segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O ghost writer de Obama

Aos 27 anos, homem é co-autor de discursos de Obama

Do Portal Terra:

Um homem de 27 anos está por trás do discurso mais aguardado desta terça-feira. O escritor Jon Favreau foi o co-autor do texto que será lido por Barack Obama durante a cerimônia de posse como presidente americano, informou o The Guardian.

Para um político reconhecido pelo talento como orador, Obama também encontra facilidades para escrever os próprios discursos. Porém, o texto da posse é um desafio como nenhum outro já enfrentado pelo democrata como escritor.

O tom do discurso de posse pode ser decisivo para um presidente que terá de buscar saídas para a crise economica global e alternativas para pôr fim aos conflitos no Iraque e Afeganistão. O poder de motivação do povo americano é fundamental para que o ex-senador ganhe força política.

Obama descobriu Favreau quase por acaso há quatro anos, quando o escritor trabalhava para a candidatura de John Kerry à presidência. Desde então, "Favs", como é chamado, estudou as características de Obama para que o texto ganhasse a melhor cadência possível.

Os frutos da parceria começaram a se tornar visíveis quando Obama fez um memorável discurso na convenção democrata de 2004, que o colocou no centro das atenções da política americana pela primeira vez.

Durante a campanha presidencial, o talento de Favreau foi colocado à prova diariamente, durante os 18 meses de inúmeros comícios em todo o país. O homem responsável por ajudar Obama a escrever os discursos mais aguardados dos últimos tempos costuma passar noites em claro graças ao cafezinho e bebidas energéticas. A única interrupção, segundo o jornal, é para passar algum tempo no vídeo game.

Nenhum comentário: