sábado, 8 de março de 2008

O blog é um sucesso

Não é rasgação de seda. O blog é sim um sucesso. O meu amigo e assessor para assuntos de HTML, Tales, instalou o novo sistema de contagem de acessos e outro de estatísticas que me permite fazer um acompanhamento detalhado da audiência do blog.

Graças a isso, sei quem está online no blog, quanto tempo passa, quais as notícias que a pessoa lê, como chegou ao blog (via google ou links em outros sites) e de que cidade, estado e país a pessoa está acessando.

Vendo o mapa hoje, fiquei sabendo que o blog foi visitado por gente de todo o país e até do exterior. Além do Rio Grande do Norte, passou por aqui gente da Paraíba, Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janiero, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Paraná, entre outros.

De fora, teve vista de Santiago (Chile), Montreal (Canadá), Jacksonville (Flórida, Estados Unidos), Paris (França) e Lausanne (Suíça).

E sobre os números, estamos muito bem, obrigado. Na quinta-feira, quando o novo sistema foi instalado, tivemos 542 acessos únicos. Na sexta-feira, 534. Hoje, sábado, até agora somamos 38 acessos únicos - dia fraco, as pessoas dormem até mais tarde, vão à praia, ao cinema, procuram se desligar um pouco da realidade . Até aqui, a média é de 364 acessos por dia.

É Mole? É, mas como diz o Simão da Folha, agita pra ver o que acontece.

Atualizando:

Fechamos o sábado com 79 acessos.

CPI vai investigar pedofilia

Do Blog do Noblat:

O Brasil é o campeão da América Latina em crimes virtuais contra os direitos humanos, como a pedofilia e a pornografia infantil. Segundo a SaferNet Brasil, ONG que acompanha as denúncias, cerca de 30 casos são registrados todos os dias em blogs, sites e perfis de Orkut – site de relacionamento da internet.

O autor e presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), está disposto a jogar duro nas investigações, que devem começar na próxima semana. Com a ajuda de delegados da Polícia Federal e de representantes do Ministério Público, ele promete ter pulso firme e fechar o cerco aos pedófilos que atuam na internet e fora dela.

- Será uma CPI corajosa. Vamos pegar todo mundo. Tenho muito material. Há muitas redes internacionais infiltradas no Brasil para a prática da pedofilia e do tráfico de pessoas-, comentou Malta, ao lembrar que, em 1999, presidiu a CPI do Narcotráfico, e mandou para a cadeia 348 pessoas, incluindo o traficante Fernandinho Beira-Mar.

Um dos principais objetivos da CPI será a tipificação do crime de abuso sexual contra crianças no Código Penal. Malta pretende sugerir que a pedofilia seja encarada como crime hediondo com pena de 30 anos.

- Não vou propor nada menor do que isso. Hoje ficam juntando um monte de coisa: aliciamento de crianças, atentado violento ao pudor, formação de quadrilha... Chega um bom advogado e consegue descaracterizar. O cara sempre fica livre-, ressaltou o senador.

A CPI da Pedofilia no Senado, criada na última terça-feira, aguarda apenas a lista completa dos sete titulares e dos sete suplentes para ser instalada. Entre os prováveis integrantes, estão senadores conhecidos pelo tom duro e polêmico de seus discursos e alguns com experiência na área criminal: Demóstenes Torres (DEM-GO) – que deverá ser o relator, Paulo Paim (PT-RS), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Mário Couto (PSDB-PA).

Uribe, beligerante ou grande estrategista?

E por falar em Equador, Venezuela e Colômbia, a edição online de 'O Globo' traz uma matéria que repercute o acordo de paz firmado ontem entre os três países na reunião do "Grupo do Rio" de países latino-americanos, realizada em Santo Domingo (República Dominicana).

O Globo disse que Fabrice Delloyie, ex-marido de Ingrid Betancourt, refém das Farc, declarou que o acordo de paz assinado ontem pode ajudar os reféns em poder da guerrilha.

Ainda segundo O Globo, o governo francês dedicou o Dia Internacional da Mulher a Ingrid Betancourt.

Fabrice Delloyie disse que espera que a "reconciliação" de Santo Domingo "favoreça o retorno rápido de Ingrid, com a ajuda internacional".

Enquanto o marido de Ingrid, Juan Carlos Lecompte, chamou o presidente Álvaro Uribe da Colômbia de "beligerante", o ex-marido dela referiu-se ao presidente colombiano como "grande estrategista".

Fabrice pediu que Uribe "para ser um homem de paz, interessado na humanidade e que facilite a abertura do diálogo" como uma saída "humanitária" ao conflito entre a Colômbia e as Farc.

Contraponto no Terra Magazine

O "Terra Magazine", editado pelo jornalista Bob Fernandes, colocou um link em sua página para o nosso blog.

O link é para o post "Uribe, 'O Beligerante' ", no qual comento a confusão entre Colômbia, Equador e Venezuela, depois da invasão colombiana ao território equatoriano, e transcrevo a entrevista que Juan Carlos Lecompte, marido de Ingrid Betancourt, seqüestrada pelas Farc, deu ao Terra Magazine.

Este humilde blogueiro agradece ao Terra Magazine e faz votos de que o jornalismo sério praticado pelo site, que me serve de fonte muitas vezes, continue prosperando.

Pig, Ping, Pinga...

Foi Paulo Henrique Amorim que lançou a expressão PIG (Partido da Imprensa Golpista) para qualificar a mídia conservadora (Globo, Record, SBT, Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Éposa, Isto É, entre outros) e o jornalismo 'tapioca' praticado por ela.

Eis que agora, Renato Rovai, editor da Revista Fórum, lança uma nova expressão, inspirada na primeira. É o PING (Partido da Imprensa Não-Golpista), que, segundo ele, "vem para fortalecer o movimento da democratização das comunicações e para organizar a luta dos que não aceitam o uníssono midiático comercial".

Rovai disse que o recém lançado PING já gerou outro 'filho'. A outra corrente chama-se PINGA (Partido da Imprensa Não-Golpista Autônoma).

E o PING já tem até carta compromisso. Leia os termos abaixo:

Nasce um novo partido de ação política, o PInG. Ele não terá direção e nem estrutura hierárquica e o militante que quiser a ele pertencer precisa assumir como compromisso, alguns dos pontos a seguir.

1 – Criar barricadas virtuais na internet, como sites, blogues e poadcasts, vídeos etc.

2 – Divulgar para sua lista de e-mails as matérias realizadas por esses veículos que sejam de interesse público e que se contraponham às informações intoxicadas oriundas da mídia comercial.

3 – Apoiar o movimento das rádios comunitárias livres.

4 – Apoiar a realização da Conferência Nacional de Comunicação, para que se discuta, por exemplo, um novo marco regulatório para o setor.

5 – Apoiar todas as iniciativas de comunicação independente. No caso dos produtos impressos, assinando-as e adquirindo-as em bancas.

6 – Apoiando no Ibest os blogueiros e sites que se assumam como independentes. Ou seja, os veículos Pingueiros.

7 – Convencendo amigos e familiares a interromper a assinatura de Veja e solicitando a aqueles que ainda a adquirem em bancas, que deixem de fazê-lo. Atuando para que os mesmo deixem de assistir a TV Globo ao menos na hora do JN.

Vitória da diplomacia

Do Blog do Nassif:

Há muita gente reclamando pelo fato de o Itamaraty não ter reconhecido o fato de as Farc serem um grupo terrorista. Eles devem achar que a missão do Ministério das Relações Exteriores é ficar produzindo descrições objetivas da realidade. Isso é missão de jornalistas (missão que, aliás, esses mesmos reclamantes não conseguem desempenhar nada bem). Um diplomata não tem o direito de se preocupar apenas com a verdade do que diz. Tem que levar em conta sobretudo os EFEITOS daquilo que diz.

A diplomacia do Brasil deu um show. Isolou Chávez, fazendo com que a discussão ficasse circunscrita aos dois países em conflito, e conseguiu costurar um acordo numa situação em que qualquer erro poderia significar uma guerra numa região em que nossas fronteiras estão completamente desguarnecidas.

Ao mesmo tempo, acho um erro julgar que Chávez e as Farc tenham em vista a transformação da guerrilha em partido político. Ambos só têm a perder com isso. Não teria lógica nenhuma se institucionalizar nestas circunstâncias.

Insisto: enquanto não pusermos sobre a mesa a questão do narcotráfico, todas as discussões ficam sem lastro. É em torno do tráfico e da política antidrogas dos EUA americana que todas as questões desse conflito estão articuladas. Sem essa insana War on Drugs patrocinada pelos EUA, não haveria as Farc, nem Uribe. E Chávez não passaria de um reformador social um pouco voluntarista e desastrado.

Dormindo com o inimigo

Tucanos e Democratas vão "discutir a relação"

Em entrevista a Josias de Souza do UOL, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), queixou-se da forma como os "demos" estão sendo tratados pelos parceiros tucanos e disse que a aliança de mais de uma década entre os dois partidos está em crise.

Dois episódios contribuem para aprofundar o desgaste entre DEM e PSDB. Primeiro, em São Paulo, os tucanos se negam a apoiar a candidatura do prefeito do DEM, Gilberto Kassab, à reeleição.

Kassab era vice de José Serra e tornou-se titular do cargo quando este último elegeu-se governador de São Paulo. A vontade do governador é que o seu partido marche junto com Kassab, mas o PSDB não abre mão da candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin.

No Rio de Janeiro, o PSDB desistiu da candidatura própria para apoiar o deputado Fernando Gabeiro (PV) à Prefeitura, em detrimento de Solange Amaral, candidata do prefeito César Maia (DEM).

Mas as rusgas entre "demos" e tucanos vêm de mais longe. Em 2002, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, era pré-candidata à Presidência do Brasil pelo então PFL. O seu nome dispontava nas pesquisas como o único capaz de derrotar o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

O cenário apontava para uma disputa entre Rosena e Lula no segundo truno, deixando o candidato do PSDB, José Serra, fora do páreo. Foi então que o governo federal entrou em cena para "desconstruir" a candidatura de Roseana Sarney.

A Polícia Federal, a mando do presidente Fernando Henrique Cardoso, realizou uma operação na sede da Lunus, empresa da governadora Roseana Sarney e seu marido Jorge Murad. Na operação, a PF encontrou R$ 1,3 milhão em notas de R$ 50. A imagem do dinheiro em pilhas apareceu em todos os jornais impressos e telejornais. Terminavam ali as chances de Roseana Sarney naquelas eleições.

O que aconteceu depois é do conhecimento de todos. Lula e José Serra foram ao segundo turno, que culminou com a vitória esmagadora do petista. O PFL optou por apoiar Ciro Gomes, que também foi vítima de uma operação de "desconstrução" do governo do PSDB e viu sua candidatura naufragar.

Os "demos" nunca esqueceram o episódio. Os recentes atritos em São Paulo e no Rio de Janeiro vêm se somar às querelas do passado e fomentar ainda mais o descontentamento do DEM com o PSDB.

"A gente não sabe mais com quem está dormindo. Sabemos que o PT está do outro lado. Mas, às vezes, a gente dorme com o PSDB e acorda com o inimigo. Daqui a pouco, a gente não sabe mais quem é o verdadeiro inimigo", disse Rodrigo Maia.

É, pelo visto vai ser preciso muita sessão de DR pra eles se acertarem.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Cachimbo da paz

Rafael Correa e Álvaro Uribe selam a paz em Santo Domingo

Depois de muito barulho e trocas de acusações, os presidentes do Equador e da Colômbia deram por encerrada a crise entre os dois países, detonada pela invasão colombiana ao território equatoriano, numa operação militar que bombardeou um acampamento das Farc e matou mais de 20 guerrilheiros.

Rafael Correa e Álvaro Uribibe se encontraram hoje na cúpula do 'Grupo do Rio' de países latino-americanos, realizada em Santo Domingo (República Dominicana).

A paz foi selada após Uribe se comprometer a não violar mais a soberania de nenhum país invadindo seu território, mesmo quando envolver questões de segurança. O compromisso consta na "Declaração de Santo Domingo", assinada por por cerca de vinte delegações de países latino-americanos.

"Com o compromisso de não agredir nunca mais um país irmão e o pedido de perdão, podemos dar por superado este gravíssimo incidente", declarou o presidente do Equador, Rafael Correa, o 'pacificador'.

Uribe, o 'beligerante', levantou-se e foi até Rafael Correa para apertar-lhe a mão. No final do encontro, Uribe não posou para foto com os demais Chefes de Estado.

É sinal de que, embora oficialmente selada, a paz ainda é muito frágil e as relações entre os países envolvidos no conflito são inconstantes.

Transporte Público de Natal

Esculhambação Geral

Tenho acompanhado pelos jornais a briga entre a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Natal (STTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) sobre essa questão da bilhetagem eletrônica.

À revelia da STTU, que é o órgão regulador do transporte público, o Seturn cancelou a venda do vale-transporte tradicional e passou a vender apenas o tiquete eletrônico.

A STTU disse que o Seturn não pode vender vale-transporte eletrônico e, por conta disso, notificou o Sindicato dos donos de ônibus para que suspenda a venda irregular do 'Natal Card'.

Como o Seturn não atendeu à notificação, a Promotoria de Defesa do Consumidor, a STTU e o Procon-RN entraram na Justiça para obrigar o Sindicato a continuar vendendo vales transportes impressos.

Enquanto a Justiça não decide o impasse, prevalece a esculhambação geral. Não se trata de ser a favor ou contra a bilhetagem eletrônica. A questão é que o Seturn não pode passar por cima do órgão gestor e fazer as coisas do seu jeito.

É a STTU que tem que tomar à frente desse processo de implantação da passagem eletrônica. Até porque, há pontos obscuros nessa história. Ninguém sabe direito como as coisas vão funcionar daqui pra frente. E se ficar tudo nas mãos dos donos de ônibus, a população vai sair prejudicada.

A STTU diz que, pelo sistema de bilhetagem na Seturn, cada passageiro não poderá ter acesso a mais do que quatro créditos por dia. E o sistema ainda exclui os transportes alternativos, deixando uma grande parcela da população que faz uso desse tipo de condução à deriva.

Há rumores também de que essa confusão do bilhete eletrônico está servindo para camuflar o próximo aumento do preço da passagem dos ônibus. os empresários já estariam fazendo as contas do aumento.

O que justifica um novo aumento em menos de um ano? Nada. É um absurdo. Em Fortaleza, o preço da passgem de ônibus é R$ 1,60 e não aumenta há três anos. Além disso, a população de lá vai poder escolher quanto vai ser a redução da próxima tarifa.

Em Natal, só se fala em aumento. A passagem já é muito cara (R$ 1,75) e, além do mais, o sistema de transporte público é de péssima qualidade. Os ônibus são velhos, a frota é pequena e o passageiro tem que enfrentar longas esperas nos pontos da cidade.

O detalhe é que as empresas de ônibus funcionam amparadas por uma liminar, porque não foi feita, até hoje, uma licitação para as linhas de ônibus da capital.

Economia vive 'anos dourados'

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o atual momento econômico do Brasil é comparável aos chamados "anos dourados", entre 1950 e 1970. O ministro antecipou hoje os dados do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, em um evento do Instituto Internacional de Finanças, realizado no Rio de Janeiro. Segundo Guido Mantega, o PIB cresceu entre 5,2% e 5,3% no ano passado.

Na próxima quarta-feira (dia 12), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fará a divulgação dos números oficiais sobre a expansão da economia nacional.

O número antecipado por Mantega coincide com a previsão de analistas de mercado. A última pesquisa Focus do ano passado - levantamento que o Banco Central realiza semanalmente com cerca de cem instituições financeiras sobre os rumos da economia brasileira - mostrava que especialistas previam um crescimento em torno de 5,2% para todo o ano de 2007.

Com informações do Portal do PT.

Dilma Roussef

A 'mãe' do Pac

O presidente Lula lançou hoje as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) no complexo de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. No seu discurso, Lula disse que queria mudar a imagem do Rio de janeiro, sempre associada à violência e ao tráfico de drogas.

O PAC vai investir mais de R$ 1 bilhão na construção de casas, equipamentos públicos, área de lazer, pavimentação de ruas e obras de saneamento básico, no complexo de favelas do Alemão, em Manguinhos e na Rocinha.

Falando para cerca de sete mil pessoas, Lula chamou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, de "mãe do PAC".

Chamando a ministra à frente do palanque, o presidente disse: "A Dilma é uma espécie de mãe do PAC. É ela que cobra, junto com o Marcio Fortes (ministro das Cidades), se as obras estão andando. E agora vocês também vão ver o que é ser cobrado pela Dilma".

Dilma é a candidata do coração de Lula à sua sucessão em 2010.

Lula, que assim como Getúlio Vargas foi chamado de "pai dos pobres", já escolheu quem é a melhor "mãe" para os brasileiros.

Decifra-me se for capaz

A mensagem abaixo foi escrita pela "BBB" Gyselle no blog oficial do programa. O desafio é conseguir contar quantos erros ela foi capaz de cometer:

"oi bom dia pessoal tudo bem?vcs viram minha transformacao hotem nao è?fique bella para vcs meus fa..rsrrsrs eclara p mim,p melhorar minha alto estima….ha dr marcelo me pediu desculpa,claro mas o jarrinho que era enteiro como antes quebro e agora vao se colando ao poucos com o tempo,estou mas atenciosa para nao me machucar de novo,quero estar forte,aqui muito duro as emocoes sao vem a tona".

Prova de que inteligência, definitivamente, não é um artigo valorizado pelos participantes do programa - nem pelos seus telespectadores.

Ayrton Senna é o melhor de todos os tempos

Em pesquisa realizada no site do jornal italiano "Corriere della Sera", mais de quatro milhões de pessoas votaram para escolher o melhor piloto de Fómula 1 de todos os tempos.

O brasileiro Ayrton Senna da Silva foi eleito o melhor corredor da história com 72,4% dos votos.

O heptacampeão Michael Schumacher foi o segundo colocado, com 24,1% dos votos. Na seqüência, apareceu o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão nos anos 50, que recebeu 2% das escolhas. O francês Alain Prost foi lembrado por 1,5% do total de internautas.

Lei faz violência contra mulher diminuir

Segundo dados da ONU, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Na maioria dos casos, o agressor é o próprio marido ou companheiro.

Para coibir a violência contra a mulher, o governo federal lançou, em agosto de 2006, a "Lei Maria da Penha" - Lei Nº 11.340.

De acordo com matéria d'O Jornal de Hoje, a Lei Maria da Penha mudou o "perfil da violência" praticada contra a mulher.

Segundo o jornal, o perfil das ocorrências registradas nas delegacias especializadas revela que os homens estão batendo menos e ameaçando mais.

A razão é que os homens têm medo da Lei, muito mais rigorosa nas punições às agressões cometidas contra a mulher. Em casos de agressão leve, a Lei prevê prisão de três meses a três anos. O juiz ou a juíza também podem determinar que o agressor seja afastado do lar e obrigá-lo a manter distanciamento da vítima.

Aindo segundo o jornal, o trabalho educativo feito nas comunidades mais carentes também explica a redução dos casos de violência, isso porque as mulheres estão mais conscientes e atentas aos seus direitos.

"As mulheres estão mais conscientes dos seus direitos assistidos pela legislação, ganharam coragem para denunciar os abusos e com isso, muda todo um comportamento social em detrimento desse tipo de violência", declarou à reportagem do JH a delegada e titular da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm), Rossana Roberta Pinheiro.

Liberdade para Ingrid Betancourt

O pedido de "Liberte Ingrid" ecoou hoje pela manhã, em frente à Assembléia Legislativa do RN, durante uma manifestação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a favor da liberdade da senadora e ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, mantida refém pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há seis anos.

"Ingrid se tornou um símbolo da luta das mulheres em todo o mundo. A sua luta pessoal para sobreviver à violência do seqüestro e à dor de ter sido separada do convívio da sua família, é a mesma de tantas outras mulheres anônimas que fazem de cada dia uma batalha por liberdade e pelo fim da violência", disse a deputada Micarla de Sousa (PV), organizadora do movimento.

A história de Ingrid Betancourt tem comovido pessoas de todas as nacionalidades, principalmente depois do lançamento do livro "Cartas à Mãe - Direto do Inferno", publicado pelos seus filhos, Mélanie e Lorenzo, reunindo mensagens que eles enviaram à mãe e relatos dela do cativeiro.

Faça o teste

Essa é pra quebrar o clima sério e rir um pouco.

Faça o teste:

1 - Esportes

a.. Futebol, automobilismo, esportes radicais > MACHO
b.. Tênis, boliche, lutas, voleibol > TENDÊNCIAS GAYS
c.. Aeróbica, spinning > GAY
d.. Patinação no Gelo, Ginástica Olímpica > BICHONA
e.. Os mesmos anteriores, usando short de lycra > LOUCA

2 - Comidas

a.. Capivara, javali, comida muito apimentada > CONAN
b.. Churrasco, Massas, Frituras > MACHO
c.. Peixe e salada > FRESCO
d.. Sanduíches integrais > GAY
e.. Aves acompanhadas de vegetais cozidos no vapor > BICHA ASSUMIDA

3 - Bebidas

a.. Cachaça, cerveja, whisky > MACHO
b.. Vinho, vodka > HOMEM
c.. Caipifruta > GAY
d.. Suco de frutas normais e licores doces > MUITO GAY
e.. Suco de açaí, carambola, cupuaçu, com adoçante > PERDIDAMENTE GAY

4 - Higiene

a.. Toma banho rápido, usa sabão em barra > LEGIONÁRIO
b.. Toma banho rápido, usa xampu e esquece das orelhas ou do pescoço > MACHO
c.. Toma banho sem pressa, curte a água e soca umazinha > HOMEM
d.. Demora mais de meia hora e usa sabonete líquido > TENDÊNCIAS GAYS SÉRIAS
e.. Toma banho com sais e espuma na banheira > VIADAÇO ASSUMIDO

5 - Cerveja

a.. Gelada e em grandes quantidades > MACHO
b.. Só cervejas extra, premium e importadas > HOMEM FINO DEMAIS
c.. Só uma às vezes para matar a sede > BICHICE SOB CONTROLE
d.. Com limão e guardanapo em volta do copo > BICHA
e.. Sem álcool > GAZELA SALTITANTE

6 - Presentes que gosta de ganhar

a.. Ferramentas > OGRO
b.. Garrafa de whisky > MACHO
c.. Eletrônicos, informática,roupas de homem > HOMEM MODERNO
d.. Flores> VIADO
e.. Velas aromáticas, perfumes,doces caramelados, bombons > DONZELA VIRGEM

7 - Cremes

a.. Só pasta de dentes > MACHO
b.. Protetor solar só na praia e piscina > HOMEM MODERNO
c.. Usa cremes no verão > BICHA FRESCA
d.. Usa cremes o ano todo > BICHONA TOTAL
e.. Não vive sem hidratante > FILA DE ESPERA DA OPERAÇÃO PRA TROCA DE SEXO

8 - Animais de estimação

a.. Animal de quê? > MACHO
b.. Tem um vira-lata que come restos da comida > HOMEM
c.. Tem cão de raça que vive dentro de casa e come ração especial > BICHA
d... O cão de raça dorme na sua própria cama > BICHONA TOTAL
e.. Prefere gatos > TOTALMENTE PASSIVA

9 - Plantas

a.. Nem pra comer > TROGLODITA
b.. Come algumas de vez em quando > RAMBO
c.. Tem umas no quintal, nem são regadas > HOMEM
d.. Tem plantinhas na varanda do apartamento > VIADO
e.. Rega, poda e conversa com as flores do jardim > BICHONA PERDIDA

10 - Espelho

a.. Não usa > VIKING
b.. Usa para fazer barba > MACHO
c.. Admira sua pele e observa seus músculos > GAY
d.. Idem c, e ainda analisa a bunda > LOUCA
e.. Admira-se com diferentes camisas e penteados > TRAVECO

11 - Penteado

a.. Não se penteia > MACHO
b.. Só se penteia pra sair à noite > HOMEM
c.. Se penteia várias vezes ao dia > FRESCO
d.. Luzes no cabelo > BICHONA TOTAL
e.. Dá conselhos de penteados > BICHAÇA LOUCA

12 - Limpeza da casa

a.. Varre quando a sujeira estala na sola do pé > ANIMAL
b.. Varre quando o pó cobre o chão > MACHO
c.. Varre uma vez por semana > FRESCO
d.. Limpa com água, detergente e aromatizante > GAYZAÇO
e.. Usa espanador de pó e tem um avental > É A ESPOSA DO ESPANADOR

13 - Filmes

a.. Sexta-feira 13, A Hora do Pesadelo, Brinquedo Assassino, Laranja Mecânica, Pânico > MAD MAX
b.. Indiana Jones; filmes de Charles Bronson, Chuck Norris e Bruce Lee, > MACHO
c.. Os Trapalhões, Loucademia de Polícia, Um Tira da Pesada > FRESCO
d.. Forrest Gump, A Lagoa Azul; filmes de Richard Gere, Leonardo di Caprio e Julia Roberts > BICHONA
e.. Super Xuxa contra o Baixo-Astral, Eliana e o Segredo dos Golfinhos > GAZELAÇA

quinta-feira, 6 de março de 2008

Por hoje é só

Galera, volto amanhã.

Preciso colocar umas coisas em ordem e ir à universidade.

Abraços a todos.

Conferência Nacional de Comunicação pode acontecer ainda este ano

Do Comunique-se:

Recém-eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) – relator da Medida Provisória da TV Brasil – pretende realizar a primeira Conferência Nacional de Comunicação este ano. "Esperamos que o Executivo absorva e leve em frente essa nossa iniciativa”, disse o parlamentar à Agência Câmara.

A conferência é pleiteada por entidades do setor de comunicação e mídia, que teria o objetivo de debater os temas do setor e dar base para mudanças na legislação. Pinheiro quer se reunir com os integrantes da comissão ainda esta semana.

Força Sindical vai processar Folha e O Globo

A Força Sindical vai usar a mesma estratégia da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e mover vários processos, em nome de sindicalistas, contra os jornais Folha de São Paulo e O Globo.

No mês passado, fiéis da IURD entraram com 58 ações contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato, dizendo-se, todos eles, ofendidos com uma série de reportagens do jornal sobre os 30 anos da igreja do bispo Edir Macedo e o império em que ela se tornou. O curiosos é que o texto das ações é praticamente igual, mudando apenas a assinatura dos advogados.

Agora, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, anunciou que vai “dar trabalho” para a Folha de S. Paulo e O Globo.

segundo o Comunique-se, Paulinho vai processar os dois jornais por publicarem reportagens sobre o repasse de verbas do Ministério do Trabalho para entidades ligadas à central.

"Estamos fazendo apenas 20 ações contra a Folha e O Globo. Liguei para vários jornalistas para explicar que a Força não tem convênio com o Ministério do Trabalho e outros ministérios do governo. E, todos os dias, os jornais citam o meu nome e o da Força. Como eles não ouviram, decidi consultar amigos sindicalistas que estão se sentindo ofendidos e vão entrar com ações em várias partes do Brasil", disse o deputado.

Ainda segundo o Comunique-se, Paulinho avisou que o objetivo não é ganhar os processos. “Pode perder, não tem problema. Vou dar um trabalho desgraçado para eles. Meu negócio é dar trabalho para eles. Não é nem ganhar. É só para eles aprenderem a respeitar as pessoas. Eu estou fazendo apenas 20. Se não parar, vou fazer de 1.000 a 2.000 ações contra eles no Brasil inteiro", ameaçou. "A Igreja Universal vai ser fichinha", destacou.

Numa das matérias da Folha, o jornal afirma que o Ministério do Trabalho pretendia repassar R$ 7 milhões à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), que é ligada à Força Sindical, com o objetivo de recolocar mão-de-obra em São Paulo.

Note-se que a Folha diz "pretendia repassar". O jornal transformou algo que não aconteceu de fato em notícia e promoveu uma especulação à categoria de fato consumado.

Se isso for jornalismo, melhor rasgar meu diploma...

Dividir a Colômbia ou eliminar a guerrilha

Por anônimo:

Há duas maneiras de se solucionar a questao das FARC na Colômbia: ou se divide o território em dois, criando-se paises distintos, sendo um deles administrado pelas FARC; ou se elimina a guerrilha via ataque militar.

Obviamente que o Sr. Lecompte é contra uma investida militar, visto que colocaria a vida de sua esposa [a ex-candidata à Presid~encia da Colômbia, Ingrid Betancourt, seqüestrada há seis anos] em risco. Infelizmente, guerra é guerra, e morte é condição sine qua non.Penso eu, que se fosse o presidente do Brasil, e aqui ocorresse uma guerrilha financiada por sequestro e narcotrafico, que ocupa 40% do território, a primeira coisa que faria seria uma investida militar pesada, a fim de eliminar a guerrilha de vez.

Os EUA e a Europa classificam as FARC como grupo terrorista. Não vejo outra maneira de se ver um grupo que já sequestrou 10.000 pessoas.Falo isso sem qualquer comprometimento ideologico. Sou da opinião que a ideologia só serve para dividir as pessoas, não para uni-las. Boa administração se faz pautada em tomadas de decisões lógicas, buscando-se o máxima eficiência de cada centavo público gasto, levando-se em conta a relação custo-benefício, conveniência e oportunidade, independentemente de ideologia.Como falou algum estadista, pior que uma guerra é uma nação dividida.

É proibido morrer

Em "As intermitências da morte", José Saramago conta a história dé um país fictício onde a morte, de repente, suspendeu suas atividades.

Na França, o prefeito Gerard Lalanne da vila de Sarpourenx, no sudoeste do país, inovou e proibiu os moradores do lugar de morrerem.

O motivo é que faltam vagas no cemitério da vila.

Segundo o Portal Terra, o prefeito fez um edital e disse aos 260 habitantes da vila que "todas as pessoas que não possuem jazigo no cemitério e desejam ser enterradas no vilarejo estão proibidas de morrer na comunidade".

O edital também diz que "Os infratores serão severamente punidos".

O prefeito só não disse quais serão as tais punições que ele pretende aplicar.

Acho que ele deverá fazer outro edital especificando que, por exemplo, quem desobedecer a proibição e morrer, não terá direito ao descanso após a morte e será mandado direto para o purgatório.

Como dizia um antigo personagem de humor, só sendo na França mesmo...

Contagem progressiva

Graças ao meu amigo Tales, a quem promovi ao cargo de meu assistente para assuntos de HTML, o blog está com novo contador de acessos, no final da coluna à direita.

O contador antigo estava dando problemas e tive que removê-lo. A contagem vivia travando e eu não tinha como saber o número real de visitantes.

Pelos últimos números (subestimados), o blog havia registrado quase oito mil acessos. A nova contagem teve que recomeçar do zero e, somente hoje, até a hora dessa postagem, registramos 297 acessos e 359 page views.

O novo sistema permite ver o número de acessos instantaneamente e ainda me dá uma análise estatística detalhada, com número de acessos diários, o número de page views e o acumulado na semana.

Este humilde blogueiro agradece a todos vocês, amigos e leitores desconhecidos, que estão fazendo desse blog um sucesso.

Aproveito pra pedir que vocês continuem acessando este espaço e divulgando entre seus amigos.

E queria que vocês participassem mais também, deixando os comentários de vocês, pra que possa ter um tremômetro do pensamento e das idéias dos meus caros leitores.

Abraços e até a próxima postagem.

Nos Estados Unidos

Obama venceria candidato republicano com folga

Barack Obama e Hillar Clinton ainda se digladiam para ver quem vai ser o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos.

Mas ontem, uma pesquisa do Washington Post e da ABC News mostrou que o senador negro venceria o candidato republicano John MacCain com mais facilidade que Hillary Clinton.

Barack Obama está 12 pontos percentuais à frente de John MacCain (52% a 40%), enquanto Hillary Clinton vence o republicano por apenas 6 pontos (50% a 44%).

Hillary dizia que era a candidata com mais chances de derrotar um candidato republicano. Disse bem. Era.

Obama, segundo as pesquisas, tornou-se o candidato mais viável e mais competitivo.

O ministro falastrão 3

PT vai mesmo entrar com representação contra ministro Marco Aurélio Mello no STF


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Maurício Rands (PE) havia declarado que o partido iria aguardar o desenrolar dos fatos para decidir se entraria ou não com uma representação contra o presidente do TSE e ministro do STF, Marco Aurélio Mello.

Ontem, a bancada petista decidiu por unanimidade fazer a representação contra o ministro Mello no STF.

A proposta da representação foi do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), para quem o ministro Mello "desrespeitou a Lei Orgânica da Magistratura opinando sobre programas sociais do governo que ainda não tinham sido questionados judicialmente."

O deputado destacou que esta não foi a primeira vez que o ministro Mello adotou essa postura e emitiu opinião política sobre o governo.

O ministro fez um pré-julgamento, emitiu opinião sugerindo que o programa Territórios da Cidadania, lançado pelo governo Lula no início da semana passada, poderia ser eleitoreiro. Ora, essa foi a deixa para que os partidos de oposição entrassem na justiça questionando o processo”, enfatizou o deputado.

A oposição 'Justo Veríssimo' - aquela que quer que o povo se exploda - entrou no STF para barrar o programa "Territórios da Cidadania". Marco Aurélio Mello é um dos ministros que vai votar e decidir se o governo pode ou não levar o programa adiante.

Para a bancada do PT, as opiniões manifestadas antecipadamente pelo ministro Mello o impedem de participar do julgamento da ação da oposição contra o programa "Territórios da Cidadania" ou de qualquer outra ação contra o governo Lula.

Como se forma um político brasileiro

Da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo:

"O diretor José Padilha já definiu o foco do seu novo filme, sobre política. Ele diz que quer mostrar de onde vêm os políticos brasileiros. Para Padilha, o fio condutor da história será uma continuidade do que ele fez nos seus dois primeiros filmes: "O "Ônibus 174" mostrava como nasce um marginal violento. "Tropa de Elite" mostrava como nasce um policial violento. Agora vou mostrar como se forma um político".

quarta-feira, 5 de março de 2008

Uribe, 'O Beligerante'

No sábado passado (dia 1º), o exército colombiano invadiu o território do Equador e bombardeou um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), assassinando o comandante Raul Reyes, o principal interlocutor da guerrilha para as negociações humanitárias de libertação de reféns mantidos pelas Farc.

A operação foi ordenada pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que contou com a ajuda de satélites norte-americanos para localizar o grupo das Farc no território equatoriano.

O Equador protestou contra o ataque à sua soberania e foi prontamente apoiado pela Venezuela do presidente Hugo Chávez.

Equador e Venezuela mandaram fechar suas embaixadas na Colômbia e cortaram relações com o país de Álvaro Uribe.

Brasil, Argentina, Chile e França condenaram a invasão colombiana ao Equador.

Os Estados Unidos, obviamente, apoiaram a ação do Exército colombiano. O detalhe é que a Colômbia é o país que mais recebe ajuda militar dos americanos - US$ 290 milhões em 1999.

Em entrevista ao "Terra Magazine", Juan Carlos Lecompte, marido de Ingrid Betancourt, ex-candidata à presidência da Colômbia e seqüestrada pelas Farc desde fevereiro de 2002, disse que não compartilha "política beligerante do presidente Álvaro Uribe".

Lecompte comparou a Colômbia de hoje com a Alemanha nazista por conta da "adoração" do povo ao presidente Uribe. "A Colômbia se encontra em uma etapa de adoração quase religiosa do presidente", disse.

Confira a entrevista completa a seguir:

Terra Magazine - Quais são as últimas notícias que o senhor teve de sua esposa?

Juan Carlos Lecompte - O que contou Luís Eladio Pérez, um dos seqüestrados liberados na semana passada, com quem tive a oportunidade de conversar na segunda-feira, é que a situação para Ingrid é desesperadora, tem que fugir do Exército e a guerrilha trata pior a Ingrid pois ela não se vendeu à guerrilha. Não permite nenhum tipo de aproximação como fizeram outros seqüestrados. Sua posição vertical lhe causou muitos castigos e humilhações. Ingrid tentou escapar várias vezes. Em julho de 2005, Luís Eladio me contou que eles tentaram escapar juntos, durante cinco dias, até que acabou a comida. Ingrid queria continuar, mas ele me confessou que não tinha mais forças. Ele é diabético e não podia mais. Ingrid, ela sim, queria, mas compreendeu que se continuassem, ele poderia perder a vida. Decidiram entregar-se e quando se entregaram, a guerrilha os acorrentou... Sei que tratam muito mal a Ingrid, seu estado físico não lhe permite permanecer muito mais tempo lá. Se não a resgatarem o quanto antes, ela pode morrer.

O que significa a morte de Raúl Reyes para a possível liberação de Ingrid Betancourt e dos outros reféns?

A guerrilha mandou um comunicado há dois dias dizendo que eles não iriam agir em represália contra os seqüestrados, que continuavam em busca de um acordo humanitário, um acordo pelo qual nós temos lutado há mais de cinco anos. Tomara que a morte de Raúl Reyes não seja um obstáculo para a liberação. O presidente do Equador disse que eles tinham contatos com Reyes para libertar Ingrid e outros seqüestrados, assim como a França.

O senhor estava a par das incitativas equatorianas?

Não tinha certeza, mas havia ouvido vários países estavam nos ajudando e que o Equador era um deles. Acho muito bom que eles, como a França, estejam nesse trabalho humanitário, coisa que agradeço muito aos presidentes Correa e Chávez. Chávez é o que mostrou resultados concretos, com a liberação de seis reféns em dois meses. A França também sempre esteve conosco. Na época de Chirac, a França mandou umas 16 ou 17 missões secretas, entraram em contato com Raúl Reyes por diversas vezes, mas infelizmente não conseguiram destravar o problema. Agora, Sarkozy veio com mais força, com maior compromisso, e esperamos que com a ajuda de outros países possamos ir adiante.

Há pessoas no governo colombiano que inspirem confiança neste assunto?

Não, não temos nenhum apoio, nenhum tipo de solidariedade. É um comportamento desumano. Eles preferem a guerra, o resgate por via militar, sabendo que isso equivale a uma condenação à morte para os seqüestrados. Na selva é impossível aplicar o fator surpresa. A guerrilha controla a selva, tem informantes em pequenas aldeias. Tem anéis de segurança, campos minados, se sabem que o Exército está a caminho tem ordem de matar sem misericórdia os seqüestrados, como já o fizeram. E quando o Exército chega, encontra somente os cadáveres. Tomara que não passe na cabeça do governo colombiano fazer uma loucura dessas.

O ministro falastrão 2

Para líder do PT, "Mello se comporta como parlamentar de oposição"

Em discurso na Câmara dos Deputados e em entrevista ao "Conversa Afiada" de Paulo Henrique Amorim, o líder do PT Mauricio Rands (PE) criticou o Ministro do STF e presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, por ter opinado sobre a questão da constitucionalidade ou não do programa "Territórios da Cidadania" do governo federal antes da matéria ser julga pelo STF.

"Ele estava se comportando como se fosse um parlamentar de oposição. Até sinalizando iniciativas que deveriam ser tomadas pela oposição. Na verdade, ele extrapolou muito os limites do magistrado", disse o líder petista.

Para o deputado, o ministro Mello desrespeitou a Lei Orgânica da Magistratura Nacional ao "prejulgar um assunto que vai chegar ao Tribunal por ele integrado por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade".

Segundo Mauricio Rands, o ministro Mello politizou o "debate sobre as políticas públicas", o que, na opinião do deputado, não contribuiu em nada para o fortalecimento do Judiciário.

O PT ameaçou entrar com uma ação contra Marco Aurélio Mello, mas segundo o líder da bancada, o partido vai esperar "os desdobramentos para ver exatamente o caminho a seguir".

1386

Não é a senha da minha conta no banco - até porque, se fosse, vocês não ficariam nada empolgados com saldo.

É meu registro como jornalista profissional.

Recebi hoje da Delegacia Regional do Trabalho.

Li em algum lugar que o advogado pensa que é Deus. O jornalista tem certeza.

Um amigo fotógrafo me disse que ciúme de jornalista é pior que ciúme de puta.

É, agora não tem mais jeito. Entrei definitivamente para o clube.

Como diz o Aílton Medeiros, párem o mundo que eu quero descer!

Estréia do 'Aqui Agora' foi um fiasco

O 'Aqui Agora' voltou ao ar no SBT na segunda-feira passada (dia 3), mas pelo visto, a nova versão está longe de ser "um telejornal vibrante", como se autoproclamava em seu antigo bordão.

Daniel Castro, em sua coluna na Folha de São Paulo, informa que o programa deu 5,3 pontos de média na audiência. Por pouco, não perdeu para os desenhos da TV Cultura.

Retirado do baú popularesco de Sílvio Santos, o telejornal tem tudo para, em pouco tempo, sair do ar novamente.

Felizmente, parece que o gosto por esse tipo de formato sensacionalista está em baixa. O "mundo-cão" não atrai mais como atraia no início da década de 1990, quando a primeira versão do 'Aqui Agora' estreou na televisão brasileira.

Nas televisões regionais, porém, os programas policialescos ainda fazem relativo sucesso. No Rio Grande do Norte, o mais popular desses programas é o "Patrulha da Cidade", apresentado pelo performático Paulo Wagner, na TV Ponta Negra.

A fórmula é a mesma dos programas de rede: tiros, gritos e sangue.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Barrado no baile

Não foi exatamente no baile. Foi no Senac.

Trabalhei durante quase dois anos como professor do Projeto Aprendiz Cidadão no Senac.

Deixei alguns amigos por lá, pessoas que são muito caras pra mim. Por isso, de vez em quando passava por lá pra tomar um café na cantina e rever os amigos.

Fiz isso hoje. Mas fui barrado quando ia passando pela portaria. Eu disse ao rapaz que ia à cantina e ele me disse que a cantina era só para alunos.

Eu expliquei que era ex-professor do Senac. Mesmo assim, ele disse que eu não poderia entrar.

Não tive escolha a não ser dar meia volta e sair de lá resignado, com uma angústia apertando no peito. A sensação era de que o ar não chegava plenamente aos pulmões.

Como pode você dedicar tanto o seu tempo e talento a uma instituição e depois você simplesmente ser barrado nesse lugar? Proibido de entrar como se fosse uma persona non grata, como se a história que você construiu ali não tivesse nenhum valor.

Eu começei a me desencantar com o Senac pouco tempo depois que entrei pra trabalhar lá. Quando começei a dar aula à garotada do projeto, percebi que havia algumas coisas estranhas.

O Aprendiz Cidadão é um projeto do governo estadual, sob a coordenação da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), em parceria com o Senac.

O programa é feito para jovens e adolescentes entre 15 e 17 anos, estudantes da rede estadual de ensino, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A garotada é treinada durante um ano em algum curso profissionalizante. As aulas são em dois dias da semana, sempre em horário inverso ao horário escolar. Depois de um certo tempo, os alunos são encaminhados pra estágio nas empresas da cidade.

Eles continuam tendo aulas no Senac e no restante da semana vão para o estágio. De acordo coma Lei do Aprendiz do Governo Federal, eles têm direito a carteira assinada, salário mensal de meio salário mínimo e todos os direitos trabalhistas, como vale-transporte, 13º salário, férias e FGTS.

Na prática, muitos desses direitos são ignorados. Nunca soube de nenhum estagiário que teve direito a férias. A fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) é muito falha.

Além disso, muitos alunos são contratados para o cargo de assistente administrativo, por exemplo, mas são obrigados a realizar funções que não têm nada a ver com a profissão. Muitos são submetidos a um regime de exploração do trabalho.

Os próprios alunos sempre relataram esses casos aos professores do projeto, às assistentes sociais e à direção pedagógica do Senac.

Mas o problema não estava só nas empresas. Havia falhas já no momento da seleção dos alunos para o projeto. Muitos não se enquadravam no princípio de vulnerabilidade social. A gente ficava sabendo de aluno que o pai ia deixar e pegar de carro novo lá no curso.

Quando a gente ia atrás, ficava sabendo que aquele aluno era parente de alguém do Senac ou do governo.

Enquanto isso, vi muitos meninos e meninas realmente carentes irem lá pedir uma vaga pra entrar no projeto e ouvir um não como resposta.

Mas não era só isso. O Senac discriminava os alunos do Aprendiz Cidadão. Eles mentiam para os alunos, dizendo que era o próprio Senac que custeava todo o projeto, quando, na verdade, tudo era bancado pelo governo estadual.

O governo pagava mais caro por cada aluno do projeto do que o Senac recebia dos alunos particulares dos outros cursos.

Mas o Senac queria que os alunos acreditassem que eles estavam ali por causa da caridade da instituição. Então, eles discriminavam os alunos. Aluno do Projeto Aprendiz Cidadão não podia usar o elevador nem as escadas principais do prédio; somente as escadas dos fundos, pra não incomodar os alunos ricos, que pagavam os cursos do próprio bolso.

O Senac excluia o excluído. Os alunos do projeto eram tratados com uma visão marginalizadora, criminalizadora.

Eu tentei quebrar com isso. Ousei questionar coisas. Não aceitei esse absurdo calado. Por isso, passei a ser visto e tratado como uma pessoa que era "contra tudo". Certa vez, eu disse que o material didático utilizado nos cursos era obsoleto e ouvi como resposta de outro professor que eu não era pedagogo e, portanto, não poderia dar pitaco sobre isso.

Tempos depois, uma comissão de pedagogas analisou as apostilas e mandou jogar tudo no lixo, porque o material continha erros grosseiros e estava muito desatualizado.

Paguei um preço alto por minha "rebeldia". Fui acusado de tudo. Toda hora ouvia uma história diferente. As pessoas chegavam pra mim e diziam assim: "Alisson, disseram que você disse/fez isso e aquilo outro".

De alguns boatos só fiquei sabendo quando saí de lá. Falaram que eu dava em cima das alunas e dos alunos; que eu discriminava os alunos que moravam na Zona Norte da cidade; que eu tinha chamado aluno de "veado"; entre outras coisas.

Houve uma história que me fez chorar de raiva. Eu tinha combinado com meus alunos de fazermos uma poupança pra festa de formatura. Ficou acertado que cada aluno contribuiria mensalmente com R$ 2,00. As turmas elegeram seus respectivos tesoureiros, que iriam receber e guardar o dinheiro até chegar a hora da nossa festa. Esse dinheiro nunca passou pela minha mão. Eu nem sabia quem tava pagando ou não.

Mas após a minha saída, disseram que eu estava recebendo dinheiro dos alunos e que eu havia prometido a eles que faria uma festa numa casa de praia com bebidas, drogas e sexo liberados.

Foi fácil pra eles arranjarem uma desculpa pra me demitir. Entrei em depressão depois disso e passei muito tempo recluso, desiludido com a vida.

Mas procurei guardar comigo o sorriso dos meus alunos e as lágrimas quando da nossa despedida. Muitos deles chegaram pra mim e disseram: "Professor, você mudou a minha vida". Não poderia receber recompensa melhor.

Eu tentava falar a língua deles, dava atenção aos problemas e aos dilemas pessoais. Nunca me coloquei com alguém que estava ali pra dizer pra eles o que era certou ou errado. Isso eles teriam que descobrir sozinhos, olhando, observando, analisando, decidindo o que eles queriam e esperavam para o futuro. Eu só tentava fazê-los pensar, fazê-los enxergar que eles deveriam ser cidadãos críticos, pra não serem manipulados por ninguém - nem por mim.

Eu me "misturava" com eles até na hora do intervalo. Queria saber o que se passava com a vida de cada um, quais as dificuldades que eles enfrentavam. Virei professor, pai, psicólogo e amigo. Para alguns, fui tirano. Não consegui vencer as barreiras de todos, o que me deixou um pouco frustrado também. Fiquei decepcionado com alguns a quem estendi a mão. Mas a vida é desse jeito mesmo.

A minha aproximação e o meu jeito de lidar com os alunos não eram bem vistos por todos os profissionais do projeto. Fui aconselhado diversas vezes a ser "mais profissional" e limitar-me apenas a dar aula, sem me envolver com os problemas dos alunos. Essas mesmas pessoas que me aconselhavam a ser "mais profissional" diziam que só queriam saber do dinheiro no final do mês e que não estavam nem aí pra problema de aluno.

Hoje, depois de ter sido barrado, tudo isso veio à memória. Não tô escrevendo por rancor, mas como um desabafo mesmo. Escrevo para expressar a revolta típica dos indignados, que é como me sinto hoje.

E mesmo que todas essas lembranças ainda me façam sofrer, sinto que valeu à pena. "Tudo vale à pena se a alma não é pequena", já dizia o poeta.

O ministro falastrão

Tomei conhecimento somente hoje da troca de farpas entre o presidente Lula e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do TSF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello.

O comentário vem atrasado, mas tá valendo, porque o assunto é bom.

O quiprocó envolve o programa "Territórios da Cidadania" - aquele que a oposição "Justo Veríssimo" é contra porque vai ajudar aos pobres.

O ministro Mello deu declarações afirmando que o programa poderia ser contestado judicialmente.

A "opinião" do ministro soou como música aos ouvidos da oposição, que entrou com uma ação questionando o programa no TSF.

Entendeu? Mello passou o "bizu" pra oposição. Tucanos e "demos" entenderam o recado e fizeram o que "seu mestre" mandou.

Agora, o ministro Mello vai julgar a ação que ele incentivou a oposição a impetrar.

O presidente Lula reagiu às declarações do ministro Mello, dizendo que "seria tão bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas deles, o Legislativo apenas nas coisas deles e o Executivo apenas nas coisas deles".

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente Lula também recomendou a Marco Aurélio que renunciasse ao cargo de ministro do Supremo e se candidatasse a um cargo público caso quisesse "falar bobagens".

O ministro Mello disse à Folha que o estilo do presidente Lula "estarrece".

Os produtores e caçadores de crise disseram que, ao criticar o Judiciário, o presidente Lula havia criado uma "crise institucional".

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, disse que havia "um risco enorme para a democracia" nas palavras do presidente Lula.

Pegando carona no "estarrecimento" do ministro Mello, digo que o que me "estarrece" de verdade é o cinismo que impera no Brasil.

O jornalista Paulo Henrique Amorim disse no seu "Conversa Afiada" que o ministro Mello transgrediu a Lei Orgânica da Magistratura ao se pronunciar sobre problemas que julgará e "incitar as partes a recorrer ao Tribunal de que faz parte, para votar de acordo com o interesse da parte incitada."

O Artigo 36, Parágrafo III da Lei Orgânica da Magistratura diz o seguinte: "É vedado ao magistrado: manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério."

Mais claro que isso, impossível. É ou não uma transgressão à Lei?

É pouco

Agripino e TV Tropical vão pagar R$ 21 mil de multa

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, rejeitou um recurso impetrado pelo senador José Agripino (DEM-RN), que pedia o cancelamento da multa de 20 mil UFIR (pouco mais de R$ 21 mil) aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) por propaganda eleitoral extemporânea (antes do prazo) nas eleições 2006.

No dia 30 de junho de 2006, a TV Tropical divulgou uma entrevista de Agripino, em que o senador e líder dos "demos" pedia votos para seus candidatos a deputado federal, senador e governador, afirmando que o RN só cresceria se os candidatos dele fossem eleitos.

A multa, apesar de pequena, é um sinal de que nem tudo está perdido e uma indicação ao senador de que ele não está imune à Justiça.

Cala a boca, Agripino

O senador José Agripino, líder dos "demos", estréia hoje o programa de rádio "Fala Senador".

O programa vai ser transmitido por 14 emissoras da Rede Tropical de Comunicação, império midiático do senador aqui no Rio Grande do Norte.

Agripino utiliza as concessões de televisão e rádio que detém para se autopromover. A TV Tropical, afiliada local da Rede Record, transmite todo dia os seus pronunciamentos no Senado.

Eu resolvi pegar carona no novo programa do senador e lançar a campanha "Cala a boca, Agripino".

Ninguém agüenta mais ouvir as baboseiras e as lições de falso moralismo de José Agripino.

Agripino visa 2010 e o programa é uma tentativa desesperada de não ser esquecido pelo povo até lá.

Não adianta senador, porque a sua derrocada política está cada vez mais próxima.

Datena diz que cansou de programas policiais

José Luiz Datena, maior ícone dos programas policiais na televisão brasileira, disse à Folha de São Paulo que não agüenta mais fazer esse tipo de programa.

Datena apresenta o "Brasil Urgente" na Bandeirantes e faz o perfil do típico "justiçeiro demagogo", gritando bordões, palavras de ordem, vociferando contra criminosos e exigindo punição.

Datena "inovou" e pôs um varal no cenário do seu programa. No varal, há camisetas penduradas com frases de "indignação". Há desde o clamor por justiça a pedidos de "Fora Lula".

Datena disse à Folha que foi convidado por Sílvio Santos para apresentar o "novo" 'Aqui Agora', que o SBT volta a exibir a partir de hoje à noite, mas recusou o convite.

"Quando o Silvio Santos me chamou na casa dele em novembro para fazer o 'Aqui Agora', disse que para fazer a mesma coisa que faço na Band, fico aqui", revelou.

Datena se defendeu das acusações de que traz o "mundo-cão" para dentro da casa das pessoas. "O mundo cão é o que todos vivemos, um Brasil de desigualdades. Não sou responsável por esse tipo de programa nem pela violência", desabafou.

Datena quer dar uma de Pilatos e lavar as mãos, fugindo das suas responsabilidades. É óbvio que ele não é "responsável" pela violência, no sentido de que não é autor da violência, não a pratica.

Mas é claro que ele tem responsabilidade em relação ao programa que apresenta. Programa esse que sobrevive da exacerbação e da banalização da violência. Mais ainda. Programa que sobrevive da espetacularização da violência.

Datena, embora não admita, incita a violência, pois se comporta como legítimo representante da indignação do povo e estimula a prática da "justiça do grito".

É bom mesmo que ele diga que cansou de fazer esse tipo de programa e sua apologia à violência. Pode ser que essa "confissão" sirva para convencer o público desse formato d eprograma que a "indignação" gritada no ar não passa de bravata.

Em breve, o blog vai tá de cara nova

O contador de acessos do blog endoidou. Voltou a contar a partir do 1º acesso.

Como eu não entendo nadica de nada dessas coisas, falei com um amigo e ele vai arrumar isso pra mim.

Aguardem também o novo visual do blog, com novas ferramentas e uma cara mais moderna.

Estamos na área

Desde quarta-feira passada que não tive mais tempo de postar nada. Estava atolado de coisas pra fazer, referentes a meu trabalho na AL.

Aproveito pra comentar rapidinho sobre o "Fórum Natal Pela Sustentabilidade", que aconteceu sexta-feira passada, no Cefet. O tema foi segurança pública.

O evento foi muito bom, apesar de alguns contratempos e do cancelamento de uma das palestras por falta de energia.

Achei particularmente interessante a palestra da secretária de Defesa Social da cidade de Diadema (SP), Regina Miki. Ela falou sobre a experiência da cidade na redução, combate e prevenção à violência urbana - Diadema era considerada a cidade mais violenta do país, com taxa de homicídios de 110 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Regina Miki, que fez mestrado em segurança púbica, disse que Diadema precisou fazer um mapeamento da criminalidade, para que se tivesse um diagnóstico que norteasse as ações contra a violência.

Ela contou que, no início, foi preciso superar muitos entraves, como a própria lentidão da máquina pública, classificada por ela como um "paquiderme".

Mas o maior desafio era mudar os paradigmas sobre segurança púbica. "As pessoas olham para a segurança como repressão. Mas repressão significa a falha do sistema", ressaltou.

Feito o mapeamento da criminalidade, o resultado das análises dos dados coletados revelou que 60% dos homicídios de Diadema ocorriam em bares e similares ou áreas próximas, entre 23h e 4h. A cidade tinha cerca de 4.800 bares.

Para mudar esse quadro, a Prefeitura criou a "Lei de Fechamento de Bares", que está em vigor desde julho de 2002.

O resultado, após a medida, foi que os homicídios em Diadema despencaram - de 110 para 19 homícidios por grupo de 100 mil habitantes.

A maioria absoluta da população (97%) apóia o fechamento dos bares em Diadema.

Mas é claro que não foi apenas fechando os bares que Diadema diminuiu a violência. A Prefeitura também criou programas de promoção de cidadania para jovens e adolescentes, que são as maiores vítimas da violência.

O programa "Adolescente Aprendiz", criado em 2001, prepara jovens de 14 a 15 anos para o mundo do trabalho. Já foram atendidos 12 mil adolescentes e, de 2001 para 2007, houve uma redução de 79% dos homicídios entre jovens, que viviam em situação crítica de vulnerabilidade social e, freqüentemente, acabavam envolvidos com o tráfico de drogas.

"O crime prospera onde o Estado está ausente. E ainda tem um agravante: o vácuo é preenchido pelo tráfico. Não há vácuo de poder", disse Regina Miki.