quinta-feira, 20 de março de 2008

Factóide?

No post abaixo, eu disse que achava estranho essa notícia de que a Editora Abril estava hospedando o seu conteúdo, inclusive da revista Veja, no portal IG.

A notícia foi dada pelo editor da Revista Fórum, Renato Rovai, em seu blog.

Os Civita, que controlam a Abril, são donos do portal Uol. Então, por que colocariam conteúdo num portal concorrente?

Meu amigo Maurício escreveu um comentário dizendo que eu levei um "pitu".

Eu repito que repercuti a nota dada pelo Rovai, mas em tom de desconfiança e, portanto, sem corroborar com ela .

Não se trata de "testar hipóteses", mas de tentar entender o que estava acontecendo.

A nota provocou polêmica na blogosfera e um leitor escreveu para o Rovai dizendo que a página da Abril no IG é um fake. Outro leitor disse que há anos há uma parceria entre a Abril e o IG para distribuição de conteúdo apenas, não para hospedagem.

Eu não entendo nada disso. Admito que sou completamente leigo no assunto.

Mas no Blog do Nassif, há um post explicando que a Veja usa um sistema de distribuição de tráfego através de uma rede espalhada pela internet, da qual o IG faz parte.

Isso é o mesmo que falar em javanês pra mim.

Mas está feito o registro. Vamos aguardar agora pra ver se alguém que entende desse assunto explica melhor essa coisa (a palavra "coisa" serve para tudo, como diz meu amigo Tales) de "distribuição de tráfego".

Aí, quem sabe, possamos entender que tipo de parceria é essa entre a Abril e o IG.

Nenhum comentário: