"Depois de um longo processo, finalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a proibir a importação de pneus usados da União Européia. O tema é alvo de intensos debates tanto aqui quanto lá fora. Muitos defendem a importação argumentando que os brasileiros teriam acesso a pneus mais baratos. Outros criticam dizendo que o Brasil se transformaria em depósito de lixo dos países ricos. A questão é que pneu usado é mesmo “um problemão”. Na Europa, uma legislação bastante rígida proíbe a queima de qualquer produto que agrave a poluição ambiental e quem simplesmente abandonar um pneu velho está arriscado a pagar uma multa bem cara.
No Brasil, estima-se que anualmente 30 milhões de pneus sejam jogados fora. Eles não se adaptam bem aos aterros sanitários porque não permitem compressão e a têm degradação muito lenta. Como não existe uma legislação específica para o descarte de pneus, os brasileiros costumam deixá-los em cursos d´água, terrenos baldios ou à beira das estradas, sujando, enfeando e contaminando o meio ambiente. Uma das conseqüências bastante conhecidas é a retenção de água da chuva dentro das carcaças, que acaba proporcionando um bom habitat para a reprodução do mosquito da dengue."
Fonte: Instituto Akatu
No Brasil, estima-se que anualmente 30 milhões de pneus sejam jogados fora. Eles não se adaptam bem aos aterros sanitários porque não permitem compressão e a têm degradação muito lenta. Como não existe uma legislação específica para o descarte de pneus, os brasileiros costumam deixá-los em cursos d´água, terrenos baldios ou à beira das estradas, sujando, enfeando e contaminando o meio ambiente. Uma das conseqüências bastante conhecidas é a retenção de água da chuva dentro das carcaças, que acaba proporcionando um bom habitat para a reprodução do mosquito da dengue."
Fonte: Instituto Akatu
Nenhum comentário:
Postar um comentário