quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Contra Lula, é Serra

Jogo de cena tucano

O alto comando do PSDB encena a peça “Como descer do muro e escolher afinal o melhor candidato para concorrer com Lula”.

Ela ficará em cartaz até meados de março, pelo menos. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra terão de largar seus respectivos cargos antes do fim de março se quiserem disputar as eleições de outubro.

Mas o desfecho da peça está na mente e nos corações dos seus autores – gente como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Tasso Jereissati (CE), presidente do partido, e o governador Aécio Neves.

E só será reescrito se o distinto público reagir por antecipação contra ele - é pouco provável.

Descerá o pano depois que o nome de Serra for anunciado como candidato à sucessão de Lula.

Em seguida, e tendo o povo como co-autor, começará a ser encenada a peça “A Peleja do Homem que Sabe Tudo contra o Homem que Não Sabia de Nada”.

Pois este é um dos defeitos de Serra: imaginar-se um sábio e derrapar na arrogância.

E este é um dos defeitos de Lula: jurar que não sabia de nada e se dizer traído. A ser apontado como cúmplice de irregularidades, prefere ser tido como um inepto. No mínimo, é o que ele é.

Há razões de sobra para que o candidato seja Serra. Em conversa recente com amigos, ele próprio confidenciou uma: “Nesse partido tem fila. E eu sou o primeiro da fila”.

Serra sacrificou-se pelo PSDB em 2002 disputando a eleição como candidato de um governo impopular. Não abre mão de tentar derrotar agora quem antes lhe derrotou.

Alckmin tem idade para esperar - Serra, não. Em 2010, haverá o próprio Alckmin, Aécio Neves e sabe-se lá mais quem na fila.

Sem falar que Serra abre larga vantagem sobre Alckmin nas pesquisas eleitorais quando ambos são confrontados com Lula.

Sem falar que Serra é o queridinho do PFL.

Sem falar ainda que Lula chegará a março mais forte.

Estão por refletir na imagem dele os efeitos positivos dos reajustes do salário mínimo e da tabela do Imposto de Renda, da operação tapa-buraco e de tantos outros mimos que Lula ainda distribuirá.

A recuperação de Lula selou dentro do PSDB a escolha de Serra para enfrentá-lo.

Fonte: Blog do Noblat (www.blogdonoblat.com.br)

Nenhum comentário: