A responsabilidade da mídia
Por falar em Rio de Janeiro, tem um artigo de Gustavo Barreto no "Fazendo Média" tratando da parcela de culpa da mídia na epidemia de dengue que assola a cidade.
Gustavo diz que o prefeito César Maia ignorou o alerta dado por um órgão ligado à própria Prefeitura do Rio de Janeiro, com a tarefa de fiscalizar as contas municipais, de que a dengue estava voltando com força.
O alerta também foi dado pelo Ministério da Saúde e denunciado pela mídia alternativa e setores organizados da sociedade civil. O prefeito continuou ignorando o perigo real e a grande mídia só começou a falar no problema quando a epidmeia já estava configurada. Assim mesmo, limitando-se a atualizar o placar de casos confirmados e de mortes por dengue.
A imprensa pauta os assuntos que ela quer e quando ela quer, da maneira que lhe é mais conveniente. Para Gustavo, o problema da dengue no Rio de Janeiro é um exemplo de como a grande mídia está desconectada da vida real e não contribui para o esclarecimento da população. Pelo contrário, ao invés de informar, dissemina o pânico.
Gustavo também denuncia que a Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro não executou ou desviou para outras áreas os recursos que deveriam ir para o controle de vetores – incluindo o mosquito da dengue.
Leia o artigo completo aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário