terça-feira, 3 de abril de 2007

Que é isso, companheiro?

O texto abaixo foi enviado por e-mail pelo amigo e jornalista Marcus Ottoni, atualmente radicado em Brasília. Marcus foi meu primeiro editor, quando ensaiei os primeiros passos como jornalista no Jornal Metropolitano.

Segue o texto:

"A gente até que tenta ficar alheio ao festival de trapalhadas do governo Lula da Silva. Mas tem momentos que isso se torna impossível porque o cinismo agride a inteligência da gente, acredito que até mesmo do mais humilde brasileiro que acostumou-se a ver um presidente que nada sabe, nada vê e nada faz.

Ao colocar como "grave e irresponsável" o movimento dos controladores de vôo brasileiros, o presidente nada mais faz do que tentar transferir a responsabilidade de um problema "grave" que o governo Lula vem "irresponsavelmente" empurrando com a barriga por longos seis meses. As únicas ações do governo nessa crise aérea nacional são declarações, notas e discursos demagógicos que entravam a solução do problema, gerando transtornos para os usuários, companhias aéreas e o governo que brinca de morder o próprio rabo.

Jogar a sociedade contra os controladores de vôo é tão "grave e irresponsável" como a inércia e a incompetência do governo Lula para solucionar a crise definitivamente. A crise aérea nacional não é uma"questão trabalhista" como afirmou o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal tão logo o movimento foi suspenso. É uma crise gerada por má gestão, por falta de investimentos no setor, pela politização das empresas públicas e sua utilização indevida como mostram denúncias de várias ordens e matizes e que deveriam ser investigadas pelo Congresso Nacional para que a sociedade possa, enfim, saber por que o sistema de transporte aéreo brasileiro vive em regime de turbulência constante.

É uma crise de competência, não um problema de insatisfação de uma categoria com seus baixos salários, com a subordinação ao regime militar, com a falta de condições dos equipamentos ou com a ameaça de prisão por insubordinação. De competência com ingrediente político e solução indefinida até que se possa abrir a caixa preta do sistema aéreo nacional, coisa que o governo Lula da Silva não cogita, não aprova e não colabora."

Um comentário:

Anônimo disse...

Crítica bem fundamentada. Com os jornais panfletários que temos em Natal, é difícil acreditar que este senhor "fez horas" por aqui. Mas como não conheço o trabalho de Marcus Ottoni (reconheço, embora não cultive minha ignorância) é melhor manter a prudência. Afinal, este pode ter sido um momento, um lapso de lucidez, daqueles que em média de – aproximadamente - uma vez por ano se apossa de comediantes da (des)informação, a exemplo do que ocorre com Alex Medeiros. Não fui claro nas relações e na exposição do comentário? Ah!, perdão!, é que não sou jornalista... Como bem disse meu amigo Alisson, ao comentar certo texto meu, escrevo com "termos esdrúxulos [...]. Isso faz com que a leitura seja muito formal, burocrática, não dá tesão de ler."