quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dantas está solto

Durou pouco a prisão do banqueiro Daniel Dantas. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, não permitiu que ele dormisse mais alguns dias na cadeia. Às 23h30 desta quarta-feira (9), o magistrado concedeu o habeas corpus impetrado pelos advogados do dono do banco Opportunity. Às 5h30 desta quinta-feira (10), Daniel Dantas, sua irmã e parceira de negócios Verônica Dantas e outras nove pessoas deixaram a carceragem da Polícia Federal em São Paulo.

Dantas e sua organização criminosa são investigados pela Operação Satiagraha da PF, sob a acusação das práticas de lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

A prisão preventiva do banqueiro foi decretada porque ele tentou subornar um delegado da PF para excluí-lo das investigações da Operação Satiagraha. Segundo relato do delegado, emissários de Dantas, responsáveis por negociar o suborno, afirmaram que o banqueiro "só temia a Justiça de primeira instância, já que no STJ e no STF ele contava com facilidades".

O ministro Gilmar Mendes mostrou que Dantas estava certo em não temer o STF. Para mandar soltar o banqueiro, Mendes alegou:

"Ainda que tais fundamentos fossem suficientes, o tempo decorrido desde a deflagração da operação policial indica a desnecessidade da manutenção da custódia temporária para garantir a preservação dos elementos probatórios."

Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Os superamigos da grande mídia, indignados com a prisão do figurão orelhudo, continuam em defesa de tão proba figura e disparam petardos contra a forma "espetaculosa" como agiu a Polícia Federal.

Supremo descalabro algemar Dantas, Pitta e Najas!!!

Em Brasília, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Heráclito Fortes (DEM-PI), como o cão das lágrimas de Ensaio Sobre a Cegueira, também lastimaram "a postura da Polícia Federal".

Miriam Leitão, que, como disse Paulo Henrique Amorim, nunca tinha falado de Daniel Dantas, descobriu de repente que o banqueiro existe.

A tática adotada pela grande mídia e seus (de) formadores de opinião é dizer que a origem da Operação Satiagraha é o caso do 'mensalão'. Assim, pretendem esconder o papel de Daniel Dantas como chefão das privatizações do governo tucano de FHC.

Leia um trecho do comentário de Paulo Henrique Amorim sobre o porquê da mídia insistir em atribuir a origem da Operação Satiagraha ao 'mensalão':

. Por que a Miriam e o PiG querem que a origem de tudo seja o mensalão ?

. Miriam, é o contrário: Dantas é que é a origem do mensalão.

. A Miriam quer esconder a origem de Dantas: o Farol de Alexandria.

. Agora, Osmar Serraglio, o relator, e Delcídio Amaral, o presidente da CPI do mensalão, se entronizam no pantheon dos heróis da pátria.

. Na CPI, fugiram de Dantas.

. Acobertaram Dantas e se esqueceram de incluí-lo na lista dos indiciados.

. Foi a senadora Ideli Salvatti que, DEPOIS de concluído o relatório, e de forma irregular, botou o nome do Dantas lá.

. A origem da investigação é outra.

. É o disco rígido que a Polícia Federal apreendeu na sede do Banco Opportunity (*).

. A então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Grace, não deixou a Polícia Federal nem a CPI ter acesso ao disco rígido.

. Com um argumento bizarro: não havia prova de que Daniel Dantas era o Daniel Dantas do Opportunity.

Leia mais no site do Conversa Afiada.

Nenhum comentário: