terça-feira, 8 de julho de 2008

Veja tenta relacionar prisão de Daniel Dantas ao mensalão

Foi só estourar a Operação Satiagraha da PF, com as prisões de Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas, entre outros, para a Veja dar um jeito de distorcer os fatos.

Na página on line, a revista resgata uma coluna de Diogo Mainardi de junho/2006, na qual o menino prodígio da Veja afirma que Dantas era o financiador do mensalão e que Lula sabia de tudo. Segundo Mainardi, Lula, que antes queria a todo custo demovê-lo do controle da Brasil telecom, havia feito um acordo com Dantas em troca de dinheiro para financiar a compra de deputados em Brasília.

Com isso, a Veja tenta relacionar as prisões de agora com o caso do mensalão. Mas aí, assim de imediato, surge logo a primeira contradição: se havia um acordo entre Lula e Dantas, como é que o banqueiro foi apanhado pela investigação da PF?

Nem Ricardo Noblat, blogueiro da Globo, caiu nessa lorota. Em seu blog, ele afirma que a Operação Satiagraha não tem nada a ver com o mensalão.

Leia o comentário:

Estão misturando por aí o escândalo do mensalão, o pagamento de propinas a deputados para que em 2005 votassem na Câmara como mandava o governo, com a operação que resultou, hoje, na prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Oportunitty, do especulador Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, entre outros.

O que havia sido apurado antes sobre o mensalão está na origem da investigação da Polícia Federal que mandou Dantas, Nahas e Pitta para a cadeia. Mas é só. A operação de hoje nada tem a ver com o mensalão, nada avançou em relação a ele, até porque esse não era seu objetivo. Portanto, falando em termos de governo, o anterior , de FHC, é que tem razão para se preocupar.

Nenhum comentário: