quinta-feira, 5 de abril de 2007

Painel da ONU admite fim da Amazônia até 2080

A segunda parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês)da ONU, que será lançada nesta sexta-feira em Bruxelas, fará referência a novos modelos de previsão de clima que indicam, no pior dos cenários, o desaparecimento de grande parte da Floresta Amazônica até 2080 devido ao aquecimento global.

Parte da Amazônia pode virar savana, alerta WWF

Se a Floresta Amazônica se tornar um ambiente mais quente e mais seco, uma área de 30% a 60% pode se converter em um tipo de savana seca, de acordo com pesquisa realizada sob os auspícios do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do Brasil) e incluída em relatório do WWF divulgado nesta quinta-feira.

O relatório "Salvando as Maravilhas Naturais do Mundo de Mudanças Climáticas", foi compilado em antecipação à divulgação do segundo parecer do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC).


Segundo o documento da WWF, modelos sugerem que até 2050, as temperaturas na Amazônia vão aumentar em 2-3º centígrados. "Ao mesmo tempo, uma diminuição nas chuvas durante os meses secos levará a seca generalizada."

Fonte: Último Segundo IG

Nenhum comentário: