Da Revista Fórum:
Na abertura do Forum Social Mundial 2009, cem mil pessoas foram às ruas de Belém (PA). A marcha contou com grande presença de grupos indígenas e da própria popualaçao da cidade com muita música e animação. Especialmente para manter o ritmo durante a forte chuva que caiu logo no início da caminhada. Segundo calculos da Polícia Militar, havia 60 mil pessoas nas ruas.
Enquanto a chuva caía, parte dos manifestantes se refugiava nas coberturas de lojas das avenicas Presidente Vargas e Nazaré. Um cordão de voluntários conduzia os participantes e ajudava na contenção do tráfego do centro da cidade.
Nos próximos cinco dias representantes de movimentos sociais de todo mundo vão debater alternativas para a região amazônica e questões globais, como as consequencias da crise econômica, o aquecimento global e conflitos como a ocupação israelense dos territórios palestinos.
A marcha seguiu até a região de São Braz, onde um palco foi montado para apresentações de grupos caiapós, xicrins e de outras comunidades indígenas. Como em outras edições, a diversidade de bandeiras e movimentos foi marcante, com destaque para a participação de blocos musicais da cidade e de comunidades indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário