Blogosfera vira campo de batalha política
A Folha de S. Paulo deste domingo (11) traz uma reportagem especial sobre a onda dos blogs e a disputa política travada nesse espaço virtual. De acordo com o jornal, a chamada blogosfera se transformou num "abrigo de discursos inflamados e revive a visão dicotômica entre esquerda e direita". A Folha chega a comparar a disputa ideológica nos blogs com uma reedição da Guerra Fria.
De acordo com o jornal, 9 milhões de pessoas acessaram algum blog no Brasil em setembro. No mundo, há mais de 111,6 milhões de blogs. Por dia, 175 mil novos blogs são criados. São feitas 18 atualizações por segundo. No Brasil não há estatísticas oficiais, mas os blogues políticos ganharam destaque e conquistaram um público fiel. A audiência dos maiores, segundo a reportagem da Folha, vai de 70 mil a 250 mil acessos únicos.
O sucesso transformou os blogs num espaço privilegiado e, pela própria característica de informalidade do meio, num lugar também onde são emitidas opiniões mais ácidas, sem se comprometer necessariamente com a objetividade.
A Folha destaca alguns blogueiros conhecidos, que se colocam ideologicamente em lados opostos. É o caso de Paulo Henrique Amorim e seu "Conversa Afiada" do IG, que escreve críticas vorazes contra o que ele denomina de "mídia conservadora e golpista". PHA criou até um novo partido político, que existe para defender os interesses da mídia. É o PIG (Partido da Imprensa Golpista). Um dos alvos preferidos do jornalista em seu blog é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apelidado de "Farol de Alexandria".
No lado oposto, estão dois coleguinhas do time da Veja, os jornalistas Ricardo Azevedo e Diogo Mainardi. Ricardo diz que PHA é "chapa-branca" e chama o presidente Lula de "apedeuta" (pessoa sem instrução, ignorante). Ricardo também criou um novo partido político, os "Petralhas", neologismo que diz ser "a variação petista dos "Irmãos Metralha". Mainardi dispensa maiores apresentações. Além de blogueiro, ele é colunista da Veja, onde semanalmente destila seu ódio contra o governo Lula e o PT.
A matéria ainda cita o jornalista Luís Nassif, cujo blog "Projeto Brasil" é hospedado no IG. Faltou citar Ricardo Noblat e Mino Carta. Noblat foi um precursor dos blogs políticos. Mino, além de diretor da "Carta Capital", é outro crítico contumaz da grande mídia em seu blog.
A verdade é que os blogs vieram pra causar uma pequena-grande revolução na forma de se fazer e transmitir a informação. É fato que há muita opinião que vem junto com a informação, mas o leitor de blogs não é desatento e não se deixa manipular. Ele sabe separar as coisas e, mesmo diante de uma opinião, costuma comparar versões contraditórias para, só então, escolher o lado pra se alinhar. Nenhum blogueiro minimamente sério, principalmente se lidar com política, vai querer se queimar com os leitores.
Na hora que a gente escreve no blog, a gente já imagina mais ou menos como nosso leitor vai reagir. E o interessante é essa resposta que o blog proporciona, livre de tantos filtros e barreiras editoriais. O blog é uma ferramenta importante quando falamos em democratizar a informação. Ficará sempre a critério do leitor distinguir o útil do lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário