domingo, 30 de março de 2008

Eleições em São Paulo

Marta lidera, mas "Veja" dá vantagem a Alckmin

A Folha deste domingo trouxe os resultados da mais nova pesquisa Datafolha para prefeito de São Paulo.

A ex-prefeita e atual ministra do Turismo Marta Suplicy (PT) aparece em primeiro lugar com 29% da preferência dos eleitores. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) está em segundo, com 28%. Apesar da ligeira vantagem de Marta, os dois estão tecnicamente empatados. O atual prefeito Gilberto Kassab (DEM) tem 13% da preferência.

Mas o site da "Veja" inverteu as coisas e diz que Alckmin é quem lidera, empatado com Marta:

"O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo – agora em empate técnico com a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT)", diz o site.

O correto seria priorizar Marta em primeiro, dada sua vantagem de 1% na pesquisa. Mas essas coisas já fazem parte do folclore da "Veja"...

Voltando à Folha, o jornal informa que Marta cresceu quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em fevereiro. Alckmin, por sua vez, caiu um ponto.

Marta cresceu em todos os segmentos de eleitores em relação à pesquisa de fevereiro:

- Entre os eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, Marta passou de 15% para 24%, um aumento de nove pontos percentuais (Alckmin caiu de 40% para 28%);

- Marta teve uma variação positiva de quatro pontos entre os entrevistados com renda de cinco a dez mínimos. Alckmin, uma oscilação negativa de três pontos percentuais (o jornal não informa os números);

- Entre os eleitores com nível médio de escolaridade, Marta passou de 26% para 34% (Alckmin caiu de 32% para 27%);

- Entre os eleitores de 16 a 24 anos, Marta cresceu seis pontos, enquanto Alckmin cinco pontos;

- Na pesquisa espontânea (sem apresentação dos nomes dos potenciais candidatos), Marta cresceu de 7% para 15% (Alckmin passou de 4% para 8%).

Segundo Turno

Nas projeções de segundo turno, Alckmin venceria Marta por 53% a 41% se as eleições fossem hoje. A Folha não oferece os números de fevereiro neste quesito para comparar se a vantagem do tucano aumentou ou diminuiu.

Alckmin também derrotaria o prefeito Gilberto Kassab (DEM) por 59% a 27%.

Num segundo turno contra Kassab, Marta seria vitoriosa, com 53% contra 37% do democrata. Em comparação à última pesquisa -realizada em fevereiro- a vantagem de Marta sobre Kassab subiu de 11 para 16 pontos percentuais.

Nenhum comentário: