quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Memória

A essência da vida

A revista "National Geographic Brasil" deste mês vem falando, entre outras coisas, sobre memória. A reportagem de Joshua Foer e as fotos de Maggie Steber estão perfeitas. Maggie também escreveu um pequeno texto falando sobre sua mãe, Madje Steber, que sofre com a falta da memória. Achei o texto tocante e despretenciosamente belo.

As palavras de Maggie sobre sua mãe remeteram meu pensamento para minha avó paterna, D. Celsina, que padece do mesmo mal. Uma estranha melancolia tomou conta de mim e, numa fração de tempo, fechei meus olhos e viajei para outra galáxia, onde eu era só poeira estelar. Nessa galáxia, as memórias eram indeléveis e o tempo não era esse estranho cavaleiro da despedida.

Leia o texto de Maggie Steber:

Quando a memória acaba

"Minha mãe, Madje Steber, está fazendo a melancólica viagem da perda de memória. Ela está no mar. E eu, sua única filha, reservei passagem em outro navio para navegar pelas memórias que descrevem toda a sua vida.

Fotografo minha mãe para ajudar na travessia, criando novas lembranças para mim mesma pelo caminho. Mostro-lhe as fotos, apesar de ela não se reconhecer. Para ela, são cartões-postais de terras distantes. Como ela pode ser tão dolorosamente bela agora, mesmo com o cenho franzido pela confusão? Ela desaparece das minhas vistas bem diante de mim. A cada dia aproxima-se mais do horizonte aonde chegará sozinha, deixando-me apenas memórias, preciosas memórias, dessa sua longa e derradeira jornada."

Nenhum comentário: