sábado, 5 de maio de 2007

Revista chinesa é forçada a mudar linha editorial

"O aparelho de propaganda do Partido Comunista obrigou a revista mensal "Baixing" ("Gente Corrente"), que denunciava casos de corrupção de funcionários nas zonas rurais, a se tornar uma publicação sobre variedades dedicada aos jovens do campo, segundo uma nota da "Radio Free Asia", com sede na Alemanha, enviada à Efe.

Huang Lingtian, o editor da "Baixing", publicação que dependia do Ministério da Agricultura da China, comentou que a transformação será radical para a revista. "Não produziremos mais praticamente nenhum material original", disse.

O próprio Huang, que deixou seu cargo de editor para cuidar de outra publicação do departamento de Agricultura, foi alvo de investigações policiais após deixar a "Baixing".

A publicação recebeu vários alertas das autoridades locais, e sua edição digital foi fechada em várias ocasiões.

O Partido Comunista já havia proibido a "LifeWeek" de voltar a divulgar material de atualidade política. A publicação havia analisado temas politicamente sensíveis, como a revolução cultural.

Acadêmicos e jornalistas chineses criticam o departamento de propaganda do Partido Comunista, que acusam de ter se tornado ainda mais rígido desde que Hu Jintao assumiu a Presidência."

Comunique-se

Nenhum comentário: