sábado, 21 de abril de 2007

Eleições na França: NICOLAS SARKOZY E A MÍDIA

Candidato íntimo dos barões da imprensa

Por Leneide Duarte-Plon, de Paris, para o Observatório da Imprensa

"A relação de Nicolas Sarkozy com jornais, revistas e redes de TV inaugurou na França uma nova fase no panorama político. Os principais barões da imprensa são alguns dos melhores amigos de Sarkozy, considerado um PhD em marketing político e apontado por institutos de pesquisa como vencedor do primeiro e do segundo turnos das próximas eleições presidenciais francesas. Alguns candidatos à presidência repetem que o ex-ministro do Interior é o candidato dos "patrons de presse".

Quanto à relação do ex-ministro com os jornalistas, esta poderia ser melhor. Obviamente, entre os jornalistas existem sarkozistas, mas estes são a minoria. Sarkozy nem sempre é hábil e diplomata e alguns episódios recentes mostraram que o favorito das pesquisas de opinião para a eleição de 22 de abril tenta controlar a informação usando suas relações privilegiadas com os donos de jornais, revistas e emissoras de TV.

O jornalista e escritor Serge Halimi, que analisou com detalhes no seu livro Les nouveaux chiens de garde (Os novos cães de guarda) as ligações de Sarkozy com os donos da mídia, diz que quase todos os barões da imprensa são tão íntimos do candidato que o tratam de "tu" e não com o formal "vous"."

Nenhum comentário: