terça-feira, 3 de abril de 2007

Assentados da antiga fazenda Maisa fortalecem a agricultura familiar no RN

O Projeto de Assentamento (PA) Eldorado do Carajás II, onde era a antiga fazenda de sucos Maisa, desapropriada por improdutividade em 2003, é um exemplo de como a reforma agrária é complexa e necessária para a inclusão social no Brasil. Desde a sua criação, foram assentadas 1.150 famílias (aproximadamente cinco mil pessoas), numa área que abrange mais de 19 mil hectares, localizada no município de Mossoró (RN).

Com 10 agrovilas e 11 associações de trabalhadores rurais, o PA é quase uma cidade instalada no Oeste potiguar, região semi-árida nordestina, onde todos os trabalhos de implantação e coordenação estão sendo feitos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Norte.

Das 10 agrovilas do assentamento, todas em adiantado processo de implantação e conseqüente acesso aos programas de fomento, quatro já estão com a produção e a comercialização efetivadas. É o caso das agrovilas Pomar, Paulo Freire, Nova União e Poço 10.

O presidente da associação da agrovila Pomar, Divanildo Belarmino, explica que, das 110 famílias ali residentes, 25 estão envolvidas no cultivo de alimentos como mandioca, batata-doce, feijão verde, milho, tomate, verduras diversas, melão e melancia. Esses produtos são consumidos internamente e comercializados na região.

Para ler a matéria completa, acesse: www.mda.gov.br

Nenhum comentário: