sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sobre a solidão

Em entrevista a Clarice Lispector, o dramaturgo Nelson Rodrigues disse que "a perfeita, a completa solidão necessita da companhia ideal".

C. S. Lewis, o mais renomado escritor cristão do século XX, autor do clássico "As Crônicas de Nárnia", disse que quando deixamos de ser indefesos e adquirimos a consciência plena, descobrimos a solidão.

Lewis acrescenta que a nossa solidão é tão imensa que necessitamos dos outros "para conhecer o quer que seja, inclusive a nós mesmos".

Não há remédio para a solidão. É possível estar só mesmo no meio de uma imensão de gente.

Escrevi um poema há alguns anos sobre isso. Chama-se "Minutos de Solidão". Procurei retratar a solidão como se fosse algo quase tangível ou que pudesse ser contemplado, como se contempla um céu estrelado.

Por fim, chego à fatídica conclusão que resta "eu, só eu... eternamente".

Mas ainda estou à procura da companhia ideal para minha solidão; aquele outro através do qual poderei conhecer a mim mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

a solidão as vezes é necessária... existem pessoas que preferem estarem sozinhas ou simplesmente ao lado de um unico alguém que permita "conhecer a si mesmo" mas a solidão é um refugio, uma inspiração, um desejo, um ímpeto...

amigo o texto está ótimooo... quando eu "crescer" quero escrever igual a você(rsrsrs)
beijos!

Kamilla Sena