quarta-feira, 19 de março de 2008

"Criminosa"

É assim que os advogados dos jornalistas da Veja definem o dossiê de Luis Nassif sobre a revista da Abril

O portal "Comunique-se" teve acesso às ações que o diretor de redação da Veja, Eurípedes Alcântara, o redator-chefe, Mario Sabino, e o colunista do "Radar", Lauro Jardim, movem contra Luis Nassif na Justiça de São Paulo.

Os advogados dos três que, juntamente com Diogo Mainardi, integram o "Quarteto da Veja", como chamou Nassif, disseram que a série "Dossiê Veja" é uma “campanha criminosa”.

O "Comunique-se" destaca que os processos se iniciam com uma citação do jurista Darcy Arruda Miranda Júnior: "O jornalista, no seu sacerdócio, deve ser sereno como um juiz, honesto como um confessor, verdadeiro como um justo.”

Ainda segundo o "Comunique-se", a defesa de Alcântara, Sabino e Jardim acusam Nassif de exercer “abuso no exercício da liberdade de informar.” Dizem ainda que todas as denúncias feitas pelo jornalista são falsas.

Os três processos pedem uma indenização sem valor estipulado por danos morais ao jornalista Luis Nassif e ao portal iG pela divulgação da série. Também pedem que, caso vençam as ações, o portal publique o resultado das sentenças no blog e no portal, sob multa diária de R$ 10 mil.

Em resposta, disse Nassif: “Há um conjunto de evidências que mostro ou longo da série. É assim que vou apresentar minha defesa.”

Nenhum comentário: