UNE vai lançar campanha pela reforma política
A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai lançar, no próximo dia 25, no Rio de Janeiro, a campanha "Mudar a Política para Mudar o Brasil!", em defesa da reforma política. A campanha vai ser lançada com uma passeata pelas ruas da capital fluminense, quando espera reunir milhares de jovens em favor da causa.
Em entrevista ao site "Conversa Afiada" de Paulo Henrique Amorim, a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, falou da importância de se convocar os jovens para a mobilização de rua e do engajamento político deles.
"Essa desilusão que tentam impor aos jovens sobre a política em tantos instrumentos de transformação, é contraposto pela UNE no momento em que a gente diz que é pela política sim que a gente transforma a realidade, a política através da participação dos movimentos sociais, dos movimentos estudantis organizados, política que pressiona transformações", disse ela.
Tales Cassiano, vice-presidente da UNE, em entrevista à revista "Fórum", defendeu um novo modelo de política: ""Rejeitamos o modelo atual e lutamos por uma reforma que radicalize nos instrumentos de promoção da democracia, ampliando a participação popular, com plebiscitos, consultas, audiências públicas e debates etc. A participação direta da sociedade civil organizada é fundamental para o avanço da democracia", disse.
A presidente da UNE também citou a democratização dos meios de comunicação como um importante passo para "a construção de um país mais livre, mais democrático e mais soberano".
Os principais pontos do manifesto da campanha são os seguintes:
1) mais investimentos na educação;
2) democratização dos meios de comunicação;
3) construção de uma reforma política, ampla e democrática, que combata a corrupção e faça mais presente o uso dos instrumentos de promoção da democracia, como plebiscitos, consultas populares, audiências públicas, conselhos e conferências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário