sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Amazônia

Área desmatada aumenta e gera preocupação

O sistema de monitoramento do governo federal registrou aumento dos índices de desmatamento na região amazônica. Segundo oficiais, a derrubada - que foi controlada por três anos consecutivos - ganhou nova força em 2007 e, sem ações de controle, pode crescer ainda mais no próximo ano. Informações preliminares, obtidas pelo sistema por satélite Deter, indicam que o desmatamento em Mato Grosso cresceu 107% entre junho e setembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em Rondônia, o índice é de 53% e, no Acre, de 3%.

Plano emergencial

O Ministério do Meio Ambiente anunciou que, paralelamente a um plano emergencial para combater o surto de desmatamento, pretende concluir em fevereiro de 2008 um plano de controle do desmatamento para os próximos quatro anos. O objetivo é investir em alternativas econômicas para gerar emprego e renda na região, mantendo a floresta em pé.

Apesar de dizer que o acréscimo do desmatamento registrado neste ano não é muito significativo em número de hectares, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, reconheceu a necessidade de providências imediatas para conter o avanço da prática ilegal.

Uma das possíveis causas do aumento do desmatamento é a recuperação do mercado de commodities. “Com a expectativa de lucro presente, as pessoas se arriscam mais”, disse o diretor de ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima. “Além disso, em 2008 há eleições municipais, que normalmente são acompanhadas pelo crescimento do desmatamento.”

Fonte: Portal do PT (www.pt.org.br)

Nenhum comentário: