sábado, 15 de março de 2008

O PIB e o inferno astral de FHC

Do blog "O Brasil na crista da onda":

O ex-presidente Fernando Henrique cardoso está vivendo um inferno astral. Primeiro, ex-presidente Itamar Franco relevou que Fernando Henrique Cardoso deu um golpe no povo para se eleger ao assinar cédulas de real depois de ter deixado o Ministério da Fazenda. Depois, Delfim Netto declarou ao Terra Magazine que FHC entregou país "falido" para Lula. Para completar a má sorte, FHC foi submetido ontem em São Paulo a cirurgia para corrigir um crescimento benigno da próstata. Para finalizar o IBGE digulgou hoje [quarta-feira, dia 12] o PIB. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 5,4% o maior desde 1996.

O Presidente Lula, deve ter ficado com pena do Fernando Henrique, Lula pediu "euforia comedida" sobre crescimento do PIB.Escalado para comentar o crescimento de 5,4% do (PIB) , o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou, em Brasília, que o Presidente Lula pediu que a notícia seja comemorada com "euforia comedida" dentro do governo...Coitado do Fernando Henrique. Se ferrou em verde e amarelo.

Bolsa Família pra americano ver

Hillary diz que, se eleita, vai implantar Bolsa Família nos EUA

Enquanto no Brasil a oposição e a mídia querem o fim do Bolsa Família, lá fora o programna faz o maior sucesso.

É o que mostra uma matéria do Portal Terra, que diz que a senadora e ex-primeira dama Hillary Clinton, que disputa com o senador Barack Obama a indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência dos EUA em novembro, se eleita, vai implantar o Bolsa Família em seu país.

Segundo a matéria, Hillary vê o Bolsa família como prioridade para diminuir a pobreza no continente.

"Eu vou apoiar programas que dão às famílias poder para construírem seus próprios futuros, como o Bolsa Família do Brasil", escreve a senadora em seu programa de governo. "Essas idéias de combate à pobreza podem ser colocadas em prática aqui, na nossa casa", acrescenta.

Ainda segundo a matéria, Hillary promete que, se eleita, vai propor criação do Fundo de Investimento Social e o Fundo de Desenvolvimento Econômico para as Américas, iniciativas defendidas por Lula desde seu primeiro mandato.

E agora, com a palavra, os senadores Arthur Virgílio (PSDB) e José Agripino (DEM)...

A cidade não pára, a cidade só cresce...

Em São Paulo, frota de 6 milhões de veículos provoca caos no trânsito

A revista 'Carta Capital' desta semana traz uma reportagem sobre o problema do trânsito em São Paulo, cuja frota de 6 milhões de veículos é a segunda maior do mundo e faz a cidade caminhar para um colapso em seu sistema viário.

Segundo a revista, todos os dias, 800 novos veículos chegam às ruas da cidade. Isso é maior que a média de 500 nascimentos por dia da capital paulistana.

No Brasil, a frota passou de 30 milhões para 50 milhões de veículos nos últimos dez anos.

Especialistas ouvidos por 'Carta Capital' apontam que a saída para o problema é priorizar o transporte coletivo (expansão dos trens metropolitanos e dos corredores exclusivos para ônibus), restringir o uso dos automóveis e planejar melhor o uso do espaço público das cidades, "concentrando as principais redes de transporte nas áreas de maior adensamento populacional."

A realidade, porém, indica que estamos no caminho oposto. Em nove capitais brasileiras, a frota de ônibus caiu 9% e o número de passageiros do transporte coletivo diminuiu 25%. Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano.

Para o secretário nacional dos Transportes, Luiz Carlos Bueno de Lima, essa situação é fruto do "culto ao automóvel", que é resultado das "deficiências do transporte de massas". Ele defende que o Estado precisa intervir para modificar esse cenário.

'Carta Capital' ouviu urbanistas e engenheiros de trânsito que indicaram cinco medidas drásticas para solucionar o caos do trânsito em São Paulo:

1. Cinco vezes mais corredores de ônibus;
2. Proibição do estacionamento nas ruas;
3. Pedágio no centro da cidade;
4. Tarifa zero no transporte coletivo;
5. Limite ao licenciamento de carros.

Todas elas são, em maior ou menor grau, medidas polêmicas. A implantação de mais corredores de ônibus envolve tomar parte do espaço disponível aos carros e, em alguns casos, o alargamento de ruas e avenidas, sendo necessário, para isso, a desapropiação de casas e prédios.

A proibição do estacionamento nas ruas é combatida pelos comerciantes, que têm medo de perder clientes. Mas os especialistas dizem que o espaço ocupado pelos carros parados poderia permitir a circulação de outros veículos ou mesmo a delimitação de vias preferenciais para a passagem de ônibus. Londres foi uma das capitais européias que adotou essa iniciativa.

O pedágio no centro da cidade é, provavelmente, a medida mais impopular. A reportagem informa que Londres, Oslo, Estocolmo e Cingapura já adotaram o mecanismo.

Depois de instituir a cobrança, Londres registrou queda de 30% na circulação de carros no centro. As viagens de ônibus e bicicletas aumentaram 20%. Os congestionamentos caíram 30%. Em Estocolmo, o fluxo de carros reduziu 22% no período de testes.

Os que saõ contrários à medida criticam a falta de alternativas de transporte e o fato de pesar mais para os de menor renda.

Em relação à implantação da tarifa zero no transporte coletivo, os especialistas ouvidos por 'Carta Capital' argumentam que a tarifa precisa ser barateada, com uma política de subsídios e de incentivos fiscais. "Mas a gratuidade iria onerar demais o Estado e estimular o uso pouco racional do transporte. É melhor cobrar pouco, mas cobrar”, declarou Marcos Bicalho, diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano.

Finalmente, o limite ao licenciamento de carros é considerada a solução mais drástica. A inciativa foi adotada em Cingapura, onde o custo de cada licença pode chegar a algo em torno de 21 mil reais. Segundo a revista, na última década, a frota de Cingapura cresceu menos de 2,5% ao ano.

Enquanto isso, em terras potiguares...

A frota de Natal é 207 mil veículos - a cidade tem 800 mil habitantes. Há 15 anos, havia apenas 43 mil carros em circulação.

O trânsito na capital potiguar há muito vem dando sinais de esgotamento. Nosso sistema de transporte urbano é ultrapassado e não atende a demanda da população.

O relatório “Tendências, Visão de Futuro e Diretrizes do Plano Estratégico Natal Metrópole 2020”, elaborado pelo Governo do Estado, aponta a urgência de ser ter “um plano integrado de circulação capaz de promover o eficiente uso do sistema viário, em escala metropolitana, cujas finalidades principais seriam as de prover espaços acessíveis para novos empreendimentos de toda natureza e de possibilitar a utilização mais equilibrada das partes mais interiores do sistema viário interior à mancha urbana mais consolidada”.

Algumas medidas foram adotadas, mas ainda são muito tímidas. Natal tem apenas uma avenida com corredor exclusivo para ônibus (Bernardo Vieira), mas a via preferencial é estreita e não oferece condições de ultrapassagem. Basta um ônibus quebrar nesse corredor e estará formado o engarrafamento.

As estações de transferência, onde os passageiros podem trocar de ônibus sem pagar a mais por isso, são uma boa iniciativa, mas é preciso combinar sua utilização com rapidez e conforto par os usuários. Nos horários de pico, o que se vê é a formação de longas filas de ônibus nessas estações, provocando ainda mais lentidão no trânsito.

Fala-se muito na construção de um metrô de superfície para Natal e a Região Metropolitana. Os estudos, ainda insuficientes, indicam que a obra tem um custo muito elevado. "Um corredor de ônibus de alto desempenho pode ser tão eficiente e confiável como um trem”, explica o consultor Paulo Sérgio Custódio à 'Carta Capital'.

Além disso, antes de falar em construção de metrô, seria mais racional melhorar a malha ferroviária já existente, aumentando o número de estações para facilitar a interligação entre os bairros.

No final do ano passado, o governo estadual anunciou o projeto "Pró-Transporte", que prevê investimentos de R$ 73 milhões para facilitar o tráfego na Zona Norte, região mais populosa de Natal, através da construção de viadutos, passarelas, estações de transferência, duplicação de avenidas e implantação de corredores exclusivos para ônibus.

Padre de ACM pergunta: "Que diabo é isso?"

Antônio Carlos Magalhães é notícia até depois de morto.

Terça-feira passada (dia 11), a juíza Fabiana Andrea autorizou uma devassa no apartamento do falecido, a pedido da filha dele, Tereza, para fazer o arrolamento dos bens deixados pelo ex-senador. A Terra Magazine conta essa história em detalhes.

O chão tremeu na Bahia. Os abalos sísmicos chegaram até Brasília. Os antigos camaradas disseram em uníssono: "Absurdo!".

Agora foi a vez do padre da família Magalhães se pronunciar - sim, eles têm até padre particular!

Trata-se do monsenhor Gaspar Sadoc, 92 anos e já aposentado, mas ainda celebra missas matinais.

Segundo a Terra Magazine, Sadoc é "rei e mago para as senhoras do jet-set baiano". Ele casou e batizou quase todos os descendentes de ACM.

Perguntado sobre o que ele estava achando da situação e da briga na família Magalhães, monsenhor Sadoc recorreu ao próprio coisa ruim: "Que diabo é isso?"

Um Soneto de Neruda

Na dedicatória que fez à sua mulher em "Cem Sonetos de Amor", Pablo Neruda escreveu assim:

"Eu, com muita humildade, fiz estes sonetos de madeira, dei-lhes o som desta opaca e pura substância e assim devem alcançar teus ouvidos."

O livro é de 1959. Começei a ler ele hoje. Escolhi o Soneto X para vocês:

Suave é a bela como se música e madeira,
ágata, telas, trigo, pêssegos transparentes,
tivessem erigido a fugitiva estátua,
Para a onda dirige seu contrário frescor.

O mar molha polidos pés copiados
à forma recém-trabalhada na areia
e é agora seu fogo feminino de rosa
uma borbulha só que o sol e o mar combatem.

Ai, que nada te toque senão o sal do frio!
Que nem o amor destrua a primavera intacta.
Formosa, revérbero da indelével espuma,

deixa que teus quadris imponham na água
uma medida nova de cisne ou de nenúfar
e navegue tua estátua pelo cristal eterno.

sexta-feira, 14 de março de 2008

O mundou parou

A rotação da Terra atrasou por 15 minutos ontem.

É que Renata Lo Prete, no "Painel" da Folha de hoje, conta que foi esse o tempo que a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, esperou para ser recebida pelo presidente Lula, ontem, no Palácio do Planalto.

Renata disse que "Rice ficou plantada" e "à mercê dos fotógrafos" enquanto Lula despachava com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) e o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Deu até peninha dela!!!

Deu no 'The Guardian'

Brasil se tornou um ator econômico de peso

O senador José Agripino (DEM-RN) vai ficar possesso quando ler essa notícia.

O jornal inglês 'The Guardian' publicou um caderno especial de 20 páginas sobre o Brasil, dizendo, entre outras coisas, que o páis "se tornou um ator econômico de peso".

O jornal afirma que a idéia de que o Brasil é apenas a "terra do carnaval" está mudando. Isso por causa da "exuberância" da economia.

"Mas visualize isso: um país em que o fluxo de investimentos atingiu níveis recordes, onde a exportação de tudo, desde soja a biocombustíveis, está aumentando e onde a renda dos ricos e pobres está crescendo e impulsionando um boom de crescimento."

A reportagem destaca os números da economia brasileira e destacou que eles vão "de bons a espetaculares: 1,4 milhão de empregos criados todos os anos; mais de US$ 100 bilhões em reservas (que excedem a dívida externa e tornam o Brasil credor internacional); 4,7% de inflação, o que é 'manso' pelos padrões brasileiros; 4% de crescimento econômico, e uma ligeira aproximação na diferença com a China. Ah, e no ano passado o mercado de ações cresceu em 60%".

É ou não de matar o Agripino de raiva?

quinta-feira, 13 de março de 2008

Para entender Agripino

Antes de comandar a saída do Plenário do Senado da sua tropa de 'demos', na madrugada de terça (dia 11) para quarta (dia 12), o senador José Agripino (RN) vociferou:

"Somos homens. Vamos nos retirar. Querem apodrecer? Pois que apodreçam sós. Querem a TV Pública? Pois que aprovem sozinhos. Temos vergonha na cara".

A têmpora de José Agripino estava a ponto de estourar. Estriônico, performático, dado a chiliques, ele parecia até convincente encenando o papel de indignado.

"Somos homens", bradou, esquecendo-se das companheiras 'demos'. Ninguém entendeu esse discurso machista, essa afirmação de masculinidade que reflete, na prática, uma certa insegurança.

"Querem apodrecer?", indagou, tocando no assunto que, diga-se de passagem, ele entende bem: podridão. A vida política de Agripino cheira a putrefação.

"Querem a TV Pública", questionou, inconformado. A resposta é "sim, senador". Nós queremos a TV Pública, porque é uma iniciativa importante para democratizar a comunicação no Brasil.

Em vez de encenar para a platéia, o senhor deveria explicar à sociedade por que o senhor não quer a TV Pública. Poderia aproveitar e explicar também por que o senhor usa uma concessão pública (TV Tropical) em benefício próprio. Finalmente, deveria explicar por que sua repulsa a tudo que leva o nome de "público".

"Temos vergonha na cara", anunciou. Desculpe, senador, mas isso o senhor não tem mesmo. Porque se tivesse, ficaria ruborizado com sua própria desfarçatez.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Censurado

Paulo Henrique Amorim vem censurando sistematicamente meus comentários no "Conversa Afiada", seu blog no Portal IG.

Mandei um comentário ontem sobre uma postagem que ele publicou no blog - "GLOBO: A CAMINHO DA VICE-LIDERANÇA" -, na qual ele comemora a queda de audiência do jornalismo global.

"A concorrência [leia-se Rede Record] - pela primeira vez em décadas - obrigou o jornalismo da Globo a calçar a sandália da humildade", festejou ele.

Em meu comentário, disse que não há razões para se comemorar a queda da Globo, porque, ao meu ver, isso não representaria, como quer fazer crer PHA, uma vitória da democratização dos meios de comunicação no Brasil.

A Record, onde trabalha PHA, não quer ser mais democrática que a Globo. A emissora do líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), bispo Edir Macedo, quer tomar o lugar da Globo como a mais poderosa do país. Globo e Record disputam hegemonia, poder.

De que adianta o fim de um império se, em seu lugar, se erguer outro igualmente manipulador?

Paulo Henrique Amorim censura qualquer opinião contra a Record e sua subserviência ao império de Edir Macedo.

Feio, hein, seu PHA...

Crise de identidade

"Veja não é de direita", diz Reinaldo Azevedo


O blogueiro que é "A cara da Veja", como demonstrou Luis Nassif no mais recente capítulo da sua série de reportagens sobre a revista da Editora Abril, está passando por uma fase, digamos, hamletiana.

A exemplo do príncipe dinamarquês criado por William Shakespeare, Reinaldo Azevedo vive uma típica tragédia existencialista que culmina na célebre dúvida "Ser ou não ser? Eis a questão".

Em seu blog, no site da Veja, Azevedo disse que a Veja e a Globo não são de direita, mas apenas "mais bem feitas dos que as concorrentes".

O blogueiro da Veja também afirmou que os veículos da grande mídia "são todos, rigorosamente todos, mais ou menos pautados pela esquerda". Para ele, a esquerda comete um "ato falho", pois confunde "qualidade com direitismo".

Não dá pra entender essa crise de identidade do "tio Rei", como ele gosta de ser chamado pela sua turma de leitores bajuladores. Será que ele acha mesmo que o folhetim semanário da Abril não é suficientemente panfletário e reacionário? Eu, hein...

Desconfio que a série "Dossiê Veja" do Nassif está causando mais estragos do que eu imaginava.

TV Pública é aprovada no Senado

O governo levou a melhor e aprovou, na madrugada desta quarta-feira, a criação da TV Pública no Senado.

Pra variar, tucanos e 'demos' tentaram a todo custo boicotar a votação com o objetivo de impedir a aprovação da Medida Provisória que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável por manter a televisão pública, oficialmente batizada de TV Brasil. A MP venceria na próxima semana e se não fosse logo aprovada, perderia a validade.

Os governistas, liderados pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), conseguiram desobstruir a pauta e votar a MP. Revoltados porque a tentativa de sabotagem não deu certo, tucanos e 'demos' deixaram o plenário.

Diante da estratégia da minoria, que queria de qualquer forma derrubar a TV Brasil, o senador Romero Jucá avisou que o governo não "abaixaria a cabeça" à oposição. "A oposição não dobrará a base do governo. Não é intenção baixar a cabeça para a oposição", declarou o senador.

Dessa vez, o governo agiu certíssimo e fez o que qualquer governo democraticamente eleito faz, exercendo a sua maioria legislativa para aprovar projetos do seu interesse. No Brasil, porém, a oposição não aceita o princípio básico de que a maioria é quem governa.

Tanto é que após a derrota desta madrugada, os oposicionistas voltaram a radicalizar e prometeram que daqui pra frente vai ser olho por olho e dente por dente.

“Nunca mais haverá um acordo nesta Casa. Amanhã não passa nada nas comissões, vamos pedir vistas de tudo. O comportamento será assim, inclusive no Orçamento. A partir de amanhã o Senado vai viver uma situação de confronto entre governo e oposição”, bradou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM).

O líder dos 'demos', senador José Agripino Maia (RN), também prometeu que vai atrapalhar mais ainda a vida do governo de agora em diante. A oposição de Agripino à TV Pública é auto-explicativa. Ele é dono da TV Tropical, retransmissora da Rede Record no Rio Grande do Norte. Além da TV, Agripino também tem várias emissoras de rádio na capital e no interior do RN.

Tucanos e 'demos' voltarão a unir forças hoje para tentar sabotar a votação do Orçamento Geral da União (OGU) e, com isso, prejudicar o andamento de várias obras de interesse público já iniciadas, mas que estão paralisadas porque dependem de recursos orçamentários.

O dia em que devassaram a casa do falecido ACM

Por Claudio Leal, na Terra Magazine:

A história da devassa judicial no apartamento do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), na manhã desta terça-feira [ontem], guarda laços com uma briga que encontrou uma trégua no leito de morte do político baiano. Incialmente três personagens: ACM, a filha Tereza e seu marido, César Matta Pires, dono de cerca de 95% das ações da construtora OAS.

No Incor, em São Paulo, a pedido de membros da família, César Matta Pires foi conversar com ACM. Estavam rompidos. Das palavras trocadas, sabe-se apenas de uma reaproximação superficial. Os Magalhães queriam a abertura do diálogo.

ACM sempre contava a amigos uma anedota do ex-ministro e ex-governador da Bahia Luis Viana Filho. Quando se referiam a uma família unida, amorosa, apegada aos seus, o velho Luis Viana sorria: "Já houve um inventário?". Antonio Carlos gargalhava com a história. Em sua família, os conflitos não esperaram o inventário.

Antonio Carlos Magalhães Jr., que comanda as empresas midiáticas, e os descendentes de Luiz Eduardo Magalhães, tentaram um acordo antes da abertura do inventário. Pediram a César para constituir advogado. Terra Magazine apurou que os Magalhães foram surpreendidos pela ação de Tereza e César, embora esperassem uma jogada nesse sentido depois da morte do patriarca.

Ontem [segunda-feira, dia 10], a família recebeu o primeiro alerta. Oficiais de Justiça queriam invadir o apartamento da viúva, Arlette Magalhães, no bairro da Graça. Lá se encontram obras-de-arte do falecido político, mas não é errado supor que se trata de uma operação simbólica; e também o auge de uma tragédia grega - para ficarmos mais próximos: baiana.

A família resistiu e evitou a entrada da Justiça no apartamento. Na noite de ontem, no Portal do Tribunal de Justiça, verificou-se a existência da ação de arrolamento de bens. Troca de telefonemas. Na manhã de hoje, a inevitável ação da Justiça. Segundo a nota pública da família, houve apoio logístico da OAS. Gavetas foram reviradas, bens fotografados.

A viúva, Arlette, se encontra numa fazenda, no interior do Estado. Está abalada: a trama envolve sua filha, Tereza. Juntas estavam no velório do senador, no Palácio da Aclamação. Publicamente, familiares e amigos vinculam a ação da Justiça à sucessão da capital baiana. A juíza da 14ª Vara da Família, Fabiana Andrea, que autorizou o arrolamento de bens, é casada com o deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA).

Pellegrino e ACM Neto (DEM) são pré-candidatos à Prefeitura de Salvador. Em entrevista a Terra Magazine, o petista é categórico:

- Ela é juíza concursada e o processo caiu nas mãos dela por sorteio. É uma juíza independente, não interfiro, não faço política com ódio. Não me intrometo nas decisões judiciais dela. O que eu tenho a dizer é que ela é uma juíza séria, independente, comedida, e se ela determinou isso, foi com base na lei - afirma Pellegrino.

Um "ódio acumulado" contra a família teria motivado a ação de César e Tereza. Na TV Bahia, de propriedade dos Magalhães, o telejornal BA-TV informou que Tereza se encontra no exterior. Mas o faro baiano aponta para uma proximidade. A família qualifica a ação como "golpe baixo". Por ora, Tereza Matta Pires é um silêncio. Para amanhã, a promessa de um novo ato.


P.S.

Obrigado por visitar o blog. Leia outras postagens, deixe seu comentário e volte quando quiser.

Infância perdida

Estudo indica que crianças são as maiores vítimas de abuso sexual

A Folha de ontem (terça-feira, dia 11) publicou os dados de uma pesquisa realizada no Hospital Pérola Byington, em São Paulo, que mostram que 43% dos casos de violência sexual atendidos em 2007 são contra crianças até 12 anos. O levantamento foi feito e divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Foram atendidos 1.926 casos de violência sexual no hospital. Ainda segundo a Folha, no mesmo ano, houve 517 casos de abusos contra adolescentes até 17 anos.

O casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, somados, chegam a 70%.

Em 85% dos casos, os agressores são pessoas próximas às crianças. Os pais ou padrastos são 40% deles. Os outros agressores são tios, avós, amigos da família e vizinhos.

"Na maioria [dos casos] são atos libidinosos, masturbação, por exemplo. O dano à criança é de fundo emocional, e as seqüelas são terríveis", disse à Folha o médico Jéferson Drezett, coordenador do serviço de atendimento às vítimas de violência sexual do hospital.

terça-feira, 11 de março de 2008

Novo capítulo

Saiu o novo capítulo do "Dossiê Veja", produzido pelo jornalista Luis Nassif.

Faz algum tempo que não comento sobre a série do Nassif sobre a Veja. Acho que parei em "O falso dossiê". Depois dele vieram "O bookmark de Mainardi", "Lula, meu álibi", "Os mais vendidos", "A Imprensa e o Estilo Dantas", "O método jornalístico de Veja" e, agora, "A cara da Veja".

É melhor vocês irem ao Blog do Nassif no IG para lerem os capítulos atrasados.

Neste mais recente capítulo, Nassif comenta o papel de Reinaldo Azevedo na revista, "incumbido dos ataques aos adversários e dos elogios aos amigos e à empresa".

Nassif faz acusações pesadas contra Azevedo, que, para ele, "representa uma espécie de caricatura, a parte mais ostensiva do processo de degradação editorial da revista [Veja]".

O autor do "Dossiê Veja" também ironiza a nova campanha publicitária da revista, cujo slogan é: "Veja, indispensável para o país que queremos ser".

"Uma revista é o que ela publica, não o que a publicidade imagina", arremata Nassif.

Para ilustrar a contradição entre o que a revista afirma ser na propaganda e o que ela publica de verdade, Nassif transcreveu trechos de postagens do blog de Reinaldo Azevedo, no site da Veja, além de comentários de supostos leitores, que demonstram o estilo "boca suja" e agressivo do dito cujo, que faz escola entre a sua audiência.

Num dos trechos, Azevedo escreve um comentário preconceituoso contra o senador democrata Barack Obama:

"Bem, meus caros, como vocês sabem, escreve alguém que não caiu na chamada “Obamamania”. Deixei a exaltação do “corpo moreno, cheiroso e gostoso, da cor do pecado” de Obama para Marcelo Coelho e para a desinibida Amber Lee. Acho Obama um picareta de estilo terceiro-mundista que irrompe na política americana. Mas, até aí, convenham, é questão de gosto.

(...) Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco paraenfrentá-los? (...) Para bom entendedor: tomo o par “homem branco” como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo."

Em seguida, como se a zombar da farsa, Nassif remete ao slogan da revista: "Veja, indispensável para o país que queremos ser".

Leia abaixo a íntegra do capítulo:

A cara da Veja, para todos os leitores que freqüentam o portal da revista, é o Blog de Reinaldo Azevedo.

Assista à campanha institucional da revista. Analise as imagens, mostrando os problemas nacionais, a miséria, as criancinhas, a violência. E confira, na prática, “qual o pais” que Veja quer ser.

Uma revista é o que ela publica, não o que a publicidade imagina.

Azevedo foi um jornalista apagado até os 40 anos de idade. Depois, entrou para a revista “Primeira Leitura”, que cerrou as portas quando foi denunciado o esquema de patrocínios políticos que a mantinha.

Foi, então, contratado por Mario Sabino para se tornar o blogueiro da Veja, incumbido dos ataques aos adversários e dos elogios aos amigos e à empresa. Pratica ambos com notável desenvoltura.

Dedica a Sabino temor reverencial. Quando não recebe ordens diretas da direção, procura se antecipar ao que considera ser a opinião da revista.

Às vezes erra e entra em pânico.

Quando Barack Obama despontou nas pesquisas, escreveu comentário preconceituoso contra ele. No final de semana a edição da revista elogiava o candidato. Sua reação foi enviar um e-mail temeroso a Sabino, perguntando das conseqüências do escorregão.

Acalmou-se quando recebeu o “nihil obstat”.

Tenta reproduzir o ideal “yuppie” do grupo, como apregoar que sempre foi bem sucedido (até os 40 anos era jornalista apagado; até dois anos atrás, jornalista desempregado), gostar de uísque escocês e separar parte de suas cinco horas de sono para “fazer amor”. Aprecia quando comentários supostamente assinados por leitores (grande parte dos comentários é de "anônimos", que tanto podem ser leitores quanto o próprio blogueiro) realçam sua inteligência e charme.

Gosta de ser chamado de "meu Rei" e "tio Rei" pelos leitores. Esbanja preconceito contra negros, mulheres, abusa de um linguajar chulo, não tem limites para caluniar ou difamar críticos da revista.

Seu blog participa do circuito de blogs que fazem eco às "denúncias" lançadas pelo lobby de Daniel Dantas.

É reconhecidamente pessoa desequilibrada, com pendores homofóbicos. Tem fixação em lançar insinuações sexuais contra adversários e é especialmente agressivo com mulheres. Consegue passar, sem nenhum filtro, da agressão mais escatológica contra os "inimigos" à bajulação mais rasteira das chefias.

Em qualquer publicação, independentemente do porte, seu desequilíbrio seria contido dentro de limites editoriais. Na Veja de Eurípedes-Sabino não só tem autorização para fazer o que quiser -até sugerir "boquetes" ao presidente - como é estimulado a isso.

Graças à falta de discernimento de Eurípedes e Sabino, e à pouca importância que ambos - mais a Abril - dedicam ao trabalho de preservação da imagem da revista, Azevedo representa uma espécie de caricatura, a parte mais ostensiva do processo de degradação editorial da revista. É um esgoto sem filtro. Todo o seu desequilíbrio é despejado diariamente no Blog e sua atuação festejada por Sabino.

Hoje em dia, junto ao mundo cada vez mais crescente dos freqüentadores da Internet, a imagem de Veja tornou-se irremediavelmente ligada à de Azevedo, o "tio Rei". É o exemplo mais acabado do processo de deterioração moral e editorial que tomou conta da revista.

P.S.: No resto do capítulo, há vários trechos do blog de Reinaldo Azevedo e comentários de seus leitores.

Obama quase lá

A disputa pela indicação do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos segue acirrada, mas o senador Barack Obama está quase lá.

Nesta terça, segundo projeções da rede americana de TV CNN, ele venceu a prévia no Mississippi, obtendo assim sua 29ª vitória nas primárias democratas, contra 15 da sua oponente Hillary Clinton.

Na contagem dos delegados, que vão decidir o vencedor dessa disputa na convenção nacional do partido, Obama também lidera, com 1.510,5 a 1.403, segundo levantamento do jornal "The New York Times". Mas há outros levantamentos que apontam que Obama tem 1.589 delegados contra 1.470 de Hillary.

Vai ser indicado como o candidato democrata quem conseguir somar 2.025 delegados.

Os 33 delegados do Mississipi vão ser divididos proporcionalmente de acordo com a votação dos dois pré-candidatos.

No dia 22 de abril, Obama e Hillary se enfrentam na Pensilvânia, onde estarão em jogo 158 delegados.

O fim da revolta

Não estou mais só. Meu PC, forçosamente, encerrou a greve e voltou a funcionar.

Ivan, o responsável pela façanha (para mim, que não entendo bulhufas disso, é sim uma façanha), disse que o problema é de memória - não minha, claro, mas do computador.

Eu pensei em deixá-lo de castigo por uns tempos (o computador, não o Ivan...), como fazia meu amigo de residência universitária, Henrique.

Quando o computador dava algum problema, Henrique o desmontava e deixava as peças expostas por alguns dias. A gente perguntava quando ele iria montar a máquina de novo e ele dizia que tava descontando a raiva que ela tinha lhe feito. Figuraça esse Henrique - Coiote para os mais próximos.

Mas meus planos de tortura não demoraram mais que cinco minutos pra ruir. Eu já confessei que essa máquina me fez absolutamente dependente dela. Ela é meu vinho, meu vício, desde o início, como dizia uma certa canção que não me lembro o nome agora.

Então é isso, vamos nessa e qualquer dia a gente se vê.

A revolta da máquina

Ontem à noite, meu computador deu um 'tilde' e eu fiquei numa situação 'escachapante' - tomei essa palavra emprestada da Sheyla Azevedo. Eu tinha uma listinha relativamente grande de coisas a fazer no computador, mas, apesar de dizerem que não existe isso de inteligência artificial, essas máquinas são sim muito voluntariosas e se revoltam na hora em que mais precisamos delas.

A tecnologia nos torna dependentes dela. Experimente passar um dia sem celular. Parece que você está desligado do mundo. Quando eu fico sem internet em casa, sinto-me desplugado de tudo. Aquele monitor de 17 polegadas é meu instrumento de trabalho, minha janela para o mundo e minha companhia nas noites de insônia.

Ainda não sei o que aconteceu com ele - o meu PC. Fico olhando para aqueles leds luminosos na esperança inútil de ser acometido por um lampejo de inspiração que me faça decifrar o insondável enigma daquela máquina.

O lampejo divino não veio e eu abandonei aquele pequeno Frankenstein lá no canto dele. Um dia, sei lá quando, aparece um cientista maluco e coloca de volta o parafuso perdido.

domingo, 9 de março de 2008

Espanha

Vitória socialista nas eleições de domingo

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de José Luis Rodríguez Zapatero obteve neste domingo uma "clara vitória" nas eleições legislativas espanholas sobre o conservador Partido Popular (PP), que apesar da derrota aumentou seu número de deputados na Câmara.

O PSOE garantiu 169 cadeiras no Congresso (de um total de 350), enquanto o Partido Popular (PP) ficou com 153 vagas. O Partido Nacionalista Basco ficou com seis; a Esquerda Republicana da Catalunha, três; Esquerda Unida, Bloco Nacionalista Galego e Coalizão Canária dois cada; e UPeD e Nafarroa Bai, um cada.

Com esses resultados, o PSOE ganha cinco cadeiras a mais que as 164 obtidas no pleito de 2004.

Dessa forma, o partido socialista encerra o processo eleitoral apenas com uma maioria relativa, o que obrigará Zapatero a estabelecer acordos com outras formações políticas para governar.


Para isso, os socialistas podem recorrer aos nacionalistas catalãos do CiU, que elegeram 11 parlamentares, além dos bascos do PNV, que por sua vez perderam uma cadeira, ficando com seis deputados.

Fonte: Terra - Notícias Mundo

Alô, Chávez!

Presidente ordena às tropas: "Volver!"

O presidente venezuelano Hugo Chávez ordenou o regresso aos quartéis dos 10 batalhões e tanques que havia mandado mobilizar até a fronteira com a Colômbia, horas depois da operação militar colombiana em território equatoriano que bombardeou um acampamento das Farc e matou cerca de 20 guerrilheiros, entre eles o porta-voz da guerrilha, Raúl Reyes. A informação é do "Terra Magazine".

Chávez deu a ordem de retorno no último sábado, após voltar de viagem de Cuba, para onde havia ido depois da reunião do "Grupo do Rio" de países latino-americanos, realizada na última sexta-feira, em Santo Domingo (República Dominicana). Na reunião de cúpula, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, manteve o tom duro ao criticar um suposto envolvimento entre o Equador e a Venezuela com as Farc, mas terminou se desculpando com o presidente equatoriano, Rafael Correa, por haver violado a soberania de seu país e ofereceu garantias de que isto não voltará a acontecer.

Chávez, que em seu programa "Alô, presidente!", transmitido pela televisão estatal venezuelana, havia adotado um tom bastante ácido contra Uribe, acusando-o de subserviência aos Estados Unidos e dizendo-se preparado para a guerra, não teve outra alternativa a não ser adotar um tom mais conciliador.

O ex-candidato presidencial venezuelano e líder da oposição, Manuel Rosales, disse a "Terra Magazine" que Chávez mudou o discurso porque ele "sentiu a reação do povo à sua linguagem de violência".

"Aqueles que medem a opinião pública lhe disseram que a maioria rechaçava sua linguagem de guerra. O Chávez de sexta não era o mesmo do domingo anterior, quando anunciou a mobilização de tanques. Oxalá aprenda que, no programa Alô, Presidente!, ele não pode andar dizendo disparates, definindo políticas tão delicadas como a fronteira, em meio a um grupo de aduladores que aplaudem a tudo", declarou Rosales.

O líder oposicionista também exigiu que Hugo Chávez reestabeleça as relações com a Colômbia. Chávez, porém, ainda não disse nada sobre a reabertura da Embaixada da Venezuela em Bogotá nem se autorizou o regresso da diplomacia colombiana em Caracas, expulsa por ele na segunda-feira passada.

Chávez discursou ao participar de um ato pelo Dia Internacional da Mulher, transmitido em cadeia de rádio e televisão. Durante seu discurso, ele mandou um recado às Farc, pedindo a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt.

"Mando um pedido a Marulanda: mande-nos a Ingrid! Neste Dia da Mulher (sábado), te peço expressamente em nome desta mulher Yolanda (Pulecio, mãe de Betancourt e que se encontrava presente no ato), que se parece com Maria Madalena, buscando sua filha. Te peço que, quando possas e as circunstâncias permitirem, que liberes Ingrid", disse Chávez.

O 'Fantástico' desce a ladeira

E por falar em "Fantástico", o programa tem enfrentado problemas com a audiência.

Pra tentar recuperar o terreno perdido, o programa que um dia já foi chamado de "o show da vida" tem investido em atrações mais popularescas.

O "Câmera Fantástico" é uma dessas atrações. É uma bobagem sem tamanho.

No programa de hoje, o quadro mostrou um cara jogando uma torta na cara de uma modelo, que, em seguida, retribuiu jogando um balde de tinta verde nele. Tudo em câmera lenta e com uns efeitos sonoros esquisitos.

No final, a apresentadora perguntou: "Não é fantástico?".

Precisa responder?!

Num outro quadro, a dupla de apresentadores anuncia que o programa entregou uma câmera a Joelma e Chimbinha, para que eles registrassem o making off de um show da banda Calypso.

"Vocês agora vão ver as imagens exclusivas que eles registraram", anunciou a moça sorridente.

E eu fiquei achando que ela tava rindo era da minha cara. E da cara de todos os outros trouxas que estavam em frente à televisão nesse momento.

Mais pecados

Vi no "Fantástico" que o papa Bento XVI aumentou a lista de pecados mortais do homem.

Poluir o meio-ambiente, usar drogas, favorecer a pobreza ou riqueza agora também é pecado.

A pedofilia ficou de fora da lista.

Quem será?

Na Carta Capital desta semana, Mino Carta comenta o "Dossiê Veja", que Luis Nassif vem publicando em seu blog sobre a revista da Editoral Abril.

Mino Carta, que foi um dos fundadores da Veja, define assim a revista de maior circulação do país:

"No canto oposto, está uma publicação que se esmera em comportamentos reacionários de extrema agressividade, mascarada de denúncia das mazelas do mundo, a transitar, de fato, entre o provincianismo do falso intelectual e o furor do recalcado."

Algum palpite sobre quem é o falso intelectual e o recalcado?

As voltas que a vida dá



Ontem à noite assisti "Volver", do diretor espanhol Pedro Almodóvar. O filme é estrelado pela belíssima Penélope Cruz, que vive Raimunda, uma mulher dedicada ao trabalho e à filha.

Raimunda tem que se desdobrar entre vários trabalhos para sustentar a filha e o marido desempregado. Mas não são só as dificuldades financeiras que a perturbam. Por trás daqueles olhos profundamente negros, há algo que ela esconde, algo do passado, que ela achava que estava devidamente esquecido, mas que um dia, por uma dessas voltas que a vida dá, resolve bater novamente à sua porta.

Para mim, o melhor de "Volver" é como o filme move-se pela tecitura frágil dos nossos sentimentos, que nos unem indefinidamente a quem não escolhemos, mas que as tornam (as pessoas a quem não escolhemos) de certo modo essenciais.

Na maioria das vezes, não passamos de um objeto deste jogo voluntarioso do destino, absolutamente vulneráveis que estamos às voltas que a vida dá e temerosos das perturbadoras lembranças que, à noite, quando nos refugiamos na solidão do sono, insistem em nos assombrar.