

E o 'fenômeno', hein? Rapaz, o cara pegou três travecos, passou 4h no motel e vem com essa lorota de que não sabia que estava levando gato por lebre. Faça-me o favor, né! Pra acreditar nessa desculpa esfarrapada de Ronaldo, só a turma que crê em duendes, gnomos, fadas, papai noel and company. Ronaldo quis se valer daquele ditado que apregoa que "à noite, todos os gatos são pardos". Esqueceu que "gata em teto de zinco quente" faz barulho. O cara virou a piada da vez.

O Tutty Vasques não perdoou e tirou o maior sarro com o episódio:

"Sabe qual o carro que Ronaldo estava dirigindo quando pegou o travesti:
Ford Fusion.
Maior bandeira, né não
?"

"Corre na torcida do Flamengo o boato de que Ronaldo saiu do Maracanã no domingo tão empolgado com a vitória sobre o Botafogo que apelidou os travestis de Raça, Amor e Paixão."

terça-feira, 29 de abril de 2008

Diogo Mainardi é racista

Mais um esclarecedor artigo que deve ser lido é o de Ismar C. de Souza, no site da revista Caros Amigos, sobre o discurso neo-racista de Diogo Mainardi, colunista da Veja.

Leia um aperitivo:

Com ataques cuidadosamente dosados contra a política de cotas universitárias implantadas no Brasil – que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal –, e, na verdade, querendo atingir todas as lutas do negro brasileiro, o colunista da revista Veja, Diogo Mainardi, encampou de vez o discurso neo-racista brasileiro. “É uma chance para acabar de vez com o quilombolismo retardatário que se entrincheirou no matagal ideológico das universidades brasileiras", afirma ele em "O quilombo do mundo" (edição 2057, 23/04/2008).

Mainardi se soma a outros jornalistas da Veja (impressa e on line) e a demais pessoas que recebem espaço na revista de maior circulação nacional para mover um combate sem tréguas à aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, à política de cotas universitárias, à figura de Zumbi dos Palmares, ao Dia da Consciência Negra e, enfim, à causa da reparação das injustiças cometidas contra a comunidade negra ao longo da História brasileira.

Entremeando afirmações tendenciosas e citações do livro “Não Somos Racistas” (acredite quem quiser...) do guru do combate ao movimento negro brasileiro, o diretor de Jornalismo da Rede Globo Ali Kamel, Mainardi se mostra ainda mais parcial quando tenta apoiar sua tortuosa racionália numa frase do senador de ascendência africana Barak Obama:

– Se olharem minhas filhas, Malia e Sasha, e disserem que elas estão numa situação bastante confortável, então (raça) não deveria ser um fator. Por outro lado, se houver um jovem branco que trabalhe, que se esforce, e que tenha superado grandes dificuldades, isso é algo que deveria ser levado em consideração.

Tratou-se de um comentário superficial e meio confuso, proferido durante um debate eleitoral. A conclusão de que Obama “quebrou um tabu e defendeu abertamente o fim das cotas raciais” é uma óbvia forçação de barra. Mainardi subestima a inteligência dos seus leitores.
Agora vejamos o que a Veja, preconceituosamente, em sua página de internet, via outro jornalista da turma do Mainardi (Reinaldo Azevedo, postado em www.veja.com.br/reinaldo, no dia 07/01/2008, 15h51), opinou sobre o mesmo senador e candidato a candidato do Partido Democrata:


– Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco para enfrentá-los? (...) Para bom entendedor: tomo o par “homem branco” como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo.

Como esse preconceito mal dissimulado ofende a qualquer ser humano digno desse nome, só restou à tropa de elite da Veja buscar o apoio da trupe dos conservadores raivosos, dos reacionários empedernidos e de alguns parlamentares influenciáveis que estão tentando barrar a implantação do Estatuto da Igualdade Racial.

Para ler na íntegra, clique aqui.

Informação vs. Publicidade

Vocês não podem deixar de ler o excelente artigo de Venício Lima, no Observatório da Imprensa, sobre a questão da propaganda de bebidas alcóolicas.

Leia um trecho abaixo:

PROPAGANDA DE BEBIDAS

Cervejas, publicidade e direito à informação


Na mesma semana em que o Congresso Nacional, atendendo à pressão do lobby de fabricantes de bebidas e de radiodifusores, modificou a MP 415, que proibia a venda de bebidas alcoólicas nos bares e restaurantes à beira de estradas federais, permitindo a venda no perímetro urbano e mantendo a proibição na zona rural (23/4), os grandes jornais publicaram um inusitado anúncio de meia página assinado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), com o seguinte título e subtítulo:


"Querem proibir a publicidade de cervejas no Brasil.

"É o mesmo que proibirem a fabricação de abridores de garrafas no Brasil."
O texto prossegue:


"Nem a propaganda nem o abridor são a motivação para irresponsáveis dirigirem embriagados.

"A propaganda ou o abridor não são os culpados pela venda criminosa de bebidas alcoólicas a menores.

"Abridores e a propaganda não são incentivadores dos covardes que praticam a violência doméstica.

"Essas são questões que só a educação, a democratização da informação e o rigor no cumprimento das leis podem resolver.

"Por isso proibir a publicidade de cervejas não vai mudar em nada esse quadro.

"A não ser tirar de você o direito de gostar ou não desta ou daquela publicidade.

"De se informar e de formar a sua opinião.

"Um direito tão sagrado quanto o que v. tem de comprar ou não um abridor de garrafas.
"E decidir o que fazer com ele."


Restrições legais

Pelo anúncio ficamos sabendo que a publicidade e o abridor de garrafas produzem o mesmo efeito no comportamento de consumo dos cidadãos, isto é, nenhum. Que a publicidade não tem absolutamente nada a ver com os acidentes provocados por aqueles que dirigem embriagados; ou pelo consumo de bebidas alcoólicas por menores ou ainda com aqueles que, embriagados, cometem violência doméstica. E mais: que a publicidade oferece apenas informação, pura e simples, ao cidadão – aliás, um direito sagrado dele (publicidade e jornalismo seriam a mesma coisa?).

O que o anúncio não informa é quem quer proibir a publicidade de cervejas, nem como e nem por quê.

Leia mais aqui.

Daslu sonegou R$ 1 bilhão

A Daslu é a loja dos ricos e famosos de São Paulo. Tem até lancha pra vender lá. José Agripino é cliente da Daslu. A filha do Geraldo Alckmin trabalha ou trabalhou lá. Em 2005, a empresária (?!) Eliana Tranchesi, dona da loja, foi presa pela Polícia Federal sob a acusação de sonegação fiscal. Somente agora, o Ministério Público Federal está concluindo o inquérito do escândalo da Daslu. Renato Rovai informa em seu blog que a sonegação chegou a estratosféricos R$ 1 bilhão. Assim é fácil ficar rico, né. Mamãe eu quero, mamãe eu quero...

O poder da Globo

Risco para a democracia no Brasil



No Blog do Mello, o jornalista mostra como a hegemonia da Globo representa um risco para a jovem democracia brasileira. Mello comenta que a emissora, movida por interesses comerciais e para não ter que adequar sua programação nesses estados aos fusos do restante do país, conseguiu até influenciar o governo federal a mudar o fuso horário do Acre, Pará e vários municípios do Amazonas.

Mello defendeu a necessidade de criar algum tipo de regulação para o jornalismo: "As Organizações Globo têm um peso descomunal no Brasil. Esse peso descomunal deve ser discutido no Congresso. É necessário que se criem mecanismos regulatórios para garantir a liberdade de expressão. E a liberdade só pode existir se for plural, se não houver uma instância - como as Organizações Globo - com o poder de influenciar mais de 70% da população. Mecanismos que proibissem – como acontece em outros países, inclusive os EUA - a concentração de veículos de comunicação nas mãos de um só grupo, numa mesma cidade ou estado."

Leia mais aqui.

Samba da blogueira doida

A vovó socialista, como diz Ailton Medeiros, não tá muito boa das idéias. Em seu blog, ela diz uma coisa num post e, na postagem seguinte, se contradiz redondamente. Na ausência de fatos, cria e repercute as versões que sua mente criativa acha mais conveniente. Vamos fazer um estudo de caso: a governadora Wilma de Faria e a deputada Fátima Bezerra tiveram uma conversa hoje de manhã em Brasília. A vovó socialista, primeiro, disse que Fátima não saiu satisfeita da conversa. Mais acima, ela disse que a conversa entre a governadora e a deputada havia sido "boa, franca e sincera". E aí, em qual das vovós socialistas devemos acreditar? Em nenhuma?! Que maldade!!!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Políticos fogem de campanha contra corrupção

O Ministério Público do RN lançou hoje à tarde a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Quantos políticos estavam lá? Dois apenas. A deputada Micarla de Sousa e o deputado Antônio Jácome. Os outros tinham coisa mais importante pra fazer. Mas Marina Elali e Ricardo Chaves estavam lá. Chama o síndico!!!


A dupla dinâmica: quanto mais eles batem, mais a popularidade do presidente sobe.



Alex Medeiros, sem nenhuma idéia pra explicar a popularidade do presidente.


Thaísa Galvão, depois que soube que a popularidade do presidente subiu.

CNT/Sensus: Lula tem melhor avaliação desde 2003

Mais uma pesquisa confirma a elevação da aprovação do brasileiro ao governo Lula. Desta vez foi a CNT/Sensus, divulgada hoje, que mostrou aumento nos índices de popularidade do governo e do presidente.

Em abril, a avaliação positiva do governo chegou a 57,5% - era de 52,7% em fevereiro. A avaliação negativa foi de 11,3% e a regular foi de 29,6%.

A avaliação pessoal do presidente Lula atingiu 69,3%, ante 66,8% de fevereiro. Os que desaprovaram o presidente são somente 26,1%.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados e ouviu 2.000 pessoas.

Observação 1: De acordo com os dados da pesquisa, dá pra mensurar agora exatamente o tamanho da parcela da população representada pelos senadores José Agripino (DEM) e Arthur Virgílio (PSDB): 11,3%. É a essa pequena minoria que José Agripino se refere quando diz interpretar "o sentimento do povo brasileiro" e para a qual Arthur Virgílio se exibe.

Observação 2: Amanhã, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), vai tentar se contorcer para provar, em seu Ex-Blog, que essa pesquisa é fajuta e que o governo e Lula não são populares.

Tudo se copia II

Manchete do blog na quarta-feira da semana passada (dia 23), quando aquele temporal de quatro horas transformou a rotina da cidade:

"O dia em que o céu caiu sobre Natal".

Manchete do jornal Na Semana, publicação impressa do portal Nominuto.com, na edição de sábado (dia 26):

"O dia em que o céu caiu sobre Natal".

Na mesma quarta-feira, o blog disse que o nome da deputada Fátima Bezerra (PT) ressurgiu das cinzas e que ela poderia se tornar a candidata à prefeita de Natal pelo triunvirato PT-PSB-PMDB.

Na edição do mesmo sábado, o Na Semana escreveu:

"Fátima Bezerra ressurge das cinzas".

Lavoisier explica, né.

A mídia e a montanha dos abutres

Por Márcio Alemão, na Terra Magazine:

Imagino as comemorações na mídia no dia em que a terra paulistana tremeu.

- Isabella e, na seqüência, um terremotozinho.- Nunca tivemos um primeiro semestre tão bom.

- Em tempo: ainda tem gente morrendo por conta da dengue lá no Rio?

- Acredito que sim, mas não tem assunto mais aborrecido no momento.

- Não cuspa no prato que comeu, meu caro. A qualquer momento o mosquitinho pode voltar a nos ajudar.

Recomendo vivamente, para esses nossos dias, o filme escrito e dirigido pelo mestre Billy Wilder, de 1951, por aqui traduzido como A Montanha dos Sete Abutres. No filme, Kirk Douglas é um reporter encrenqueiro que sai de vários jornais e acaba encontrando emprego em um pequeno jornal em uma pequena cidade. Resumão: a caminho de uma matéria besta, inútil, desnecessária, como aquelas que falam sobre a vida amarosa de Adriane Galisteu, a sorte grande vem ao seu encontro. Uma mina desaba e um sobrevivente luta para se manter vivo enquanto homens trabalham para retirá-lo de lá.

Kirk consegue entrar na mina e conversar com o homem. Kirk, ao longo dos dias, vai explorando, sugando aquele fato, aquela tragédia. Em outras palavras, vê na desgraça do mineiro a grande chance para sair­ ele, o repórter, não o mineiro,­ daquela pequena cidade e voltar a assumir um bom cargo em um bom jornal, em uma boa cidade. Nas boas locadoras, esse filme é facilmente encontrado.

De volta ao terremoto, Nascimento, no SBT, cortava um doze para conseguir, ao vivo, depoimentos de "vítimas". Na falta delas, contentava-se com telefonemas sensacionais nos quais ouvíamos algumas pessoas afirmarem que "sim, eu senti que alguma coisa tremeu mas passou logo". Ele insistia. Queria muito que alguém tivesse, ao menos, esfolado o joelho na quina de uma mesa. Nenhuma ocorrência desse tipo apareceu até o momento que acompanhei a cobertura.
Obviamente tivemos o parecer de especialistas, sismologistas. Também esses não queriam colaborar. Nenhum deles saiu gritando: "corram, protejam-se! São Paulo acaba de se transformar num importante pólo gerador de tremores. Talvez o mais importante da América Latina".


No rádio ouvi um repórter concluir -­ coisa que não deveria fazer­ - que existe a possibilidade de vir a ocorrer outros tremores no estado. Ele perguntou ao especialista sobre a possibilidade e o especialista disse que não via grande chance. Mas ele foi insistindo. Em certo momento, ainda que a chance fosse de 1 para um milhão, deu-se por satisfeito e nos alertou.

E de passagem por um aparelho de TV, outro repórter pergunta a um bombeiro: "No caso de mais um tremor, o que a a pessoa deve fazer para se proteger?". O bombeiro, com toda sua vasta experiência em tremores, enrolou aqui, ali e eu decidi que não daria mais 2 segundos de audiência para aquele programa.

domingo, 27 de abril de 2008

No Espírito Santo, fiéis se isolam esperando o fim dos tempos

A Folha deste domingo, no caderno Cotidiano, traz uma reportagem sobre uma seita fundada em 1985, que está construindo um condomínio para seguidores dispostos a abandonar tudo para viver no meio do nada, esperando o fim dos tempos. A seita se chama Tabernáculo da Vitória e o condomínio está sendo erguido em Ecoporanga (328 km de Vitória), no estado, vejam só, do Espírito Santo.

O jornal conta que para morar no condomínio é preciso "vender bens, deixar parentes, construir a própria casa e, sobretudo, acreditar que o fim dos tempos está próximo." Ainda segundo o jornal, 160 famílias, vindas de cidades capixabas e mineiras, estão esperando para viver no condomínio.

Fico impressionado com a ingenuidade de certos "fiéis" que, abdicando da racionalidade, se deixam enganar por qualquer profeta maluco.

A questão indígena

RAPOSA SERRA DO SOL: UMA ELITE SEM ARGUMENTOS

Por Francisco Loebens, no Fazendo Média:

A utilização de bombas de fabricação caseira, a queima de pontes, atentados e ameaças a lideranças e comunidades indígenas pelos fazendeiros para se manterem ilegalmente na Raposa Serra do Sol, numa clara afronta ao estado democrático de direito, curiosamente não mereceu a condenação de muitos comentaristas e articulistas da grande imprensa. Pelo contrário, passaram a justificar esses atos de insubordinação, repetindo à exaustão os argumentos, completamente vazios e eivados de preconceito, de uma pequena elite de privilegiados contra a demarcação dessa terra indígena.

De forma tendenciosa e através da insistência, tentaram conseguir a adesão da opinião pública para a causa mesquinha daqueles que a custa da exploração, da intimidação e da violência querem continuar se locupletando e exercendo a dominação econômica e política em Roraima.

Um desses argumentos é de que a demarcação de terras indígenas nas regiões de fronteira significaria um risco à soberania, porque os índios, aliando-se a interesses externos, poderiam dar um golpe no país, declarando a independência sobre esses territórios. Quem repete esse argumento, se não estiver usando de má fé, certamente está mal informado, porque essa hipótese não passa pelo imaginário de nenhum povo indígena, mesmo daqueles mais abandonados, onde a presença do estado é tímida ou inexistente. Também os generais sabem disso.

Trata-se por isso de uma estratégia ardilosa de condenação dos índios, para confiscar-lhes suas terras. Não difere muito da forma utilizada durante o período colonial, quando, para justificar a chamada “guerra justa”, se acusava os índios de praticarem delitos, toda vez que existia o interesse de avançar sobre suas terras e de buscar mão-de-obra escrava.

Leia mais aqui.

O 'fruto proibido' também dá prazer

A maçã, reza a crendice popular, é o "fruto proibido" que o homem e a mulher experimentaram no paraíso e, por isso, foram expulsos de lá. A maçã também é o "pomo da discórdia" da lenda grega, deixado por vingança pela deusa Éris no Olimpo. No conto infantil, a bruxa usou uma maçã para envenenar a Branca de Neve.

As lenda e os mitos são conhecidos. Mas você sabia também que comer maçã dá prazer? Pois é verdade. A fruta contém um neurotransmissor chamado feniletilamina, que libera as mesmas substâncias que o corpo produz durante o ato sexual.

Quem conta isso é Lectícia Cavalcanti, na Terra Magazine. Clique aqui e saiba mais.

Galvão: faz parte do show

Puta que pariu. Galvão Bueno não toma jeito mesmo. Na transmissão do GP da Espanha, quando Nelsinho Piquet fez várias barbeiragens e, por fim, abandonou a corrida, Galvão disse que ele não tinha errado, só que "tinha vontade demais de vencer". Mais tarde, quando o carro do finlandês Heikki Kovalainen bateu de frente e em alta velocidade no muro de pneus, Galvão reclamou que não mostravam o 'drama' do piloto sob os pneus. O que interessa à Globo e ao Galvão é exatamente isso: drama, sensacionalismo, imagens fortes. Em nome da audiência. É que era preciso concorrer com a Record, que no mesmo horário fazia seu showzinho transmitindo, ao vivo, a reconstituição do assassinato da pequena Isabella Nardoni.