Ricardo Kauffman, em artigo na revista eletrônica Terra Magazine, comenta a reportagem do New York Times, publicada semanas atrás, que denunciou a estratégia do Pentágono para manipular a opinião pública norte-americana a seu favor na questão da guerra do Iraque.
A estratégia consistia em beneficiar com informação privilegiada analistas militares com grande espaço na mídia, em troca de opiniões favoráveis às suas posições.
Para Kauffman, a mídia aproveita ocasiões de forte impacto, como no pós-11 de setembro nos EUA, para propagar a formação da "idéia única", quando a sociedade (ele cita a norte-americana, especificamente, mas essa conclusão pode pode ser estendida a qualquer sociedade) parece mais "suscetível a engolir um discurso maciço que dispensa o contraditório."
"No Brasil", diz Kauffman, "em vários segmentos do noticiário não basta mudar de canal para encontrar visões diversas entre si. De forma geral, a análise política na grande mídia é muito uniforme e bebe das mesmas fontes."
Clique aqui e leia o artigo de Ricardo Kauffman na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário