Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter no Oceano Pacífico provocou um maremoto que destruiu vários povoados nas Ilhas Salomão, nesta segunda-feira. Até agora, foram contabilizados 15 mortos.
"Alguns povoados foram completamente devastados", afirmou Fred Fakari, presidente do Conselho Nacional de Catástrofes do arquipélago em Honiara, a capital das Ilhas Salomão.
Alex Lokopio, primeiro-ministro da Província Ocidental, a mais afetada, disse que pelo menos 15 pessoas morreram, em sua maioria perto de Gizo, capital provincial.
Entre 3.000 e 4.000 pessoas se refugiaram na colina que domina Gizo - cidade que fica a apenas 40 quilômetros do epicentro do terremoto.
O porta-voz do governo, Alfred Maesulia, disse que em algumas áreas da costa, ondas de até dez metros de altura destruíram os imóveis.
Há relatos de corpos flutuando ao redor de uma ilha próxima do aeroporto provincial de Gizo, cidade turística conhecida por suas praias. Mas não há confirmação desses relatos porque as linhas telefônicas e a energia elétrica estão cortadas em Gizo.
O arquipélago das Ilhas Salomão, situado 2.575 km ao leste da Austrália, tem quase 500.000 habitantes espalhados por uma dezena de ilhas.
Com informações do portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário