domingo, 9 de março de 2008

Alô, Chávez!

Presidente ordena às tropas: "Volver!"

O presidente venezuelano Hugo Chávez ordenou o regresso aos quartéis dos 10 batalhões e tanques que havia mandado mobilizar até a fronteira com a Colômbia, horas depois da operação militar colombiana em território equatoriano que bombardeou um acampamento das Farc e matou cerca de 20 guerrilheiros, entre eles o porta-voz da guerrilha, Raúl Reyes. A informação é do "Terra Magazine".

Chávez deu a ordem de retorno no último sábado, após voltar de viagem de Cuba, para onde havia ido depois da reunião do "Grupo do Rio" de países latino-americanos, realizada na última sexta-feira, em Santo Domingo (República Dominicana). Na reunião de cúpula, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, manteve o tom duro ao criticar um suposto envolvimento entre o Equador e a Venezuela com as Farc, mas terminou se desculpando com o presidente equatoriano, Rafael Correa, por haver violado a soberania de seu país e ofereceu garantias de que isto não voltará a acontecer.

Chávez, que em seu programa "Alô, presidente!", transmitido pela televisão estatal venezuelana, havia adotado um tom bastante ácido contra Uribe, acusando-o de subserviência aos Estados Unidos e dizendo-se preparado para a guerra, não teve outra alternativa a não ser adotar um tom mais conciliador.

O ex-candidato presidencial venezuelano e líder da oposição, Manuel Rosales, disse a "Terra Magazine" que Chávez mudou o discurso porque ele "sentiu a reação do povo à sua linguagem de violência".

"Aqueles que medem a opinião pública lhe disseram que a maioria rechaçava sua linguagem de guerra. O Chávez de sexta não era o mesmo do domingo anterior, quando anunciou a mobilização de tanques. Oxalá aprenda que, no programa Alô, Presidente!, ele não pode andar dizendo disparates, definindo políticas tão delicadas como a fronteira, em meio a um grupo de aduladores que aplaudem a tudo", declarou Rosales.

O líder oposicionista também exigiu que Hugo Chávez reestabeleça as relações com a Colômbia. Chávez, porém, ainda não disse nada sobre a reabertura da Embaixada da Venezuela em Bogotá nem se autorizou o regresso da diplomacia colombiana em Caracas, expulsa por ele na segunda-feira passada.

Chávez discursou ao participar de um ato pelo Dia Internacional da Mulher, transmitido em cadeia de rádio e televisão. Durante seu discurso, ele mandou um recado às Farc, pedindo a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt.

"Mando um pedido a Marulanda: mande-nos a Ingrid! Neste Dia da Mulher (sábado), te peço expressamente em nome desta mulher Yolanda (Pulecio, mãe de Betancourt e que se encontrava presente no ato), que se parece com Maria Madalena, buscando sua filha. Te peço que, quando possas e as circunstâncias permitirem, que liberes Ingrid", disse Chávez.

2 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável que um movimento obsoleto estilo maoista,e cendero luminoso realize esta anarquia na colombia, são sonhadores escondidos na clandestinade e desatualizados do mundo moderno causando dor e morte tão somente a troco do poder.Isto graças ao apoio moral de MORALES,LULA E CHAVES.Estes tacam as pedras e escondem a mão o mais assumido é CHAVES que sonha em assumir a liderança Bolivariana em toda América Latina.O presidente URIBE é um político moderno,e a melhor opção colombiana tendo realizado uma modernização na colombia,muitos só a conhecem pelo NARCOTRÁFICO E AS FARC,mas a colombia de hoje tem satélite próprio de comunicação e até REATOR NUCLEAR EM PLENA PRODUÇÃO DE NEUTRONS para fins pacificos.Que me perdoem os antiquados maoistas das FARC conselho voces a se atualizarem e virem para o mundo real.Parem de sonhar e descubram que viramos o século.Ficaram muito tempo hibernados na floresta, me faz lembrar lamarca e marighela e todos de 40 anos atras...ASSIM NUM DÁ

Anônimo disse...

Não consigo entender o estilo de ação de gente que se "diz defensor do de justiça social e uma tal igualdade(que na verdade num existe porque somos semelhantes mas não iguais)e de tantas outros populismos. E por outro lado sequestra pessoas por mais de cinco anos, privando-os de liberdade,do convivio familiar.Que modo mais estranho de se mudar o mundo!!.NA VERDADE ACHO QUE O QUE DESEJAM NO FUNDO É O MESMO DE SEMPRE O PODER A QUALQUER CUSTO.O que mais me deixa indignado é que voces tenham intelocutores no BRASIL,BOLIVIA E VENEZUELA que a toda hora ficam intercedendo por voces....Brasileiros e brasileiras cultos e honestos prestemos mais atenção nestes fatos para uma análise mais detalhada