segunda-feira, 7 de julho de 2008

A resposta de Bogotá

Ministro da Defesa da Colômbia nega pagamento aos guerrilheiros presos na operação que libertou Ingrid Betancourt

Da Folha de São Paulo:

Bogotá acusa mediador suíço de laços com as Farc

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, acusou o mediador suíço Jean Pierre Gontard -que negociava com as Farc com a anuência de Bogotá dias antes do resgate- de ter sido portador de US$ 500 mil que seriam da guerrilha apreendidos na Costa Rica, em março último.

"O único que digo é que esse senhor Gontard vai ter que explicar porque aparece nas mensagens de Raúl Reyes", disse Santos em entrevista publicada ontem pelo jornal colombiano "El Tiempo", pró-governo.

O ministro faz referência aos e-mails e textos supostamente encontrados nos computadores de Reyes, número dois das Farc, morto em março.

A Embaixada da Suíça divulgou nota ontem na qual cita a acusação de Santos e diz que o país já entregou a Bogotá, "no marco dos contatos diplomáticos", "seu ponto de vista sobre esses assuntos". O texto alude ao trabalho de Gontard para a resolução de um seqüestro de funcionários de uma multinacional pelas Farc, em 2000, que pode ter envolvido dinheiro.

A nota também explica que Gontard é um conselheiro externo do governo, mas não um diplomata suíço. E que seu trabalho como mediador de França, Suíça e Espanha -os países amigos autorizados a tentar um acordo com as Farc-, requer "certa independência". "Nem suas ações nem suas declarações comprometem necessariamente o governo."

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: