quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mídia insiste em ligar Operação Satiagraha ao 'mensalão'

A mídia tem insistido na tese de que a Operação Satiagraha é um desdobramento do "escândalo do mensalão". Essa foi a linha do Jornal Nacional de ontem e do Bom Dia Brasil de hoje - ambos da TV Globo.

O que nem o Jornal Nacional nem o Bom Dia Brasil disseram é que o cerne da investigação da Polícia Federal não é o 'mensalão' coisa nenhuma, mas sim a participação de Daniel Dantas no processo de privatizações do governo FHC.

Sobre isso, Bob Fernandes escreve na Terra Magazine:


Entenda-se, uma vez que, na praça, desinformados e desinformadas de vários matizes já excitam-se com "a volta do mensalão".

Não, não é uma investigação que esbarra em maracutaias do "mensalão". É uma devassa que chega a bem antes. E chegará a bem depois. Algo muito maior, muito mais profundo e poderoso do que o mensalão. Que viceja, brota gloriosamente em meio à privatização do sistema Telebras, embora pensado antes ainda. Algo que mira também o presente e o futuro.

Não, não é coisa de pés-rapados, adoradores de penosas, de pobres-diabos que no guichê do Banco Rural - do Brasília Shopping - recebem o "por fora", modalidade esta inédita na história de crimes financeiros. É coisa de uns 2 bilhões. De dólares. É coisa de quem montou, geriu, operou, opera o Sistema.

Miriam Leitão, com cara de choro, criticou "a forma" da operação, "no mesmo estilo-espetáculo e com excessos, como entrada em instituições financeiras com armamento pesado, como se fossem enfrentar bandidos armados."

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também lamentou a prisão de Daniel Dantas e foi na mesma linha de Miriam Leitão ao criticar a "espetacularização" das operações da Polícia Federal.

Nunca vi nenhum deles criticar ou reclamar da forma como os policiais invadem as casas de pessoas pobres nas favelas. Mas quando se trata de prender figurões como Daniel Dantas, a chiadeira é geral.

Reinaldo Azevedo, o blogueiro da Veja, também saiu em defesa do banqueiro dono do Opportunity. Mas desse aí a gente não podia esperar outra coisa mesmo.

Para entender a organização criminosa de Daniel Dantas e do especulador Naji Nahas, clique aqui.

Para ler mais sobre o "inferno de Dantas" e entender as operações do Opportunity Fund, clique aqui.

Nenhum comentário: