quinta-feira, 20 de março de 2008

Minha paixão por Clarice Lispector

Chega de notícias, por enquanto.

Hoje o dia está nublado e triste - como é próprio dos dias nublados.

Nem percebi quando a tarde chegou e encheu minha sala de mais vazio.

Ontem, conversava sobre poesia com um ilustre desconhecido.

E falamos sobre Cecília Meireles e Fernando Pessoa.

Mas ando apaixonado mesmo é pela Clarice Lispector.

Li suas "Entrevistas" e, mais que saber sobre seus entrevistados, encantei-me com as delicadas pistas que ela deixou nas linhas e entrelinhas sobre sua própria personalidade.

Li também "Aprendendo a Viver" e, em cada crônica, a sutileza, a elegância, a simplicidade e o absoluto destemor de trazer à tona os sentimentos mais recônditos da autora iam me conquistando até o ponto em que não pude mais impor reservas.

Porque, como me disse meu amigo Maurício, os sentimentos são nossa face mais nossa.

Hoje, li um poema da Clarice chamado "O Sonho".

Leia abaixo e permita-se sonhar você também:


Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

Um comentário:

Maumau disse...

Amigo, como tu mesmo costuma dizer, ainda não repercutisse essa noticia: "Rede Globo comprou TV Globo de SP com documentos falsos".
Mais estranho é que faz já um tmepo que essa história "rola", mas só vi algo no blogue do Melo (http://blogdomello.blogspot.com/2008/03/rede-globo-comprou-tv-globo-de-sp-com.html).
Abraço!